Decorre este fim de semana, o II Festival Internacional de Papagaios, após o sucesso de 2004, em que mais de 230 participantes, oriundos de diversas localidades de Portugal e de Espanha, deram “um colorido especial” ao céu de Moledo e contagiaram as mais de quatro mil pessoas que passearam pelo concorrido ‘paredão’ de Moledo nesses dois dias de Festival.
O impacto e projecção da primeira edição ultrapassaram mesmo as fronteiras do território Nacional, o que originou que para esta segunda edição, o número de praticantes de nacionalidade Espanhola tenham aumentado significativamente, sendo mesmo, em algumas modalidades como os buggyes, superior aos praticantes portugueses. De resto, esta modalidade desportiva está mais desenvolvida em junto dos nossos vizinhos espanhóis do que em Portugal.
Nesta edição, a organização aumentou a área reservada ao festival, que se entende agora a totalidade do areal da praia de Moledo. Foram criadas áreas distintas consoante a modalidade praticada (Estáticos, Acrobáticos, Tracção, Buggy e Kite Surf). As áreas também estarão divididas em profissionais (pessoas com larga experiência em voos) e participantes (pessoas menos familiarizadas com a modalidade). Esta divisão impõe-se por medidas de segurança para os participantes. As crianças, nomeadamente as que desenvolverem os papagaios no nosso atelier, terão também uma zona própria na praia para por o seu papagaio a voar com segurança. No mapa está explicitado a divisão do areal de acordo com as zonas.
Presentes estarão, pelo segundo ano consecutivo, os irmãos Molina, da ESSTE de Valência (Espanha). Estes dois irmãos que fazem dos papagaios uma profissão, surpreenderam o público presente na primeira edição, com papagaios gigantes como o diabo, com 35 metros de altura, ou o sol, que de resto é a mascote do Festival Internacional de Papagaios – Praia de Moledo. Para este ano, estes dois irmãos têm mais surpresas preparadas para o público que se deslocar a moledo no próximo fim-de-semana.
Assim como o ano passado, a organização está a preparar uma zona de atelier, com monitores voluntários especializados, que ajudarão os mais novos (e não só) a criarem o seu próprio papagaio, com materiais do nosso dia a dia, como sacos de lixo, palhinhas, fita-cola e outros. É uma forma de permitir aos mais novos o primeiro contacto com o mundo dos papagaios, promovendo também o convívio e o espectáculo. O atelier é totalmente gratuito e funcionará nos dois dias do festival das 15h às 18h.
O Festival encerará no domingo com a entrega dos prémios aos melhores papagaios presentes no festival. A originalidade e utilização de materiais usados serão valorizadas para este concurso. A inscrição no festival e no concurso são totalmente gratuitas.