Os espaços Internet de Caminha e Vila Praia de Âncora abrirão em breve as suas portas a todos os que quiserem navegar pelas auto-estradas da comunicação. Trata-se de dois postos públicos, de utilização gratuita, que se caracterizam pela abrangência de objectivos, nomeadamente em matéria de faixas etárias. Vão funcionar, em Caminha, nas instalações da Biblioteca Municipal e, em Vila Praia de Âncora, no edifício do Centro Coordenador de Transportes.
Ferramenta já indispensável no dia-a-dia, a Internet depressa conquistou adeptos em todo o mundo, factores que levaram a Câmara Municipal a apresentar uma candidatura para abertura de dois espaços, no âmbito do Programa Operacional da Sociedade da Informação (POSI) e entretanto aprovada, e que se traduz num investimento da ordem dos 320 mil euros, sendo 70 por cento financiados e os restantes 30 por cento suportados pela autarquia.
Os dois espaços já estão montados e prontos a funcionar, o que acontecerá dentro de muito pouco tempo, procedendo-se apenas, de momento, a pequenos ajustes. Em cada um dos postos estarão disponíveis cinco computadores e respectivo software, sendo um dos conjuntos específico, isto é, preparado para uma utilização por invisuais. As barreiras físicas, que poderiam dificultar o acesso de pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida, também foram eliminados, pretendendo-se que estes espaços tenham bastante dinâmica e possam ser usados por todos, sem quaisquer limitações. A abrangência, porém, não fica por aqui. A Câmara está a preparar programas especiais, com atractivos para todas as idades, incluindo a população senior, menos familiarizada com a linguagem dos novos meios. Aproximar os menos jovens Internet, desmistificar os, afinal, simples aparelhos, abrindo ao mesmo tempo caminhos através das potencialidades inerentes às mais recentes linguagens da informação, da comunicação e do lazer, são, também, objectivos da autarquia.
O acesso e a utilização da rede é, como referimos, gratuita e os espaços Internet funcionarão com base num regulamento próprio e em horários alargados, incluindo sábados. Para apoiar os utilizadores estarão disponíveis quatro jovens do concelho, entretanto formados, dois deles em Caminha e os outros dois em Vila Praia de Âncora.