| 
  | 
 
	| Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho
Reunião de Conselho Directivo
O Conselho Directivo da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, reuniu ontem, tendo entre outros assuntos adjudicado a prestação de serviços para a elaboração da georeferenciação e levantamento de conteúdos e temas geográficos para o território do Vale do Minho, designadamente dos concelhos de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira, num montante global superior a trinta e seis mil euros.
 Aprovado pelo POS_C no âmbito do projecto Vale do Minho Digital, estes conteúdos georeferenciados serão posteriormente inseridos no Portal Regional do Vale do Minho com o objectivo principal de divulgar e promover a região a nível turístico.
 Nesta reunião foi, ainda, adjudicada a formação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Gestão de Projectos SIG, à Escola Superior Agrária (IPVC), no âmbito do projecto integrado de formação do Vale do Minho Digital, num montante global superior a doze mil euros. As acções de formação relacionadas com os SIG tem como objectivo principal dotar os técnicos das autarquias do Vale do Minho e os decisores locais de conhecimentos específicos no âmbito da geomática e da gestão de projectos de informação Geográfica.
 Ficou ainda decidida, nesta reunião, a adesão ao programa Eco - Escolas, a implementar nas escolas do Vale do Minho, num processo conjunto com os cinco municípios. Este programa, da Associação Bandeira Azul Europeia, é um projecto internacional vocacionado fundamentalmente para as escolas do ensino básico, com o objectivo de a partir de temáticas curriculares e da implementação local da Agenda 21 Local, desenvolver com os alunos a alteração de comportamentos ambientais na escola, na família e no meio. As acções concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global. O programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais, contribuir para um maior envolvimento e participação dos agentes interessados em todo o processo e contribuir para a melhoria do ambiente.
Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho |  
 
	| A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar um encontro intitulado "Uma geração 20@ge" que tem como objectivo reunir os primeiros alunos que a frequentaram desde 1975, englobando os 10 primeiros anos lectivos e a primeira turma dos 10 primeiros cursos que funcionaram. Embora a data oficial de criação da UTAD tenha sido o dia 22 de Março de 1986, o registo da sua primeira aula (no então Instituto Politécnico de Vila Real) data de 2 de Dezembro de 1975. Passados mais de 25 anos de ensino universitário em Vila Real, urge reunir novamente os primeiros estudantes que apostaram na UTAD.
 Numa época em que o aluno é considerado o bem mais precioso de cada instituição, numa lógica de financiamento, os antigos também o são, embora por motivos diferentes. Na verdade, os antigos alunos constituem um património inalienável, pois pelas provas dadas na sua actividade profissional são a garantia de qualidade e de excelência do ensino. Uma instituição que consegue reunir os seus primeiros alunos é uma instituição jovem. Olhar para a história é uma forma de relembrar o papel da UTAD no desenvolvimento da Região que a acolheu e da sua contribuição para coesão territorial. Se olharmos para o passado e reflectirmos com os seus principais actores, os antigos alunos, poderemos encarar com mais determinação o futuro.
 Assim como o que faz de um qualquer número de pérolas um colar, é o fio invisível e interior que as une - que as liga numa certa ordem, segundo uma determinada configuração. Assim, neste caso o fio representa o encontro que pretendemos realizar (geração 20@GE), ou seja, a nossa contribuição para juntar as pérolas que fazem parte do património da nossa jovem Universidade. Neste contexto, todos os antigos alunos da UTAD que pretendam participar neste evento devem consultar a página oficial da UTAD em WWW.utad.pt e visitar a página relativa ao referido encontro.
 |  
 
	| PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE AUTARQUIA MONÇANENSE E UNIVERSIDADE DO MINHO PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO DA LOCALIDADE A Câmara Municipal de Monção e a Universidade do Minho assinam esta segunda-feira, 14 de Maio, um protocolo de colaboração no domínio da salvaguarda e valorização do património construído de Monção. A cerimónia, marcada para as 15.30 horas, decorrerá no salão nobre da reitoria da Universidade do Minho.
 A colaboração entre ambas as partes, além da cooperação na realização de estágios dos alunos daquela instituição de ensino superior, traduzir-se-á no intercâmbio de especialistas com o objectivo de fomentar actividades de estudo e investigação, bem como trabalhos arqueológicos e peritagens.
 As parcerias serão objecto de propostas especificas, englobando acções concretas, unidades orgânicas intervenientes e os sistemas de financiamento previstos numa perspectiva de qualificação e promoção da património arqueológico e arquitectónico de Monção. 
 Tanto para a autarquia como para a Universidade do Minho, o presente protocolo cumpre um desejo comum patenteado, por parte da universidade, na componente de investigação e ensino do vasto património local e, por parte do município, na protecção, conservação e valorização do mesmo. 
 O município de Monção oferece um elevado potencial de exploração cientifica e turístico-cultural dos seus recursos patrimoniais, destacando-se, entre vários, os castros de S. Caetano, Longos Vales, Senhora da Assunção, Barbeita, e Senhora da Graça, Badim, bem como os mosteiros de Longos Vales e Merufe.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SOLIDÁRIO COM MANIFESTAÇÃO DE PAIS CONTRA ENCERRAMENTO DA E.B. 2.3 DE PIASOs membros do Conselho Municipal de Educação decidiram solidarizar-se com a manifestação de pais da EB 2.3 de Pias marcada para amanhã, pelas 17h00, às portas da escola, marcando presença naquele acto de contestação ao anunciado encerramento da escola.
 Reunido extraordinariamente ao final da tarde de hoje, o Conselho Municipal de Educação decidiu igualmente apoiar, sem qualquer reserva, a posição da autarquia nesta matéria, evidenciada em diversas comunicações (sempre sem resposta) enviadas à DREN e à Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
 Na ultima missiva à governante, José Emílio Moreira adianta que tanto o executivo como os encarregados de educação e a comunidade educativa defendem a continuidade da EB 2.3 de Pias e protestam contra a atitude autista da DREN, com preocupações exageradamente economicistas, em total desrespeito pela carta educativa concelhia.
 "A Câmara Municipal de Monção, que tem sido exemplar na colaboração com as diferentes instancias do Ministério da Educação, não pode aceitar que a atitude de diálogo dos responsáveis do sector seja apenas comunicar decisões absolutas, unilaterais e prepotentes" referiu José Emílio Moreira, observando que "o concelho não aceita que o Ministério da Educação faça reformas com régua e esquadro num mapa abstracto sem ter em conta a realidade concreta".
BOMBEIROS DESDOBRAM-SE EM INICIATIVAS PARA PAGAR DIVIDA A EMPREITEIRO
Sem tempo para lamúrias ou criticas mas com as baterias apontadas na busca de soluções, os bombeiros monçanenses, abraços com uma divida de 400 mil euros ao empreiteiro do quartel, entretanto penhorado, têm desencadeado uma série de iniciativas que se pretendem minimizadoras de uma realidade altamente penalizadora para a colectividade humanitária. 
 Entre outras actividades, os "homens da paz" continuam com o peditório pelas 33 freguesias do concelho e com a campanha de novos associados em que por apenas um euro mensal, é garantido um desconto de 30 por cento nos serviços prestados pela associação.
 Esta semana, iniciou-se a campanha de angariação de fundos no posto de combustível Gasolar, junto ao Minipreço, onde por cada abastecimento a associação recebe uma pequena percentagem. Para domingo, está previsto um torneio triangular de futebol com as presenças do Desportivo de Monção, U.D. "Os Raianos, e Moreira, com as receitas a reverterem a favor dos bombeiros.
 No dia 2 de Junho, o quartel recebe uma festa dos santos populares, onde não faltará animação e comes e bebes. Entre 7 e 10 de Junho, presença assegurada na Feira do Alvarinho com uma mensagem que não deixará ninguém indiferente: "Venha provar os nossos petiscos e estará a ajudar os bombeiros".
 "Não deixemos que uma instituição cuja missão é ajudar os outros nos momentos de dor e sofrimento fique sem apoios e sem ajuda nesta hora critica" alerta o presidente da direcção, Luís Nunes, lembrando que "ao fazer-se sócio, dar um donativo, meter combustível, assistir ao futebol ou participar num dos eventos anunciados está a ajudar os bombeiros que é o mesmo que estar a ajudar-se a si próprio"
Informação Município de Monção |  
 
	| Enorme adesão obrigou FNM a aumentar número de inscrições 
 
 Caravana recordista!   
Bastaram apenas quatro dias para esgotarem as 600 inscrições estipuladas pela Federação Nacional de Motociclismo como limite para o 9.º Portugal de Lés-a-Lés que, perante tão massiva adesão, foi obrigada a enorme esforço suplementar para alargar a caravana. Graças ao formidável apoio dos municípios envolvidos no evento, foi possível esticar a logística, criando 100 vagas suplementares na caravana que, de 7 a 9 de Junho vai ligar Arcos de Valdevez a Faro na maior aventura mototurística da Europa. 
 Com 700 equipas esperadas nas verificações técnicas, a 7 de Junho, em Arcos de Valdevez, a travessia de Portugal Continental, de Norte a Sul por estradas nacionais, regionais e mesmo alguns caminhos de terra, promete assim estilhaçar todos os recordes numa edição que a Comissão de Turismo da FNM anuncia como «belíssima e com elevado grau de exigência». Atravessando quase todos os principais rios de Portugal e subindo à maioria das montanhas mais altas do território continental, incluindo, naturalmente, a passagem pela Torre, em plena Serra da Estrela, o Lés-a-Lés oferecerá paisagens únicas e terá na visita a Olivença ponto de inovadora expectativa, na primeira vez que a caravana pisará asfalto em território espanhol. 
 Único senão para estes especiais 100 participantes, serão obrigados a tratar do almoço em Tarouca e Moura, fazendo porém todas as restantes refeições junto da restante enorme caravana. Bem como, naturalmente, todo o percurso. E que percurso!... 
 O entusiasmo generalizado, criando tão grande grupo de aventureiros, levou a organização antecipar o arranque, do Campo do Trasladário, em Arcos de Valdevez, para as seis horas da manhã de sexta-feira, 8 de Junho! Partida madrugadora para um dia que promete ser muito longo, em verdadeira super-etapa até Marvão, com mais de 500 quilómetros nas sinuosas estradas do Norte e Centro do País. 
             Tarefa árdua, é certo, mas que maravilhará os sentidos dos 700 participantes, desde os espigueiros de Soajo, logo a abrir o dia em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, até ao castelo do Marvão, local de chegada e onde será servido o jantar. Os mosteiros de Salzedas ou São João de Tarouca, a ponte-torre de Ucanha (famosa por ter sido a primeira portagem em território nacional) ou as históricas vilas de Melo e Folgosinho são apenas alguns dos inúmeros pontos de interesse em itinerário privilegiando o Portugal desconhecido, esse que só o Lés-a-Lés consegue mostrar a centenas de motociclistas. 
 As cerca de 14 horas previstas para cumprir a etapa, com chegada ao pôr-do-sol, sublinham a dureza na mais pura tradição do Lés-a-Lés, com apenas algumas (poucas…) rectas entre S. João de Tarouca e Sátão, fazem parecer o segundo dia um verdadeiro passeio turístico. 
 Do interior das muralhas de Marvão à Praça da Pontinha, em Faro, serão pouco mais de 380 quilómetros, sem dificuldades de maior, em estradas rolantes – afinal trata-se da travessia do Alentejo… – tendo na passagem a vau do rio Ardila ponto de imagem inesquecíveis. Uma travessia que, sem ser muito funda, é longa e feita sobre pedra rolada, obrigando a cuidados acrescidos na condução para… não molhar os pés. 
 A passagem do rio Vascão, na chegada do Algarve, será efectuada através de um novo local, ficando a segunda etapa marcada ainda pela entrada em Espanha com visita à histórica cidade de Olivença (com direito a uma rua fechada propositadamente para a caravana do Lés-a-Lés!), bem como pela rota Minas de S. Domingos-Pomarão-Mértola e das curvas da serra algarvia, daqui até St.ª Catarina.
             De salientar que as verificações técnicas e documentais estão marcadas para o feriado de 7 de Junho, quinta-feira, entre as 10 e as 18.30 horas, junto ao rio Vez, enquanto o jantar de Boas-Vindas decorrerá no Pavilhão Municipal de Arcos de Valdevez, a partir das 20 horas.
 |  
 
	| 
	|  | O concurso de artes lançado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e cujo prazo de entrega dos trabalhos termina na próxima Sexta-Feira, dia 18 de Maio, já tem constituído o júri que vai analisar e classificar as propostas dos concorrentes. 
 Este concurso está sujeito ao mote "Descobrir Viana" e visa aumentar os conhecimentos dos participantes sobre o município e estimular o envolvimento afectivo da população com a história, tradições, património natural e construído de Viana do Castelo.
 Tal como no ano anterior, o concurso tem três áreas: Pintura e Desenho, Fotografia e Literatura (Conto, Ensaio e Poesia), estando os concorrentes escalonados em vários grupos etários.
 |  O júri dos trabalhos de Pintura e Desenho ficou constituído pelos artistas plásticos Pinto Meira e Professor Júlio Capela, e pela Professora do Ensino Básico, Laurinda Branco.
 O júri para os trabalhos literários (Conto, Ensaio e Poesia) inclui os Professores do Ensino Secundário, José Luís Ponte e Dorinda Agualusa, e a Professora do Ensino Básico, Lurdes Lira.
 Relativamente ao concurso de Fotografia, o júri está constituído por Rui Ramos, da associação cinematográfica AoNorte, Anabela Moura, Directora do Curso de Educação Visual e Tecnológica da Escola Superior de Educação, e pelo Professor do Ensino Secundário, Carlos Barrote.

O Conselho de Administração do Eixo Atlântico reuniu, no passado dia 8 de Maio, em Santiago de Compostela para aprovar a Agenda Estratégica para a Euro-Região, apreciar o Plano de Infraestruturas do Norte de Portugal e da Galiza e estudar os pdes portuguesas e nove galegas. 
 Sob a presidência do Alcaide de Santiago, José Bugallo, estiveram Presentes na reunião Rui Rio, Defensor Moura, José Magalhães e Filipe Menezes, autarcas do Porto, Viana do Castelo, Guimarães e Gaia respectivamente, tendo estado ausentes os alcaides de Vigo e Ourense. 
 O documento que elenca o conjunto de infra-estruturas a apresentar aos Governos da Junta da Galiza e de Lisboa e Madrid para execução no próximo quadro comunitário de apoio, já tinha sido analisado em reuniões anteriores e, concluído o prazo de reclamações e sugestões dos dezoito municípios integrantes do Eixo, foi aprovado pelos autarcas presentes. 
 Quanto à admissão de novos municípios, depois de alguma discussão sobre a dimensão, localização regional e densidade populacional dos candidatos e, também, da paridade entre municípios dos dois lados da fronteira entre os dois países, o Conselho de Administração decidiu encarregar o secretário-geral do Eixo do Atlântico de elaborar, com o necessário apoio jurídico, um regulamento de admissão que atendesse aos critérios discutidos na reunião, para posterior aprovação pela Assembleia Geral, reunião a que já devem assistir os novos alcaides dos municípios da Galiza, onde se realizam eleições autárquicas dentro de duas semanas.
CIDADE  SAUDÁVEL  E  POLÍCIA  DE  BAIRRO,  BONS  EXEMPLOS  DE  VIANA  DO  CASTELO
 O trabalho desenvolvido pelo Gabinete Camarário da Cidade Saudável e pelo Programa da PSP designado "Polícia do meu Bairro" foram os temas ontem apresentados por Viana do Castelo, no V Fórum promovido pela Câmara do Seixal, que preside ao Conselho de Administração da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis.
 A representação vianense foi integrada pelo Presidente da Câmara e pela Coordenadora Técnica do Gabinete da Cidade Saudável, a Socióloga da Autarquia Margarida Silva, enquanto a delegação PSP foi liderada pelo 2º Comandante, Comissário João Amaral, que se fez acompanhar dos seis Agentes actualmente a exercer funções de Polícia de Bairro.
 O Presidente Defensor Moura, na sua intervenção subordinada ao tema "A Saúde em Rede", descreveu detalhadamente a organização das parcerias da Câmara Municipal com as instituições e associações que colaboram com o Gabinete da Cidade Saudável no planeamento e execução das iniciativas realizadas em Viana do Castelo, na promoção de estilos de vida saudável da população vianense.
 O Planeamento Urbano Saudável, o Banco de Voluntariado, os Domingos Saudáveis, a Cultura da Idade e as Caminhadas promovidas pelo Gabinete da Cidade Saudável, bem como os cuidados quotidianos com o exercício físico, com a alimentação e com o ambiente livre de tabaco, foram as iniciativas destacadas pelo Presidente da Câmara como indutoras da mudança de comportamentos e da melhoria da qualidade de vida dos residentes em Viana do Castelo.
 Na mesa redonda dedicada à Segurança nas Cidades, o Comissário Amaral descreveu os objectivos e a metodologia do Programa "Polícia do meu Bairro", idealizado pelo Comandante da PSP de Viana do Castelo, Intendente Martins Cruz, que está implantado com assinalável sucesso nas duas freguesias do centro histórico desde Junho de 2006 e foi alargado a Darque, Areosa e Meadela desde o início de Abril passado, com Agentes que voluntariamente se disponibilizaram para o exercício daquelas funções nas 24 horas de cada dia.
 A criação de laços de confiança entre os Agentes da PSP e os moradores, tem reforçado o sentimento de segurança e a colaboração das populações na prevenção da criminalidade e das próprias incivilidades nos Bairros abrangidos, como o confirmam os números de ocorrências registadas antes e depois do início deste programa de policiamento de proximidade, apresentados pelo Comissário João Amaral aos autarcas, técnicos de saúde e outros profissionais e voluntários de quase todos os vinte municípios integrantes da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, que assistiram às sessões do fórum promovido pela Câmara do Seixal.
 CÂMARA   ADJUDICA  CORREDOR   AMBIENTAL E  CIRCUITO  DE  MANUTENÇÃO  NA  PRAIA   NORTE
Na reunião do executivo municipal, hoje realizada, o Presidente Defensor Moura informou a Vereação das obras públicas que, no uso de poderes delegados, tinha adjudicado desde a última reunião camarária, para intervenções de requalificação de arruamentos urbanos e beneficiação do molhe da Praia Norte, obras orçadas na totalidade em 1,25 milhões de euros. 
 As referidas obras vão ser realizadas nas ruas Góis Pinto e General Luís do Rego e, também, no Largo 9 de Abril, constando de beneficiação das pavimentações e renovação de infraestruturas de água, saneamento e electricidade, e, ainda, instalação das novas redes de telecomunicações e gás natural.   
 Estas empreitadas estão orçadas em 964 mil euros, devendo ter início imediatamente após as Festas da Senhora d'Agonia, para não agravar as dificuldades de circulação diária na cidade durante o período estival, já condicionadas pelas intervenções em curso no Centro Histórico, na Avenida Afonso III e Rocha Paris, e, também, na Avenida do Atlântico.
 O Presidente deu ainda conhecimento da adjudicação de uma empreitada de construção de um corredor ambiental - circuito de manutenção, na Praia Norte, no espaço existente entre o Hotel Flor de Sal e o edifício da Aquacultura, a poente dos edifícios da zona empresarial, ao longo do molhe de protecção do porto de mar que, embora seja de jurisdição do Instituto Portuário, vai receber, nesta obra camarária, beneficiação do piso nos troços mais degradados. 
 O circuito de manutenção, além do piso sintético nos espaços destinados à prática desportiva, vai incluir um conjunto de escadas, aparelhos de abdominais, barreiras de salto, vigas de equilíbrio, bancos, bebedouros e painéis de informação, criando, assim, condições para a prática de exercícios físicos variados, aos milhares de frequentadores daquele espaço, para caminhadas e fruição da proximidade do mar, dando continuidade à ciclovia que, desde o Campo d'Agonia, está a ser construída na Avenida do Atlântico.
  A construção deste corredor ambiental - circuito de manutenção, na Praia Norte, está orçada em 270 mil euros mais IVA, devendo estar concluída até finais de Julho do corrente ano.  
VIANA DO CASTELO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
A Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra, a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, e organiza a 19 do mesmo mês, a Noite dos Museus, iniciativas que apresentam um interessante programa que pretende corresponsabilizar os vianenses pela preservação do património colectivo.
 O tema proposto para este ano - Os Museus e o Património Universal - questiona os museus sobre o seu papel na preservação, estudo e valorização do património da humanidade enquanto instituições ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.
 O Museu Municipal e o Museu do Traje vão oferecer entrada gratuita durante os dois dias, sendo organizadas diversas visitas guiadas com apresentação de um novo desdobrável informativo sobre os Museus e Núcleos Museológicos do concelho, produzido com o apoio do Gabinete de Arqueologia da Autarquia.
 A 18 de Maio, o Museu Municipal reabrirá a Sala de Louça de Viana, recriando teatralmente uma apresentação dos objectos expostos realizada do coleccionador Luís Augusto Oliveira (1851-1927), a quem o Museu de Viana deve grande parte das peças da colecção de faiança vianense. A 19 de Maio, os visitantes poderão ouvir  música barroca e apreciar o trabalho dos artistas da Fábrica de Louça de Viana num ateliê onde se pode aprender a modelar, desenhar e pintar.
 No Museu do Traje, no dia 18 de Maio, realizam-se várias actividades de expressão plástica e apresenta-se o projecto Jardins Portáteis, inspirado na arte floral do Traje à Vianesa, com a colaboração da Escola Pintor José de Brito. Durante a manhã do dia 19, podem ouvir-se as arruadas do Grupo Viana Bombos e realiza-se um Feirão Tradicional, na Praça da república, com a colaboração do Grupo de Danças e Cantares de Perre. Nessa noite, no Museu do Traje, está programada uma Mesa Redonda sobre o tema "Conhecer e Vestir Bem o Traje de Domingar" que reúne alguns dos especialistas da etnografia vianense. 
EXPOSIÇÃO DE PESOS E MEDIDAS NO MUSEU MUNICIPAL
A exposição que ora se apresenta no Museu Municipal de Viana do Castelo - Pesos e Medidas Padrão - é muito curiosa, não apenas pelo valor patrimonial dos objectos apresentados, que fazem parte do vasto e valioso espólio guardado pelo Museu, mas também pela valia didáctica e pedagógica que a temática encerra e que por isso é muito importante sobretudo para públicos escolares.
 Medir, pesar e aferir, tiveram ao longo da história da humanidade uma importância vital já que delas dependia a credibilidade dos negócios e das relações comerciais. A metrologia, sua normalização, uniformização e verificação constituiu, durante séculos, um serviço municipal determinante na defesa dos consumidores, desde os mais sensíveis e rigorosos, como a dosagem farmacêutica, às mais prosaicas, como a pesagem dos alimentos nas feiras municipais e mercearias.
 Os instrumentos de peso e medida expostos adquiriram valor patrimonial e museológico, ao serem substituídos por equipamentos mais modernos e normalizados de acordo com a legislação em vigor. 
 Pela sua antiguidade, harmonia estética e raridade merece especial destaque, nesta exposição, a caixa de pesos padrão de D. Manuel I que, em 1499, mandou fabricar protótipos do padrão-mãe para distribuir pelas cidades e vilas com mais de quatrocentos fogos, como era o caso da, então, Vila de Viana da Foz do Lima.
 Pesos e Medidas Padrão estará em exibição até ao final de Junho.
DOMINGOS SAUDÁVEIS PÔEM A CIDADE EM MOVIMENTO
A Câmara Municipal de Viana do Castelo continua a organizar diversificadas iniciativas que visam promover hábitos de vida saudável na população. De entre estas, merecem destaque as mensais caminhadas e o Dia da Dança, celebrado na Praça da Liberdade com Danças de Salão, Hip-Hop, Folclore, entre outras. 
 No passado dia 6 de Maio, também se reiniciou o projecto "Domingos Saudáveis" que visa promover um grande número de actividade lúdicas e desportivas destinadas a proporcionar aos vianenses exercício físico e convívio social em diversos espaços naturais do município. 
 A programação para as manhãs de Domingo, de Maio a Setembro, inclui atletismo, basquetebol, canoagem, danças, ginástica e aeróbica, hidroginástica, judo, karaté, passeios a cavalo e de bicicleta, voleibol, tai-chi, entre muitas outras actividades coordenadas por monitores devidamente habilitados, e realizadas através de frutuosas parcerias da Câmara Municipal com associações desportivas e ginásios de Viana do Castelo.
 As actividades que exigem condições próprias desenvolvem-se na Piscina do Atlântico, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, no rio Lima e na montanha de Santa Luzia, mas a grande maioria delas decorre no Jardim da Marina.
 Tal como acontece com as caminhadas, a participação nos "Domingos Saudáveis" é gratuita e não necessita inscrição.   
 Recorde-se que no próximo Domingo, dia 13, há aulas de combat e dança tribal no Jardim da Marina, entre as 10H00 e as 12H00, e hidroginástica, na Piscina do Atlântico, entre as 9H00 e as 12H00. Das caminhadas, a próxima, no dia 20 de Maio, é dedicada à Diversidade Cultural e inicia-se às 10H00 na Pousada da Juventude.
 Para mais informações, os eventuais interessados poderão consultar o Gabinete Cidade Saudável da Autarquia vianense, através do telefone 258 806 260, ou do e-mail cidadesaudavel@mail.cm-viana-castelo.pt.
FUNICULAR DE SANTA LUZIA COM BALANÇO MUITO POSITIVO
A Câmara Municipal de Viana do Castelo faz um balanço muito positivo do interesse despertado pelo Funicular de Santa Luzia na população da região e seus visitantes.  
 A crescente atractividade do funicular demonstra-se pelas cerca de 12.500 utilizações já registadas de 5 de Abril a 6 de Maio. Destas, 10.050 são bilhetes comprados nas duas estações do elevador (20% de bilhetes simples e 80% de bilhetes de idade e volta). Os restantes utilizadores foram alguns grupos de convidados e as inúmeras crianças com menos de seis anos de idade, que não pagam bilhete, muitas vezes principais entusiastas das famílias que têm feito a viagem.
 De facto, este elevador atrai pela extensão da viagem, 650 metros, pelo desnível vencido, 160 metros, mas sobretudo pela deslumbrante paisagem que proporciona. Nas novas carruagens têm viajado, também, os amantes dos trilhos de natureza que subindo no funicular, alguns com as suas bicicletas, aproveitam para descobrir os vários percursos e miradouros da montanha de Santa Luzia.
Informação Município de Viana do Castelo |  
 
	| Estação Viana inaugura 9º ArteMaio, 
Exposição de Pintura, Tapeçaria e Escultura
·	9ª Edição da Exposição organizada pela Associação de Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo
 ·	23 Artistas reuniram-se para apresentar peças de pintura, tapeçaria e escultura
 ·	Cessão inaugural da Exposição no Estação Viana, próximo Sábado, dia 19 de Maio, às 11h45 
 De 19 a 27 de Maio, o Estação Viana recebe a 9ª edição do ArteMaio, uma exposição única que reúne peças de pintura, tapeçaria e escultura em madeira e ferro de 23 artistas, entre eles professores, actuais e antigos alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo.
 A decorrer no piso 0 do Centro, a acção insere-se este ano nas comemorações do 27º aniversário da Associação de Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo (AAAETVC), que conta já com mais de 300 associados. 
 A exposição, organizada em parceria com o Estação Viana, recebe vários artistas de renome, como Hélder de Carvalho e Araújo Soares, que reúnem no seu currículo uma série de exposições e trabalhos efectuados além fronteiras.
 Anualmente são homenageados pela organização um pintor e uma obra, que se destacam pela qualidade do trabalho e pela carreira na área. Este ano, o artista convidado será o antigo Professor e Director da Escola Técnica de Viana do Castelo, Aníbal Alcindo. O Quadro de Honra pertence à pintora Ambrosina Guimarães.
 A inauguração oficial desta iniciativa é já no próximo Sábado, dia 19 de Maio, às 11h45 no Piso 0 do Estação Viana, contando com a presença dos diversos artistas, de representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Governo Civil, da Direcção da Escola e da AAAETVC.
 O Estação Viana pretende com esta iniciativa ajudar à dinamização da região, oferecendo o seu apoio às actividades culturais de Viana do Castelo, e promovendo o envolvimento com a comunidade local. A exposição é fruto de uma parceria com a Associação de Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo.
 |  
 
	| Oficina Cultural do IPVC mostra “Design de Excelência”
A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], depois do êxito da exposição “Ser Vianez”, do pintor Mário Rocha, que recebeu a visita de milhares de participantes, inaugura na próxima sexta-feira, 18 de Maio, a segunda mostra deste espaço intitulada “Design Excelência", 10 anos de Design no Instituto Politécnico de Viana do Castelo”.
 A nova exposição constitui “uma pequena mostra de trabalhos de designers, antigos alunos dos Cursos de Design do Produto e Paisagismo desta instituição, muitos deles premiados no nosso país e internacionalmente, estando inseridos no mercado do trabalho em entidades ou em empresas criadas por si ou como freelancers”, referiu a propósito, a docente Antonieta Morais. Segundo a docente “foram seleccionados projectos, procurando abordar as múltiplas vertentes do design: produto, equipamento, comunicação, webdesign, vestuário, entre outras”.
 Design evoca destino e vontade, e “é por isso que temos vindo e continuaremos a apostar nos Cursos de Design - há mais de uma década no IPVC - no sentido de fornecer aos alunos competências multidisciplinares, capacidade de integração ao tecido empresarial português e aptidão individual empreendedora, actuando com idoneidade, senso crítico e reflexão, visando obter resultados eloquentes na conquista de uma preferência e satisfação do mercado”, referiu ainda Antonieta Morais.
 Para o Presidente do IPVC, Rui Teixeira, esta segunda exposição demonstra claramente o objectivo que a Oficina Cultural pretende alcançar: “se por um lado, neste espaço, se vai permitir o conhecimento das obras de artistas da nossa região, como foi o caso de Mário Rocha, por outro lado, irá também dar a conhecer à comunidade em geral, aquilo que de melhor se faz no IPVC”.
 No caso da mostra de design, Rui Teixeira, considera que ela é um “bom exemplo do trabalho profícuo desenvolvido pela instituição, pois apresenta um leque de trabalhos de antigos alunos que estão já perfeitamente inseridos, com sucesso, no mundo do trabalho”.
 A exposição tem, também, como objectivo a divulgação e o reconhecimento do Design, procurando difundir a sua cultura e promoção, como elemento estratégico de uma gestão empresarial apostada na competitividade. 
 Para além da promoção do Design, pretende-se ainda apostar na formação e qualificação como prioridade para outras áreas procedentes, no sentido de estimular diversos sectores, tanto os que já experimentam a sua acção, como aqueles que ainda não a contemplaram.
 A inauguração da exposição decorrerá na próxima sexta-feira, pelas 21.00h, no edifício dos Serviços Acção Social do IPVC, antigo Ex-BC9, e está integrada na programação da XIX Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que decorre até sábado.
Crescimento de doenças respiratórias na EU motiva Projecto na Escola Superior de Educação do IPVCIniciativa é desencadeada na sequência da proclamação de 2005-2014 a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, por parte das Nações Unidas 
 Aprofundar os estudos sobre a poluição do ar e os seus efeitos, tendo em conta o crescimento preocupante da incidência de doenças respiratórias na União Europeia, é um dos objectivos do projecto “EuroLifeNet/CiênciaViva: Aprendendo/Exercendo Cidadania, Medindo a Qualidade do Ar”, que está a ser desenvolvido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC].
 "A incidência de doenças respiratórias na União Europeia tem crescido a níveis preocupantes. Daí ser fundamental aprofundar os estudos sobre a poluição do ar e os seus efeitos, e obter o apoio esclarecido dos cidadãos para políticas mais rigorosas em defesa do ambiente", comentou Luísa Neves, Coordenadora do Projecto “EuroLifeNet/CiênciaViva e Docente da ESE-IPVC.
 O Projecto “EuroLifeNet/CiênciaViva: Aprendendo/Exercendo Cidadania, Medindo a Qualidade do Ar” desenvolvido por aquela unidade de ensino superior do IPVC em parceria com o Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP), iniciou-se em 2005, tendo a primeira campanha de recolha de dados decorrido em Novembro de 2006. 
 A propósito do desenvolvimento deste projecto, Luísa Neves refere que "criar uma dinâmica inovadora no ensino experimental das ciências ao nível do ensino básico e secundário, desenvolvendo uma rede de escolas de regiões distintas de Portugal (Norte, Centro, Sul e Ilhas) para promover a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento, assim como implementar uma nova dinâmica no ensino/aprendizagem e na divulgação das ciências e das tecnologias, constituem os principais objectivos".
 Sobre o programa EuroLifeNet, José Portela, Presidente daquela Escola Superior, salientou que "testar uma metodologia inovadora de recolha de dados (ex. exposição pessoal a partículas, poluente atmosférico com graves efeitos na saúde), em condições que satisfaçam as necessidades dos cientistas, técnicos e decisores políticos, no que respeita a rigor e fiabilidade dos dados, com cobertura estatística adequada, mas também sustentável (em termos económicos e institucionais), para recolha em regime regular, não apenas em projectos-piloto, e que contribuam para a consciencialização cívica dos cidadãos, em especial os jovens, da sua responsabilidade social no problema e na sua solução, está na base da actuação deste Programa". Mais acrescentou a importância da ESE-IPVC participar neste programa já que se insere nos seus desígnios de educação e de prestação de serviços à comunidade.
 "A proposta de uma Rede Europeia pela Vida, com a participação, para além da nossa Escola Superior, de Escolas do Ensino Secundário e Básico, em parceria com investigadores e técnicos com responsabilidades, está a ser muito bem conseguida" avançou ainda Luísa Neves.
 "Co-relacionar índices de poluição do ar exterior, com dados sobre o ar interior e sobretudo de exposição pessoal - e com os indicadores de saúde pública, possibilita o desenvolvimento de competências de cidadania participada através do envolvimento dos jovens na recolha de dados ambientais, os quais se pretende que venham a ser utilizados por cientistas europeus" explica Luísa Neves.  "Em suma, através da divulgação e integração dos conceitos de ambiente, saúde e cidadania pretende-se sensibilizar os jovens para o desenvolvimento sustentável", considera ainda.
 Além da coordenação deste projecto, a ESE-IPVC presta apoio técnico e pedagógico às escolas do norte de Portugal envolvidas.
 
 Com vista à sensibilização extensiva à Europa
 Os modelos tradicionais de sensibilização dos cidadãos (via mass media e campanhas de divulgação científica) têm tido um efeito limitado. Envolver cidadãos neste estudo suscita uma oportunidade de conseguir uma maior receptividade. Esta foi já a visão subjacente do projecto pioneiro PEOPLE, e que mobilizou milhares de cidadãos na UE para ajudar a medir a exposição pessoal ao benzeno. 
 Mas a experiência do PEOPLE mostrou que não é suficiente envolver cidadãos como voluntários para que os meios tradicionais de sensibilização tenham automaticamente mais efeito. Com efeito, foi o projecto agregado PEOPLE-Cidadania que o CITIDEP levou a cabo, construindo uma rede de cientistas, técnicos, professores e alunos, trabalhando em profundidade com escolas de meios urbanos e meios rurais ao longo do ano lectivo, recorrendo a modernas tecnologias de informação e métodos pedagógicos inovadores, que demonstrou ser possível conseguir um impacto mais significativo e duradoiro.
 Em consequência, o Institute for Environment and Sustainability, do Joint Research Centre IES/JRC (Comissão Europeia), líder do projecto PEOPLE, convidou Pedro Ferraz de Abreu, Presidente do CITIDEP e investigador do MIT, a apresentar uma nova proposta no Encontro de Maio 2005 do APHEIS, estrutura que agrupa cientistas especialistas da poluição do ar e de saúde pública de países europeus. Nasceu assim a proposta do Programa EuroLifeNet.
 
 Um programa de referência
 As Nações Unidas proclamaram 2005-2014 a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Temos por isso orgulho em que a Comissão Nacional da UNESCO tenha assinalado o EuroLifeNet como um dos projectos exemplares neste domínio (Dez. 2006).
 Por outro lado, todo o investimento feito em Escolas no sentido de as equipar com aparelhos de medida e de treinar professores no seu uso rigoroso, é um ganho a dobrar, tanto pelos dados que se obtêm, como pelo efeito de melhoria das condições de ensino. 
F inalmente, a experiência tem demonstrado que quando alunos e professores sentem que o seu trabalho tem utilidade real directa e é importante para a sociedade em termos concretos, a sua motivação no processo de aprendizagem tende a aumentar com resultados significativos.
 
 Unidades de Investigação e de Ensino de mãos dadas por uma causa 
 De entre as Entidades envolvidas no Projecto, contou-se com participação da ESE-IPVC - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação e Democracia Participativa, o IES-JRC - Institute for Environment and Sustainability, Joint Research Centre, European Commission, a CCDR-LVT - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a FCT-UNL - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, o ICS-UL - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa e com o DF-UM - Dep. Física, Universidade do Minho.
 A ES Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa, ES Pedro Nunes, Lisboa, ES Anselmo de Andrade, Almada, ES de Ponte de Lima, ES de Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim, ES Jerónimo de Andrade, Angra do Heroísmo, Açores foram as Escolas envolvidas.
Novos regulamentos no domínio da térmica de edifícios motivam formação na ESTG-IPVCA Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] vai promover acções de formação vocacionadas para projectistas e peritos qualificados. “O Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior dos Edifícios” e o “Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios”, serão temas a abordar, sendo que as inscrições se encontram abertas até ao dia 8 de Junho, para a 1ª sessão do curso, e 22 de Junho, para a 2ª sessão do curso. Complementarmente, será leccionado em cada curso um módulo preliminar designado por “Fundamentos de Térmica de Edifícios”, que pretende transmitir os conceitos essenciais à compreensão dos novos regulamentos.
 No âmbito da publicação dos novos regulamentos no domínio da térmica de edifícios, foram definidas em protocolo entre a Direcção Geral de Geologia e Energia (DGGE), o Instituto do Ambiente (IA), o Conselho Superior das Obras Públicas e Transportes (CSOPT) e a Ordem dos Engenheiros (OE), a Ordem dos Arquitectos (OA), a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (ANET), as qualificações mínimas para o exercício das funções técnicas previstas no Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) e no Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização dos Edifícios (RSECE), no que respeita à actividade de responsável pela sua aplicação, bem como as qualificações específicas para o exercício da actividade de Perito Qualificado no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE).
 “Neste contexto, entendeu a ESTG-IPVC proporcionar acções de formação sobre o novo RCCTE, que têm como principal propósito dotar os técnicos e projectistas da região de competências específicas necessárias à correcta aplicação das metodologias e procedimentos de cálculo previstos no RCCTE, proporcionando de forma complementar a formação de Peritos Qualificados no âmbito do SCE”, referiu António Curado, docente da ESTG-IPVC e um dos responsáveis pelo lançamento deste curso de formação.
 Sobre o curso, Vítor Leal, também docente da ESTG-IPVC e igualmente responsável pelo lançamento deste curso de formação, explicou que se encontra estruturado em três módulos. Um primeiro módulo de formação, designado por Fundamentos de Térmica de Edifícios (FTE), com duração equivalente a um dia e meio, num total de 12 horas, que incide sobre os conceitos básicos necessários ao cálculo térmico de edifícios".
 Um segundo módulo de formação, designado por Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), com duração equivalente a três dias, num total de 21 horas, que se concentra estritamente na formação técnica sobre o RCCTE, por forma a possibilitar aos formandos o domínio sobre todos os aspectos necessários à aplicação do regulamento na fase de projecto, ou numa verificação de conformidade regulamentar por um perito qualificado.
 Um terceiro módulo de formação de dois dias, designado por Certificação Energética dos Edifícios no Âmbito do RCCTE (Certificação SCE-RCCTE), num total de 15 horas, destinado especificamente à formação de candidatos a Perito Qualificado do SCE no âmbito do RCCTE, cobrindo os temas mais específicos previstos no Protocolo, nomeadamente o funcionamento do SCE e os procedimentos para emissão de declarações de conformidade regulamentar e certificados energéticos.
"Novos Desafios para a Contabilidade" em Conferências promovidas pela Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVCOradores nacionais e estrangeiros de renome marcarão presença
 Certame é já a 6.ª Edição!
 "Novos Desafios para a Contabilidade" é o grande tema das Conferências de Valença, promovidas pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE – IPVC], que se realizam no dia 22 de Maio.
 Segundo Florbela Correia, Presidente daquela Escola Superior do IPVC "este evento é motivo de grande orgulho para a nossa Comunidade Académica. Temos sempre um leque de renomados Conferencistas, o que confere uma considerável dimensão a esta iniciativa, que é já um ex-libris da tradição desta Escola". 
 "Oradores de conceituadas instituições de Ensino Superior, como a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Complutense de Madrid, a Universidade Carlos III, igualmente de Madrid, a Universidade de Vigo, Universidade Tecnológica de Bolívar, Cartagena – Colômbia, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a Universidade de Santiago de Compostela, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – Brasil, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, marcarão presença neste certame" informou ainda João Vieito, Vice-Presidente da ESCE-IPVC.
 O primeiro painel conta com temáticas como "Contabilidad Creativa Y Normas Internacionales de Información Financeira"; "A Utilidade da Contabilidades Pública"; "Confianza Y Laxitud Presupuestaria".
 "O Efeito dos Impostos no Custo do Capital"; "Informação Externa sobre Capital Intelectual"; "Novas Perspectivas na Investigação em Contabilidade de Gestão"; "Information Contable para la Gestión" serão abordadas pelo segundo painel destas Conferências que decorrerão ao longo do dia, com horário agendado para as 10h00 a primeira e 16h45 a última.
 A Sessão de Abertura será pautada pelas intervenções de ilustres convidados como o Presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra, Rui Teixeira, Presidente do IPVC e de Florbela Correia, Presidente da ESCE-IPVC.
 O certame encontra-se aberto a toda a Comunidade Académica do IPVC, bem como ao público em geral. As inscrições encontram-se disponíveis até ao dia 21 de Maio.
Instituto do Vinho do Douro e Porto apoia Pós-Graduação em Marketing de VinhosCurso é lançado pela Escola Superior Agrária do IPVC 
 Candidaturas abrem dia 21 de Maio
 É com o apoio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes [CVRVV], do Instituto do Vinho do Douro e Porto [IVDP], da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal - [FENADEGAS]  e do Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte, que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], sediada em Ponte de Lima, vai promover uma pós-graduação em Marketing de Vinhos. 
 "Actualmente sente-se uma necessidade de maior conhecimento e de maior investimento em Marketing, o que na prática significa que as organizações vitivinícolas devem introduzir o marketing no cerne das suas estruturas organizativas", refere Teresa Madureira, Docente da ESA-IPVC e membro da Coordenação do Curso. 
 "Situada no centro do Alto Minho, esta instituição de Ensino Superior Público, assume, também, as suas responsabilidades e o seu papel na região em que se insere, criando uma Pós-Graduação (PG), que, por certo, contribuirá para a resolução de alguns condicionalismos de mercado, regionalmente localizados e identificados", considerou ainda a Coordenadora.
 O facto de a presente PG ser actualmente a única acção formativa na área específica do Marketing de Vinhos, a ser proposta no nosso País, redobra a responsabilidade da ESA-IPVC, mas torna, necessariamente, o desafio mais difícil e aliciante. "A leccionação de um curso pós-graduado com estas características coloca também o nosso País em sintonia com os restantes países produtores de vinho de qualidade. Com efeito, os países que têm demonstrado uma forte dinâmica ao nível da fileira vitivinícola, apresentam normalmente formações superiores similares, registando-se grande procura por parte de técnicos, empresários, académicos e outros agentes económicos que participam ou pretendam vir a participar na fileira", salientou Fernando Nunes, igualmente Docente daquela Escola Superior e membro da Coordenação deste curso de PG.
 “A presente Pós-Graduação destina-se especialmente a técnicos superiores com responsabilidades nas áreas da gestão e do marketing, que exerçam funções em organizações directamente ligadas ao sector vitivinícola. A temática desta PG apresenta-se igualmente motivadora e útil para técnicos mais vocacionados para as componentes produtiva e transformadora, e para responsáveis de empresas de consultoria, que desenvolvam, ou pretendam vir a desenvolver, trabalhos e assessoria na área específica do marketing de vinhos”, refere Sofia Rodrigues, igualmente Docente daquela Escola Superior e membro da Coordenação deste curso de PG.
 “Entre os objectivos da formação encontram-se a intenção de contribuir para a resolução dos problemas de penetração em novos mercados e consolidação nos actuais mercados de produtos vínicos nacionais; desenvolver valências e conhecimento que auxiliem na resolução de problemas específicos da comercialização dos vinhos, e, em particular, dos “Vinhos Verdes” e fornecer aos formandos um corpo conceptual relevante, que permita a constituição de uma robusta matriz de conhecimento na área do marketing”, afirma Anselmo Mendes, enólogo que tem tido um desempenho marcante na recente e intensa revolução dos vinhos nacionais, e é também membro da Coordenação deste curso de PG.
 Adquirir e aprofundar competências em marketing de vinhos, particularmente ao nível do desenvolvimento de estudos de mercado, que permitam compreender as estruturas de distribuição e os processos de compra ou ainda analisar exemplos de marketing de vinhos, ocorridos em Portugal e noutros países, promovendo, designadamente, uma abordagem do tipo “benchmarking” são outras metas a alcançar.
 Também se pretende desenvolver, a mais longo prazo, um núcleo de conhecimento de excelência no âmbito do marketing de vinhos (envolvendo formadores, formandos e outros interessados), que possa dar respostas qualificadas a problemas e dificuldades do sector.
 Esta PG funcionará com um número mínimo de 20 formandos e um número máximo de 30, ao longo de nove meses, entre Novembro de 2007 e Julho de 2008.
 Anselmo Mendes, Isabel Afonso Fernando Nunes, Sofia Rodrigues e Teresa Madureira são alguns dos docentes da ESA-IPVC que participarão nesta Pós-Graduação.
 De entre os convidados para os Seminários, a realizar ao longo de várias unidades curriculares desta Pós-Graduação, marcarão presença renomados oradores como Cristiano van Zeller, Director da Quinta Vale D. Maria – Douro, Javier Pérez, Director Técnico da Ruta do Viño do Ribeiro, João Paulo Martins, jornalista e crítico de vinhos, José Bento dos Santos, vice-presidente da Academia Internacional de Gastronomia e presidente da Associação Portuguesa de Gastronomia, José Serôdio, Director da ENOTECA, Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão Executiva da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Miguel Sottomayor, docente da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, Martim Guedes, da Quinta da Aveleda, entre outros.
 O período de candidaturas decorrerá entre 21 de Maio e 6 de Julho 2007, na ESA-IPVC. 
 |  
 
	| ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ANCORA REALIZOU ESPECTACULO NO CASINO
O Orfeão de Vila Praia de Ancora realizou um Sarau Artístico no Casino Afifense, no qual participaram as suas diversas secções, estando envolvidos inúmeros elementos distribuídos pelas varias áreas apresentadas e onde foi notória a presença de muita juventude, que também se insere activamente dentro  das suas actividades culturais. 
 O Sarau iniciou-se com a actuação do Grupo Coral, que dispensa qualquer apresentação, apresentou seis temas que encantaram os presentes, tendo sido largamente aplaudidos. 
 A segunda parte, foi preenchida com o Grupo de Danças e Cantares Regionais, com a apresentação de seis danças e o vira geral, muito participativo. 
 A terceira e ultima parte, esteve a cargo do Grupo de Teatro, em que numa encenação de António Neiva, apresentaram a peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, onde em palco estiveram cerca de duas dezenas de actores e outros intervenientes. 
 O espectáculo primou pela qualidade, foi do agrado geral e apenas uma nota negativa, que vai para o afastamento dos sócios e do publico em geral para com as realizações que ocorrem no Casino, pois como neste caso e pela qualidade apresentada, merecia uma afluência de publico muito mais significativa.  
 
 O Afifense a foi a Gondomar vencer a formação local por 31-34 e assim na duas jornadas do fim da fase de apuramento do campeonato nacional de andebol da segunda divisão, tem praticamente garantida a permanência neste campeonato para a próxima época. 
 Esta foi uma importante vitória que assim reforça a terceira posição na tabela classificativa, numa partida pautada por grande equilíbrio, com bons recortes técnicos que proporcionaram um bom espectáculo de andebol. 
 Os visitantes conseguiram manter a vantagem e souberam gerir a seu favor os minutos finais da partida, conseguindo assim três preciosos pontos. Na penúltima jornada a ter lugar sábado, o Afifense joga em casa com o F. C. de Gaia.
 
 BANHISTAS QUEIXAM-SE DE LIXO A MAIS NAS PRAIASO tempo quente que se tem feito sentir, fez com que as praias de Afife viessem a registar os primeiros movimentos de banhistas, no entanto o lixo acumulado do Inverno ainda não foi removido e são os frequentadores das praias a apontar o dedo para essa falha. A Junta de Freguesia, que para esse efeito tem celebrado protocolos com a Câmara, ainda não encetou a limpeza das praias, mas garante que no dia 1 de Junho, altura da abertura da época balnear, todas as praias da Freguesia estarão limpas e com todas as condições para serem frequentadas com higiene e segurança.
 A Junta vai garantir a abertura dos balneários das praias de Bandeira Azul, assim como da limpeza mecânica e manual de todas as praias, assim como a recolha diárias dos lixos de contentores e receptáculos colocados no areal e nos acessos ás praias. Os trabalhos de limpeza vão ser iniciados na próxima semana e alem das áreas balneares, serão ainda beneficiados todos os acessos e locais de estacionamento.
 
 FESTAS DE SANTO ANTONIO, SÃO EM JUNHOAs festas de Santo António em Afife, vão ter lugar uma vez mais no próximo mês de Junho e este ano vão ser prolongadas em relação aquilo que é habitual. A comissão resolveu aumentar os dias de festas que assim prolongam-se por duas semanas, com várias realizações a antecipar os dias principais de festas como é o festival de folclore e as noites musicais. 
 A comissão vai brevemente apresentar o cartaz e o livro das festas, este com vários apontamentos históricos e culturais da Freguesia, assim como tem a lista telefónica de Afife. 
 Agora e em colaboração com as festas, a Junta de Freguesia vai fazer o arranjo e limpeza do Monte de S. António, sua área envolvente e respectivos acessos, trabalho esse que já foi iniciado e estará concluído no inicio das festividades. 
 A comissão de festas fez ainda alguns arranjos no monte e reparou o interior do bar, dotando-o assim com as condições adequadas para poder ser utilizado nas alturas festivas, assim como reparou os balneários que mostravam já sinais de degradação e vandalismo. 
 No entanto, seria necessário que as autoridades policiais vigiassem com mais frequência este local, devido ao abuso exagerado de motociclistas que aí fazem pista e degradam todo aquele pitoresco local, onde é proibida toda e qualquer circulação de veículos motorizados.
 
 Foi mais um mamífero marinho a dar á costa na área da praia da Ínsua em Afife, este era um golfinho macho adulto com cerca de 2,08 metros de comprimento e pesaria cerca de 80 quilos, segundo a identificação dos dados biometricos recolhidos pela APCA. 
 Com este eleva-se para três os mamíferos marinhos arrojados á costa Afifense no decorrer deste ano, onde até se tem registado uma ligeira diminuição destes casos nos últimos anos, certamente devido a uma mais eficaz fiscalização. 
 Agora espera-se que as entidades competentes façam a sua remoção, já que o tempo quente que se tem feito sentir, vai fazer com que os cheiros derivados da sua decomposição se comecem a fazer sentir numa praia normalmente muito frequentada.
 |  
 
	| "Jornadas de Eco-Construção: Casas Saudáveis para o Presente"
 Com a organização da Associação ALDEIA e o apoio da ESG/ Escola Superior
Gallaecia, realizam-se em Paredes de Coura, de *7 a 9 de Junho de 2007*,
As Jornadas de Eco-Construção: Casas Saudáveis para o Presente.
 *Quinta-feira, 7 de Junho*
 08 30 – Recepção e entrega de documentação
09 30 – Abertura das Jornadas. Apresentação da ALDEIA.
 10 00 – _1ª Sessão_ - Arquitectura de Terra - Património, Diversidade
 Cultural e Contemporaneidade -
 Mariana Correia - Arquitecta. ES Gallaecia
 10 30 – _2ª Sessão_ – Argamassas Eco-eficientes e Construção Não
 Convencional em Canhâmo Industrial -
 Rute Eires - Arquitecta. UM
 11 00 – Pausa para café
 11 30 – _3ª Sessão_ - A Oficina da Terra Crua. Reciclagem e Reutilização
de Materiais na Construção
 Ecológica - Vera Schmidberger - Arquitecta. SLA
 12 00 – _4ª Sessão_ - Construção em Madeira: A Construção, A Floresta e
a Paisagem - Jorge Lira -Arquitecto.
 Norma_Nova Arquitectura em Madeira
 12 30 – Oficina de construção em fardos de palha e cal - Jorge Lira -
Arquitecto
 13 00 – Almoço
 15 00 – _5ª Sessão_ - Edifício energeticamente auto-suficiente? -
João Caixinhas e Carla Silva - Arquitecta. Ceifa Ambiente, Lda.
 15 30 – _6ª Sessão_ - Caracterização e Reabilitação de Construções
existentes em Terra -
 Dep. Engenharia Civil. UA
 16 00 – Pausa para Café
 16 30 – _7ª Sessão_ – Coberturas ajardinadas-Contributos para um
urbanismo mais sustentável -
 Laura Costa - Arquitecta Paisagista. UTAD
 17 00 – _8ª Sessão_ – Piscinas Biológicas - Conceito, Construção e
Manutenção -
 Gisela Mourão - Arquitecta Paisagista
 17 30 – Debate
 18 00 – Projecção de Filmes
 19 00 - Encerramento dos trabalhos
 *Sexta-feira, 8 de Junho*
09 00 – Concentração no Centro Cultural de Paredes de Coura
 09 30 – Saída de Campo
 1º Local – Pensão Nascente do Ave – Piscina Biológica de uso
semi-público- Vieira do Minho
 2ºLocal – Quinta do Esquilo – Pavilhão de eventos em Madeira – Amares
 13 00 - Almoço
15 00 - Regresso a Paredes de Coura
 15 30 - Oficina da Terra Crua (Mediante Inscrição prévia)
 *Sábado, 9 de Junho*
10 00 – _1ª Sessão_ - Uma Experiência Ecológica – Uma Casa Unifamiliar
em Gaia -
 Filipe Francisco - Eco-Arquitecto. Ecocriações_Arquitectura Sustentável
 10 30 - _2ª Sessão_ – ¿Sostenibilidad, ecoarquitectura, bioclimática?
 Simplemente outra manera de ver y entender la arquitectura -
Iñaki Urkia - Ecoarquitecto. satt
 11 00 - Pausa para café
 11 30 - _3ª Sessão_ – Mesa redonda sobre as jornadas
 13:00 - Encerramento
 |  
 
	| Município de Ponte de Lima e ADRIL organizam Seminário "Património Paisagístico do Vale do Lima"
O Município de Ponte de Lima e a ADRIL promovem, no próximo dia 25 de Maio, no Auditório Municipal, o Seminário "Património Paisagístico do Vale do Lima", evento que contará com a presença de nomes como Teresa Andersen, Ilídio Araújo, Francisco Caldeira Cabral e Cristina Castel Branco, entre outros.
 O seminário "Património Paisagístico do Vale do Lima" pretende assumir-se como um espaço de reflexão para as grandes questões do património e da paisagem do Vale do Lima e, quiçá, o despertar de sensibilidades para as grandes questões da terra.
 O programa inclui painéis sobre "Evolução e Morfologia do Vale do Lima", "A conservação da Natureza no Vale do Lima" e ainda "Os Jardins do Vale do Lima".
 Propositadamente, o seminário "Património Paisagístico do Vale do Lima" coincide com a abertura do Festival Internacional de Jardins 2007, cujo tema, "O Lixo na Arte dos Jardins", pretende ser, desde já, um alerta para a necessidade de preservação ambiental.
Informação Município de Ponte de Lima |  
 
	| Local: Rio Lima (Nível Iniciação) 
2:30h duração aproximada.
 Próximas descidas
Dia 20 de Maio » 9:30h em Ponte da Barca
 Dia 26 de Maio » 15:00h em Ponte da Barca
 |  
 
	| O presente e o futuro das energias renováveis em debate em Ponte de LimaAnalisar o presente e o futuro das energias renováveis é o grande objectivo do seminário que a Associação Internacional de Estudantes de Agricultura, comité Ponte de Lima – IAAS vai realizar no dia 30 de Maio, com início às 9,00 horas, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC).
 “Em Portugal, a dependência energética do exterior é extremamente elevada. Durante a década de noventa, importámos sempre mais de 80% da energia primária consumida. Não se regista actualmente em Portugal, a exploração de qualquer produto energético de origem fóssil. Sendo assim, as Energias Renováveis assumem um papel extremamente importante já que representam a totalidade da produção doméstica de energia”, refere fonte da organização. 
 “O país é o quarto da União Europeia com maior percentagem de utilização de Energias Renováveis no consumo total de energia. Particularmente, no que se refere à produção de energia eléctrica, a produzida a partir de fontes de energia renováveis representa quase 40% no consumo bruto de electricidade”, salienta ainda a mesma fonte. 
 |  
 
	| O European Strategy Forum debate  as Relações U. E. - China Ponte de Lima 17-19 Maio 2007O European Strategy Forum, uma organização sem fins lucrativos, registada sob a lei portuguesa, está a organizar uma conferência de alto-nível, sobre as relações U.E. - China, de 17 a 19 de Maio, em Ponte de Lima. A reunião será co-presidida por António Vitorino, o presidente do European Strategy Forum, Peter Ludlow, o Presidente Executivo do Forum, Embaixador Ma Zhengang, Presidente do Instituto Chinês de Estudos Internacionais e Ding Kuisong, Vice-Presidente do Forum de Reforma de China. 
 A conferência, que funciona por sistema de convite, juntará aproximadamente 70 figuras de topo da China, da União Europeia e do resto do mundo. Os participantes incluirão nomes como João Cravinho, o ministro português do Desenvolvimento, Gareth Evans, Presidente do Grupo de Crise Internacional e antigo ministro dos negócios estrangeiros da Austrália, Robert Cooper, Director Geral responsável pelas Relações Externas no Concelho de Ministros da U.E., Conselheiro Especial do primeiro-ministro português, Vítor Martins e o Embaixador Domingos Fezas Vital do Gabinete do Presidente de Portugal, Don Xia, Fundador e Director Executivo da Teleway e muitas outras grandes empresas chinesas, Wolfgang Munchau, do Financial Times e muitos académicos proeminentes, homens de negócio e oficiais de toda a Europa, China e todo o mundo. 
 O debate, que será informal e sem registo, irá focar oito tópicos:
·	China, a U.E. e a nova ordem mundial;
 ·	Comércio;
 ·	Pesquisa e Tecnologia;
 ·	Ambiente e Aquecimento Global;
 ·	Energia;
 ·	A U.E. , China e o desenvolvimento mundial, com referência especial a África;
 ·	A U.E., China e a segurança global;
 ·	Prioridades e perspectivas para a parceria U.E. - China e o Acordo de Cooperação.
 O European Strategy Forum irá publicar um livro baseado na conferência, em Setembro deste ano. Para mais informações, por favor contacte pburton@esf.pt
 |  
 
	| RALLYES ANIMAM CONCELHO DE VILA NOVA DE CERVEIRA
O Targa Clube, com a colaboração, entre outros, do município cerveirense, organiza, nos dias 9 e 10 de Junho, a 7ª edição do Rallye Vila Nova de Cerveira, prova integrada no Campeonato Open de Ralis de 2007 (5ª etapa) que reunirá concorrentes do Campeonato Nacional FPAK de Clássicos, Campeonato Nacional FPAK Júnior e Campeonato Regional de Ralis Norte (VSH).
 
 Na apresentação do evento, realizada hoje de manhã no auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, o vereador Fernando Nogueira, observou que, além da componente desportiva, o acontecimento desportivo vai permitir animar os sectores da restauração e do alojamento. 
 Fernando Baptista, do Targa Clube, referiu que o Rallye de Vila Nova de Cerveira tem condições ímpares para crescimento em termos de participação e afluência de público, acentuando que após um período de implantação chegou a hora de consolidar a prova. 
 A competição deste ano desenrolar-se-á em duas secções em sistema de "ronde" com partida e chegada à autarquia anfitriã, numa competição com uma extensão total de 150 quilómetros, dos quais cerca de 50 quilómetros serão ao cronómetro, em sete especiais de classificação nos pisos de asfalto dispersos por um cenário marcado pela serra e pelo rio.
 Este modelo revisto de prova irá permitir reduzir os custos totais de participação relacionados com os reconhecimentos e competição propriamente dita, procurando abrir portas a uma extensa lista de inscritos que não deverá ultrapassar as sete dezenas.
 O secretariado da prova vai estar novamente centralizado no Braseirão do Minho, disponível a partir das 22.00 horas do dia 8 de Junho (sexta-feira), onde todas as informações e resultados relativos às provas de classificação serão processados pelo centro de cálculo do Targa Clube com o apoio da PT Comunicações.
 De novo, será possível acompanhar em www.targa.pt todas as incidências da competição e o tempo real dos "cronos" realizados pelos concorrentes. À comunicação social vão ser disponibilizados os meios necessários para que a cobertura do evento possa efectuar-se nas melhores condições possíveis.
REUNIÕES PARTICIPATIVAS DA AGENDA 21 LOCAL EM CAMPOS, CORNES E CANDEMIL No âmbito do trabalho promovido pelo Grupo Coordenador da Agenda 21 Local de Vila Nova de Cerveira, inicia-se amanhã, dia 17, um conjunto de "Reuniões Participativas" com as juntas de freguesias do concelho e parceiros da Rede Social.
 A primeira reunião decorre na freguesia de Campos, pelas 21.00 horas, seguindo-se, na sexta-feira, dia 18, à mesma hora, a freguesia de Cornes e, no sábado, dia 19, pelas 14.00 horas, a freguesia de Candemil. Todas as reuniões tem lugar nas respectivas sedes de junta.
 A breve prazo, será divulgado o calendário das reuniões nas restantes 12 freguesias do concelho. As datas em cada freguesia serão marcadas de acordo com a disponibilidade das próprias juntas de freguesia, procurando-se, na medida do possível, seguir a ordem alfabética. 
 Estes encontros, que decorrerão até final de Junho sob a temática "Discutir os problemas, ponderar as soluções", têm como objectivo a recolha de informação pertinente junto das populações locais e instituições concelhias, procurando um debate amplo centrado na apresentação e avaliação dos problemas ambientais, sociais e económicos, bem como na inventariação de eventuais medidas a adoptar.
 Tratando-se de um processo que "apela" à participação dos cidadãos para a definição de prioridades e estratégias para a freguesia e concelho, estas reuniões pretendem ser o mais participadas possíveis para que o desenvolvimento de Vila Nova de Cerveira possa ser feito com o empenho e a colaboração de todos.
Informação Município de Vila Nova de Cerveira |  | 
	| ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA |  
	|  |  
	| Autor Joaquim Vasconcelos
 |  
	| MEMÓRIAS DA
 SERRA D'ARGA
 |  
	|  |  
	| Autor Domingos
 Cerejeira
 |  |  |