CONCELHO DE CAMINHA



UM MOSAICO DE PAISAGENS

Jornal Digital Regional
Nº 239: 28 Mai a 3 Jun 05 (Semanal - Sábados)

Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.



POLÉMICA INSTALADA EM VILAR DE MOUROS

A Junta de Freguesia de Vilar de Mouros já iniciou as obras de beneficiação no recinto onde decorrem os Festival de Música Rock, de modo a dotá-lo de melhores condições e torná-lo num espaço de lazer permanente, que "beneficie o próprio concelho", destacou Carlos Alves, presidente da autarquia.

Aliás, o autarca apela à comparticipação da câmara municipal neste projecto ("Estamos de portas abertas para os receber", frisou), atendendo à relevância de que se reveste para a promoção turística da região, pois, não só esta área se valorizará, como as zonas envolventes sairão beneficiadas, incluindo as famosas Azenhas, no rio Coura.

Contudo, a questão não é pacífica, pois, a câmara afirma "ter sido colocada à margem de todo o processo da escolha da empresa organizadora" do Festival, quando ficara acordado, diz a autarquia presidida por Júlia Paula, que "na altura em que terminasse o primeiro protocolo (2004)" celebrado entre a Junta de Vilar de Mouros e dupla Música no

Coração/PortoEventos, "far-se-ia um novo protocolo envolvendo as duas partes anteriores e a Câmara Municipal para regular os trâmites das edições posteriores", o que não aconteceu, denuncia.

Carlos Alves, presidente da Junta, referiu-nos que no protocolo inicial (assinado em 1999) fora estabelecido apenas um acordo entre a Junta e as empresas organizadoras, após o que a câmara "se envolveria na organização do evento", como veio a suceder por parte do anterior executivo, sendo seu entendimento que o novo acordo celebrado em Dezembro do ano findo para os próximos seis anos, "decorreria nos mesmos moldes".

Entretanto, foi impossível contactar a PortoEventos, a empresa que celebrou agora o protocolo com a autarquia vilarmourense, após a ruptura verificada com a Música no Coração, no Festival do último ano.

Quanto à intervenção em curso no recinto, compreende modificações nos caminhos no interior do Largo de Chousa (onde se situa o palco principal dos míticos festivais rock), alterando o acesso rodoviário até às Azenhas, o qual passará a fazer-se junto ao caminho do Agrelo, enquanto que na margem esquerda do rio Coura, por entre a vegetação, será aberta uma passagem pedonal, proveniente do Largo do Casal e passando por debaixo de um dos arcos da ponte.

A actual ligação, desde a ponte românica de Vilar de Mouros até ao pequeno açude, permanecerá com acesso reservado a peões e serão criados dois parques de estacionamento permanentes, um junto às Azenhas (o qual será reservado por alturas dos festivais, ao staff da organização, imprensa e convidados) e outro por detrás da capela de Sº Amaro (igualmente alvo de beneficiação do piso e alargamento do adro), o qual servirá durante os dias dos concertos para instalação das roulotes de comes e bebes e onde serão plantadas oliveiras.

Constituindo a questão dos sanitários um dos principais quebra-cabeças de qualquer festival, serão instalados vários urinóis fixos colectivos a céu aberto e construída uma fossa hermética, mantendo-se as estruturas amovíveis para o serviço de senhoras, enquanto que os antigos balneários do Largo do Casal (no qual decorreram os primeiros festivais) deverão proximamente ser revestidos com chapa de ferro forjado. O palco desse local (agora funcionando como palco secundário), terá uma pintura geral.

Ainda em estudo, está a criação de um "Museu do Festival" em local a determinar, que recolherá todo o espólio das diversas edições realizadas desde 1968.

A Junta de Freguesia beneficia de um protocolo celebrado com a PortoEventos (parceira na organização das próximas seis edições do festival), pelo qual recebeu inicialmente 100 mil euros para a concretização de uma série de benfeitorias, algumas já em curso -tendo em vista o evento de finais do próximo mês de Julho-, e no final de cada um dos certames, encaixará ainda 25 mil euros mais.

MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos