Jornal Digital Regional
Nº 394: 14/20 Jun 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


EB 2,3/S DE CAMINHA
APRENDE A MELHOR PROTEGER O AMBIENTE

Com o projecto Eco-Escolas, implantado em muitas escolas do país, incluindo a nossa, pretende-se alertar a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) e a população das redondezas para a necessidade de proteger o Planeta Terra e, portanto, adquirir novos hábitos. A turma "A" do 7.ºano elegeu o tema "Transportes e Mobilidade em Segurança", uma das muitas escolhas que o projecto apresenta e, na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, temos vindo a desenvolver diversos trabalhos, cartazes, exposições e visitas de estudo. Com o apoio da Escola Segura aprendemos a melhor caminhar a pé pelas ruas de Caminha. Como um dos nossos objectivos é convencer as pessoas a preferirem transportes públicos, para contribuírem para a diminuição de gases tóxicos para a atmosfera, demos o exemplo e viajámos de comboio até Valença, para visitarmos o Museu dos Caminhos-de-Ferro.

A nossa Directora de Turma também nos acompanhou. Conseguimos realizar uma visita muito agradável, onde conciliámos a aprendizagem com a convivência entre colegas e professoras. E o nosso colega Loução até fazia anos: Parabéns!

Para o ano queremos repetir…

Ana Luís Vasconcelos - 7.º A




Eco Escolas cumpre o programa

No passado dia 13, alunos do 8ºA e 8ºB, realizámos uma visita de estudo à Casa da Aldeia, uma quinta biológica em Loivo (Cerveira), no âmbito do programa Eco-Escolas. Fomos acompanhados pela monitora Rute Solange, que se encarregou de nos formar, orientar e guiar. E aproveitámos bem: desde uma pequena "aula" sobre agricultura biológica, a apanha e "desfolhada" de favas, a compostagem dos restos. Pudemos vestir a pele de burriqueiros, durante uma volta em cima do "Benjamim" e fazer o nosso próprio pão com chouriço. Após umas festas às duas cabras, assistimos a um inesperado espectáculo oferecido pelo mergulho dos patos, seguido de uma visita aos vários animais da quinta (galinhas, perus, coelhos, porcos, ovelhas, entre outros), observámos um moinho de água a produzir farinha de milho, assim como uma apresentação de uma banda desenhada sobre a compostagem.

No final da refeição partilhada cantámos os parabéns à Iolanda que comemorava o seu 15º aniversário, e saboreámos o delicioso bolo que a avó ofereceu.

Só foi pena termos de regressar…

Renata Magalhães - 8.ºB




Eco Escolas e EB 2,3/S de Caminha festejaram bem a grande semana do arraial do Agrupamento de Escolas Coura e Minho.

Nós, os alunos do 7.ºD, que temos vindo a falar sobre a Agricultura Biológica, visitámos a Escola do 1.ºciclo de Caminha e ficámos fascinados com o que havia na horta biológica trabalhada pelos nossos colegas mais novos: alfaces, batatas, cenouras, ervilhas, feijões, brócolos e outros, produzidos com a ajuda de fertilizantes biológicos. E as professoras que bem que explicaram.

Na semana seguinte, integrada na Feira da Primavera, estivemos no Terreiro, com os produtos biológicos cultivados pelos nossos familiares. Que saudáveis e saborosos!!! Todas as pessoas queriam comprar…

E o nosso Eco-Código? Na exposição, nos vasos de manjericos, na Marcha pela Terra com os nossos colegas do 7.ºB.

Foi uma alegria. Adorámos a iniciativa e esperamos que o programa Eco-Escolas desenvolva mais projectos.

Damiana Pires - 7.ºD




8ºC visitou Quinta Biológica em Cantanhede

Todos os alunos da turma do 8º C, acompanhados da Directora de Turma e da professora de História visitaram uma Quinta Biológica, em Cantanhede, no passado dia 6 de Junho. Ao longo de todo o dia, os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto determinadas culturas (leguminosas, ervas aromáticas, vegetais e frutos), animais (vacas, burro, aves, cães e cabras) e um vasto espaço onde a beleza natural predominava. Esta visita estava planeada no âmbito do projecto Eco-Escolas e para ser realizada contou com muito esforço e dedicação de todos os alunos e professores da turma, que realizaram várias feiras ao longo do ano lectivo para angariar fundos, de modo a cobrir os gastos. Com esta visita a turma concluiu as actividades propostas do tema "Agricultura Biológica", conseguindo, assim, alcançar todos os objectivos pretendidos.

Bruna Quarteu e Ana Maria Alves

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira