Jornal Digital Regional
Nº 394: 14/20 Jun 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


SAP FECHA NO FIM DO MÊS

A falta de médicos foi o pretexto para antecipar o encerramento do Serviço de Atendimento Nocturno no Centro de Saúde de Caminha já a partir de final deste mês.

Dois médicos atingiram o limite de idade e já não podem ser obrigados a realizar urgências nocturnas, pelo que a tutela aproveitou a oportunidade para implementar a medida já contratualizada com a Câmara de Caminha, logo que todas as outras valências estivessem asseguradas.

Seriam elas a entrada em funcionamento da Unidade Móvel de Saúde (UMS) que o Ministério da Saúde veio entregar a Caminha no decorrer de um acto realizado em Vila Nova de Cerveira há três meses atrás e de uma ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida), a qual já se encontra em Valença a dará cobertura a Caminha, segundo nos revelou Amílcar Lousa, director do CS de Caminha.

Contudo, a UMS que a própria Câmara anunciou como já estar a operar na Serra d'Arga -embora ainda sem médico-, não se encontra ainda em funcionamento, segundo conseguimos saber.

Está apenas a realizar inquéritos durante três tardes à semana e tudo aponta para que este diagnóstico da situação da população se prolongue durante um ano.

Neste clima de incertezas e incumprimentos das promessas e acordos estabelecidos entre Autarquia e Estado, geram-se os mais desencontrados boatos

Segundo o C@2000 apurou, apenas haverá um sistema de consulta aberta entre as 8 horas da manhã e a meia-noite, ignorando-se ainda se este serviço incluirá pequenas cirurgias e tratamentos, o que implicará deslocações ao Hospital de Viana do Castelo, saturando ainda mais os serviços de urgência desta unidade hospitalar, se a eliminação deste apoio médico se concretizar.

Outra das indefinições existentes prende-se com o fecho da entrada da actual urgência, passando os utentes a aceder pela porta das consultas, entre as 20 e as 24 horas.

Segundo nos revelou Amílcar Lousa, é provável que os acessos se façam pelo módulo das consultas diurnas, embora os utentes sejam atendidos nas dependências das actuais urgências.

Outro dos temores da população, perante o crescente recuo dos direitos no campo da saúde, será o de nem sequer haver consulta aberta entre as 20 e as 24 horas logo que o verão terminar, situação que o director do Centro de Saúde de Caminha negou.

Depois do fim dos internamentos, das urgências, das operações cirúrgicas, dos serviços de atendimento permanente e (quem sabe?) num futuro próximo, da nova modalidade das consultas abertas, o que nos restará?

- Viaturas (ambulâncias) a deslocarem-se ao domicílio em caso de necessidade urgente, se não houver coincidência de urgências noutros pontos onde o SIV intervém.

-Quando será que mudam também o nome ao Serviço Nacional de Saúde?

-Ou extinguem-no mesmo….

Recolha de Sangue em 2008
DATA LOCAL DE COLHEITA
12 Julho (sábado) BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CAMINHA
9 Agosto (sábado) BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CAMINHA
3 Setembro (quarta) SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
1 Outubro (quarta) SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
5 Novembro (quarta) SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
3 Dezembro (quarta) SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira