CONCELHO DE CAMINHA



UM MOSAICO DE PAISAGENS

www.caminha2000.com
ASSINATURAS FICHA TÉCNICA PUBLICIDADE
Email
Nº 138: 21 a 27 Jun 03
Semanal - Sábados
1ª Pág. JORNAL DIGITAL REGIONAL


CÂMARA EMBARGA CONSTRUÇÃO DE UM COBERTO NA SEDE DA ETAP

A Câmara Municipal de Caminha, por decisão presidencial, como lhe compete, ordenou o embargo da construção de um coberto na sede da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Caminha, que estava a ser executado há já dois anos no âmbito das aulas práticas dos alunos das disciplinas de Práticas Oficinais e Laboratoriais, Condução de Obra e Topografia, do curso de Construção Civil.

A autarquia enviou fiscais que procederam ao levantamento do auto de embargo, intimando a direcção da escola a apresentar o respectivo projecto, atendendo a que o referido telheiro não estava licenciado pelos serviços camarários competentes.

Segundo nos referiu José Manuel Presa, coordenador do curso de Condução de Obra, havia necessidade de erguer um espaço aberto mas protegido com telhado nas traseiras do edifício-sede, onde pudessem ser ministradas as aulas práticas durante o Inverno, tendo aproveitado os materiais utilizados na formação e a mão de obra dos próprio alunos.

Com a obra suspensa e intimados a licenciar a obra ou a demoli-la, a direcção ficou surpreendida com a atitude da câmara, atendendo a que se estava perante um espaço onde se "desenvolvem actividades com perspectivas de formação ao longo do tempo", conforme nos referiu Jorge Fão, director-pedagógico e presidente da cooperativa que sustenta legalmente este estabelecimento de ensino profissional.

Formandos em aulas práticas Coberto embargado

Acrescenta que muitas das obras já executadas no passado, foram demolidas posteriormente, de acordo com os planos de formação.

A Câmara aduz ainda que o edifício e o espaço (um antigo asilo de crianças) em que está instalada a escola lhe pertencem, tendo movido uma acção judicial de reivindicação da sua posse, reputando portanto inadequado que estejam a efectuar obras sem o seu conhecimento, conforme salientou José Bento Chão, vereador camarário, responsável pelas obras particulares.

Os responsáveis pela ETAP do Vale do Minho entendem que teria sido mais lógico que a autarquia se abeirasse deles a fim de se inteirarem do projecto em curso, tal como o fizeram relativamente à instalação de umas bases de cimento, sobre as quais a autarquia pretende instalar eco-pontos à entrada da escola, as quais estão a ser executadas pelos próprios formandos e com material da formação.

Bases para os Eco-pontos... ...construídas por alunos

.

A Ancorensis Cooperativa de Ensino ao longo da sua existência e de uma forma progressiva, evidencia um projecto educativo marcado por uma integração na comunidade local

Considerando a necessidade de promover a ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens e à imagem do passado, a Ancorensis irá desenvolver actividades lúdico-pedagógicas no sentido de apoiar as famílias no acompanhamento dos seus filhos, durante as férias de Verão.

Assim, a partir de 01 de Julho até 30 de Agosto, será desenvolvido mais um projecto "Férias em Movimento - Ancorensis Verão 2003", enquadrado no Programa Férias em Movimento financiado pelo I.P.J. - Instituto Português da Juventude no qual acolherá jovens ao longo do dia, sendo assegurando o transporte casa-escola, sempre que o número de inscritos, por localidade, o justifique.

Este projecto irá proporcionar um conjunto de actividades, nomeadamente Internet/Informática, Expressão Plástica, Técnicas de Leitura, Actividades Desportivas, Ludoteca, Vídeo/Música, Praia/Piscina, Visitas Temáticas à Quinta de Santo Inácio, Visionarium, Parque Aquático de Guimarães Museus etc., devidamente acompanhados por Técnicos responsáveis.

A inscrição é única e garante a participação em todas as actividades devidamente adequadas à faixa etária, exceptuando a Visita Temática quinzenal e havendo descontos em caso de irmãos.

As inscrições e condições de participação podem ser obtidas na sede da Ancorensis, na piscina em Caminha e através dos telefones 258959090 ou 258959083.


ENGLISH BREAKFAST

Conforme previsto no Plano Anual de Actividades da Ancorensis Cooperativa de Ensino, o Grupo Disciplinar de Inglês levou a cabo a actividade "English Breakfast", no dia 18 de Junho de 2003.

Esta actividade visou dar a conhecer a toda a comunidade escolar aspectos da cultura Britânica, bem como divulgar os hábitos gastronómicos do Povo Britânico.

Neste contexto os alunos puderam deliciar-se com um pequeno-almoço tipicamente britânico, composto por "Scones", Apple Pie" (Tarte de Maçã), Bolo Inglês, Bolo de Chocolate, Ovos Mexidos, Bacon, Manteiga e Compota, acompanhados de Sumo de Laranja, Leite e, naturalmente do típico Chá.

Esta actividade decorreu com grande animação e teve uma grande adesão por parte de toda a comunidade escolar, contando com a presença de cerca de 350 alunos/professores.

È de salientar ainda a colaboração e empenho de todos os professores de Inglês, da Direcção Pedagógica, dos funcionários, bem como de todos aqueles que indirectamente ajudaram na concretização desta actividade.

Perante isto é possível constatar que o "English Breakfast" superou todas as expectativas e como tal, é uma iniciativa a repetir.

Informação Ancorensis

Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos