 
|
CAMINHA ACORDOU ATAPETADA
Milhares de quilos de flores e verdes de diversas espécies serviram de suporte aos extensos e policromáticos tapetes florais que adornaram durante o passado dia 19, algumas das artérias da vila de Caminha e Vilarelho, no decorrer das celebrações da Festa do Corpo de Deus.
Graças a uma tradição reatada há oito anos, os moradores da vila e da freguesia geminada vêm concebendo neste dia autênticas obras de arte, em que a arquitectura dos desenhos e a combinação das cores das pétalas das flores, constituem um chamariz para os milhares de forasteiros que acorrem a esta povoação minhota, a fim de apreciarem o trabalho voluntário de centenas de caminhenses e vilarelhenses .
Distribuídos por ruas e, em cada uma, definindo o seu "território", os moradores iniciam a selecção e corte de flores e verdes umas duas semanas antes da festa, concentrando-as em garagens e caves, onde funcionam os seus improvisados "ateliers" de trabalho.
Na noite prévia à festividade, cada grupo inicia o desenho no piso no local pré-definido, sobre o qual são depositadas as flores, verdes, sal, serrim pintado, terra, e outro produtos que concedem um colorido genuinamente minhoto aos tapetes, tanto representando cenas bíblicas (o piso da Igreja Velha, em Vilarelho, evidenciava uma ceia de Cristo), como motivos naturais e figurativos.
O labor decorre durante toda a madrugada, para que de manhã, a vila acorde garrida, "atraindo" os turistas, seduzidos pela beleza e imaginação dos obreiros das obras de arte, embora efémeras. Um casal de holandeses, extasiado, confessava-nos nunca ter visto algo igual.
É que tudo termina, quando a procissão do "Corpus" percorre todas as ruas nas quais a aguardam os tapetes, depois de sair da Igreja da Misericórdia e se dirigir até ao templo mais antigo deste concelho, em Vilarelho, integrando os estandartes das freguesias e regressando ao ponto de partida.
">
Destacam ainda neste cortejo processional, a figura de S. Cristóvão, uma imagem imponente com cerca de quatro metros de altura e transportada por dez homens, bem como a de S. Jorge a cavalo, principais atractivos desta festa. No passado, um boi adornado (designado "boi vento") abria o desfile.
OBRAS NO EXTERIOR DO MERCADO DE CAMINHA
Até final do mês, deverão estar concluídas as obras de melhoramento e reformulação do trânsito e terrado da feira de Caminha na zona envolvente do mercado municipal, o qual já foi objecto de uma intervenção interior há três meses.
JUNTA DE FREGUESIA DE CAMINHA
Horário de Atendimento ao Público
2ª, 4ª e 6ª Feiras - 21H/ 22H
3ª e 5ª Feiras - 18H /19H
|
|
| |