CONCELHO DE CAMINHA



UM MOSAICO DE PAISAGENS

www.caminha2000.com
ASSINATURAS FICHA TÉCNICA PUBLICIDADE
Email
Nº 138: 21 a 27 Jun 03
Semanal - Sábados
1ª Pág. JORNAL DIGITAL REGIONAL


BAR NA PRAIA DE MOLEDO PARECE UMA "PLATAFORMA PETROLÍFERA"

A localização dos bares de apoio à praia de Moledo continua a ser uma quebra-cabeças para as autarquias, face aos dislates cometidos num passado próximo pelo Ministério do Ambiente, ao concessionar por dez anos a sua sua instalação em pontos inconvenientes e fixos, provocando a sua destruição pelo mar ou evidenciando fortes agressões paisagísticas.

Jorge Fão, vereador socialista, voltou a questionar o pelouro do Ambiente sobre este tema, após ter constatado como um dos bares danificado pelo mar e retirado à pressa para o paredão, voltava a reinstalar-se no mesmo local, com recurso a estacaria de madeira, mais parecendo uma "plataforma de exploração petrolífera", como forma de evitar que as ondas o atinjam e, único meio de "chegar" até junto do sopé do paredão .

Bar bem enquadrado

O autarca socialista sugeriu à maioria social-democrata que tentasse rever esta situação e impedir que os bares ultrapassassem a quota do paredão, como sucede com a estrutura de um deles, devidamente enquadrado na parte sul da praia, e onde o mar ainda não fez danos.

IC1, POIS ENTÃO...

No decorrer desta reunião camarária, os socialistas voltaram a questionar o posicionamento político dos social-democratas, instando-os a exercer a sua influência partidária, para que o traçado do IC1 se aproxime das reivindicações das freguesias mais afectadas.

Tal apelo, levou Júlia Paula a recordar que os traçados foram da responsabilidade de um governo socialista e apresentado por António Guterres na Serra d'Arga, em Setembro de 2001, devolvendo as críticas à oposição.

Outro assunto que ocupou grande parte da reunião, prendeu-se com uma notícia elaborada por um jornal local, acerca da polémica da presença/ausência do Executivo no Encontro de Barcos Tradicionais, em Lanhelas.

JIPE, FAX, CONCURSO

O desenlace do caso do "fax misterioso" e o preço pago pela Câmara na aquisição de um jipe destinado ao serviço de obras, foram outros dois assuntos trazidos à baila por Jorge Fão, tal como o processo do concurso para a recolha do lixo.

O primeiro caso levou Júlia Paula a afirmar que pretende informar em primeira mão os funcionários ouvidos no âmbito do processo que ordenou instaurar e, só depois, a vereação.

Relativamente à compra de um todo-terreno, José Bento Chão negou que o seu preço tivesse atingido os 11 mil contos, afirmando que se teria quedado pelos 9 mil.

O concurso público internacional do lixo encontra-se em fase de recebimento de propostas, referiu o mesmo autarca.

A presidente Júlia Paula assinalou que as obras da segunda fase (parte exterior) da Igreja Matriz de Caminha vão avançar brevemente e que não candidatara a obra de recuperação da antiga EN 13, entre Vila Praia de Âncora e Moledo, ao programa Interreg, pelo facto de não existir projecto, antes tendo optado pelos centros históricos e pela rede viária.

PUBLICADA REVISTA

No decorrer desta sessão, foi dada a conhecer a primeira revista municipal da era social-democrata, em que uma fotografia de Fraga Iribarne com a presidente Júlia Paula, acompanhados de duas lavradeiras, constituem a 1ª página, desenvolvendo-se no seu "miolo" as habituais referências à obra feita ou planeada executar.

Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos