CONCELHO DE CAMINHA



UM MOSAICO DE PAISAGENS

Jornal Digital Regional
Nº 238: 21/27 Mai 05 (Semanal - Sábados)

Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.



COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO VALE DO MINHO APOSTA
NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL AUTÁRQUICA

A Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, enquanto entidade acreditada para promover acções de formação profissional, está a desenvolver um projecto de Qualificação das Competências da Administração, destinado à requalificação e aperfeiçoamento dos funcionários das autarquias do Vale do Minho.

Deste modo, até final de 2006 serão investidos cerca de €253.784, co-financiados pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional da Região Norte, Medida 1.5 (ON-FORAL), que possibilitarão concretizar cerca de 47 acções de formação, correspondendo a 2581 horas de formação, das quais 72% serão realizadas em contexto de trabalho.

Aquele projecto pretende aumentar o nível de qualificação dos recursos humanos das cinco autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho e da qualidade de desempenho profissional, para, dessa forma, melhor responder aos novos desafios que se colocam à administração local, resultantes das novas competências que têm vindo a ser atribuídas aos municípios, bem como do processo de modernização em curso.

O programa formativo abrange áreas muito diversificadas, tais como Gestão e Planeamento do Desporto Municipal, Gestão Informática das Bibliotecas, Jardinagem, Atendimento, Contabilidade Autárquica, Programação Cultural, Gestão de Recursos Humanos, Código do Procedimento Administrativo, Informática e Novas Tecnologias, entre outras.

Neste âmbito, decorreram, durante o passado mês de Março, acções de formação para os motoristas de transporte de crianças e jovens, em colaboração com a Prevenção Rodoviária Portuguesa, com o objectivo de os sensibilizar para as exigências específicas desta actividade e para os riscos que ela envolve, ao mesmo tempo que foram alertados para a denominada prática da "condução defensiva", tão necessária à redução da sinistralidade.

A Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho tem ainda previsto executar até final de 2005, mediante um protocolo celebrado com a DECO, formação para as funcionárias das cantinas escolares sobre higiene e segurança alimentar.

Informação Vale do Minho

Festival de Bandas de Música da Valimar

A Valimar ComUrb vai realizar, entre 22 de Maio e 10 de Junho, nos seis concelhos que integram a Comunidade Urbana, o Festival de Bandas de Música da Valimar. A iniciativa é composta por um conjunto de oito concertos levados a cabo pelas bandas filarmónicas existentes na região. A Valimar ComUrb pretende assim promover o trabalho das bandas de música, atendendo ao seu grande valor cultural e, simultaneamente, pretende prestar um merecido tributo já que tem sido estas entidades as grandes promotoras do ensino da música clássica e instrumental junto das comunidades mais jovens da região.

Do programa constam concertos em Caminha e Esposende (já no próximo domingo pelas 15h30), em Viana do Castelo (a 26 e 27 de Maio), em Ponte da Barca (27 de Maio), em Ponte de Lima e Arcos de Valdevez (a 29 de Maio) e, novamente, em Ponte de Lima a 05 de Junho. A iniciativa culmina a 10 de Junho com uma concentração de todas as bandas de música participantes no Festival de Bandas de Música da Valimar para um concerto final, que decorrerá em Ponte da Barca.

A iniciativa, que inclui ainda a edição de uma monografia com a história das Bandas de Música e de um CD composto por oito faixas com trechos tocados por todas as bandas filarmónicas, contará com espectáculos a cargo da Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima, da Banda de Música S. Martinho da Gandra, da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Esposende, da Sociedade Musical Arcuense, da Banda dos Escuteiros de Barroselas, da Banda de Música de Ponte de Lima e da Sociedade Musical Banda Lanhelense.

O Festival de Bandas de Música da Valimar insere-se num projecto mais vasto denominado "Sons e Acordes - Valorização das Raízes Culturais do Lima/Limia", candidatado ao Interreg III A, que visa promover e divulgar a música tradicional da região, através da implementação de um conjunto de actividades como a promoção das bandas filarmónicas.

Informação Valimar

AUTARQUIA ADJUDICOU CONSTRUÇÃO DE CRECHE
NA ZONA INDUSTRIAL DE CAMPOS

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira adjudicou, pelo valor aproximado de 750 mil euros, a construção de uma creche na zona industrial de Campos. Os trabalhos da nova estrutura, inserida no futuro Centro de Apoio Social às Empresas, terão início no decorrer do mês de Junho.

Comparticipada pelo Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), a creche terá capacidade para receber 70 crianças com idades compreendidas entre 4 meses e 3 anos, assegurando dois turnos de laboração: das 06.00 às 14.00 e das 14.00 às 22.00 horas.

Entre os objectivos englobados no processo de candidatura, contam-se a criação de um apoio social sustentável pautado pelos princípios da igualdade/qualidade e pela edificação de um verdadeiro pilar de desenvolvimento social assente na promoção do emprego, integração social e erradicação de sinais de pobreza.

A futura estrutura vai ter átrio de acolhimento, serviços administrativos, gabinete de direcção, arquivo, sala polivalente, WC de serviço, refeitório, cozinha, despensa, lactário, tratamento de roupa, instalações sanitárias do pessoal, sanitários para as crianças, sala de pessoal, sala de isolamento, gabinete de apoio médico, salas de actividades e repouso (por idades), salas-parques e berçários.

Após a conclusão da obra e devido apetrechamento em matéria de equipamentos, a autarquia irá protocolar o seu funcionamento com uma instituição de solidariedade social, de forma a garantir um dos objectivos decorrentes da candidatura: servir uma faixa da população com reduzidos rendimentos económicos mensais.

A Zona Industrial de Campos, que engloba dois pólos, conta com quarenta fábricas que garantem emprego a cerca de duas mil pessoas, na sua maioria mulheres. A valorização da sua qualidade de vida é uma preocupação da autarquia que, no mês passado, criou uma rede de transportes exclusiva para os trabalhadores com a realização de três circuitos que coincidem com a entrada e saída dos turnos de laboração.


JOVENS REMADORES CERVEIRENSES REPRESENTAM A SELECÇÃO NACIONAL

Três jovens remadores da Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira vão representar a selecção nacional em dois importantes acontecimentos desportivos da modalidade que terão lugar no próximo mês de Agosto.

Bruno Tiago defenderá as cores nacionais no Campeonato do Mundo de Remo de Branenburgue, na Alemanha, enquanto os atletas juvenis Elisa Dias e Marco Cunha estarão presentes na Regata Internacional de Bordéus, em França.

A escolha destes atletas para representarem a selecção nacional nas referidas provas internacionais deveu-se à classificação alcançada nas provas de selecção organizadas pela Federação Portuguesa de Remo, em Montemor-o-Velho, em meados do mês passado.

O atleta Bruno Tiago classificou-se em 2º lugar nos 2000 metros, prova que contou com 28 remadores de diferentes clubes. Elisa Dias, na distância de 1500 metros, competiu com mais 21 remadoras, cortando a meta na 8ª posição. Por sua vez, Marco Cunha, na mesma distância mas com 50 adversários, alcançou o 13º lugar.

Além destes atletas, a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira levou até Montemor- o-Velho mais quatro jovens remadores que, nas provas realizadas, demonstraram um grande empenho e dedicação, deixando a garantia que a modalidade tem espaço de crescimento em Vila Nova de Cerveira.


"UMA MÃO CHEIA DE LIVROS EM." EM VILA NOVA DE CERVEIRA

A autarquia cerveirense, através dos serviços da biblioteca municipal, promove, nos dias 17 e 18 do corrente, o curso de literatura para a infância e juventude "Uma mão cheia de livros.", cuja concepção e realização pertence a Maria Elisa Sousa.

A iniciativa, apoiada pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, compreende duas sessões diárias, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, e destina-se a um público-alvo constituído por técnicos, animadores, educadores e professores do 1º ciclo.

Entre os objectivos, destacam-se a reflexão sobre o estatuto e significado da literatura para a infância e a construção de percursos de análise critica das obras destinadas à infância e juventude, bem como a dinamização e experimentação de práticas de animação do livro e da leitura.

Maria Elisa Sousa é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo concluído o mestrado em educação na Universidade do Minho. Presentemente, é docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde lecciona Metodologia do Ensino de Português e Prática Pedagógica - Língua Portuguesa.

Além de dinamizar diversos cursos de formação, Maria Elisa Sousa apresenta comunicações em encontros científicos e publica artigos na imprensa relacionados com a didáctica da língua materna, o ensino e a promoção da leitura e a literatura para crianças e jovens. Desde Novembro de 1999, é co- responsável pela coordenação da revista "Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude".

Informação Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

Romancista galega publica em Portugal

Acaba de ser lançado na Internet o romance As Sete Fontes, da escritora galega Concha Rousia. A obra, disponível gratuitamente em www.arcosonline.com, foi a escolhida pelas Edições ArcosOnline.com para assinalar, a partir de Portugal, este Dia das Letras Galegas.

As Sete Fontes é, no dizer da própria autora, um romance que fala do povo galego, mas também "da condição humana, da queda moral e da possibilidade de redenção". O professor universitário e dicionarista Isaac Estraviz, que assina o prólogo da obra, refere que Concha Rousia neste romance "enfrenta-se frontalmente ao problema do caciquismo político e religioso e à corrupção que grassa por toda a parte". Por sua vez, Victor Domingos, o editor, considera que há neste romance "várias tiradas de mestre". No seu entender, Concha Rousia apresenta um estilo muito equilibrado ao nível da organização ou estruturação narrativa, e sublinha que um dos pontos fortes deste romance é o facto de conseguir "conciliar um lado sentimental, quase dramático, com um outro lado bem divertido, ou até mesmo cómico".

Não é todos os dias que um livro galego, escrito na nossa língua, é publicado em Portugal. E mais raro ainda será talvez o feito de uma editora portuguesa se associar espontaneamente ao conjunto de iniciativas que marcam todos os anos, na Galiza, o dia 17 de Maio. Victor Domingos, responsável por este projecto editorial, afirma que este tipo de iniciativas transfronteiriças são para continuar, já que "entre Galiza e Portugal temos muito mais em comum, em termos culturais e em termos históricos, do que aquilo que mostramos actualmente no nosso quotidiano".

A história d'As Sete Fontes

A acção deste novo romance anda à volta do misterioso desaparecimento de uma peça de arte sacra em exposição no Museu Arqueológico de Ourense. O estranho sucedido é acompanhado de forma entusiástica pela comunicação social e pela população, dando origem a um conjunto de acontecimentos hilariantes. Dois estranhos investigadores começam também a investigar o caso, interrogando os habitantes das redondezas. Entretanto, um padre fora de actividade, um pedreiro e um alcaide com problemas de consciência percorrem no silêncio das noites os caminhos da província, numa peregrinação que fará a sua passagem por sete fontes, até chegar a...

A autora

Concha Rousia nasceu em 1962, numa aldeia situada no Sul da Galiza, entre Ginzo da Límia e Montalegre, onde passou a sua infância. Deslocou-se posteriormente a Vigo, onde cursou estudos secundários na Universidad Laboral, um internato público para raparigas de famílias camponesas e operárias. Lá sofreu por primeira vez o choque de não poder utilizar com normalidade a sua língua galego-portuguesa na sua própria terra, e iniciou uma militância cultural e política a favor dos direitos linguísticos e de identidade da Galiza que continua até hoje.

Após diversas peripécias vitais, cursou tardiamente estudos de Psicologia na Universidade de Santiago de Compostela, e depois residiu diversos anos nos Estados Unidos, completando um mestrado em Terapia Familiar na Universidade de Maryland. Na actualidade partilha a sua actividade literária com a prática da Psicologia Clínica.

As Sete Fontes é o seu primeiro romance. Anteriormente, deu a conhecer na rede alguns relatos curtos agrupados sob o título Lobos. No ano 2004, ganhou o Certame de Narrativa Curta do Concelho de Marim, na Galiza, com o relato Segredo de Confissão.

Estamos a preparar...

- O Salústio Nogueira (romance), Teixeira de Queirós
- A Vida Extrema (poesia), Mário Herrero Valeiro
- Lince Ibérico - Revista Literária de Expressão Ibérica

Obras já publicadas

Literatura:
- As Sete Fontes (romance)
- Histórias Que Acabam Aqui (contos para a infância)
- Antes do Fim (narrativa)
- é preciso calar o monólogo (poesia)
- O Livro Verde das Verdades (poesia)
- A Busca Entre o Vazio (narrativa)
- ode a um poeta naturalista (narrativa)

Humor:
- O Malogrado Capitão Osório (folhetim)
- O Bando dos 6 ou 7 (crónicas)

Actualidade e Cultura:
- European Writings on Psychology, Vol. 1 (textos científicos)
- A Língua Portuguesa no Alto Minho (ensaio)

Informação Edições ArcosOnline.com

Inauguração do jardim-de-infância e sede da Junta de Freguesia de Cepões

O Município de Ponte de Lima inaugura no próximo sábado, dia 21 de Maio, pelas 16h00, o jardim-de-infância e sede da junta de freguesia de Cepões. O equipamento, que servirá as crianças das freguesias de Rendufe, Bárrio, Labruja e Cepões, será inaugurado numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng.º Daniel Campelo e da Directora Regional de Educação do Norte, Dr.ª Margarida Moreira.

O novo jardim-de-infância insere-se na política municipal de Ponte de Lima, que tem tido como matriz o serviço às pessoas e às famílias. Por isso, tem já constituída uma rede de 32 Jardins-de-Infância, que satisfaz 923 crianças. Para a autarquia, a educação pré-escolar é a primeira etapa no processo de educação ao longo da vida, pelo que existe uma preocupação central em criar as necessárias condições que proporcionem às crianças experiências educativas diversificadas e de qualidade, apenas possível mediante uma organização cuidada do ambiente educativo dos estabelecimentos de educação pré-escolar.

Considera-se assim de relevante importância a implementação de uma rede de educação pré-escolar abrangente de forma a proporcionar à grande maioria, senão à totalidade das crianças do concelho de Ponte de Lima o acesso a este nível de ensino. Além da complementaridade com a acção educativa das famílias, favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

Informação Câmara Municipal de Ponte de Lima

Exposição de Obras de Engenharia

No seguimento do I Dia Regional Norte do Engenheiro vai ser aberta ao público em Ponte de Lima a partir do dia 21 de Maio uma Exposição sobre “As 100 obras de Engenharia Civil no Século XX – Portugal”.

Este I Dia Regional do Engenheiro da iniciativa da Direcção Regional Norte e da Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros realizou-se pela primeira vez na zona Norte, decorrendo na cidade de Viana do Castelo entre os dias 13 e 14 de Maio.

A Exposição estará patente na Casa do Arnado (junto à Ponte Romana) em Ponte de Lima, aos sábados, domingos e feriados, das 14.00 h às 18.00 h.

Convidam-se todos os interessados a visitar esta exposição que mostra as grandes obras de engenharia realizadas no século XX em Portugal.

Informação Ordem dos Engenheiros

Ensaios de organismos geneticamente modificados

A Câmara Municipal de Ponte da Barca aprovou de forma unânime, durante a última reunião de executivo, uma proposta que emite um parecer desfavorável e de total oposição à realização de quaisquer ensaios com OGM's- Organismos Geneticamente Modificados no concelho de Ponte da Barca. Na base da tomada de posição, dada a conhecer hoje em conferência de imprensa, estiveram fundamentos que o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Armindo Silva, considera fulcrais para a discussão no âmbito da consulta pública que decorre actualmente e que é promovida pelo Instituto do Ambiente.

Armindo Silva justifica o parecer desfavorável em nome da preservação e valorização das variedades tradicionais de milho cultivadas no concelho, da salvaguarda do equilíbrio ecológico dos ecossistemas agrícolas selvagens, do risco de contaminação que a tecnologia OGM emprega e da probabilidade da variedade de milho em causa se tornar persistente e invasor.

A posição da Câmara Municipal assenta ainda no facto dos ensaios contrariarem a estratégia preconizada no Plano de Acção "Avaliação, Integração e Dinamização das Políticas Rurais no concelho de Ponte da Barca", na inadequação à tipologia das explorações agrícolas do concelho, na necessidade de promoção de um desenvolvimento rural que concilie as actividades agrícola, pecuária e florestal com a componente ambiental do concelho (que integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês) e na constatação de que Ponte da Barca se encontra na área de actuação do Banco de Germoplasma da Direcção Regional de Entre Douro e Minho (único no país).

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, "as características minifundiárias da paisagem agrícola e a biodiversidade existentes neste território são uma preocupação que carece do empenhamento na sua preservação por parte das grandes forças dinamizadoras do seu desenvolvimento".

A Câmara Municipal de Ponte da Barca deliberou também, por unanimidade, declarar todo o território do concelho como Zona Livre de Transgénicos e decidiu ainda submeter a posição assumida à discussão e aprovação da Assembleia Municipal de Ponte da Barca. O parecer desfavorável será igualmente entregue ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro, ao Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, ao Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, aos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República e ao Presidente do Instituto do Ambiente

Informação Câmara Municipal de Ponte da Barca

Viana do Castelo foi o palco da Final Nacional de Surf
do Desporto Escolar

Três particularidades marcam a edição 2005 da Festa da Santa Cruz, em Alvarães, que decorre dias 21 e 22 de Maio e que têm como "ex-libris" os andores floridos.

Primeira particularidade: os andores floridos, que todos os anos atraem milhares de forasteiros à nossa terra, vão estar "debaixo de olho" da UNESCO. Tudo porque é nossa intenção integrá-los na candidatura da cultura galaico-portuguesa a património imaterial. Uma candidatura que já foi apresentada em 2004 e cuja proclamação está prevista para meados deste ano. Queremos muito que os andores passem a ostentar aquele estatuto. Para perpetuar uma tradição única no País.

A segunda tem a ver com a constituição da comissão de festas. Os escolhidos foram os casais que completam um, 25 e 50 anos de casados. Esta será certamente uma motivação acrescida para capricharem na organização. Temos a certeza que com o seu empenho, a sua dedicação e o seu bairrismo, conseguirão manter o brilho e o perfume das festividades.

Por último: esta é a primeira Festa da Santa Cruz que se vai realizar na vila de Alvarães. É verdade. Em finais de 2004, a nossa terra foi elevada à categoria de vila. Um motivo de orgulho para todos nós, e que, certamente, vai aumentar o nosso bairrismo e o nosso amor a Alvarães. Mais uma boa razão, portanto, para reafirmar a festa deste ano como um marco inesquecível no calendário festivo do Alto Minho.

ANDORES FLORIDOS

É na quinta-feira que a população começa a colar os milhares de pétalas que vão dar corpo aos andores floridos, verdadeiros "ex-libris" da Festa das Cruzes, marcada para este fim-de-semana.

O trabalho de confecção dos onze andores decorre normalmente no pátio das casas dos mordomos e só é dado por concluído na madrugada de sábado.

Chegam a juntar-se, à volta de cada um deles, três dezenas de "artífices", gente de todas as idades e profissões que, pétala a pétala, dá forma a vários motivos religiosos, paisagísticos e monumentais.

As pétalas são coladas com cola feita à base de farinha, cuja humidade permite que elas se aguentem por vários dias viçosas e coloridas.

Cada lugar da freguesia tem o seu andor e ainda hoje se cultiva uma sã rivalidade entre os vários lugares, pelo que as temáticas escolhidas são mantidas em segredo até à tarde de sábado, altura em que os andores são transportados para a Igreja Paroquial.

No domingo, são levados em procissão aos ombros dos mordomos, para admiração dos milhares de forasteiros que todos os anos se deslocam a Alvarães para apreciar aquelas autênticas obras de arte popular.

Foi em Maio de 1946 que se fez em Alvarães o primeiro andor em flores naturais, cujo objectivo era a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Em Outubro desse mesmo ano, numa procissão que percorreu quase toda a freguesia em acção de graças pelo fim da II Guerra Mundial, mais quatro andores foram confeccionados com flores naturais, transportando as imagens de Nossa Senhora de Fátima, de Nossa Senhora do Livramento, de Nossa Senhora do Rosário e de S. Sebastião.

Em 1947, o então pároco da freguesia, cónego Cepa, sugeriu que na Festa das Cruzes os andores fossem novamente feitos com flores naturais, argumentando que os ornamentos que então os enfeitavam "cheiravam a mofo".

A ideia foi bem aceite pela população e assim surgiram os primeiros andores de flores naturais, que em nada se assemelhavam aos actuais, pois a estrutura era ainda feita nos armadores e depois eram compostos com solitários e jarras de flores.

No ano seguinte surgiu a ideia de se começar a colar as pétalas de flores em andores já feitos por cada lugar da freguesia e de acordo com a imagem do santo que iriam transportar.

Um dos andores mais pesados é o consagrado a S. Sebastião, que representa um castelo quase totalmente revestido de musgo e cujo transporte chega a "reclamar" os ombros de seis homens.

Bem mais leve é o andor dedicado a Santa Gorete, que, como manda a tradição, é sempre transportado por raparigas solteiras.

Informação Junta de Alvarães

José Luís Serra recandidata-se à Câmara de Valença pelo PS

A Comissão Política Concelhia de Valença do P. S., reunida no dia 17 de Maio, deliberou, por unanimidade e aclamação, aprovar a recandidatura do Dr. José Luís Serra a Presidente da Câmara Municipal de Valença.

Embora estando, ainda, no seu primeiro mandato de Presidente da autarquia valenciana, a competência e capacidade do Dr. serra, aliadas à experiência adquirida como Vereador e membro das Assembleias de Freguesia e Municipal, espelhadas na qualidade e quantidade de trabalho realizado, tornaram-no no candidato natural do Partido Socialista.

A Comissão Política Concelhia manifesta a sua grande satisfação pela recandidatura do militante José Luís Serra, estando certa que, deste modo, também interpreta o sentir duma grande percentagem da comunidade valenciana.

Igualmente e do mesmo modo a C P C deliberou recandidatar a Presidente da Assembleia Municipal de Valença o camarada Dr. Jorge Gama.

Comissão Política Concelhia de Valença do P. S.

Vozes da Raia a Património da Humanidade
Valença e Tui Palco de Video-Clip

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte ... Nas Ondas! promove a gravação do video-clip de um disco de música tradicional cantada por alunos de escolas do ensino básico, das duas margens do Rio Minho, amanhã, 19 de Maio, entre as 9h e as 13h00, na antiga ponte internacional Valença / Tui.

As filmagens do vídeo-clip contarão com a participação de cerca de 500 jovens, oriundos de dezassete centros de ensino; nove do sul da Galiza e oito do norte de Portugal.

O disco e o video-clip decorrem no âmbito do projecto de preservação do patrimonio oral do sul da Galiza e do norte de Portugal e da candidatura do mesmo à classificação de Património Imateral da Humanidade pela UNESCO. Uma iniciativa da Associação Cultural e Pedagógica Ponte ... Nas Ondas!.

O disco tem o nome de "Meninos Cantores" e terá 32 melodias. De entre os temas do novo disco destacam-se: Adeus casa dos meus pais, oriunda de Viana do Castelo, o Canto de Roda do Rosal, o Malhão de Melgaço, o e tí telo, telo de Vigo, entre muitos outros.

A Associação Cultural e Pedagógica Ponte ... Nas Ondas! está já a preparar a décima primeira emissão do programa radiofónico internacional Ponte... nas ondas! Que já ultrapassou as fronteiras de Portugal e Espanha e se estende já a grande parte do mundo lusofono.

O grande objectivo do CD é preservar os elementos comuns das tradições galaico portuguesas.

Os temas serão cantados em português e em galego, com muitos pontos a serem interpretados em conjunto.

Esta iniciativa contará com o apoio financeiro e logistico da Câmara Municipal de Valença.


EXPOSIÇÃO "SACRÁRIOS DAS IGREJAS DE VALENÇA"

O Agrupamento 453 do Corpo Nacional de Escutas de Valença promove a exposição fotográfica "Sacrários das Igrejas de Valença" na Capela de Bom Jesus, na Praça Forte, de 22 a 29 de Maio.

A exposição é composta pelas vistas gerais das igrejas e algumas capelas do concelho, vistas gerais dos altares com sacrário, e os sacrários em pormenor. Incluem-se , ainda, fotos de outros motivos eucarísticos que, aqui e ali, foram aparecendo nas diversas igrejas e capelas, tais como pinturas ou altos relevos de sagradas custódias, cálices, riquíssimas simbologias litúrgicas, como o pelicano, o cordeiro do apocalipse, o Bom Pastor, anjos adoradores, etc.. A mostra inclui, ainda, como curiosidade, a foto de uma pedra que em tempos encimava o portal de uma casa particular e hoje está inserida na fachada da mesma, com a legenda: " IHIS LOVADO SEJA O SANTÍSSIMO SACRAmto PADR E N E AVE MA PL ALMAS D P 1728".

Na exposição, cada visitante poderá adquirir, por um preço módico, um CD que inclui, para além das fotos expostas, a maior parte do material fotográfico recolhido, apresentado em técnica multimédia. Aliás, sempre que seja possível, estarão em funcionamento um ou mais computadores , para permitir aos visitantes visualizar, in loco, a referida recolha fotográfica.

Esta iniciativa conta com a colaboração da Paróquia de Valença e dos párocos locais.

A exposição resulta de uma aturada e abundante recolha fotográfica de elevada qualidade artística, fruto de mais de quinhentas fotografias digitalizadas. Depois de cuidadosa selecção, foram apuradas cento e dez fotos, que, reveladas em tamanho 24 x 30 dão corpo a esta mostra.

O grupo das caminheiras e caminheiros do agrupamento escutista valenciano pretende com esta iniciativa celebrar, dentro do Ano da Eucaristia, a semana eucarística por excelência, em que se celebra a solenidade litúrgica do Corpo de Deus e as festas da Primeira Comunhão e Profissão de Fé.

A exposição poderá ser visitada todos os dias entre as 10 e as 19 horas, de 22 a 29 de Maio, na Capela do Bom Jesus, ma Coroada, Praça Forte de Valença.


Exposição "Aquilino Desconhecido" em Valença

A Biblioteca Municipal de Valença recebe a exposição "Aquilino Desconhecido" desde 16 a 31 de Maio.

Esta exposição tem por base uma cronologia da vida e da obra de Aquilino Ribeiro, ilustrada por numerosas fotografias. O núcleo biográfico foi complementado por documentação, em grande parte inédita, que revelou certidões, manuscritos do escritor, cortes da censura em livros e artigos para jornais, cartas, publicações anotadas, discursos, num trajecto que percorreu etapas fundamentais da sua vida.

O autor da obra "A Casa Grande de Romarigães" aparece retratado nas suas mais diversas facetas, muitas delas desconhecidas.

Os primeiros manuscritos, as cronologias, as várias anotações que Aquilino utilizou na fase de organização da obra "A Casa Grande de Romarigães" são alguns dos documentos em destaque.

A organização desta exposição itinerante esteve a cargo da Arvore - Cooperativa de Actividades Artísticas.

Informação Câmara Municipal de Valença

AGENDA MÊS DE JUNHO 2005
VIANA DO CASTELO

Com a entrada do mês de Junho aceleram-se as actividades de animação cultural, não só porque as condições de tempo a elas convidam, mas também porque o aumento do fluxo turístico exige alimento de recreação e cultura que incite a novas passagens por Viana do Castelo.

Por isso esta Agenda, para além do habitual e substancioso cardápio de exposições, exibições musicais, espectáculos de teatro e cinema e de teor étnico-folclórico, anuncia algumas iniciativas que merecem o devido destaque.

Assim, é neste mês, no dia 11, que ao fim da tarde, se realiza a já tradicional "Milha Urbana de Viana do Castelo - Cidade Saudável", que atrai às ruas do Centro Histórico, alguns dos melhores especialistas nacionais desta distância. Ainda no sector desportivo, não são de perder os desafios de hóquei em patins da Juventude de Viana (dias 11 e 25, no Pavilhão de Monserrate) que discute com as melhores equipas portuguesas os primeiros lugares do Campeonato Nacional.

Ainda neste âmbito sublinha-se a iniciativa "Domingos Saudáveis" que se realizam no Jardim da Marina, abertos a todos os vianenses.

No sector do Teatro, grande relevo merece também o "X FestEixo - Festival de Teatro do Eixo Atlântico", que, de 27 de Maio a 6 de Junho, trará ao Teatro Sá de Miranda, algumas das melhores companhias do Norte de Portugal e da Galiza.

No campo do folclore e etnografia assumem relevo o 1º Festival de Folclore Nacional de Viana do Castelo que decorre no Jardim da Marginal no dia 11, às 21H30 e no dia 12, às 15H30, e, ainda, no mesmo local, a VianaFestas organiza, de 10 a 12, a Feira de Produtos Regionais, que abre no primeiro dia às 21H00. Igualmente se sublinha a "Festa do Cavaquinho" a realizar no dia 18, na Praça da República.

No dia 18, o município celebra o 747º aniversário da outorga do foral por Afonso III, e a Câmara Municipal assinala a efeméride com uma sessão solene, a realizar no seu Salão Nobre, durante a qual se apresenta o livro "Temas da História de Viana do Castelo", da autoria de Alberto Antunes de Abreu.

A oferta aqui fica, mas é necessário que seja correspondida pela adesão dos vianenses para que a organização receba o impulso estimulador da desejável contnuidade.

Flora Silva (Vereadora da Cultura)

EXPOSIÇÕES

Até 26 - Instalação sobre "A Flexibilidade do Bambu à Harmonia com o Todo".
Local: Ala Nova do Museu Municipal

Até 12 - Exposição Numária Portuguesa II - A Moeda da Restauração à República.
Exposição Permanente "A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho".
Local: Museu do Traje

Até 19 - Exposição de Trabalhos Escolares. Tema: Escolas do 1º ciclo (1º e 2º ano) "As lendas do Mar" de José Jorge Letria e (3º e 4º ano) "A menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andrensen.
Escolas do 2º ciclo (6º ano) - Execução de nós de marinharia.
De 25 a 30/9 - "Navio Hospital Gil Eannes - O elo da Amizade ao Serviço da Frota Bacalhoeira"
Local: Navio Hospital Gil Eannes

De 13 a 26 - Exposição de Brinquedos "II Reciclar(te)" - Integrada na Campanha de Reciclagem com trabalhos executados por alunos.
Local: Antigos Paços do Concelho

Até 5 - "Semana Verde 2005". Tema"Alterações Climatéricas".
Exposição de desenhos realizada pelas crianças do 1 e 2 Ciclo do Concelho.
Local: Edifício Vila Rosa.

De 9 a 26 - Exposição de Escultura "Poema a…"de Alberto Moreira
Local: Jardim/Anfiteatro da Marina

De 1 a 1/07 - Exposição Colectiva de Óleos e Aguarelas
Local: Galeria Arte do Tempo

Até 15 - Exposição Colectiva de Pintura Mutantis
Local: Bar do Instituto Português da Juventude
Até 10 - Exposição de Pintura "A Mulher" de Stephen Morris
De 10 a 29/07 - Exposição de Pintura "Alephbeth Watercolours Experiences" de M.T. Quimbango
Local: Bar Galeria Astúrias

De 24 a 03/7 - Exposição Documental "Um Olhar sobre a Congregação de Nossa Senhora da Caridade". Integrada nas comemorações dos 225 anos da Instituição.
Local: Casa da Praça (Casa Malheiro Reymão)

Até 30/7 - "Um Tema, Três Lugares" - Exposição de Escultura de Alberto Moreira
Local: Pousadas de Portugal (Viana do Castelo, Cerveira e Valença)

Museu de Carros de Cavalo - Santa Leocádia
Local: Quinta da Bouça (Santa Leocádia de Geraz do Lima)
Marcações através do Telef. 258731162

Núcleo Museológico do Pão e Azenha em Outeiro
Local: Antiga Escola Primária de Outeiro, aberto às quartas, Sábados e Domingos.
Marcações através do telef. 258800171 (Museu do Traje).

Núcleo Museológico Moinhos de Montedor
Local: Montedor (Carreço), aberto às quintas, Sábados e Domingos.
Marcações através do telef. 258800171 (Museu do Traje).

Núcleo Museológico de Arqueologia de Stª Maria de Geraz do Lima
Local: Igreja Paroquial Stª Mª Geraz do Lima
Marcações através do telef. 258731794.

Navio-Hospital Gil Eannes Sábados, Domingos e Feriados, aberto a visitas, das 9.00 às 12.00 H e das 14.00 às 19.00 H. Marcações através do telef. 258809710.

Núcleo Museológico do Templo-Monumento de Santa Luzia
Monte de Santa Luzia de Segunda a Domingo, das 9.00 H às 12.00 H e das 13.00 às 17.00 H.
Tel. 258823173

Fabrica de Louça Regional de Viana
Local: Rua da Fabrica - Meadela
Horário: Segunda a Sábado, das 9.00 às 19.00H. Domingo das 14.30às 19.00H.
Marcações de visitas através do Tel. 258828908

MÚSICA / DANÇA

Dia 9 - Espectáculo de Animação:
Música e Dança - Madanza; Ballet Grego - Katapetravalei e Poesia com Miguel Rodrigues.
Inserido na inauguração da Exposição de Escultura "Poema a…" de Alberto Moreira.
Local: Jardim/Anfiteatro da Marina, às 21.30 H

Dia 17 - Espectáculo "Música e Humor Lado a Lado"
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30 H
Org.: ACAPO - Viana do Castelo

Dias 18 e 19 - Espectáculo da Academia de Dança Studio
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda

Dia 20 - Concerto pela Orquestra Sinfónica EPMVC
Maestro: Miguel del Castillo
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30 H
Produção: Fundação Átrio da Música/Escola Profissional de Música de Viana do Castelo

Dia 30 - Festa da Primavera - Cantar o Ambiente
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30 H
Org.: Descansa a Sacola

Ciclo Musical amadeus
Dia 9 - Noite musical com o Grupo INCOGNITA (Profª Filipa Gonçalves)
Dia 17 - Noite de Guitarra Acústica (Prof. Rui Cardoso)
Local: SIRD (Sociedade Instrução Recreio Darquense, às 22.00 H
Org.: amadeus Instrumentos Musicais

Música para Bebés
Aos Sábados - Workshops de Música para Bebés dos 9 meses aos 3 anos.
Coordenação: Professoras Carla Alves e Raquel Amorim
Local: Largo São Domingos
Org: Viana Música

Na primeira 6ª feira de cada mês - Grande Noite de Fado
Local: Viana Mar Restaurante

Aos Sábados - Jantares c/ Folclore.
Local: Restaurante Típico "Os Três Potes"

CINEMA

SESSÕES CINECLUBISTAS
Sessões: Às Quartas-feiras, às 21.45 H.
Dia 1 - OS TEMPOS QUE MUDAM, de André Téchiné
Dia 8 - HISTÓRIA DE MARIE E JULIEN, de Jacques Rivette
Dia 15 - VERA DRAKE, de Mike Leigh
Dia 22 - BARAN, de Majid Majidi
Dia 29 - A CARA QUE MERECES, de Miguel Gomes
Local: Centro Comercial 1º de Maio.
Org.: Assoc. AO NORTE (www.ao-norte.com). Apoio: C.M.V.C.

TEATRO

Até 10 - X Festeixo - Festival de Teatro do Eixo Atlântico
Dia 1 - (Dia Mundial da Criança) -: "HISTÓRIA DE BONECOS", pelo Centro Dramático de Viana (Teatro do Noroeste).
Local: Salão Nobre do Teatro Municipal Sá de Miranda, às 19.00 H
Dia 1 - "HISTORIA NATURAL (ELOXIO DO ENTUSIASMO)" pelo Matarile Teatro (Santiago de Compostela). Em colaboração com o Fitei.
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H
Dia 3 - "CULTURA PARA TOMAR" pelo Mofa & Befa (Santiago de Compostela).
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H
Dia 6 - "SENHOR DAS FLORES", Voc Produções (Brasil). Com Jonas Bloch e Beto Coville. Em colaboração com o Fitei.
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H
Dia 8 - "O HOMEM QUE ESTEVE SETE HORAS EMPOLEIRADO NUMA ÁRVORE" pela Filandorra (Vila Real).
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H
Dia 10 - "MATER" pela Barraca (Lisboa).
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H
Org.: Teatro do Noroeste e Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 11 - "Atenção Sentido" de Álvaro Peixoto
Local: Cardielos, às 21.30 H
Org: Inatel

"VALE DE LETRAS PARA CRIANÇAS"
Dia 25 - Leitura interpretada do conto "Princesa da Chuva" de Luísa Ducla Soares, para crianças, por Elisabete Pinto.
No último Sábado de cada mês (até Novembro), às 11.00H
Local: Estação Viana Shopping, às 11.00 H.
Apoio: Valimar. Projecto Vale de Letras e do Teatro Noroeste

OUTRAS ACTIVIDADES

Dia 1 - Comemorações do Dia Mundial da Criança
Local: Cidade de Viana do Castelo

Dia 1 - Actividades Lúdico-Recreativas integradas no Dia Mundial da Criança
(Voleibol, futebol, corrida de sacos, corrida (velocidade) e tracção da corda)
Local: Jardim da Marina
Org: Escola EB 2,3 DE Viana do Castelo - Abelheira

CAFÉ TEATRO
Dia 1 - Cine Acção: Projecção do filme "Colateral", às 22.00H
Dia 2 - Festival de Gothick-Rock , às 23.00H
Dia 4 - Teatro "Um Dia Difícil" com Andrea Gabilondo.
Dia 6, 13, 20 e 27 - Noite de Karaoke
De 6 a 12 - Semana Tropical
Dia 8 - Cine Tropical: Projecção do filme "O Pirata das Caraíbas", às 22.00H
Dia 9 - Concerto de Punk/Grunge pelo grupo Territorial Act, às 22.30H
Dia 10 - Apresentação Musical pela Escola de Música da S.I.R.C.
Dia 10 - Noite das Danças Latinas, às 22.30H
Dia 11 - Dança Hawaiiana e Oriental - Compª Dança Wicca Street Dance, às 23.00H
Dia 15 - Cine Acção: Projecção do filme "Celular", às 22.00H
Dia 17 - Noite de Danças de Salão
Dias 17 e 18 - II Competição Nacional de Dança
Dia 19 - II Competição Nacional de Hip-Hop
Dia 22 - Cine Acção - Projecção do filme "O Tesouro"
Dia 24 - Festival de Hip-Hop
Dia 29 - Cine Acção: Projecção do filme "Ocean's Twelve"
Local: Café Teatro

Dia 4 - VII Concentração de Clássicos de Viana do Castelo
Local: Viana do Castelo, às 9.00 H
Org: Viana Motor Clube

Aos Sábados - Feirão - Venda de Produtos Regionais e actuação de Grupos Folclóricos
Dia 4 - Grupo Folclórico Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos e Grupo Folclórico de Castelo do Neiva
Dia 11 - Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre, Grupo Cantadeiras do Vale do Neiva e Grupo Folclórico de S. Lourenço da Montaria
Dia 18 - Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre e Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço
Dia 25 - Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço e Rancho Folclórico de Vila Franca do Lima
Local: Praça da República, das 10 às 13.00 H
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho

Comemorações do Dia Mundial do Ambiente (dia 5 de Junho)
Dia 7 - "II Reciclar(te)" - Ateliers, Espectáculo com Carlos Moniz, Animação com o grupo Ases na Manga, destinada aos alunos das Escolas do Concelho ate ao 6º ano de escolaridade.
Local: Área relvada contigua a Marina, às 10.00 H.
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo e APPACDM

Dia 10 - Arraial dos Santos Populares
Local: Junto à capela Senhora da Boas Novas, às 20.00H.
Org: Grupo de Cavaquinhos do Centro Social e Paroquial de Mazarefes

Dia 10 - Apresentação do livro "Ser e Não Ser" de Maria do Céu Guerra, com a própria. Em colaboração com o Centro Cultural do Alto-Minho.
Local: Café-Teatro, às 18.00 H
Org.: Teatro do Noroeste

Dia 11 - Arraial dos Santos Populares
Local: Bairro da Escola Técnica
Org.: Associação de Moradores do Bairro da Escola Técnica

Dias 11, 17 e 25 - Bailes Populares e exibição de Marchas Populares
Dia 11 - Conjunto Musical: "Top 5".
Dia 17 - Conjunto Musical: "Arco-Íris". Actuação das Marchas Populares da Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha e da Associação de Moradores da Cova (Meadela).
Dia 25 - Conjunto Musical: "Inovasom"
Local: Bairro do Jardim, às 21.30H
Org: Santa Luzia Futebol Clube
Apoio: Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dias 11 e 12 - 1º Festival Cidade Viana do Castelo - Folclore Nacional
Local: Jardim Público. Dia 11 às 21.30 H e dia 12 às 15.30 H.
De 10 a 12 - Feira de Produtos Regionais
Local: Jardim Público, abertura dia 10 às 21.00 H.
Org: Vianafestas. Apoio: Inatel

Dias 17 e 18 - Festa de Final de Ano.
Dia 17 - Desfile de Moda. Arraial, a partir das 19.00 H.
Dia 18 - Animação a partir das 21.00 H.
Local: Escola E.B. 2,3/S Pintor José do Brito (Stª Marta)
Org.: Associação de Estudantes

Dia 18 - A Festa do Cavaquinho (Espectáculos, Workshops, atelier de construção).
Local: Praça da República, às 10.00 H
Org: Vianafestas. Apoio: Inatel

Dia 18 - 747º Aniversário da Outorga do Foral de Viana
Apresentação do Livro "Para a História de Viana do Castelo: Ensaio" - II Vol.
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal, às 18.00 H

Dia 19 - 6º Troféu do Campeonato Nacional de Agility
Provas de obstáculos para cães.
Local: Jardim da Marina, às 15.00 H
Org.: CICAN - Centro de Instrução Canina de Viana do Castelo

Dia 24 - Feira Medieval
Local: Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, a partir das 16.30 H
Org.: Escola EB2,3 do Agrupamento de Escolas Frei Bartolomeu dos Mártires

Dia 25 - Arraial em Honra de S. Pedro
Local: Bairro dos Pescadores
Org.: Associação de Moradores do Bairro dos Pescadores

Dia 25 - Encontro de Combatentes
Local: Praça dos Combatentes (Estação- Barroselas)
Org.: Comissão dos Antigos Combatentes do Ultramar de Barroselas

Até 28/7 - Curso de Iniciação à Língua Gestual
Inscrições pelo telf. 914287449
Org: Sede da Associação Cultural de Mujães

Até Junho - Curso de Puericultura
Local: Pousada da Juventude
Org: Toupeira-de-Água

Escola de Lazer
Às Segundas e Quintas-feiras - Escola de Música Africana
Às Terças-feiras - Meias Rendadas
Quintas-feiras - Curso de Bordados Regionais
Sextas-feiras - Curso de Cavaquinho
Terças-feiras - Escola de Folclore
Local: Sede do Grupo Etnográfico da Areosa

Quintas-feiras - Escola de Concertina
Aos Sábados - Escola de Folclore
Local: Sede do Grupo Danças e Cantares de Perre

Aos Sábados - Escola de Folclore Infantil
Aos Sábados - Escola de Guitarra Clássica
Local: Sede do Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca

Aos Sábados - Escola de Folclore D. Olívia Rigor
Local: Sede do G. Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva

Terças-feiras - Escola de Concertinas
Local: Centro Cultural e Desportivo de Vila Nova de Anha

Ás Terças-feiras e Sábados - Escola de Folclore para Adultos
Aos Sábados - Escola de Folclore Infantil
Aos Sábados - Escola de Cavaquinho
Local: Sede do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela

Aos Domingos - Escola de Folclore
Aos Domingos - Escola de Música
Local: Sede da Associação Cultural de Chafé

JORNADAS E CONFERÊNCIAS

"CONFERÊNCIAS NA PRAÇA" (leituras teatralizadas)
Dia 11: "Memórias De Uma Menina Bem Comportada" de Simone de Beauvoir, interpretação de Glória Férias.
Local: Café Caravela, às 11.30 H
Org.: Teatro do Noroeste

Dias 17, 18 e 19 - Seminário Sobre Práticas Vicentinas (para Grupos de Teatro Amadores). Direcção de Castro Guedes.
Local: Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda. Dia 17, às 22.00 H, dia 18 e 19 às 15.00 H.
Org.: Teatro do Noroeste

Dia 17 - Colóquio/Lançamento do Livro "Dentada em Orelha de Cão" (Campo das Letras) de Miguel Carvalho. Presença do Autor - Jornalista da Revista Visão
Local: Café Teatro, às 18.00 H
Org.: Centro Cultural do Alto Minho

Dia 21 - VII Colóquio Luso-brasileiro de História da Arte (Artistas e Artificies e sua Mobilidade no Mundo de Expressão Portuguesa)
Local: Auditório do Castelo Santiago da Barra
Org: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, das 9 às 17.00 H.

Dia 25 - Ciclo de Conferências "A Construcção do Navio Gil Eannes e o regresso a Viana do Castelo", integrado nas Comemorações do 50º Aniversário da Construção do Navio Gil Eannes
Local: Navio Gil Eannes, às 16.00 H
Org.: Fundação Gil Eannes

FESTAS E ROMARIAS

Dia 5 - Peregrinação a Santa Luzia, no Monte de Santa Luzia
De 23 a 26 - São João Novo e S. Bento, em Subportela
Dias 25 e 26 - Festa do Senhor do Socorro, em São Lourenço da Montaria

Aos Sábados - Arraial Minhoto
Local: Quinta de Santoinho (Darque)

EXPO-FEIRAS

Dia 4 -Feira de Antiguidades e Velharias.
Local: Jardim D. Fernando
(Primeiro Sábado de cada mês), a partir das 10.00 H.
Org.: Núcleo de Antiquários. Apoio: M.V.C.

Dias 4 e 5 - Expo-Usados - Feira Mensal de Veículos Usados, das 10.00 às 19.00H
Local: Pavilhão da AIMinho
Org: Associação Empresarial de Viana do Castelo e AIMinho

ACTIVIDADES DESPORTIVAS

ATLETISMO
Dia 11 - XII Milha Urbana de Viana do Castelo - Cidade Saudável
Local: Praça da República, às 20.30H
Org.: Associação de Atletismo de Viana do Castelo
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 11 e 12 - Campeonato Regional de Juvenis
Local: Estádio Municipal Manuela Machado. (Sábado, às 15.00h; Domingo, às 9.30h)
Org: Associação de Atletismo de Viana do Castelo
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Dia 26 - 11ª Festa de Atletismo Juvenil de Viana do Castelo - 2º Grande Prémio de Marcha
Local: Relvado da Marina, às 15.00 H
Org.: Grupo Desportivo dos Trabalhadores dos ENVC

Dia 29 - Tarde do Lima I
Local: Estádio Municipal Manuela Machado, às 18.30 H
Org: Associação de Atletismo de Viana do Castelo
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

BASQUETEBOL
Campeonato Nacional CNB2 - 2ª Fase - Zona Norte
Dia 10 - C. B. Viana / Conimbricense, às 18.00H
Local: Pavilhão Santa Maria Maior

BTT
Dia 10 - Campeonato Regional de BTT
Local: Monte do Farol - Carreço, às 14.00H
Org: Associação Ciclismo do Minho e Comissão de Festas de Carreço

Dia 18 - BTT "Ao Luar"
Local: Trilhos Monte Santa Luzia
Org: Grupo BTT Rampinhas

CAMINHADA
Dia 11 - Caminhada "Pelos limites da Freguesia"
Local: Carreço, todo o dia
Org: Amigos da Chão e Comissão de Festas de Carreço

FUTEBOL
Dias 4 e 5 - Taça Bicalhos
Local: Viana do Castelo
Org.: Escola de Futebol Luciano Sousa

Dias 10, 11 e 12 - Torneio Internacional de Futebol Infantil
Local: Viana do Castelo
Org.: Escola de Futebol Luciano Sousa

Dia 11 - Torneio de Futebol de Praia
Local: Praia do Forte - Paçô, todo o dia
Org: Amigos da Chão e Comissão de Festas de Carreço

HÓQUEI EM PATINS
Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Seniores Masculinos - Poule A
Dia 11 - Associação Juventude de Viana / Futebol Clube Porto, às 21.00 H.
Dia 25 - Associação Juventude de Viana / Oquei Barcelos, às 21.00 H.
Local: Pavilhão de Monserrate

MOTOS
Dias 3, 4 e 5 - Concentração Internacional de Motociclismo - Viana 2005
Destaque de actividades:
Dia 3 - Arraial Minhoto, às 19.30 H, Actuação do Rancho Folclórico, às 21.00 H. Concerto com o Grupo Jarojupe, às 22.00 H.
Dia 3 - Concerto com o Grupo UHF, às 23.30 H.
Dia 4 - Animação a partir das 16.00 H. Concerto com Bunnyranch, às 21.30 H. Concerto com The Legendary Tiger Man, às 23.30 H. Concerto com Fat Freddy, às 00.30 H.
Dia 5 - Saída para o Passeio Mototurístico, às 10.00 H. Free Style , no Kartódromo da Amorosa, às 15.00 H.
Local: Centro Cívico de Vila Franca
Org.: Moto Clube Foz do Lima

PAINTBOLL
Dia 10 - Torneio de Paintboll
Local: Praia do Forte - Paçô, às 10.00H
Org: Associação Ciclismo do Minho e Comissão de Festa de Carreço

TIRO
Dia 4 - Torneio Aberto de Tiro Carabina 50m - CD e 30x20
Local: Carreira de Tiro Santa Luzia, às 9.00H
Org: Inatel

Dia 11 - Tiro ao Meco
Local: Praia do Forte - Paçô, às 14.00H
Org: Amigos da Chão e Comissão de Festas de Carreço

VOLEIBOL AO AR LIVRE
Dia 26 - Final do Circuito Regional de Voleibol ao Ar Livre
Local: Jardim da Marina
Org.: Associação de Voleibol de Viana do Castelo

DOMINGOS SAUDÁVEIS
Dia 5 - Futebol, Karaté e Percursos Urbanos
Dia 12 - Andebol, Caminhadas, Ginástica
Dia 19 - Futebol, Passeios de Bicicleta, Tai-Chi e Voleibol (Torneio de Mini-Voleibol)
Dia 26 - Canoagem, Danças Desportivas, Ginástica, Judo e Voleibol (Torneio de Mini-Voleibol)
(Canoagem às 15.30 H em Darque)
Local: Jardim da Marina das 9.00 às 12.00H
Org: Câmara Municipal de Viana do Castelo (Gabinete Cidade Saudável)

OUTRAS ACTIVIDADES DESPORTIVAS
Dias 4, 10, 19 e 25 - Paintball, em Santa Luzia, das 15 às 18.00 H
Dias 5, 12, 18 e 26 - Passeio Pedestre em Santa Luzia, das 10 às 13 H. Dia 18 das 15 às 18 H.
Dias 11 e 25 - Manobras com Cordas, em Santa Luzia, das 10 às 13 H.
Dia 11 - Descida de Rio, no Rio Lima, das 15 às 18 H.
Informações: www.ordeptur.com

AGENDA CULTURAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA

Maio 2005

EXPOSIÇÕES

Até 12
Exposição de Arquitectura
"Obras Recentes do Arq. Vítor Mestre e da Arq.ª Sofia Aleixo"
Escola Superior Gallaecia
Segunda a Sábado das 10h00 às 18h00

Até 31/07
Exposição de Arte Sacra
"Esculturas para um Altar"
Galeria do Convento de S. Paio
Sábados e Domingos das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Até 31/10
Exposição de Arte Sacra
"O Ecumenismo: Testemunhos de um Património Religioso"
Galeria do Convento de S. Paio
Sábados e Domingos das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

01/05 a 08/05
Exposição "As Maias"
Casa do Turismo
Segunda a Sábado das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. Domingo das 10h00 às 12h00

De 04/05 a 26/05
Exposição documental
"Memória e Fronteira: achegas para um novo arquivo"
Concepção e montagem do Arquivo Municipal de Melgaço
Biblioteca Municipal
Segunda das 09h00 às 13h00. Terça a Sexta das 09h30 às 12h30 e das 14h30 ás 18h00. Sábados das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

De 13/05 a 01/06
Exposição de Arquitectura
"Exposição de Arquitectura e Design do Arq. Luís
Paulo Pacheco"
Escola Superior Gallaecia
Segunda a Sábado das 10h00 às 18h00

De 28/05 a 09/06
Exposição de Fotografia
"Arte e Fotografia"
Concepção e projecto de Célia P. Santos Xavier
(finalista do Curso Técnico de Artes Gráficas da ETAP) Biblioteca Municipal
Segunda das 09h00 às 13h00. Terça a Sexta das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. Sábados das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Até 25/06
Museu da Bienal de Cerveira
Espólio das Bienais
Fórum Cultural de Cerveira - Pavilhão 1
Sábados e feriados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Dias da semana e visitas orientadas por marcação prévia.

Até 26/06
Galeria do Convento S. Paio
Convento S. Paio
Sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

BIBLIOTECA

4, 11,18, 15
Leituras encenadas de textos
Coordenação de Rita Neves da Companhia de Teatro "Comédias do Minho". Para alunos dos 5º e 6º anos
Biblioteca Municipal (10h30)

17 e 18
Curso de Literatura para a Infância e Juventude
"Uma mão cheia de livros"
Coordenação de Maria Elisa Sousa, docente da Escola Superior de Educação do Porto. Para educadores, professores e técnicos de animação e biblioteca.
Biblioteca Municipal (09h30/13h00 e 14h30/18h00)

CINEMA

Cine Teatro dos Bombeiros (21h45)

7
THE RING 2 - O AVISO
de Hideo Nakata
com Naomi Watts, Simon Baker, David Dorfman

14
CORRIDA ARRISCADA
de Frederik Du Chan,
com vozes originais de Frankie Muniz, Mandy Moore, Dustin Hoffman

21
BE COOL
de F. Gary Gray
com Uma Thurman, John Travolta, Vince Vaughn

28
SAW - ENIGMA MORTAL
de James Wan
com Leigh Whannell, Cary Elwes, Danny Glover

FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO DO SÁVEL

30/04 e 01/05
Participação de 16 restaurantes do concelho. Programa de animação complementar propício à descontracção e convívio.

30
Animação de Rua
Grupo de Bombos de Santiago de Sopo (10h00)

1
Animação de Rua
Armada de Bombos (10h00)

Inauguração da Exposição "As Maias"
Centro Histórico e Casa do Turismo (12h00)

Encontro de Concertinas
Terreiro (15h30)

CONFERÊNCIAS

13
Ciclo de Conferências de Arquitectura e Design
"Obras Recentes do Arq. Luís Paulo Pacheco"
com Arq. Luís Paulo Pacheco
Auditório da Escola Superior Gallaecia (16h00)

25
Jornadas de Formação
"Castigos Físicos"
Para técnicos de acção social, profissionais de saúde, agentes de autoridade, educadores, professores e encarregados de educação
Auditório do Colégio de Campos (14h00)

28
Ciclo de Conferências de Design com o Prof. Enric Tormo
Auditório da Escola Superior Gallaecia (15h00)

TRADIÇÃO

8
Feira de Artes e Velharias
Praça da Galiza

TEATRO

28
Teatro de Comédia
"Leis Modernas"
Grupo de Teatro da Casa do Povo de S. Julião do Freixo
Centro Cultural de Campos (21h30)

FESTIVIDADES

28 e 29
Festa de Nossa Senhora de Fátima
Reboreda

MONÇÃO

AGENDA CULTURAL DE MAIO

EXPOSIÇÕES

Até 10/05
Exposição de pintura de Maria José Afonso Rodrigues Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

De 13/05 a 24/05
Exposição de pintura de José Maria Mosquera
Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

De 29/05 a 21/06
"Da sensualidade ao dramatismo"
Exposição de pintura e escultura de Ricardo Campos Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

Até 07/05
Exposição sobre Aquilino Ribeiro
Casa Museu de Monção
Terça a sexta das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Sábados e domingos, das 14h00 às 19h00.

Até 28/05
"Pintar Monção" exposição de pintura do Primeiro Encontro de Pintores Luso-Galaicos em Monção, promovida pelo Rotary Clube de Monção (segunda apresentação)
Hotel Termas de Monção

No dia 28, pelas 20h30, terá lugar um leilão dos quadros expostos, cuja receita servirá para atribuição de bolsas de estudo ao ensino superior público a jovens monçanenses com dificuldades económicas.

Permanente
Mobiliário, elementos decorativos e colecções de louça e pintura com elevado valor patrimonial e histórico.
Casa Museu de Monção. Rua Conselheiro João da Cunha. Visitas guiadas às 3ªs e 5ª feiras, entre as 15h00 e as 17h00, mediante inscrição para o telefone 251.652159 ou fax 251.652160.

Permanente
Artesanato tradicional, louça regional e publicações alusivas à cultura e turismo do Alto Minho (RTAM) Delegação de turismo. Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Permanente
Artesanato tradicional do concelho de Monção da Associação Post`Arte.
Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

Permanente
Exposição Memória Ferroviária. Conjunto de fotografias e cartazes evocativos da passagem do comboio por Monção.
Antigo apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes. De segunda a sexta, com excepção da quarta, das 08h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00. Sábados e domingos, das 09h00 às 18h00.

BIBLIOTECA

4, 11, 18, 25
Hora do conto
Leitura do conto "A Estrela", de Virgílio Ferreira, para alunos do 3º ciclo do concelho. Várias sessões.

4, 11, 18, 25
16h00
Formação teatral para alunos do 1º e 2º ciclos do concelho.
Acção de iniciação ao teatro ministrada pela companhia "Comédias do Minho"

6
09h30/18h30
Acção de Formação
"De Portas Abertas para a Diferença"
Concepção e Realização de Margarida Galamba Marreiros

Dinamização de leitura nas bibliotecas para pessoas portadoras de deficiência. Destina-se a educadoras de infância, técnicos de animação cultural, técnicos de biblioteca e professores

Biblioteca Rural Itinerante

Trute (2) Tangil (3) Ceivães (4) Moreira (5) Barroças e Taias (6) Abedim (12) Barbeita (13) Bela (14) Cortes (15) Cambeses (17) Podame (18) Longos Vales (19) Lara (20) Pias (24) Valadares (25) Segude (27) Troviscoso (31)

CORPO DE DEUS

25 a 29
Corpo de Deus 2005
Coca, Alvarinho, Caça e Pesca
Largo da antiga estação da CP

Milha Urbana da Coca. Procissão e combate entre a Coca e S. Jorge, no campo do Souto. Animação musical.
Encontro de concertinas, bombos e gaiteiros. Actuação das bandas musicais de Monção e Tangil. Colóquios e provas comentadas de vinho Alvarinho. Provas de tiro aos pratos diurnas e nocturnas. Corrida de galgos.
Exibição de cães-polícia da GNR. Pesca à pluma.
Passeio de BTT.

ENCONTRO

3
09h00
I Encontro Internacional Luso-Galaico
"Violência Doméstica"
Salão Paroquial de Monção

Diferentes abordagens sobre a temática. Perspectiva histórica/Situação do país. Perspectiva jornalística. Respostas existentes no distrito de Viana do Castelo. Experiência galega. Apresentação do Núcleo Mulher - Menor. Sessões de esclarecimento. Debates.

"Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar"
Sophia de Mello Breyner

CINEMA

6
22h00
"Morte em Veneza" Luchino Visconti, 1971, 125m

Gustave von Aschenbach, compositor famoso mas ao mesmo tempo incompreendido, necessita de repouso e de reflectir sobre o seu trabalho. Desloca-se, com esse objectivo, a Veneza, onde descansará num hotel de luxo, em frente à praia. Aí encontra um jovem, Tadzio, cuja beleza o fascina e apaixona platonicamente. A obsessão pelo jovem faz com que, adoentado e envelhecido, contrarie o que seria lógico: abandonar a cidade que está sob o efeito de uma epidemia. Decide ficar. E ficar pode significar a morte.

20
22h00
"Underground - Era uma vez um País" Emir Kusturica, 1995, 167 m

No decurso da II Guerra Mundial, um grupo de resistentes jugoslavos refugia-se numa ampla cave, onde organiza uma pequena fábrica de armamento. O único contacto com o exterior é feito através de um oportunista que, terminada a guerra, mantém indefinidamente a situação dedicando-se ao negócio de armas à custa dos seus "prisioneiros".

Sessões cinematográficas promovidas pelo Cine Clube de Monção. Auditório da Biblioteca Municipal. Entrada livre.

TEATRO

"A Farsa do Mestre Pathelin" Comédias do Minho

Apresentação em várias freguesias do concelho Tangil (1), Cambeses (2), Cortes (3), Pias (4), Barroças e Taias (5)

A peça, desenvolvida a partir de um texto do século XV, relata o episódio de advogado empobrecido, Pedro Pathelin, mestre na arte de enganar que, com a cooperação da sua esposa, consegue ludibriar um feirante, intrujando-o em seis metros de tecido. Mais tarde, o Mestre Pathelin cruzar-se-á com um pastor que se revelará um adversário à sua altura.

CONFERÊNCIA

7
17h00
"O olhar de Aquilino sobre a repressão do Estado Novo"
Casa Museu de Monção
Prof. Doutor Norberto Cunha, do Departamento de Filosofia e Cultura do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

18h00
Recital literário "A Casa Grande de Romarigães", de Aquilino Ribeiro, por Fernando Afonso

FESTIVIDADES

7 e 8
Nossa Senhora da Rosa

7
21h30 Missa solene, na Igreja da misericórdia, seguida de procissão de velas 24h00 Início do embelezamento das ruas com tapetes floridos.

16h30 Eucaristia solene em honra de Nossa Senhora da Rosa, na Igreja Matriz, seguida de procissão acompanhada pela banda da Escola de Música de S. Pedro da Torre.

1
Festividade em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, na freguesia de Ceivães

2 e 3
Festividade em honra de Santa Cruz, na freguesia de Mazedo

7 e 8
Festividade em honra de S. Martinho, na freguesia de Abedim

28 e 29
Festividade em honra de Nossa Senhora da Graça, na freguesia de Badim

DESPORTO

7
Realização de jogos populares e tradicionais na "Ecopista do rio Minho". Destina-se a toda a população

Agenda Cultural de Melgaço
Maio

CINEMA
Auditório - Casa da Cultura

6 às 22h00
7, 8 às 15h30 e 22h00
"MISS DETECTIVE 2: ARMADA E FABULOSA"
de John Pasquin
com Sandra Bullock, William Shatner e Ernie Hudson
Género: Comédia (M/12)

13 às 22h00
14, 15 às 15h30 e 22h00
"VÔO DA FÉNIX"
de John Moore
com Dennis Quaid, Giovanni Ribisi e Miranda Otto
Género: Acção/Aventura (M/12)

20 às 22h00
21, 22 às 15h30 e 22h00
"A INTÉRPRETE"
de Sydney Pollack
com Nicole Kidman, Sean Penn e Catherine Keener
Género: Drama/Thriller (M/12)

27 às 22h00
28, 29 às 15h30 e 22h00
"SAHARA"
de Breck Eisner
com Matthew McConaughey, Steve Zahn e Penélope Cruz
Género: Acção/Aventura (M/12)

(a programação pode ser alterada sem aviso prévio)

EXPOSIÇÕES

Até 10
Carlos Seixas: notas de um percurso
Exposição Biográfico-documental
Produção da Casa da Cultura de Coimbra
Casa da Cultura

1 a 31
"Vivências do mar"
Pintura a óleo, de Manuel Oliveira Martins
Solar do Alvarinho (Salão Nobre)

1 a 31
"Mestura das lembranzas"
fotografia, de Fernando Zillatol
Solar do Alvarinho (bar)

13 a 29
"Diversidade" - Porque a única fronteira para o HIV/SIDA é o preservativo
Exposição de material gráfico internacional utilizado na luta contra a Sida
Produção do Ministério da Saúde
Organização da Comissão Distrital de Luta Contra a Sida e Centro de Saúde de Melgaço, no âmbito da II Semana da Saúde
Casa da Cultura

TEATRO

Animação do conto
Quartas-feiras, manhã
"Os músicos de Brémen", dos Irmãos Grimm
pela Companhia Comédias do Minho
Ensino Pré-escolar

A FARSA DO MESTRE PATHELIN
pela Companhia Comédias do Minho

12, 15h00
Santa Casa da Misericórdia

14, 21h30
Castro Laboreiro (Centro Cívico)

15, 16h00
Lamas de Mouro (Porta de Lamas)

16, 15h00
exibição para os idosos das Salas de Convívio
Casa da Cultura

20
14h00
APPACDM - Centro de Reabilitação de Prado
21h30
Parada do Monte (Sede Junta de Freguesia)

21, 21h30
Paderne (Sede Junta de Freguesia)

22, 16h00
Cristóval (Fronteiriços)

BIBLIOTECA

Até 03/06
"À descoberta do Vale do Minho"
Concurso de escrita jornalística, para alunos do Ensino Secundário e Profissional, dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian
Para mais informações consultar regulamento

HORA DO CONTO
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal/Casa da Cultura
(actividade sujeita a marcação prévia)

"Matilde descobre a arte"
texto e ilustrações de Mary Katherine Martins e Silva
Col. Matilde, da Ed. Campo das Letras
para Jardins de Infância

"Os instrumentos do Maestro Afinadinho"
texto de José Jorge Letria, com ilustrações de Teresa Dias Coelho
Publicações Europa-América
"Os quatro músicos de Bremen"
in as histórias mais lindas dos irmãos Grimm
Ed. Gaialivro
para Escolas do 1º Ciclo

Sábados, às 17h00
Contos contigo
Contos e leituras para crianças e acompanhantes
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal

3, 7, 17, 21 e 31
Oficinas de expressão
para crianças a partir dos 5 anos
(Sábados, às 15h00 e Terças, às 16h30)
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal

11 e 25
Fazedores de sonhos
para "malta" dos 10 aos 13 anos
(Quartas, às 16h00)
Secção Infanto-Juvenil, Biblioteca Municipal

"A Biblioteca vai à escola"
Serviço de empréstimo e animação da leitura nas escolas do 1º Ciclo, jardins de infância e APPACDM
(actividade sujeita a marcação prévia)

"A Biblioteca vai às Salas de Convívio"
Serviço de empréstimo e leitura em voz alta a partir da obra "Tempos que já lá vão", de Ruth San Payo
16 - Sala de Convívio de Prado, Paderne e Roussas
17 - Sala de Convívio de Chaviães, Cristóval e Paços

DESPORTO

FUTEBOL
Centro de Estágios de Melgaço

Campeonato Distrital da 1ª Divisão Honra
1, às 16h00
SC Melgacense - CRC de Távora

Campeonato Distrital de Juniores
7, às 16h00
SC Melgacense - AC Caminha

ATLETISMO
Centro de Estágios de Melgaço

28
Campeonato Regional de Infantis e Iniciados
Org. Associação de Atletismo de Viana do Castelo

FORMAÇÃO

CURSO
Espaço Internet

9 a 13, das 19h30 às 21h30
"Internet - utilização avançada de serviços"
Cursos destinados a adultos

SESSÕES DE DIVULGAÇÃO Espaço Internet

3, às 16h30
"Contos infantis na net"
para crianças (dos 6 aos 12 anos)

12, às 18h30
"Criar páginas pessoais"
para jovens (dos 12 aos 18 anos)

20, às 19h00
"Criar e publicar sítios de conteúdos para professores"
para adultos (a partir dos 18…)

27, às 19h00
"Serviços da Internet - www, e-mail, Messenger, FTP e motores de pesquisa"
para adultos (a partir dos 18…)

OUTRAS ACTIVIDADES

23, 24, 25 e 27
II Semana da Saúde
"Viver melhor, viver saudável"
Org. Centro de Saúde de Melgaço, com o apoio da Câmara Municipal, EPRAMI, APPACDM, Agrupamento de Escolas de Melgaço, Cruz Vermelha, Santa Casa da Misericórdia e Centro Paroquial e Social de Chaviães

CINEMA IBERIA - VALENÇA
ABRIL

Sala de Exposições
7 a 29
“Artesanato em vidro - a bijouglass”
de José Armando Moura

30 de Abril e 1 de Maio
Anima Celta
Centro Histórico
com: Combates de guerreiros celtas, profissões pagãs e cultos à natureza, música celta, artesãos, leitores
de runas, vendedoras de sonhos e esoterismos
Org. União Empresarial do Vale do Minho

Raides Todo o Terreno Nocturnos
1ª sextas do mês, às 21h00
Org. Clube de Tracção às 4
Tf. 969 406 090
4 de Maio

Conferência E-learning: novas soluções de formação para o séc. XXI
Escola Superior de Ciências Empresariais
Auditório Prof. Doutor Abílio Lima de Carvalho
14h00 : Recepção dos participantes
14h30 : Sessão de Abertura
Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Ciências Empresariais
Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo
Presidente da Câmara Municipal de Valença
Painel
Moderador
Dr. Rui Teixeira - Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
15h00 : E-learning: uma oportunidade para repensar a educação
Prof. Doutor Fernando Ramos da Universidade de Aveiro
15h30 : Gestionar el e-learning…¿con software libre?
Doutoranda Marta Capdevila da Universidade de Vigo
16h00 : Debate
Coffee Break
16h30 : O e-learning na FEUP: onde chegamos e para onde caminhamos…
Eng.ª Sofia Torrão da Universidade do Porto
17h00 : Aula virtual
Dra. Isabel Mendes da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
17h30 : Debate

ÚLTIMA PÁGINA
5 de Maio
Inauguração da Nova Biblioteca Municipal
com presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Mário Vieira de Carvalho
Zona Escolar e Desportiva
9h15 Recepção dos convidados
9h30 Descerramento de placa comemorativa
Cerimónia Oficial no auditório da Biblioteca
Projecção de um filme alusivo à história da biblioteca
Visita guiada às instalações

MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos