CONCELHO DE CAMINHA



UM MOSAICO DE PAISAGENS

Jornal Digital Regional
Nº 188: 5/11 Jun 04 (Semanal - Sábados)

Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.



FESTAS DO CORPO DE DEUS (COCA 2004)

PROGRAMA

Dia 6

15h30 - Entrega dos prémios do concurso internacional "Artes da Raya" (Casa Museu de Monção)

16h00 - Inauguração da exposição "O Sentido Trágico da Vida", do escultor José Rodrigues (Casa Museu de Monção)

16h30 - Inauguração da exposição do concurso internacional "Artes da Raya" (Casa do Curro)

Dia 9

20h00 - VI Milha Urbana da Coca (centro histórico de Monção)

23h00 - Animação com o grupo "Roconorte" (Praça Deu- la-Deu)

24h00 - Sessão de fogo de artifício.

Dia 10

9h00 - Pifaradas e Zabumbadas

9h00 - Assembleia Geral da Associação "Rota de S. Jorge" (Auditório da Biblioteca Municipal)

10h00 - Arruada da Coca pelas artérias da vila

11h00 - Hastear da bandeira nos Paços do Concelho

14h30 - Concerto das bandas musicais de Monção e Tangil (Praça Deu-la-Deu) 16h00 - Entrada da Fanfarra Deu-la-Deu

16h30 - Eucarístia e Procissão Solene do Corpo de Deus. Participação das freguesias (Cruzes e Turíbulos)

18h00 - Animação no "Campo do Souto"

18h30 - Tradicional combate entre a Coca e S. Jorge (Campo do Souto)

22h00 - Actuação do grupo "Ronda dos Quatro Caminhos" (Praça Deu-la-Deu) 24h00 - Sessão de fogo de artifício

Dia 11

13h30 - Acto público de adesão da vila de Redondela à Associação "Rota de S. Jorge" (Paços do Concelho de Redondela)


PROCISSÃO SOLENE E "COMBATE" ENTRE S. JORGE E A COCA

A Festa do Corpo de Deus, cartaz turístico por excelência do concelho de Monção, foi instituída na Bélgica em 1246, tendo chegado a Portugal no reinado de D. Afonso III. A procissão, que incluiu a presença de um cavaleiro personificando o padroeiro do reino - S. Jorge, é incorporada no tempo do Rei D. João I, mantendo-se até aos dias de hoje um pouco por todo o país.

Monção acompanhou esta solenidade, mantendo todo o esplendor próprio de uma grande festa. Assim, no acto religioso tomam parte todas as cruzes e pendões das 33 paróquias que constituem o Arciprestado de Monção com as respectivas irmandades a distinguirem-se pelo colorido das opas.

A procissão monçanense, atendendo ao carácter religioso e ao apego à terra da população local, engloba ainda a presença do boi bento, bovino enfeitado e bem tratado que vai na frente em homenagem ao grande "companheiro" dos agricultores nas lides do campo.

Depois de percorridas as principais ruas da vila, cujos passeios e varandas apresentam uma moldura humana assinalável, a procissão recolhe à Igreja Matriz e o povo desloca-se para o anfiteatro do Souto, local onde terá lugar o torneio entre as forças do bem e do mal simbolizadas pelo cavaleiro S. Jorge e um dragão chamado Coca.

Episódio marcante da cultura local

As pessoas comparecem aos milhares motivadas quer pela curiosidade em apreciar "in loco" um dos episódios mais emblemáticos da tipicidade monçanense quer pela vontade em repetir alguns momentos de animação vividos em anteriores certames.

Quando a "casa" está bem composta e as duas claques começam a entoar os primeiros cânticos, entram no recinto em redondel os dois adversários. De um lado, o cavaleiro S. Jorge, encarnado por um agente da GNR vestido a rigor e montado num exuberante cavalo branco. Do outro, uma horrenda figura de dragão, conhecida por Coca, que deita fumo pelas narinas.

O bicho, construído em tela sobre armação de madeira e com "rodinhas" disfarçadas sob as patas com unhas aguçadas, está pintado de verde e tem a cabeça móvel com goelas abertas e gulosas, sendo a mobilidade conseguida por um rapaz que é transportado no interior do monstro. Exteriormente é empurrado por 4 a 6 funcionários da autarquia.

Confronto renhido com final incerto

As cores berrantes, a mobilidade constante e o tamanho do dragão provocam no animal montado por S. Jorge certos temores que impedem ou dificultam a aproximação suficiente para o padroeiro do reino desferir os golpes castigadores do pecado.

O duelo, sempre renhido e de desenlace indefinido, representa um momento de excepcional alegria e satisfação dos presentes que, ora riem à gargalhada com as peripécias dos intervenientes, ora aplaudem as investidas e actos de bravura de um e de outro.

À medida que o "combate" vai avançando, os populares tomam partido: ou é a Coca que este ano está a ser bem empurrada; ou é a cavalgadura temerosa que não pára perto do dragão; ou é o cavaleiro que, fruto da experiência e da habilidade, marca pontos decisivos.

O torneio demora o tempo que leve ao cansaço dos participantes activos. S. Jorge é considerado vencedor se conseguir desferir golpes certeiros (língua e orelhas) na Coca que, por esse motivo, tem de ser restaurada e pintada nos dias posteriores ao "combate",

Explicações intuitivas e analógicas

O nome de Festa da Coca para este torneio entre um cavaleiro e um dragão não possui uma explicação objectiva devido à ausência de apontamentos da época, restando, por isso, apenas algumas observações de âmbito intuitivo ou analógico que chegaram até aos nossos dias.

Desta forma, a designação talvez derive do facto de se tratar de uma festividade que, colocando frente a frente a virtude e o pecado, poderia muito bem sinalizar um acto de raiva à maldade, uma vez que na região minhota a palavra coca é sinónimo de raiva ou ódio.

Coca é ainda uma máscara feita com recurso a casca de abóbora com aberturas arredondadas ao nível da boca e dos olhos. Por analogia à figura de S. Jorge, é provável que o povo, à falta de melhor rótulo, passasse a denominar o torneio como Festa da Coca.

Suposições que exaltam o brilho e engrandecem o espírito desta festividade secular, a qual encaminha todos os anos para a localidade raiana um considerável número de munícipes e forasteiros que participam com recolhimento na parte religiosa e vibram com o paganismo do "combate".

Episódio curioso e verídico foi vivido por uma senhora galega que, deslocando-se a Monção para presenciar o acontecimento, ficou de tal forma embasbacada frente à Coca que não prestou atenção ao repique dos sinos, chamando para a missa que antecede a saída da procissão. Quando de tal se apercebeu, exclamou pesarosa mas convicta: "por causa da santa coca perdi o demo da missa".


CONCURSO INTERNACIONAL "ARTES DA RAYA"

O II Concurso Internacional de Pintura, Escultura e Fotografia "Artes da Raya", cuja apresentação decorrerá entre os dias 6 e 20 de Junho, conta com 78 trabalhos (45 pinturas, 23 fotografias e 10 esculturas) pertencentes a 45 artistas de diferentes pontos do norte de Portugal e da Galiza.

O concurso engloba seis prémios: grande prémio "Artes da Raya" (1000 euros); prémio pintura e prémio escultura (750 euros cada), prémio fotografia (500 euros); e prémio revelação (400 euros). O prémio carreira, não remunerado, será entregue ao escultor José Rodrigues.

O principal objectivo desta iniciativa consiste na divulgação/promoção dos valores artísticos do Minho e da Galiza, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento artístico desta euro-região e um maior contacto das populações locais com diferentes formas de arte.

Na primeira edição, o grande prémio foi atribuído à artista bracarense Leonor Esteves com a pintura "Passagens", tendo o prémio revelação recaído em Lua com "Tourada". O prémio pintura foi ganho pelo galego J. Garcia com "Paisage Lucense"; o prémio escultura por António Peres com "Quatro Elementos"; e o prémio fotografia por Jone-M com "Mãe".


"O SENTIDO TRÁGICO DA VIDA", DE JOSÉ RODRIGUES

A exposição de escultura e desenho "O Sentido Trágico da Vida", de José Rodrigues, é inaugurada no dia 6, ficando patente, na Casa Museu de Monção, até ao dia 20. Pode ser visitada, todos os dias, das 10.00 às 12.00 e das 14.30 às 19.00 horas.

José Rodrigues nasceu em Luanda em 1936, sendo formado em escultura pela escola Superior de Belas artes do Porto. Fundador e presidente da Cooperativa Árvore, José Rodrigues foi condecorado, em 1994, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Encenou várias peças de teatro em Portugal e no estrangeiro e colabora com poetas e escritores na ilustração de livros. Monumentos e esculturas com a sua assinatura podem ser vistos em várias localidades: Vila Nova de Cerveira, Paços de Ferreira, Arcos de Valdevez, Porto Viana do Castelo, Macau, New Bedford...

No panfleto promocional da exposição pode ler- se: "Foi José Rodrigues quem nos deu a conhecer, por dentro, o fogo do desejo, quem trouxe de volta a carne dos mitos gregos, a rijeza dos corpos, no redondo dos seios, nas curvas, sensuais, dos flancos, onde a mão gosta de repousar.

Foi ele quem fez nascer a sensualidade das ninfas de Camões, debruçadas dos mundos do pensamento do poeta e apresentou o mapa da Índia com corpo e rosto de mulher, envoltos em véus de nuvens, por ainda não desvendada. E tornou visível o erotismo, sonhado, da ilha dos amores.

Com a leveza do seu lápis fez nascer uma vegetação de luz e sombra, que Deus não tinha criado no jardim do paraíso. Agora que já passou a esperança e a juventude, o fogo do amor e a força de outrora vai ficando longe, chegou com este sentido trágico, que se nos mostra, na sua nudez de faca, cortante e inexorável".


"RONDA DOS QUATRO CAMINHOS" NA PRAÇA DEU-LA-DEU

O grupo de música popular portuguesa "Ronda dos Quatro Caminhos" actua no dia 10 de Junho, pelas 22.00 horas, na Praça Deu-la-Deu Martins. O concerto, englobado no ciclo de Primavera do projecto "Sons de Fronteira, insere-se no programa das Festas do Corpo de Deus (Coca 2004).

Numa linha de profundo respeito pelas características de cada região, o grupo, constituído em 1983, envereda não tanto pela simples reprodução das suas canções mas antes por um trabalho de recriação. Nesta perspectiva, surge, no ano seguinte, o primeiro LP "Ronda dos Quatro Caminhos" que viria a ser muito bem aceite tanto em Portugal como em vários países europeus.

Na linha do primeiro trabalho, é editado, em 1985, o disco "Cantigas do Sete Estrelo". No Natal desse mesmo ano, surge um novo trabalho intitulado "Canções Tradicionais Infantis" que procura levar a música tradicional aos mais novos. Em 1986, o grupo recebe o prémio da revista "Nova Gente" e lança o quarto trabalho de originais "Amores de Maio".

Até ao final da década, sucedem-se espectáculos em Portugal, Canada, Holanda e Cabo Verde. O grupo dá corpo à velha ideia de criar um disco de fados tradicionais, surgindo " Fados Velhos" (1987), e lança a compilação "O Melhor da Ronda" (1989).

Em 1991, aparece "Romarias" e a realização de mais de 70 espectáculos no país e no estrangeiro. Segue-se o registo ao vivo "Uma Noite de Música Tradicional" (1994); Reedição em CD do trabalho "Canções Tradicionais Infantis" (1995); e lançamento de "Recantos" (1997), disco que marca uma nova sonoridade assente nos violinos e no piano acústico.

O disco "Outras Terras", lançado em edição de autor, é editado em 1999. dois anos mais tarde, surge "Alçude", gravado ao vivo nos concertos realizados no Teatro Garcia de Resende. Em 2003, vinte anos após a constituição do grupo, é lançado o trabalho "Terra de Abrigo" que conta com a participação da Orquestra Sinfónica de Córdoba, de sete coros alentejanos e das vozes de Kátia Guerreiro, Esperanza Fernandez e Amina Alaoui.


VI MILHA URBANA DA COCA

A VI Milha Urbana da Coca, iniciativa desportiva promovida pela autarquia monçanense, Associação de Atletismo de Viana do Castelo e Clube Desportivo "Mouriminho", realiza-se no dia 9, quarta- feira, a partir das 20.00 horas, devendo estar presentes perto de 400 atletas nacionais e internacionais nos diferentes escalões.

A iniciativa começa com actividades lúdicas de atletismo para benjamins A (7 - 9 anos) e benjamins B (10 - 11 anos), continuando com as provas de infantis, iniciados e juvenis (mini-milha) e juniores, veteranos e seniores. O melhor classificado em seniores masculinos/femininos receberá 400 euros, o segundo 300 euros e o terceiro 200 euros.

Em juniores masculinos/femininos, os prémios pecuniários variam entre 100 e 50 euros (1º a 3º lugar) enquanto em veteranos masculinos situam-se entre 50 e 15 euros para os mesmos lugares. Haverá ainda medalhas aos 3 primeiros de cada escalão e prémios de presença para os atletas que terminem a prova.

O percurso inicia-se no Largo do Loreto e passa pela Praça Deu-la-Deu, Praça da República, Avenida e Largo da Estação, Rua 25 de Abril, antiga praça do peixe e Rua General Pimenta de Castro. São necessárias duas voltas a este trajecto para completar a milha.


II FESTIVAL DE FOLCLORE DE MAZEDO

O Grupo de Danças e Cantares de Mazedo, realiza, no próximo domingo, dia 6, o II Festival de Folclore de Mazedo com a presença de agrupamentos folclóricos e etnográficos oriundos de diversas regiões de Portugal e da vizinha Galiza.

O programa arranca às 12.00 horas com a recepção aos ranchos convidados e almoço/convívio no Centro Escolar de Mazedo, continuando, pelas 14.30 horas, com a concentração e desfile dos grupos até ao local do festival que terá início, meia hora mais tarde, no recinto das festas da freguesia.

Além do grupo anfitrião, participam no II Festival de Folclore de Mazedo, os seguintes agrupamentos: Trompos-os-Pés, de Marin (Galiza); Rancho Folclórico de S. Salvador de Macieira (Vila do Conde); Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Loureira (Vila Verde); Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Friestas (Valença); e Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.

Informação Câmara Municipal de Monção

GRUPO "TUCANAS" ACTUA NA PRAÇA CENTRAL DA VILA

O grupo "Tucanas" actua no dia 5 de Junho, sábado, pelas 22.00 horas, na praça central (terreiro) de Vila Nova de Cerveira. O concerto, englobado no ciclo de Primavera do projecto "Sons de Fronteira", insere- se na programação de animação musical da iniciativa "Sabores e Saberes de Cerveira".

O trabalho musical deste grupo nascido em 2001 e constituído exclusivamente por mulheres (Joana Neves, Mónica Rocha, Sara Jónatas, Tânia Lopes e Xana Abreu) envolve sonoridades acústicas com recurso à percussão e voz, apresentando temas inspirados nas tradições musicais de Portugal, Brasil e continente africano.

Influenciadas pelas suas actividades em áreas tão diversas como o teatro, dança, música tradicional portuguesa ou rock, as "Tucanas" são compositoras e autoras dos seus próprios temas interpretados com bidons, cabaças, baterias, djenbés, entre outros.

O espectáculo é composto por uma acentuada componente técnica onde as intervenientes brincam e jogam com o ritmo e a harmonia dentro de um visual muito próprio que circula por entre a sensibilidade feminina e a força rude de tocar percussão.


SABORES E SABERES DE VILA NOVA DE CERVEIRA

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove, no fim-de-semana de 5 e 6 de Junho, a iniciativa "Sabores e Saberes de Cerveira" com o objectivo de divulgar junto dos visitantes as potencialidades do concelho nas vertentes gastronómica, artística e natural.

Os 14 restaurantes aderentes à iniciativa apresentam, nestes dois dias, dois pratos tradicionais (pataniscas de bacalhau e cabrito do monte) e doçaria típica (arroz doce) com recurso a uma confecção peculiar e enriquecida por segredos de gerações combinados com intuição e técnica.

Em paralelo, realiza-se a Feira de Artesanato e da Flor que decorrerá em dois palcos distintos. O artesanato, diversificado e oriundo do vale do Minho e do baixo Minho galego, assenta arraias na praça central (terreiro). Os arranjos florais podem ser apreciados no Castelo D. Dinis que contará com um tapete florido executado pela APPACDM.

No capítulo da animação musical, destaca-se a actuação do grupo "Tucanas" no sábado à noite (22h00). Antes, pelas 11h00, tem lugar a actuação da Banda Plástica de Barcelos. No dia seguinte, domingo, o grupo de bombos de Santiago de Sopo anima as ruas da vila durante a manha. À tarde, a partir das 15h30, está prevista a actuação dos ranchos folclóricos de Sopo e Reboreda.

No sábado, os munícipes e visitantes podem ainda visitar o Museu da Bienal de Cerveira, o qual alberga o espólio das bienais de arte do município, a exposição de escultura/desenho de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral, na Galeria Projecto, Praça da Galiza, e as obras concorrentes ao III prémio da Baviera, no Fórum Cultural de Cerveira (pavilhão 1).

Informação Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

14ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais

A promoção e valorização dos vinhos constituem uma forma de divulgação de uma região que tem como denominador comum o vinho verde.

A produção do vinho verde é uma actividade que continua em franco desenvolvimento, aumentando a área de ocupação de solos e uma das actividades responsáveis por alguma fixação das populações rurais.

O vinho verde, de características sui-generis, associado a uma gastronomia apropriada e à beleza da região onde é produzido, é uma aposta segura na dinamização do turismo em espaço rural e um bom produto âncora na promoção da região.

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, conscientes da importância que estes produtos representam para a região, com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Adega Cooperativa de Ponte de Lima, organizam nos dias 18, 19 e 20 de Junho a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais, este ano na sua 14ª edição.

São objectivos desta realização:
- Promover os vinhos, a região dos vinhos verdes e o concelho de Ponte de Lima.
- Melhorar a imagem comercial dos vinhos a nível interno e externo.
- Contribuir para um melhor conhecimento do mercado do vinho, e o estabelecimento de contactos que permitam o desenvolvimento de actividades comerciais.
- Criar de um ambiente propício para o estabelecimento de contactos entre os organismos presentes e os produtores vitivinícolas.
- Dinamizar turisticamente Ponte de Lima e a região dos vinhos verdes.
- Promover a identidade regional e os seus produtos tradicionais.

PROGRAMA

Segunda-feira – 14 de Junho
09H3 0 – Concurso de Vinhos da Região dos Vinhos Verdes.

Sexta-feira – 18 de Junho
14H00 – Workshop “Impacto da Rolha na Qualidade do Vinho.
18H30 – Encerramento do Workshop.
19H00 – Abertura oficial da XIV Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, na Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima.
19H30 – Actuação de concertinas.
21H30 – Animação nocturna – Grupo Eclipse.
01H00 – Encerramento do recinto da Feira do Vinho Verde.

Sábado – 19 de Junho
09H30 – Curso de Iniciação aos Vinhos Verdes. Conceitos Enológicos e Prova de Vinhos.
11H00 – Abertura do recinto da Feira do Vinho Verde.
12H30 – Encerramento do Curso de Iniciação aos Vinhos Verdes e Entrega de Prémios do Concurso de Vinhos Verdes.
15H30 – Actuação de Tuna Académica TUNESA, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
19H00 – Prova de Vinhos Verdes e de Produtos Regionais.
22H00 – Actuação de grupo musical “Orquestra Costa Rica”.
01H00 – Encerramento do recinto da Feira do Vinho Verde.

Domingo – 20 de Junho
11H00 – Abertura do recinto da Feira do Vinho Verde.
15H00 – Festival de Folclore, no âmbito do XXIV Aniversário do “Grupo Cultural e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima.
19H00 – Encerramento da XIV Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais.

WORKSHOP “O IMPACTO DA ROLHA NA QUALIDADE DO VINHO”

Data: Sexta-feira, 18 de Junho de 2004.
Horário: Das 14H00 às 18H30.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Destinatários: Técnicos, produtores, expositores e concorrentes ao Concurso de Vinhos Verdes.

Programa:
14H00 – Técnicas de Prova – Limites olfactivos e gustativos – Dr. António Luís Cerdeira.
Prova de defeitos com base em diferentes concentrações de TCA em vinho branco e vinho tinto – Dr. António Luís Cerdeira e Dr. Miguel Cabral.
15H00 – Apresentação da nova estratégia de combate ao TCA por parte da Amorim & Irmãos – Dr. Miguel Cabral.
16H30 – Debate.
17H00 – Intervalo.
17H30 – A importância da rolha ao nível do mercado e do marketing de vinhos – Dr. Carlos de Jesus.
18H00 – Debate.
18H30 – Verde de Honra com prova de um espumante da região.

WORKSHOP “PROVA DE VINHOS”

Data: Sábado, 19 de Junho de 2004.
Horário: Das 9H00 às 12H30.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Destinatários: Técnicos, produtores, expositores e concorrentes ao Concurso de Vinhos Verdes.

Programa:
09H30 – Abordagem teórica à prova de vinhos – Dr. António Luís Cerdeira
11H30 – Intervalo.
11H45 – Prova de Vinhos.
12H30 – Encerramento do Workshop e entrega de prémios do Concurso de Vinhos Verdes.

Informação Escola Profissional de Ponte de Lima

CÂMARA DEDICA À RECICLAGEM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

A Câmara Municipal de Viana do Castelo celebra este ano o dia Mundial do Ambiente com uma série de iniciativas que implicam um trabalho de parceria com as escolas e as instituições de solidariedade social.

A reciclagem e reutilização de materiais normalmente designados por lixo, constituem o tema que foi objecto de estudo e pesquisa por milhares de alunos envolvidos nas diversas acções do programa.

Assim, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), com o apoio da Câmara Municipal, lança a "Primeira Reciclar-te", expondo, no dia 3 de Junho, pelas 10H30, no chafariz da Praça da República, um conjunto de 70 vasos floridos, fruto do trabalho de muitas centenas de alunos de 14 escolas do concelho. Esses trabalhos serão posteriormente expostos, durante o mês de Junho, no Museu Municipal.

No dia 3 de Junho realizam-se, na Praça da República, actividades de animação com a participação de malabaristas e do "Avô Cantigas", decorrendo na manhã desse dia, Teatro Sá de Miranda, um concerto ambiental, coordenado por João Ricardo e denominado "Lixo Luxo Poético".

No dia 5 de Junho, pelas 22H00, na Praça da República, o Gabinete de Apoio à Família, com a colaboração da Câmara Municipal e de empresas do concelho, organiza uma passagem de modelos ecológica, "ECOFASHION", em que alunos das escolas EB 2,3 de Castelo de Neiva, Fragoso, Bartolomeu do Mártires, Pintor José de Brito e Viana do Castelo, apresentam vestuário que eles próprios executaram com temas ambientais.


"GIL EANNES - VIAGEM INTERACTIVA" EM EXPOSIÇÃO NO NAVIO HOSPITAL

Iniciativa é da responsabilidade do Curso de Tecnologia Educativa da ESE

Os professores do complemento de formação do Curso de Tecnologia Educativa da Escola Superior de Educação vão expor, no navio Gil Eannes, entre 5 e 20 de Junho, o resultado de um trabalho de investigação sobre a gesta daquele navio no apoio à frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova.

Este trabalho de investigação, produzido sob a orientação dos docentes da ESE Margarida Afonso dos Santos, Isabel Lima e Pedro Faria, vai ser divulgado sob a forma de CD-ROM, para promoção do navio na cidade e nas escolas e para distribuição aos numerosos turistas que visitam a histórica embarcação. Este produto multimédia será apresentado publicamente, em Maio de 2005, por ocasião do 50º aniversário da construção do navio.

O trabalho em causa inclui testemunhos vivos, episódios, histórias e factos vividos pelo Gil Eannes ao longo dos seus 20 anos de dedicação ao mar em apoio aos pescadores do bacalhau e vem divulgar um património iconográfico que se vem juntar à monumentalidade de Viana do Castelo e constitui um símbolo da capacidade operária dos Estaleiros Navais e um corolário da acção solidária e bairrista da comunidade vianense que conduziu ao resgate do navio e à sua recuperação.

Da exposição também fazem parte "livros de viagem" realizados no âmbito da disciplina de Desenho sob a orientação de Mestre Francisco Trabulo.

O autores desta investigação agradecem a todos quantos queiram contribuir para a verdade da história deste vetusto navio, a amabilidade de fazerem chegar os documentos, fotografias e outros testemunhos de interesse à escola Superior de Educação - Gabinete 95, a cargo de Margarida Afonso dos Santos.


CÂMARA MUNICIPAL PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO 2004

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai proporcionar a numerosas crianças e jovens entre os seis e 14 anos, umas férias de Verão ocupadas com actividades desportivas e plásticas, de forma a poderem ocupar sadiamente os tempos livres.

Este programa pretende proporcionar a cerca de uma centena de crianças e jovens uma experiência educativa, formadora da sua personalidade e indutora de valores, utilizando, para isso, um conjunto de professores/monitores com formação académica e experiência profissional que garantem a qualidade do serviço prestado.

A Escola Básica 2,3, Dr. Pedro Barbosa, será o polo central de desenvolvimento deste projecto de férias, ali se desenvolvendo actividades plásticas e musicais. Essa Escola será também o ponto de partida para a actividades na praia, na piscina e para visitas exteriores ao concelho de Viana do Castelo.

As inscrições são limitadas e decorrerão de 8 a 15 de Junho, das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00, directamente na Câmara Municipal de Viana do Castelo - Divisão da Acção Educativa e Desportiva.

Informação Câmara Municipal de Viana do Castelo

AGENDA MÊS DE JUNHO 2004
VIANA DO CASTELO

EXPOSIÇÕES

De 5 a 30 - Exposição "Reciclar(te)" - Exposição de Vasos feitos com Material de Reciclagem
Local: Ala Nova do Museu Municipal (Rua Gen. Luís do Rego)

Até 29/08 - Exposição Temporária "Luxo para um dia de sonho - Vestidos de Noiva"
Exposição Permanente "A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho".
Local: Museu do Traje (Praça da República)

Até 6 - "6ª Artemaio" - Exposição de Pintura dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo
De 18 a 27 - Exposição de Pintura "Formas e Transparências" de Amarilis Chaves
Local: Antigos Paços do Concelho - 1º andar (Praça da República)

Até 11 - Exposição bibliográfica "Amar o Mar"
De 16 a 28/07 - Exposição bibliográfica "Leituras de Palmo e Meio"
Local: Biblioteca Municipal (Rua Cândido dos Reis)

De 5 a 20 - "Gil Eannes - Viagem Interactiva"
Local: Navio-Hospital Gil Eannes (Doca Comercial)

De 1 a 31 - Exposição de Cerâmica Figurativa "A Arte Sacra" de Bernardete Gomes
Local: Sentidos Espaço de Arte e Artesanato (R. Gen. Luís do Rego)

De 7 a 3/07 - Exposição de Pintura de André Shan Lima
Local: Foz Health Club (Cabedelo - Darque)

De 11 a 11/07 - "O Homem" - Ciclo de Instalações pela Associação Cultural e Artística Dedo.
Locais: Bares IPJ, Azeiteiro e Nasoni

Até 15 - Exposição de Pintura, Escultura e Mobiliário "Abre o Forno sai a Boroa e a Poesia". Artistas convidados: André Shan Lima, Arnaldo e João Maria (Pintores), António Perez e António Marques (Escultores).
Local: Restaurante "Casa da Avó" (Serreleis)

De 1 a 30 - Pintura e Fotografia - Ética e Estética dos Pescadores, por Mário Gonçalves
Local: Bar Astúrias

Museu de Carros de Cavalo - Santa Leocádia
Local: Quinta da Bouça (Santa Leocádia de Geraz do Lima)
Marcações através do Telef. 258731162

Núcleo Museológico do Pão e Azenha em Outeiro
Local: Antiga Escola Primária de Outeiro, aberto às quartas, Sábados e Domingos.
Marcações através do telef. 258800171 (Museu do Traje).

Núcleo Museológico Moinhos de Montedor
Local: Montedor (Carreço), aberto às quintas, Sábados e Domingos.
Marcações através do telef. 258800171 (Museu do Traje).

Núcleo Museológico de Arqueologia de Stª Maria de Geraz do Lima
Local: Igreja Paroquial Stª Mª Geraz do Lima
Marcações através do telef. 258731794.

Navio-Hospital Gil Eannes
Sábados, Domingos e Feriados, aberto a visitas, das 9.00 às 12.00 H e das 14.00 às 19.00 H.
Marcações através do telef. 258809710.

Núcleo Museológico do Templo-Monumento de Santa Luzia
Monte de Santa Luzia de Segunda a Domingo, das 9.00 H às 12.00 H e das 13.00 às 17.00 H.
Tel. 258823173

MÚSICA/DANÇA

Dia 1 - Concertos Didácticos 2004 "Contos com Música ... Música com Contos"
Destinados aos alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, manhã e tarde
Produção: Academia de Música de Viana do Castelo e Fundação Átrio da Música - Escola Profissional de Música de Viana do Castelo
Patrocínio: MC-Instituto das Artes

Dia 1 - 1º Planeta Tuneira - Festival de Tunas Mistas da E.S.E.V.C.
Local: Escola Superior de Educação V.C.
Org.: Docentuna

Dia 5 - 6º Concurso de Dança destinado a crianças e jovens.
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30 H
Org.: Associação para a Arte e Movimento, com a colaboração da Casa das Artes

Dia 6 - Concerto de Música de Câmara (Clarinete e Piano), por Hélder Silva e Fiammetta Facchini)
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 18.30 H

Dia 7 - "Música e Sabores - Jazz na ESE"
Combo de Jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto
Local: Escola Superior de Educação, às 21h30
Organização: Alunos do 3º Ano da ESE, do Curso de P. E. B., variante de Educação Musical

Dia 11 - Concerto do Orfeão Terra a Nosa (Galiza)
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H
Org.: Fundação Caixa Galicia

Dia 29 - Concerto Big Band EPMVC. Direcção: Luís Granjo
Inserido nas XIV Jornadas de Arte Popular promovidas pela Junta de Freguesia de Monserrate
Local: Claustros do Convento de S. Domingos, às 21.30 horas

Na última quinta de cada mês - Noite de Fado
Local: Restaurante Casa de Pasto Maria de Perre (Rua de Viana)

Aos Sábados - Jantares c/ Folclore.
Local: Restaurante Típico "Os Três Potes" (Beco dos Fornos)

CINEMA

SESSÕES CINECLUBISTAS
Sessões: Às Quartas-feiras, às 21.45 H.
Dia 02 - LÁ FORA, de Fernando Lopes
Dia 9 - INDIA SONG, de Marguerite Duras
Dia 16 - A DOMADORA DE BALEIAS, de NiKi Caro
Dia 23 - PAI E FILHO, de Alexander Sukorov
Dia 30 - BULLY - ESTRANHAS AMIZADES, de Larry Clark
Local: Centro Comercial 1º de Maio.
Org.: Assoc. AO NORTE (www.ao-norte.com). Apoio: C.M.V.C.

DOCumentários no âmbito da II Semana do Imigrante de Leste do GAF
Domingos, às 21.45 H. Entrada Livre.
Dia 13 - ENTRE MUROS, de João Ribeiro e José Filipe Costa
Dia 20 - A FOTOGRAFIA RASGADA, de José Vieira
Local: Auditório do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores dos ENVC (Largo das Almas)

TEATRO

Dia 5 - "Atenção Sentido", pelo Grupo de Teatro do Neiva
Local: Casa do Povo de Vila Nova de Anha, às 21.30 H
Dia 12 - "Sem papas na Língua"pelo Grupo de Teatro da Casa do Povo de Vila Nova de Anha
Local: CCD de Chafé, às 21.30 H
Org.: Inatel

Dia 9 - Stand-Up Comedy por Pedro Tochas
Comix 2004 - Integrado na 2ª Edição do Encontro Mundial de Clowns, Comédia e Humor
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30 H
rg.: Cena Cultural Actual, Actividades Culturais Lda.

Dia 18 - Espectáculo de Magia "Close Up" de Luís Matos
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30 H

De 25 a 10/07 - IX Festeixo - Festival de Teatro do Eixo Atlântico
Dia 25 - Companhia de Teatro de Almada - "O Fazedor de Teatro" de Thomas Bernhard
Dia 26 - Teatro do Noroeste (Santiago de Compostela) - "Ensaio" de Eduardo Alonso
Dia 28 - Seiva Trupe - "Desejo de Sucesso" de David Mamet
Dia 30 - Sarabela - "Asi que Pasen Cinco Anos" de Federico Garcia Lorca
Dia 02/07 - Companhia de Teatro de Braga - "Da Vida de Komikaze" de Alexei Chipenko
Dia 03/07 - Matarile Teatro - "Acto Seguido"
Dia 05/07 - Comuna Teatro de Pesquisa - "Cara de Fogo" de Marius von Mayenburg
Dia 07/07 - Teatro Meridional - "Endgame" de Samuel Beckett
Dia 09/07 - Titizina Teatro - "Pas de Deux /Sueños de Psiquiátrico"
Dia 10/07 - Teatro do Noroeste (Viana do Castelo) - "Era o Rapaz da Camisola Verde", a partir de textos de Pedro Homem de Mello
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, espectáculos às 22.00 H
Org.: Teatro do Noroeste e Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 26 - "Lusotopia - Portugal no Trajecto Evolutivo da Humanidade" (Dramatização levada a cabo pelos alunos do 9º ano da Escola EB 2/3 de Carteado Mena)
Local: Escola EB 2/3 de Carteado Mena (Darque), às 21.30 H

CAFÉ TEATRO
Dia 4 - "Conversas à Sexta" com Elisa Ferreira, Ricardo Magalhães, José Escaleira, moderador Dr. Gilberto Santos. Org. Partido Socialista (entrada livre), às 21.30 H
Dia 5 - "O Mar na Poesia" - Trabalho de Expressão Dramática dos alunos da turma 12.º I da Escola Sec. Stª Maria Maior, às 22.30 H
Dia 11 - Ciclo de Cinema Tarantino - "Pulp Fiction" (entrada livre), 22.00 H
De 12 até dia 15 - "Pelo Buraco da Fechadura" - Exposição de Fotografia de Joana Miguel com performance (teatro, dança, multimédia, D.J. Áries ) (entrada livre), às 23 .00 H
Dia 18 - Ciclo de Cinema Tarantino - "Cães Danados" (entrada livre), às 22.00 H
Dia 19 - "Ambientes de Leste" - no âmbito da II Semana do Emigrante de Leste, às 21.30 H. Org. GAF
Dia 23 - Ciclo de Cinema Tarantino - "Jackie Brown" (entrada livre), às 22.00 H
Dia 25 - Noites Dançantes, às 23.00 H
Dia 26 - Ciclo de Cinema Tarantino - "Kill Bill - A Vingança" (entrada livre), às 22.00 H
Transmissão dos Jogos do EURO 2004 em ecrã gigante (Entrada Livre)

OUTRAS ACTIVIDADES

Comemorações do Dia Mundial da Criança
(Consultar programa específico da CMVC)
Dia 1 - "Festa Segurança para Todos" com a participação dos alunos das Escolas do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo.
Local: Anfiteatro da Marina, entre as 9.45 e as 12.15 H
Org.: Renault Portugal

Dias 3, 4 e 5 - "Arte na Leira em Contexto Urbano"
niciativa de pré-apresentação da Arte na Leira denominada "Vá à Serra d'Arga em Julho"
Local: Palácio dos Cunha Sotto Mayor (Governo Civil)

Dia 25 - Desfile de Moda
Dia 26 - Noite de Hip-Hop e Bandas de Garagem
Local: Escola E.B.2,3 Pintor José de Brito, às 21.00 H

Comemorações do Dia Mundial do Ambiente (Dia 5 de Junho)
(Consultar programa específico)
Dia 3 - Instalação Intervenção Sonora "Orquestra Líquida" de João Ricardo Oliveira
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 10.00 H
Org.: Lixo Luxo Póetico
Dia 3 - 1ª Recicl'Arte
Feira de Reciclagem, Exposição "Vasos Floridos de Material Reciclado"e Ateliers, integrado nas Comemorações do Dia Mundial do Ambiente
Local: Praça da República
Org.: Câmara Municipal, APPACDM e Escolas

Aos Sábados - Feirão - Venda de Produtos Regionais e actuação de Grupos Folclóricos
Dia 5 - Grupo Folclórico de Alvarães e Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela
Dia 12 - Grupo Folclórico de Castelo do Neiva e Rancho Folclórico de Vila Franca do Lima
Dia 19 - Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre e Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço
Dia 26 - Grupo Folclórico Danças e Cantares de Carreço e Grupo Etnográfico de Areosa
Local: Praça da República, das 10 às 13.00 H
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho

Comemorações do Centenário do Nascimento de Pedro Homem de Mello
Dia 5 - "Pedro Homem de Mello: personagens, memórias e evocações" - António Barros Lopes, com a participação de Pedro Abrunhosa, às 21.30 H
Local: Instalações do Casino Afifense.
Dia 12 - "Jornal Falado" Participação de diversas figuras do meio literário vianense, às 21.30 H.
Local: Instalações do Casino Afifense.
Momento Musical pelo "Grupo de Outra Margem" (Galiza).
Dia 18 -"Poesia e alguns dos seus destinos" - Palestra pelo Prof. Dr. José Manuel Mendes, às 21.30 H.
Local: Instalações do Casino Afifense.
Dia 26 - Momentos de Poesia em diversos locais da freguesia de Afife, às 10.00 H.
Dia 26 - "Evocação do Clamor de S. João". "Pândega em Cabanas": Música e Folclore, às 16.00 H.
Local: Convento de Cabanas (antiga casa do Poeta)

Dia 6 - Dia Diocesano da Família
Às 15.00 H - Reflexão e testemunhos sobre a vida em Casal e em Família
Às 17.00 H - Celebração Eucarística presidida por S. Exª Verª. D. José Augusto Pedreira
Local: Seminário Diocesana
Org.: Secretariado da Pastoral da Família

Dias 8 e 9 - Encontro de Escolas participantes no Concurso NET Escolas
Local: Jardim da Marina

Dia 9 - Feira Renascentista
Local: Escolas de Monte da Ola (V.N.Anha)

Dia 9 - Performance teatral "A Nossa Romaria", inspirada na tradicional Romaria Minhota
Participação de 48 artistas de vários países e Instituições.
Local: Praça da República, às 18.00 H
Org.: Projecto VIANARTE - Crinabel - Teatro

Dia 10 - Feirão do Agrupamento de Escolas da Foz do Neiva
Local: Praça da República, durante a manhã

De 11 a 30 - XIV Jornadas de Arte Popular de Monserrate
Destaques de Actividades:
De 11 a 20 - Festa das Tasquinhas, Parceria com a Assoc. Empresarial de Viana do Castelo e Associação Industrial do Minho, Pavilhão da AIMinho (Campo d'Agonia), das 17.00 às 24.00 H
Dia 12 - Torneio de Malha, no Campo do Castelo, às 15.00 H
Dia 12 - Marcha da Ribeira, no Campo do Castelo, às 21.30 H
Dia 19 - Torneio de Dominó, nas Tasquinhas da Ribeira, às 15.00 H
Dia 23 - Marchas da Ribeira, às 21.30 H
Dia 26 - Torneio de Sueca nas Tasquinhas da Ribeira, às 15.00 H
Dia 26 - Noite de Fado no Largo de S. Domingos, às 21.30 H
Dia 27 - Missa em Honra do Sr. dos Aflitos, na Capela de Stª Catarina, às 10.00 H
Dia 28 - Marcha da Ribeira e Coroação de S. Pedro, no Largo de S. Domingos, às 21.30 H
Dia 29 - Concerto de Música de Câmara - Orquestra da EPMVC, nos Claustros do Convento de S. Domingos, às 21.30 H
Dia 30 - Entrega de Prémios, na Sede da Junta, às 18.00 H
Local: Monserrate
Org.: Junta de Freguesia de Monserrate.

Dia 13 - Coca Cola Stadium. Camião Tir com palco, esplanada vip e ecrã que transmitirá 2 Jogos do EURO 2004: Suiça/Croácia (17.00 H) e França/Inglaterra (às 19.45 H)
Local: Praça da República, das 15.30 H às 22.30 H
Org.: Inside Stuff Management

De 14 a 20 - II Semana do Imigrante de Leste"
Local: Convento de Carmo
Org.: GAF - Gabinete de Atendimento à Família

Dia 18 - 746º Aniversário da Outorga do Foral de Viana
Apresentação do projecto "História de Viana do Castelo" e lançamento de um Volume prévio sobre a História da cidade, apresentada pelo Dr. Francisco Sampaio
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal, às 18.00 H

Dia 19 - Marchas Populares
Local: Quinta do Paço de Anha, às 21.00 H
Org.: Associação Desportiva e Cultural de Anha

Dia 20 - Provas do Campeonato Nacional de Agility
Provas de obstáculos para cães.
Local: Jardim da Marina, às 15.00 H
Org.: CICAN - Centro de Instrução Canina de Viana do Castelo

De 21 a 25 - Semana Cultural - Colégio do Minho
Realização de diversos espectáculos culturais (actuação do Grupo Folclórico da Meadela, da Tuna Académica da Escola Superior de Educação, de um grupo de Capoeira e Dança de intervenção), exposições, feira do livro, feira de minerais, actividades desportivas, experiências laboratoriais, peddy paper e ainda o SenSamb (actividade de sensibilização para o ambiente).
Dia 25 - Festa convívio da comunidade escolar a culminar com a cantata "No Mundo da Fantasia", pelas 19 horas.
Local: Colégio do Minho

Dia 23 - Intervenção de Rua com Estátuas Vivas subordinado à temática "O Mundo Sobrenatural", Praça da Republica, às 14.00 H.
Org.: Colégio do Minho (Turma B do 6º ano)

Dia 24 - PT TOUR. 2 Camiões com transmissão em directo do primeiro jogo dos quartos de final do Euro 2004. Espectáculo e passatempos animados por Helga Barroso. Concerto ao vivo das "Delirium".
Local: Jardim da Marina, a partir das 18.30 H
Org.: Inside Stuff Management

Dia 26 - "Sábado com História" - "O Espantalho Enamorado" de Guido Visconti
Local: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 11 horas
Leitura dramatizada e encenada de histórias para crianças

Dia 26 - Encontro de Combatentes em Barroselas
Local: Praça dos Combatentes (Estação - Barroselas)
Org.: Comissão dos Antigos Combatentes do Ultramar de Barroselas

Escola de Lazer
Às Terças-feiras - Meias Rendadas
Local: Grupo Etnográfico da Areosa, das 18.00 às 20.00 H
Quintas-feiras - Curso de Bordados Regionais
Local: Grupo Etnográfico da Areosa, das 18.00 às 20.00 H
Sextas-feiras - Curso de Cavaquinhos
Local: Grupo Etnográfico da Areosa, das 21.00 às 22.00 H
Terças-feiras - Escola de Folclore
Local: Grupo Etnográfico da Areosa, das 18.00 às 19.30 H
Quintas-feiras - Tocadores de Concertina
Local: G. Danças e Cantares de Perre, das 21.00 às 23.00 H
Terças-feiras - Tocadores de Concertina
Local: Assoc. Vila Nova de Anha, das 21.00 às 23.00 H

FESTAS E ROMARIAS

De 4 a 6 - Santa Tecla, em Portuzelo
De 4 a 6 - Senhora da Rocha, em Nogueira
Dias 5 e 6 - Senhora da Conceição, em Barroselas
Dia 10 - Corpo de Deus, em Mujães
Dia 10 - Corpo de Deus, na Sé Catedral (Viana do Castelo)
De 11 a 13 - Santo António, em Portuzelo
Dias 12 e 13 - Santo António e Senhora de Fátima, em Carreço
Dias 12 e 13 - Santo António e São Sebastião, em Santa Leocádia de Geraz do Lima
De 18 a 20 - São João, em Lanheses
Dia 20 - Peregrinação a Santa Luzia, no Monte de Santa Luzia
Dias 24 e 25 - Arraial Minhoto, das Escolas de Frei Bartolomeu dos Mártires
De 24 a 27 - São João Novo, em Subportela
Dia 25 - Auto Popular de S. João, em Subportela
De 29 a 4/07 - São Pedro, em Barroselas

Aos Sábados - Arraial Minhoto
Local: Quinta de Santoinho (Darque)

EXPO-FEIRAS

Dia 5 -Feira de Antiguidades e Velharias.
Local: Jardim D. Fernando
(Primeiro Sábado de cada mês), a partir das 10.00 H.
Org.: Núcleo de Antiquários. Apoio: C.M.V.C.

ACTIVIDADES DESPORTIVAS

ANDEBOL
Dia 9 - Final Distrital de Mini Andebol
Local: Pavilhão de Monserrate
Org.: Associação de Andebol de Viana do Castelo

ATLETISMO
Dias 4, 25 e 30 - Lançamentos em Viana
Local: Estádio Municipal Manuela Machado, às 18.00 H
Org.: Associação de Atletismo de Viana do Castelo.
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 6 - 10ª Festa de Atletismo Juvenil de Viana do Castelo
Local: Relvado da Marina, às 15.00 H
Org.: Grupo Desportivo dos Trabalhadores dos ENVC

Dia 10 - XI Milha Urbana de Viana do Castelo - Cidade Saudável
Local: Cidade de Viana do Castelo, às 20.00 H
Org.: Associação Distrital de Atletismo de Viana do Castelo
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dias 12 e 13 - Atletismo - Campeonato Regional de Juvenis
Local: Estádio Municipal Manuela Machado, dia 12 às 15.00 H e dia 13 às 9.30 H
Org.: Associação de Atletismo de Viana do Castelo.
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

BTT
Dias 10, 11 e 12 - Grande Raid Aventura
Local: Viana do Castelo
Org.: Grupo BTT Rampinhas

GINÁSTICA
Dia 27 - 7º Gimnoviana - Sarau Anual de Ginástica
Local: Pavilhão de Monserrate, às 21.30 H
Org.: Escola Desportiva de Viana

HÓQUEI EM PATINS
Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Seniores Masculinos - 2ª Fase - Poule A (Título)
Dia 19 - Associação Juventude de Viana / União Desportiva Oliveirense, às 17.00 H.
Local: Pavilhão de Monserrate

KAYAK
Dia 8 - Campeonato Regional de Maratonas
Local: Cais Velho (Darque)
Org.: Darque Kayak Clube

MOTOS
Dias 4, 5 e 6 - Concentração Motar - Viana 2004
Local: Parque de Campismo Rio Lima (Cabedelo)
Org.: Motoclube Foz do Lima

PERCURSO PEDESTRE
Dia 5 - Percurso Pedestre
Local: Areosa e Carreço, às 9.30 H
Org.: Clube de Celtas do Minho / Inatel

Dia 12 - "Marcha na Serra de Santa Luzia"
Local: Serra de Stª Luzia (Viana do Castelo/ Carreço).
Concentração na SIRCarreço, às 8.45 H.
Início da Marcha em frente ao Templo de Stª Luzia, às 9.15 H.
Org.: Os Amigos da Chão

TÉNIS DE MESA
Dia 12 - XVI Torneio de Ténis de Mesa da Vila de Barroselas
Local: Pavilhão E.B. 2,3 de Barroselas
Org.: Centro Recreativo e Cultural das Neves

TIRO
Dia 4 - Torneio de Reg. CART/CAC/PAC
Local: Soc. de Tiro de Viana do Castelo, às 21.30 H
Dia 5 - Torneio Aberto
Local: CCD Anha, às 14.00 H
Dia 6 - Torneio Aberto
Local: Carreira de Tiro de Santa Luzia, às 9.30 H

VOLEIBOL
Dia 13 - Torneio de Encerramento dos Minis Masculinos
Local: Pavilhão de Santa Maria Maior, das 9.00 às 13.00 H
Org.: Associação de Voleibol de Viana do Castelo

VOLEIBOL AO AR LIVRE
Dia 12 - 3ª Etapa Voleibol ao Ar Livre
Dia 26 - Final Voleibol ao Ar Livre
Local: Jardim da Marina
Org.: Voleibol Clube de Viana e Associação de Voleibol de Viana do Castelo

VOLEIBOL DE PRAIA
Dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 - Voleibol de Praia
Local: Praia do Prior. (Aos Sábados e Domingos)
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Cidade Saudável.

JORNADAS OLÍMPICAS
Dias 19 e 20 - Chama Olímpica junto ao Rio
Futsal e Judo, no Pavilhão da Junta de Freguesia de Darque
Futebol, na Associação Desportiva Darquense
Atletismo, Saltos e Voleibol, no areal junto ao Rio
Canoagem, Corridas de Barcaças com vara, no Rio Lima
Jogos tradicionais, no Parque dos Reformados
Org.: Associações Darquenses

MEXA-SE pela sua Saúde
Dia 6 - Cicloturismo e Ginástica. Jogos Tradicionais no âmbito das Comemorações da Semana da Família.
Dia 13 - Tai-Chi e Voleibol de Praia (na Praia do Prior).
Dia 20 - BTT e Caminhadas
Dia 27 - Futebol e Ginástica
"A Actividade Física no adulto ajuda a controlar o peso, desenvolver a massa muscular e diminuir a massa gorda"
Local: Jardim da Marina das 9.00 às 12.00 H
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Cidade Saudável.


AGENDA CULTURAL DE MELGAÇO

Junho

CINEMA
Auditório - Casa da Cultura

4, 5 às 22h00
6 às 15h30 e 22h00
"VAN HELSING"
de Stephen Sommers
com Hugh Jcackman, Kate Beckinsale e Richard Roxbourgh
Género: Aventura/Terror (M/12)

11, 12 às 22h00
13 às 15h30 e 22h00
"TRÓIA"
de Wolfgang Petersen
com Brad Pitt, Eric bana e Orlando Bloom
Género: Acção/Aventura (M/12)

25, 26 às 22h00
27 às 15h30 e 22h00
"O DIA DEPOIS DE AMANHÃ"
de Ronald Emmerich
com Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal e Ian Holm
Género: Acção/Ficção Científica (M/12)

(a programação pode ser alterada sem aviso prévio)

EXPOSIÇÕES

Até 2
Património Etnográfico: ao encontro do passado"
Org. Unidade Pedagógica do Alto Mouro
Casa da Cultura

6 a 19
"Viagens"
pintura de Rosa Vaz
(Inauguração: dia 5 às21h00)
Casa da Cultura

Até 15
"Menino azul é a minha arte"
Pintura a óleo sobre tela
de Helena Silva
Solar do Alvarinho

15 a 15/07
Pintura a óleo sobre tela
de Graça Sousa
Solar do Alvarinho

21 a 25
"Cinco anos de teatrinho"
exposição de marionetas da propriedade do Grupo de teatro Marionetas, Actores e Objectos
Org. Projecto Sócio Educativo e Cultural da Câmara
Casa da Cultura

22 a 6/07
Trabalhos das crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1ºCiclo, realizados no ano lectivo 2003/2004
Org. Agrupamento de Escolas de Melgaço
Casa da Cultura

MÚSICA

19, às 22H00
"Danças Ocultas" - música popular portuguesa
Org. CI Vale do Minho, no âmbito do Projecto "Sons de Fronteira"
Casa da Cultura

TEATRO

20, às 21H30
"Dança comigo", de Alexandre Vorontsov
Teatro de marionetas, pelo Grupo de Teatro Marionetas, Actores e Objectos
Org. Projecto Sócio Educativo e Cultural da Câmara
(dia 23 - sessões destinadas aos 5º e 6º anos e aos idosos das Salas de Convívio)
Casa da Cultura

BIBLIOTECA

HORA DO CONTO
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal/Casa da Cultura

"Quem quer ir à praia"
de Brigitte Luciani
para Jardins de Infância

"A salvação da velha macieira"
de um livro sobre como cuidar do ambiente
para Escolas do 1º Ciclo
Sábados, às 17h00.
Contos contigo
Contos e leituras semanais para crianças e acompanhantes
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal

1, 5, 15, 19 e 29
Oficinas de expressão
para crianças a partir dos 5 anos
(Sábados, às 15h00 e Terças, às 16h30)
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal

8, 9, 22 e 23
Fazedores de sonhos
para "malta" dos 10 aos 13 anos
(Terças e Quartas, às 16h00)
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal

14, às 14h30
"A Biblioteca vai à escola"
Visita à APPACDM-Centro de Reabilitação de Prado

"A Biblioteca vai às Salas de Convívio"
Serviço de empréstimo e leitura em voz alta a partir da obra "Poesia popular", de Francisco Augusto Igrejas
21 - Sala de Convívio de Prado, Paderne e Roussas
22 - Sala de Convívio de Chaviães, Cristóval e Paços

DESPORTO

FUTEBOL
Centro de Estágios de Melgaço

5 e 6, 19 e 20, 26 e 27

Taça Bicalhos
Org. Escola de Futebol Luciano Sousa

12 e 13, das 9h30 às 12h30
Taça Bicalhos
Org. Escola de Futebol Luciano Sousa

FORMAÇÃO

CURSO
Espaço Internet

14 a 18, das 20h00 às 22h00
"Videoconferência - NetMeeting"
Cursos destinados a adultos

SESSÕES DE DIVULGAÇÃO

Espaço Internet

2, às 16h30
"Portais escolares" para crianças (dos 6 aos 12 anos)

8, às 21h30
"Cursos gratuitos na Net" para adultos (a partir dos 18…)

25, às 19h00
"Canais do estudante" para jovens (dos 12 aos 18 anos)

30, às 21h30
"Internet e novas tecnologias" para adultos (a partir dos 18…)

OUTRAS ACTIVIDADES

1
Dia Mundial da criança
Org. Projecto Sócio Educativo e Cultural da Câmara
Centro de Estágios de Melgaço

12, às 21h30
Festival Folclórico do Alto Minho
Com a participação de 10 Ranchos regionais
Org. Rancho Folclórico de Paderne (comemoração 20º aniversário)
Largo Hermenegildo Solheiro

SEMANAS DO VINHO

Dedicadas às diversas marcas de Vinho Alvarinho de Melgaço, com actividades e animação
31 a 6 - D. Salvador
14 a 20 - O Nogueiral
21 a 27 - Encosta de Paderne
28 a 4 - Muros de Melgaço
Solar do Alvarinho

AGENDA CULTURAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA

JUNHO

EXPOSIÇÕES

Até 19 vExposição de Escultura / Desenho de Isabel e Rodrigo Cabral
Galeria Projecto. Segunda a Sexta das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h30. Sábados das 10h00 às 18h30.

De 5 a 26
III Prémio da Baviera
Tema: "As novas tecnologias nos meios de locomoção"
Fórum Cultural de Cerveira - Pavilhão 1. Terça a Sexta das 14h00 às 18h00. Sábados das 14h00 às 18h00 e das 22h00 às 02h00

De 10 a 30
Exposição de Arte de Vila Nova de Cerveira / Baiona
Biblioteca Municipal

Segunda das 09h00 às 13h00. Terça a Sexta das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. Sábados das 09h30 às 12h30.

De 14 a 20
I Mostra de Arte Infanto-Juvenil
Fórum Cultural de Cerveira - Pavilhão 2 e 3
09h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

BIBLIOTECA

Dia 1
Dia Mundial da Criança
Actividades lúdicas (16h00)

Dia 2, 9, 23 vJogos didácticos (16h00)

Dias 16 e 30 vHora do Conto (16h00)

Dia 25
Dia Mundial da Multimédia
Sessão de vídeo-conferência (16h00)

CINEMA
Cine Teatro dos Bombeiros
Sextas, Sábados e Domingos (21h45)

Dias 4, 5 e 6
HIDALGO - O GRANDE DESAFIO M/12
Realização: Joe Johnston
Actores: Viggo Mortensen, Dolph Lundgren, Said Taghmaoui

Dias 11, 12 e 13
VAN HELSING M/12
Realização: Stephen Sommers
Actores: Hugh Jackman, Kate Beckinsale, Richard Roxburgh

Dias 25, 26 e 27 vKENAI E KODA M/6
Realização: Aaron Blaise e Robert Walker

SABORES E SABERES DE CERVEIRA

Dias 5 e 6

Sabores:
Pataniscas de Bacalhau; Cabrito do Monte; e Arroz doce
Nos restaurantes aderentes

Saberes:
Dia 5, 11h00
Feira de Artesanato e da Flor
Banda Plástica de Barcelos
22h00
Concerto de Música Tradicional Portuguesa "TUCANAS"
Centro Histórico

Dia 6, 11h00
Feira de Artesanato e da Flor
Arruada com o Grupo de Bombos de Santiago de Sopo
15h30
Folclore com os ranchos de Sopo e de Reboreda
Centro Histórico

I MOSTRA DE ARTE INFANTO-JUVENIL

De 14 a 20
Fórum Cultural e Centro Histórico

Dia 14, 10h00
Inauguração da I Mostra de Arte Infanto-Juvenil
Actuação de Viola com Mariana Correia
Declamação de Poesia com Prof. Alcino Santos e alunos
Cantata
14h30 F
olclore

Dia 15, 10h30
Dança
Chuva de Estrelas v14h30
Dança

Dia 16, 10h30
Dança
Teatro

Dia 17, 10h30
Teatro "A Cinderela"

Dia 18, 10h30
Canções
Dança

Dias 18, 19, 20, 15h00
Mostra de Dança (escolas de dança portuguesas e galegas)

FEIRAS

Dia 13, 10h00
Feira de Artes e Velharias
Praça da Galiza

FESTIVIDADES

Dia 10
Festa do Senhor, Gondarém

Dias 12 e 13
Nossa Senhora da Encarnação, Lovelhe

Dias 12 e 13
Santo António, Mentrestido

Dia 13
São Félix, Candemil

Dia 13
Festa do Senhor, Sopo

De 17 a 20
São João, Gondar

De 23 a 25
São João, Campos

De 25 a 27
Nossa Senhora de Lurdes, Covas

De 25 a 27
São Paio e Senhora das Dores, Gondarém

Dias 28 e 29
São Pedro, Lovelhe

ACTIVIDADES

DIA 1
Dia Mundial da Criança
Insufláveis, atelier's de desenho e pintura, pinta faces, contadores de histórias, Ciência, Divertida e lançamento de balões Crianças dos Jardins de Infância e 1º CEB Castelinho (10h00 às 16h00)

Dia 18
Concurso "Chuva de Estrelas"
Participação dos Jardins-de-infância e EB1 de Campos, Colégio de Campos e Escola de Música de Campos
Animação musical ao vivo
Centro de Cultura de Campos (21h00)

Dia 25
Marchas Populares de S. João de Campos
Campos (22h00)

DESPORTO

Dia 5
Festival Interno de Natação
Piscina Municipal (10h00)

DIA 6
Final Regional de Mini-Basquet
Castelinho (10h00)

Dias 11 a 13
6º Encontro Interassociativo Ibérico Tai Chi Chuan Karaté e Tai Chi Chuan
Pavilhão Municipal de Desportos e Castelinho
Sexta às 19h30, Sábado às 10h00 e 17h00 e Domingo às 10h00

Dia 25
Torneio de Lançamentos
Pista de Atletismo

MONÇÃO

AGENDA CULTURAL DE JUNHO

EXPOSIÇÕES

De 6 a 20
Exposição "O Sentido Trágico da Vida", do escultor José Rodrigues.
Casa Museu. Todos os dias das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 19h00.

De 6 a 20
Exposição das obras concorrentes ao concurso de pintura, fotografia e escultura "Artes da Raya". Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

Exposição permanente de mobiliário, elementos decorativos e colecções de louça e pintura com elevado valor patrimonial e histórico. Casa Museu de Monção. Visitas guiadas às 3ªs e 5ªs feiras, entre as 15h00 e as 17h00, mediante inscrição para o telefone 251.652159 ou fax 251.652160.

Exposição/Venda permanente de artesanato tradicional, louça regional e publicações alusivas à cultura e turismo do Alto Minho (RTAM). Delegação de turismo. Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Exposição permanente de artesanato do concelho de Monção dos artesãos pertencentes à Associação Post` Arte. Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

BIBLIOTECA

Biblioteca Rural Itinerante

O livro e as novas tecnologias de informação vão ao encontro das comunidades locais. Tanto os jovens como os idosos podem usufruir desta concepção descentralizada de oferta cultural que percorrerá as freguesias do concelho. Itinerário do mês de Junho:

1 (Anhões) 2 (Barbeita) 3 (Badim) 4 (Bela) 7 (Barroças e Taias) 8 (Cortes) 9 (Cambeses) 11 (Ceivães) 14 (Salvaterra) 15 (Lordelo) 16 (Lara) 17 (Lapela) 18 (Longos Vales) 21 (Luzio) 22 (Mazedo) 23 (Moreira) 24 (Merufe) 25 (Messegães) 28 (Portela) 29 (Pinheiros 30 (Parada)

Espaço infanto-juvenil

2 - Peddy Paper no jardim da biblioteca 11 - Teatro de fantoches 16 - Hora do conto 25 - Teatro de Fantoches. Aberto a crianças com idades entre 6 e 12 anos. A partir das 15h30.

REDE SOCIAL

Dia 14, 14h00
Apresentação pública do diagnóstico social do concelho de Monção. Auditório da Biblioteca Municipal.

SEMANA DA CRIANÇA

Dia 31/05
Colóquio "Direito a ser criança"
Salão Paroquial de Monção

21h00 - Sessão de abertura pelo Presidente da C. M. Monção, Dr. José Emílio Moreira.Conferência "Os Direitos da Criança", pela Presidente da C.P.C.J. de Monção, Drª Anabela Dias.Exibição do filme "A Criança".Conferência "Famílias de Afecto / Famílias S.O.S", pela Presidente da C.P.C.J. de Braga, Drª Fátima Soeiro ..Debate.

Dia 1
Abertura da exposição dos trabalhos realizados pelas crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho de Monção (Biblioteca Municipal de Monção)

Dias 2, 3 e 4
9h30 às 12h30 - Teatro, caracterização, jogos ambientais, música, insufláveis.. Manhãs divertidas para as crianças do pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Monção, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico dos três agrupamentos de escolas do concelho de Monção (Parque das Caldas)

Dia 6
Comemorações do Dia Mundial da Criança
Milagres - Cambeses

Realização de um Peddy Paper entre o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres e a Quinta do Sopegal; corrida de sacos, gincana de bicicletas, estafetas.. Organização: Associação Filarmónica Milagrense

FESTAS DO CORPO DE DEUS (COCA)

Dia 6
15h30 - Entrega dos prémios do concurso internacional "Artes da Raya" (Casa Museu de Monção)
16h00 - Inauguração da exposição "O Sentido Trágico da Vida", do escultor José Rodrigues (Casa Museu de Monção)
16h30 - Inauguração da exposição do concurso internacional "Artes da Raya" (Casa do Curro)

Dia 9
20h00 - VI Milha Urbana da Coca (Centro histórico de Monção)
23h00 - Animação com o grupo "Roconorte" (Praça Deu-la-Deu)
24h00 - Sessão de fogo de artifício.

Dia 10
9h00 - Pifaradas e Zabumbadas 9h00 - Assembleia Geral da Associação "Rota de S. Jorge" (Auditório da Biblioteca Municipal)
10h00 - Arruada da Coca pelas artérias da vila
11.00 - Hastear da bandeira nos Paços do Concelho
14h30 - Concerto das bandas musicais de Monção e Tangil (Praça Deu-la-Deu)
16h00 - Entrada da Fanfarra Deu-la-Deu
16h30 - Eucarístia e Procissão Solene do Corpo de Deus. Participação das freguesias (Cruzes e Turíbulos
18h00 - Animação no "Campo do Souto"
18h30- Tradicional combate entre a Coca e S. Jorge (Campo do Souto)
22h00 - Actuação do grupo "Ronda dos Quatro Caminhos" (Praça Deu-la- Deu)
24h00 - Sessão de fogo de artifício

Dia 11
13h30 - Acto público de adesão da vila de Redondela à Associação "Rota de S. Jorge" (Paços do Concelho de Redondela)

II JORNADAS DO VINHO ALVARINHO

Dia 25
Centro Paroquial de Monção

9h45 - Abertura das jornadas com intervenções do Ministro da Agricultura, Eng. Armando Sevinate Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Monção, Dr. José Emílio Moreira, e Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Sr. Rui Solheiro

Painel 1 (moderação do Prof. Rogério de Castro (ISA)
9h40 - "Alvarinho e Associativismo", Dr. José Emílio Moreira
10h00 - "O Futuro da Viticultura - Marketing e Comercialização", Dr. Vasco Avillez
10h20 - "O Vinho na Economia Nacional e Europeia", Dr. Arlindo Cunha (CCRN)
10h40 - "Das Instituições à Politica do Vinho", Dr. Manuel Pinheiro (CVRVV)
11h00 - Debate

Painel 2 (Moderação do Eng. João Garrido (CVRVV)
11h40 - "Projecto Alvirus", Eng. José Leão (DRAEDM)
12h00 - "Doenças do Lenho da Videira", Profª Drª Helena Oliveira (ISA)
12h20 - "Caracterização e Fertilidade das Vinhas Alvarinho", Eng. Anabela Veloso (DRAEDM),
12h40 - Debate

16h00 - Visita à Adega Cooperativa Regional de Monção
17h30 - Prova comentada de vinhos Alvarinho do concelho de Monção (Paço do Alvarinho). Participação de jornalistas e técnicos vinícolas especializados

Dia 26
Casa da Cultura de Melgaço

9h15 - Abertura do segundo dia das jornadas com intervenções do Director Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, Eng. Carlos Duarte Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Sr. Rui Solheiro, e Presidente da Câmara Municipal de Monção, Dr. José Emílio Moreira.

Painel 3 (moderação do Eng. Pedro Malheiro (DRAEDM)
9h40 - "Alvarinho e Associativismo", Sr. Rui Solheiro
10h00 - "Adega Cooperativa Martin Codax - Toda uma Cultura", Dr. Juan Vasques Gancedo (Martin Codax), 1
0h20 - "A Viticultura como Factor de Fixação das Populações", Drª Elisa Ferreira (Deputada na Assembleia da República),
10h40 - Debate

Painel 4 (moderação do Eng. Francisco Coelho (ADAM)
11h10 - "Novas Tecnologias da Vinificação", Prof. Dr. Jorge Ricardo Silva (ISA)
11h30 - "A Rega da Vinha Como Factor de Qualidade", Prof. Dr. Ramon Lissarage (Universidade de Madrid)
11h50 - "Manutenção do Solo em Viticultura Sustentável", Profª Drª Ana Monteiro (ISA) e Engº José Afonso (DRAEDM)
12h10 - Debate
12h40 - Encerramento das jornadas com intervenção do Director Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, Eng. Carlos Duarte Oliveira.

15h30 - Visita a produtor engarrafor do concelho de Melgaço 17h30 - Prova comentada de vinhos Alvarinho do concelho de Melgaço (Solar do Alvarinho).
Participação de jornalistas e técnicos vinícolas especializados.

CINEMA

Dia 4, 22h00
"8 Mulheres", de François Ozon, com Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Bea, Fanny Ardant, Virginie Ledoyen, Danielle Darrieux, Ludivine Sagnier e Firminie Richard

Anos 50, uma casa burguesa no campo. Aproxima-se a celebração do Natal, mas uma tragédia acontece: o dono da casa é assassinado. Oito mulheres próximas da vítima estão presentes e uma delas é obrigatoriamente a culpada. Mas qual delas?

Dia 25, 22h00
"Gato Preto, Gato Branco", de Emir Kusturica, com Bajram Severdzan, Florijan Ajdini, Srdan Todorovic, Branka Katic

Era uma vez uma comunidade de exuberantes ciganos.
Dois avós que julgávamos mortos, dois jovens apaixonados, uma senhora que queria vender a filha, um rapaz gorducho, um comboio roubado e desaparecido, um burro, um porco, dois gatos e uma fanfarra suspensa na árvore. Misture, sacuda como quiser, de qualquer maneira. Quanto mais loucos formos, tanto melhor será o final..

Sessões cinematográficas promovidas pelo Cine Clube de Monção. No auditório da Biblioteca Municipal.

FEIRA AGRÍCOLA

Dias 19 e 20
Feira Agrícola do Vale do Mouro, em Segude

Dia 19
11h00 - Abertura oficial da feira 12h00 - Espectáculo das crianças do jardim de infância EB 1 de Fonteirinha 13h00 - Almoço convívio 15h00 - Corrida de Cavalos (galope e póneis) 22h00 - Espectáculo com o grupo "Nordeste" 24h00 Encerramento

Dia 20
08h00 - Reabertura da feira.Feira de gado com concurso e prémios para os melhores exemplares 14h30 - Tarde folclórica com actuação do Grupo Folclórico "Os Moleirinhos do Gadanha", Grupo de Danças e Cantares de Mazedo e Rancho Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe.

FOLCLORE

Dia 6
II Festival de Folclore de Mazedo

12h00 - Recepção aos ranchos participantes e almoço na EB 1 de Mazedo 14h30 - Concentração e desfile até ao local do festival 15h00 - Início do festival no recinto das festas da freguesia.

Grupos participantes:

Grupo de Danças e Cantares de Mazedo; Trompos-os-Pés de Marin (Galiza); Rancho Folclórico de S. Salvador de Macieira (Vila do Conde); Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Loureira (Vila Verde); Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Friestas (Valença); e Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.

CONCERTINAS

Dia 12
V Encontro Regional de Tocadores de Concertina Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro

Dia 20
III Encontro de tocadores de concertina e cantadores ao desafio
Terreiro dos Milagres, Cambeses

FESTIVIDADES

Dias 12 e 13 F
estividade em honra de St António, na freguesia de Riba de Mouro (St António de Vale de Poldros)

Dia 13
Festividade em honra de St António, nas freguesias de Bela, Cortes, Lara, Merufe, Monção (Pousa), e Portela

Dias 23 e 24
Festividade em honra de S. João, nas freguesias de Longos Vales, Portela e S. João de Sá.

Dias 28 e 29
Festividade em honra de S. Pedro, na freguesia de Merufe

Dia 29
Festividade em honra de S. Pedro, na freguesia de Riba de Mouro

CAMINHADA

Dia 13
III Caminhada Feminina ao Senhor do Bonfim
Organização: Associação Filarmónica Milagrense

ARTESANATO

Dia 27
Feira de Artigos Regionais e Locais
Casa do Povo de Tangil

MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos