CONCELHO DE CAMINHA



UM MOSAICO DE PAISAGENS

Jornal Digital Regional
Nº 238: 21/27 Mai 05 (Semanal - Sábados)

Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.



Concurso do CiberRato na Universidade de Aveiro

A Ancorensis vence o concurso obtendo os primeiros lugares no conjunto das escolas/universidades, na classificação absoluta e no melhor aluno.

A Ancorensis, pelo segundo ano consecutivo, ganhou a competição realizada na Universidade de

Aveiro, arrecadando o primeiro lugar da classificação geral através do Professor Indaleto Rego e, simultaneamente, o primeiro lugar no conjunto das escolas secundárias, obtido pelo aluno Fernando Cardoso do 12º Ano (7º da geral), num conjunto de participantes essencialmente constituído por alunos e professores do ensino superior e algumas participações de alunos do ensino secundário.

O CiberRato corresponde à implementação virtual, simulada por um computador, de um agente que é colocado num local completamente desconhecido à partida e que deve ser explorado até ser encontrado o objectivo.

As únicas indicações que o agente possui são indicadores de próximidade de obstáculos e, quando esses mesmos obstáculos o permitem, o agente possui também uma espécie de bossúla que lhe indica a direcção que deve tomar.

É, na realidade um sistema bastante complexo de orientação que também lhe deve permitir regressar ao ponto de partida - por exemplo, um robot deve encontrar uma bomba num edifício em chamas, desactivá-la e regressar ao ponto de partida.

Assim, consegue-se entender o objectivo do desenvolvimento deste tipo de agentes, já que, através de um "jogo", investigam-se formas de soluccionar problemas reais associados à robótica.

Recorde-se que esta competição tem vindo a ser largamente dinamizada na Ancorensis, pois nos últimos três anos tem organizado um concurso nacional de CiberRato exclusivo para alunos que se encontram a frequentar o ensino secundário, e que a Ancorensis tem ganho através de várias equipas. Esta competição tem permitido aos alunos com mais facilidade na área de informática e/ou com algum tempo disponível, aperfeiçoar os seus agentes de modo a participar na competição em Aveiro muito mais exigente nos seus objectivos.

Ancorensis (Margarida Magalhães)

MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos