ESCOLA EB 2,3/S DE CAMINHA
XI ARRAIAL MINHOTO
UMA SEMANA DE ARROMBA
Volvidos que são 11 anos, o XI Arraial Minhoto da Escola EB 2,3/S de Caminha permanece mais vivo e mais popular do que nunca, sendo já parte integrante do calendário das grandiosas festas de Caminha.
Do programa da décima primeira edição, constaram diversas actividades de índole cultural, desportiva e recreativa, todas de grande qualidade.
A festa teve início, no Sábado, 7 de Junho, ao cair da tarde, com a inauguração da Escol'Arte, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de EVT e de Artes que atraiu inúmeros visitantes que tiveram o ensejo de apreciar o talento dos jovens artistas.
Ao longo da semana, a Escol'Arte recebeu a visita de várias escolas primárias e jardins de infância que assistiram e participaram em sessões animadas e interactivas de teatro, música e poesia.
Ainda na noite de Sábado, a Igreja da Misericórdia foi palco de mais um dos magníficos concertos em diálogo do Maestro Vitorino d'Almeida, que encantou a vastíssima plateia.
No Domingo, 8 de Junho, Caminha acordou com o I Papa-Léguas, vivenciando uma autêntica e animada manhã desportiva que contou com a presença da conhecida atleta Manuela Machado.
À noite, o espectáculo Fado ao Luar rompeu o silêncio no Terreiro com vozes de gente unida pela paixão de cantar o fado.
Na 2ª Feira, 9 de Junho, no Salão Nobre dos Bombeiros, a noite foi de grande euforia com a realização do I Caça Talentos, que trouxe para as luzes da ribalta fantásticos cantores descobertos na Escola EB 2,3/S de Caminha.
O dia 11 de Junho, 4ª Feira, foi preenchido com duas iniciativas de grande impacto: a Feira Medieval e a II Gala Cultural.
A Feira Medieval uniu, desde a primeira hora, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3/S de Caminha e a comunidade escolar, sob a orientação dos professores de História do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Tudo foi concebido e planificado até ao mais ínfimo pormenor, tornando-se esta iniciativa uma verdadeira lição de História, ao proporcionar a vivência do ambiente característico de uma feira da Idade Média.
A II Gala Cultural, realizada no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, foi um êxito retumbante. O espaço revelou-se bastante exíguo perante a enorme afluência de público que aderiu a esta actividade conjunta de várias escolas e jardins de infância do concelho: a EB 2,3/S de Caminha, a EB 1 de Vilarelho, a EB 1 de Caminha, EB 1 de Moledo, o Colégio de Santo António e o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia.
Na noite de 12 de Junho, o Grupo de Cantares do Minho brindou todos os presentes que se deslocaram ao Terreiro com boa música popular portuguesa.
Na 6ª Feira, 13 de Junho, o Arraial Minhoto na Escola EB 2,3/S de Caminha encerrou com chave de ouro esta série de iniciativas pensadas e organizadas com e para a comunidade de Caminha.
A abrir a noite, o Rancho de Dem demonstrou pela vivacidade e pela alegria dos seus membros que continua a ser uma referência de grande vulto no folclore da nossa região e do país.
O Grupo Musical RocoNorte abrilhantou o baile popular que entusiasmou jovens de todas as idades.
À meia-noite, a sessão de fogo de artifício assumiu contornos de verdadeira arte pirotécnica, deslumbrando, pela cor e pelos efeitos feéricos, todos quantos fixaram o seu olhar nos céus desta noite espectacular.

De salientar que o XI Arraial Minhoto registou um recorde de adesão e de afluência de público, um sinal evidente da ponte cada vez mais consolidada e reforçada entre a Escola EB 2,3/S de Caminha e a Comunidade onde está inserida.
E porque há partilha de responsabilidades na Educação, a Escola EB 2,3/S de Caminha não pode deixar de agradecer o apoio e a colaboração da Câmara Municipal de Caminha e de várias Juntas de Freguesia do Concelho: Vilarelho, Caminha, Lanhelas, Venade, Argela, Dem, Moledo, e Vila Praia de Âncora. A Escola agradece, ainda, a todas as entidades públicas e privadas que contribuíram para engrandecer esta Festa que irmana a Escola e toda a sua Comunidade.
|