Jornal Digital Regional
Nº 394: 14/20 Jun 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


Campeonato Open de Ralis
Rali Vila Nova de Cerveira João Ruivo de regresso ao pódio

O Rali de Vila Nova de Cerveira, disputado este domingo, serviu para o regresso do Team Crédito Agrícola/Avetel, com a dupla João Ruivo e Alberto Silva, ao pódio, com o segundo lugar alcançado.

Nesta quinta etapa do Campeonato Open de Ralis 2008, já se sabia que a luta pelos principais lugares iria ser grande, aliás como tem sucedido ao longo da temporada.

João Ruivo entrou forte na prova, rodando sempre os mais rápidos nas primeiras especiais, o que lhe valeu no final da primeira secção ser segundo classificado.

Longe de ter a posição assegurada, o jovem piloto famalicense aplicou-se a fundo para ainda tentar chegar mais à frente, mas cedo verificou que seria loucura arriscar e perder tudo.

Assim, dedicou-se a segurar a sua posição, estratégia que o levou a ser o segundo em termos gerais, vencendo ainda entre os carros de duas rodas motrizes: “Com este lugar só posso estar satisfeito, ainda para mais quando sei perfeitamente que chegar ao triunfo era muito complicado visto os acontecimentos”, começou por afirmar o piloto apoiado pela Avetel e Crédito Agrícola: “Nas últimas provas tem sido sempre uma luta ao décimo de segundo e esta voltou a sê-lo.

Entrámos para a derradeira classificativa com 4,2 segundos de vantagem sobre o terceiro classificado e sabia que não podia facilitar.

Assim, vim no máximo que pude, perdi alguma margem, mas deu ainda para segurar o lugar”, acrescentou ainda João Ruivo que não hesitou em considerar: “Um bom resultado para o Campeonato, não perdemos embalagem e queremos voltar à luta pelos principais lugares finais”, concluiu.

O Team Crédito Agrícola/Avetel, volta à competição, já nos dias 27 e 28 deste mês, no Rali de Vila Verde.

Team Crédito Agrícola/Avetel

PARQUE DE LAZER DO CASTELINHO E CENTRO HISTÓRICO COM ACESSO GRATUITO À INTERNET SEM FIOS

O município de Vila Nova de Cerveira dispõe de zonas de cobertura WI-Fi com acesso gratuito à Internet de banda larga. Com dois pontos de acesso, no Aquamuseu do Rio Minho e na Biblioteca Municipal, a cobertura é garantida no centro histórico da vila e no parque de lazer do castelinho, na zona ribeirinha da localidade.

Para aceder à Internet através desta rede em fios basta posicionar-se naqueles espaços e utilizar um dispositivo móvel, como um computador portátil, um Table PC ou um PDA com capacidades de comunicação Wireless. A acesso não tem limite de tempo, podendo ser utilizado mais do que uma vez durante o dia ou noite.

Instaladas no âmbito do projecto Vale do Minho Digital, co-financiado pelo POS_C, as redes visam melhorar as acessibilidades de comunicação da região, reforçando a necessidade de mobilidade dos munícipes e o acesso facilitado às novas tecnologias de informação de forma gratuita e rápida.

Estas zonas de cobertura, importantes no dia a dia dos residentes, representam uma mais valia turística para o concelho, uma vez que as pessoas que visitarem a localidade têm a possibilidade de juntar o útil ao agradável: conhecer o património natural e patrimonial do concelho e aceder à rede global num espaço público.


EXPOSIÇÃO "TONS E SONS DA NATUREZA" NA CASA DO TURISMO

A exposição/venda de pintura "Tons e Sons da Natureza", de Maria Odete Ferreira, patente ao público até 29 de Junho na Casa do Turismo, pode ser visitada de segunda a sábado (10h00 - 13h00 e 14h30 - 18h00) e aos domingos (10h00 - 12h30).

A mostra consta de duas dezenas de trabalhos de pintura a óleo e sobre acrílico, mostrando alguns apontamentos locais como pinturas de cervos e pormenores da vida piscatória e outros mais abrangentes relacionados com a natureza e aspectos do quotidiano.

No panfleto promocional da exposição/venda, Maria Odete Ferreira, para quem a pintura representa uma terapia e fonte de vida, revela que a sua pintura reflecte pequenas coisas de beleza intemporal colocadas sempre pela mãe natureza no sitio e tempo certos. "É o meu contributo para lembrar o que de muito belo existe neste planeta" acentua.


BANDAS FILARMÓNICAS ACTUAM NA

DISCOTECA INDÚSTRIA NA COMPANHIA DE DJ`S

Numa organização da revista "Noticias da Musica" com apoio da autarquia local, realiza-se, no dia 14 de Junho, sábado, um concerto de bandas de música com concertos à tarde e à noite, no terreiro (praça central da vila), e prolongamento, noite dentro, na Discoteca Indústria.

O concerto da tarde tem início às 16.00 horas com a Banda de Branca, continuando à noite, pelas 22.00 horas, com a Banda de Carregosa. A partir da 01.00 horas, assistir-se-á a uma "madrugada inédita" com a presença das respectivas bandas na Discoteca Indústria que, funcionando apenas no período de verão, vai abrir portas a esta iniciativa singular.

Envolvendo cerca de 160 músicos das duas bandas e DJ`s da discoteca, a organização aposta num espectáculo participativo com sonoridades que procuram articulam determinada postura clássica das filarmónicas com o improviso dos registos mais dançaveis.

De acordo com Belarmino Valente, a ideia é criar uma envolvência semelhante aos filmes de Emir Kusturica e levar os jovens a gostar de música filarmónica e os menos jovens a apreciarem as sonoridades mais contemporâneas. No fundo, acrescentou, o objectivo é mostrar a capacidade de mobilização da música independentemente do local onde possa ser executada.

Informação Município de Vila Nova de Cerveira

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira