PORTINHO DE V. P. DE ÂNCORA ANTAGONIZA PSD E PS/CDU
Continuam os enfrentamentos verbais entre social-democratas e socialistas e comunistas sobre as deficiências detectadas no decorrer da parte final da obra de construção do novo Porto de Abrigo de Vila Praia de Âncora.

Assinado o auto de recepção provisória da obra no passado dia 16 de Janeiro, o deputado municipal Manuel Luís Martins criticou as "deficiências de execução, que não do projecto" devido, segundo ele; "à falta de acompanhamento da obra" por parte do Executivo camarário, que se terá "alheado" dela.
Este deputado recordou o abaixo-assinado apresentado pelos pescadores ancorenses, reclamando as correcções consideradas pertinentes e lamentou a emissão de um comunicado camarário assacando responsabilidades da situação ao governo anterior (PS).
Após ter recordado que a presidente da Câmara se deslocara ao local por diversas vezes e prometera colmatar as deficiências existentes, embora temendo a deslocação de verbas destinadas à 2ª fase da obra para esse fim, pediu explicações acerca desta situação.

Esta intervenção motivou o seu colega de bancada Álvaro Meira a insistir no tema, realçando que por várias vezes alertara para os erros da obra, aproveitando para apelar à limpeza (desassoreamento) da barra do portinho e à colocação de bóias nas pontas dos molhes.
RECORDANDO SÁ CARNEIRO
Em resposta às acusações do PSD, ao assacar a culpa dos problemas que o novo porto de abrigo enfrenta ao governo anterior, Álvaro Meira decidiu evocar o antigo líder do PPD/PSD, Sá Carneiro, após ter sido nomeado primeiro-ministro, quando este afirmou aos seus correligionários: "Temos seis meses para dizer mal dos outros e depois vamos trabalhar".
E dirigindo-se ao PSD de Caminha, concluiu: "Vocês andam há dois anos a dizer mal dos outros!".

Este tema inspirou igualmente a bancada do PSD, com Francisco Cunha a interpelar o Executivo sobre a realidade actual dos trabalhos já concluídos no Portinho, pedindo à presidente Júlia Paula que precisasse os verdadeiros responsáveis, ao mesmo tempo que Domingos Vasconcelos (CDU) também apontou deficiências à obra e chamou a atenção para a "paisagem afectada" pela colocação de blocos de cimento na parte interna do molhe norte.
JÚLIA PAULA "ENTRISTECIDA" COM DISCURSO DOS SOCIALISTAS

Em resposta a estes e outros assuntos levantados pela oposição, a presidente Júlia Paula, antes de iniciar a sua argumentação, referiu que precisava de algum "espaço" para se acalmar, de modo a "não ser malcriada", após o que referiu estar à espera "de outra atitude de certas pessoas com responsabilidades no passado, mostrando-se "entristecida pelo tom e nível dos discursos dos socialistas" e lamentando a "carga política" evidenciada a meio do mandato.
Entrando no tema do Portinho, a autarca eleita pelo PSD afirmou recusar-se "a fazer política à custa dos pescadores", acusando depois o PS de ter elaborado o projecto do porto de abrigo à pressa e consignado a obra por altura das autárquicas".
Elencou seguidamente "erros e omissões" do projecto que "não corresponde às expectativas dos pescadores".
Reafirmou seguidamente que será o actual Governo a levar por diante a obra da zona envolvente do porto e do forte da Lagarteira e enfatizou a possibilidade actual de os pescadores terem "um acesso directo à Srª Presidente".
| Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora HORÁRIO DE ATENDIMENTO 2ª a 6ª Feira : 9H00/12H00 e 13H00/15H30 Presença dos Membros da Junta 2ª a 6ª: 19H00/20H00 |
|