A Associação do Baixo Miño de Comerciantes e Empresários (ABACO) vai organizar no fim-de-semana de 28 e 29 próximo, a XIII Festa do Róscon de Xema que decorrerá no porto de A Guarda e a I Mostra do Comércio do Baixo Miño, no campo da indústria e hotelaria.
Dominguéz Freitas, alcalde de A Guarda, no decorrer da apresentação desta festa que pela primeira vez não se realiza em simultâneo com a Festa da Lagosta, como sucedeu no passado, referiu que os "municípios são reconhecidos em primeiro lugar pelas suas gentes e depois pela sua cultura, história, geografia, paisagem e também pela sua gastronomia".
Neste campo, o Roscón de Xema (rosca com gema de ovo) representa uma das principais atracções gastronómicas da vila e os turistas sempre perguntam onde podem compra-lo.
O alcaide está convicto que, este ano, a festa que se recupera quatro anos depois, será muito mais divulgada, estando certo que será um "êxito", tal como prevê que aconteça com a I Mostra do Comércio do Baixo Miño, incluindo artesanato, fotografia, gastronomia, moda, imobiliária, etc.
"Estamos ao lado de qualquer iniciativa que potencie os nossos produtos, a nossa gastronomia e comércio", assegurou Dominguéz Freitas, "muitas vezes mais com apoio moral do que económico, mas dentro do possível, estaremos sempre convosco".
ÁBACO COM INICIATIVA
Da parte da associação organizadora -ÀBACO, foi realçado o papel que o Roscon de Xema representou para A Guarda, a partir do momento em que a partir de 1992, diversas confeitarias decidiram criar a Festa do Róscon de Xema.
No primeiro ano foram confeccionadas 1.000 rações "acompanhadas de um chupito de moscatel", recordou Angel Gandara, presidente da associação organizadora, que pela primeira vez chama a si a responsabilidade única do certame.
Com esta iniciativa, pretendem "dinamizar o sector turístico e comercial, valorizar as tradições gastronómicas e culturais com importância turística, tendo em vista dinamizar o crescimento económico da zona", animados ainda pelo êxito que constituiu a Rota dos Pinchos, que serviu 15.000 rações em 16 locais.
36 STANDS
Serão instalados 36 stands (grátis para os sócios de ÀBACO) para exposição dos produtos dos comércios e indústrias participantes na Mostra do Comércio e Indústria, indo ao encontro do interesse da iniciativa, manifestada por 85% do comércio guardés.
O pregoeiro da Festa será o jornalista Guillermo Campos Piñon, especialista em temas gastronómicos.
Interpelado sobre o número de rações previstas para esta festa -a quinta das que se realizam em A Guarda no campo gastronómico-, a ÁBACO referiu simplesmente que "haverá roscas para todos".
Pelas 11H30 (hora portuguesa) proceder-se-á à inauguração da Festa e da Mostra com leitura do respectivo pregão, após o que será servida a rosca durante dois dias.