 

|
TAÇA PRESIDENTE DA REPÚBLICA
NÁUTICO DE VIGO BISOU (8H e 4XF) E CAMINHENSE CONFORMOU-SE
"Contra a força não há resistência" e nada a opor à dupla vitória do Real Clube Náutico de Vigo em águas do "Pai Minho", em 8H e 4XF, na primeira regata da segunda edição da Taça Presidente da República-Jorge Sampaio, organizada pelo Sporting Club Caminhense no passado dia 29 de Fevereiro.
No seio da tripulação do oito, existiam dois atletas galegos (Juán Zunzunégui e Jesus González) que integram a selecção de Espanha que prepara a participação nas Olimpíadas de Atenas, enquanto um terceiro (Juan Ucha) está ainda a tentar a classificação olímpica, razão pela qual o clube viguês era um vencedor anunciado, como o confirmou pela quarta vez consecutiva, apesar de ter corrido pela pista seis, mais próximo da margem galega, o que , nesse campo, não lhe trouxe vantagens.
 |
Juán Zunzunegui (medalha de prata num Campeonato do Mundo), referiu ao C@2000 após o término da prova que venceram com 15" de avanço sobre a tripulação A do Sporting Club Caminhense, que já contavam com as dificuldades que o clube verde e branco iria apresentar no seu início e em que chegou a comandar durante alguns quilómetros, pelo que "se prepararam bem". |
Admitiu que "fisicamente" possuem um bom oito, permitindo-lhes superar o Caminhense a meio da regata, "dando-nos alguma tranquilidade na parte final", assinalou.
Face à qualidade deste oito, Juán Zunzunégui espera conquistar este ano o primeiro lugar em Shell/8 no próximo Campeonato de Espanha, em que têm alcançado sempre medalhas, mas sem atingir a de ouro.
Quanto a Atenas, "vou lutar pelas medalhas em 2XPL", esclareceu, na companhia de um atleta asturiano, depois de terem conseguido o apuramento no decorrer do Campeonato do Mundo do ano passado.
NÁUTICO DE VIGO COM TODA A "ARTILHARIA"
Por seu lado Arturo Abruñedo, treinador do Náutico de Vigo, com alguma modéstia, respondeu-nos que não contava ganhar esta regata, pois, no remo, "nunca se sabe o que pode suceder". |
 |
Reconheceu que apesar de "ir com toda a artilharia no barco, este não ia muito bem" e como não possuía qualquer referência do Caminhense, dado que não apresentou a equipa principal na Descida da Ria, em Aveiro, "não sabia como estava a andar".
Esta série de vitórias representa bastante satisfação para o técnico galego, justificada "pelos muitos anos que estes remadores vêm remando conjuntamente, mas creio que é um ciclo que irá acabar dentro de um ano ou dois", atendendo a que alguns deles poderão deixar de remar a curto prazo, estando já a trabalhar com o intuito de os substituir, o que será "muito difícil" de conseguir, acrescentou Arturo Abruñedo, dado que dois ou três desses remadores são de "alto nível".

A conquista do Campeonato de Espanha em 8+ é um objectivo perseguido há alguns anos por este técnico, o que lhe poderia permitir marcar presença em Génova, no próximo Verão, no Campeonato do Mundo por clubes, reservado às tripulações possuidoras do título nacional no seu país na presente época.
Contudo, a participação de três dos remadores deste oito nas Olimpíadas de Atenas, poderá retirar-lhe alguma valia, levando Arturo Abruñedo a ser prudente e a "ver o que se vai passar".
"MÉRITO AO ADVERSÁRIO"
No que se refere aos remadores e responsáveis pelo Sporting Club Caminhense, havia satisfação pela forma impecável como as duas provas tinham decorrido num percurso de 6 km, mas alguma desilusão perante a impossibilidade de superar o adversário de Vigo.
 |
Nuno Rodrigues, voga do oito, embora reconhecendo que a prova "nos correu bem", admitiu a superioridade do adversário, possuidor de "valores mais fortes do que nós, embora nos tenhamos portado acima do nosso nível", adiantou. |
Apesar de entre a assistência (ex-praticantes, entenda-se) se apontasse o facto de o oito do SCC ter remado de uma forma "muito curta", Nuno Rodrigues não comungou de tal visão, referindo que "andaram muito bem, até melhor do que estávamos à espera, embora não possamos tirar o mérito ao adversário".
Apesar de o Infante (6º classificado) -à priori, o adversário mais forte no próximo Campeonato Nacional de Fundo de princípios de Abril- não ter apresentado a sua tripulação principal em Caminha, como já é seu timbre, não foi possível aferir o seu nível
Apesar disso, Nuno Rodrigues parte confiante para o próximo duelo com os gondomarenses, afirmando que "as nossas perspectivas são sempre para ganhar".
VONTADE DE GANHAR
Ao analisar a regata de oito, João Pinto, técnico do SCCaminhense, começou por realçar que foi "muito bonita e bem disputada num plano de água muito bom". |
 |
"Nós trabalhámos imenso para chegar aqui num bom plano de forma, como se provou", admitiu.
E quanto ao decorrer da prova, assinalou o "ritmo elevadíssimo a que saímos, fomos para a frente -o que normalmente não acontece-, tendo comandado até depois dos mil metros, chegando a pensar que ainda seria possível ir até mais longe" mas tal não foi conseguido e João Pinto explica porquê: "Eles têm uma valia individual e colectiva que superou a nossa equipa. Têm três remadores apurados para os Jogos Olímpicos deste ano e que trabalham afincada e diariamente, possuindo ainda outros três remadores internacionais, constituindo por conseguinte uma equipa muito, muito forte".
No plano interno, João Pinto salientou que o 2º lugar conseguido pelo Caminhense representa a supremacia evidenciada nos últimos quatro anos nos nacionais de velocidade, apesar se tudo terem feito para tentar ultrapassar o oito galego.

Em referência aos dois outros oitos apresentados em prova pelo SCC, ambos mistos de juniores e seniores ligeiros, admitiu que obtiveram boas classificações (5º e 8º entre nove participações), valorizando igualmente o papel das quatro remadoras verde e brancas a conseguir uma medalha de prata em 4XF, "o que não é fácil", realçou.
"ANÁLISE POUCO OBJECTIVA"

Comentando a crítica ouvida de diversos sectores, de que o shell/8 apresentou uma remada muito curta, desvalorizou-a, afirmando ser uma "análise pouco objectiva".
Explicou que até aos mil metros vieram com uma cadência de 40/42 vogas, admitindo "não ser fácil manter depois um ritmo estável numa regata destas", levando a um "desgaste grande no início", o que dificultou o "deslize" posterior.
"A nossa vontade era ganhar e entrámos em ritmos não muito próprios para uma regata com estas características e, a seguir a isso, tudo pode acontecer, quer remando mais curto, quer remando mais comprido", justificou.
Quanto ao Nacional de Fundo, o treinador dos juniores e seniores do SCC alertou para o facto de tanto o Infante (embora se apresentasse no Rio Minho com uma tripulação de segundo plano) como o Ginásio Figueirense "estão a andar bem", realçando que a equipa da Figueira foi "um brilhante adversário", tal como sucedeu no ano passado em que foi medalha de prata no Nacional de Velocidade.
REMADORAS DO SCC SUPERARAM CAMPEÃS NACIONAIS

As remadoras do Caminhense que conquistaram um segundo lugar em 4X, a escassos três segundos do Náutico de Vigo, evidenciaram contentamento pela classificação obtida, com a qual "não estávamos a contar", admitiu Ana Sofia Vilas, principalmente por "termos superado o Fluvial Portuense", campeão nacional.
Teresa Fernandes, por seu lado, "completamente realizada" com a medalha de prata que ostentava, admitiu que foi "complicado, mas viemos a puxar bem e conseguimos", tal como referiu outra das componentes da embarcação, Sofia Rodrigues, destacando os treinos que vêm realizando como a base deste êxito que a motivaram ainda mais para as confrontações futuras.
DIRECÇÃO SATISFEITA COM ORGANIZAÇÃO
 |
João Paulo Garrido, presidente do clube de Caminha, ao abordar esta regata organizada em parceria com a Câmara, não deixou de dar ênfase ao bom tempo que se fez sentir, apesar das ameaças prévias, temendo-se o pior neste campo. |
Dos clubes presentes, foi o esperado, embora contassem com a presença do Clube Remo do Miño, de Tuy e do Náutico de Viana que por uma avaria técnica não alinhou na prova de oito.
A integração dos clubes com mais valia na segunda manga da prova de Shell/8, baseados nos resultados obtidos na edição anterior, foi um critério da Direcção do Caminhense, como nos explicou João Paulo Garrido, que "deu resultado ao criar uma segunda manga competitiva, com o Náutico de Vigo a superiorizar-se, mas com o oito do Caminhense a ficar em segundo", não deixando de assinalar igualmente a prestação do 4XF.
REGATA MAIS CURTA

Baseado nas referências dos clubes participantes, que apreciam a forma como o Caminhense organiza esta prova, "devidamente balizada e sinalizada, com regeiras à largada, uma mira técnica, resultados e tempos informatizados e tudo mais", o presidente do Caminhense apresentou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido.
O facto de a regata deste ano não ter partido do Cais da Mota, em Gondarém, como vinha sendo habitual nas últimas edições, foi justificada da seguinte forma por João Paulo Garrido:
"Houve algumas razões. A primeira, foi a facilidade de acesso à água em Lanhelas, porque mesmo quando a largada era mais acima, os clubes aproveitavam as condições existentes na beirada do rio, nesta freguesia, para embarcarem.
Também o público pôde apreciar melhor as primeiras centenas de metros das largadas das provas.
Por outro lado, o encurtar do percurso teve em linha de conta o facto de a realização desta edição ter coincidido apenas a um mês de distância do Nacional de Fundo que tem cinco mil metros, pelo que não seria bom fazer uma prova com 7,5 km, como sucedia antes.
Além do apoio inestimável da Junta de Freguesia de Lanhelas, visível, por exemplo, nos barcos colocados na linha de saída, servindo como regeiras."
NACIONAL DE FUNDO À PORTA
Em relação ao Nacional de Fundo, concordou com a opção da sua realização em Melres, no Rio Douro, em contraste com a opção de 2003, no Torrão, no Alentejo, e que "nós contestámos pelo facto de mais de 70% do remo nacional se encontrar a norte do Rio Mondego", o que obrigava a maioria dos clubes a grandes deslocações e deparando com dificuldades de alojamento, como sucedeu a alguns que ficaram a mais de 100 km da pista.
Adiantou ainda que o Caminhense vai estar presente em Melres, Gondomar, com as principais tripulações.
TAÇA LISBOA É PRIORIDADE

Estando a ser criada alguma expectativa ao redor do título nacional de velocidade de Shell/4+ deste ano, pelo facto de a Taça Lisboa completar 100 anos de disputa nunca definitiva, questionámos o presidente do clube que tem maior número de vitórias neste barco a nível nacional, sobre a estratégia a seguir, sendo-nos reconfirmado que era uma aposta total e prioritária.
"Creio mesmo que para alguns atletas isto já é uma motivação acrescida, o poderem vir a integrar esta tripulação", afiançou este dirigente.
Embora ainda sem uma definição dos remadores que vão constituir esse quatro -"por uma estratégia nossa", assinalou-, optaram por os colocar no oito, do qual sairão, mais cedo ou mais tarde, os eleitos, para que "os critérios da eleição, sejam os da eficácia", garantiu.
SAMPAIO ENVIOU MENSAGEM
No decorrer da cerimónia de entrega de troféus aos triunfadores, foi cumprido um minuto de silêncio pela morte em acidente, nas vésperas da regata, de um atleta do Fluvial Vilacondense, a presidente da Câmara de Caminha fez uma alusão ao historial do clube e à Taça Presidente da República, sendo depois lida uma mensagem de Jorge Sampaio que não pôde assistir a esta 1º regata da II Edição do Troféu.
RTP NÃO FEZ SERVIÇO PÚBLICO
Ao invés da Televisão Galega, que realizou a cobertura desta regata, a RTP continuou alheada, sendo caso para dizer que não fez serviço público.
CLASSIFICAÇÕES DA TAÇA PRESIDENTE DA REPÚBLICA
| Classif. |
Clube |
Nomes dos Atletas |
T/Chegada |
| 1º |
VIGO |
Lara Salaberri/Marta Salaberri/Carla Gonzalez/Estela Maset |
1:21:29 |
| 2º |
SCC |
Ana Vilas/Clara Rodrigues/Teresa Fernandes/Raquel Freixo |
1:21:32 |
| 3º |
RCFP |
Ana Leite/Ana Silva/Joana Correia/Maria Lima |
1:21:40 |
| 4º |
GCF |
Rute Costa/Ana Viegas/Ana Gomes/Maria Silvino |
1:22:04 |
| 5º |
CFV |
Ester Alves/Diana Carvalho/Andreia Ferreira/Ingrid Coelho |
1:24:00 |
| Des. |
MIÑO |
Lídia Sanchez/Núria Martinez/Nadine Pumar/Laura Gonzalez |
0:00:00 |
| Classif. |
Clube |
Nomes dos Atletas |
T/Chegada |
| 1º |
VIGO |
José Rey/David Nogueira/Alvaro Avalle/Martin Vilas/Jesus Gonzalez/Juan Ucha/Alfonso Cabaleiro/Juan Zunzunegui/Timº.Pablo Estevez |
1:43:02 |
| 2º |
SCC ( A ) |
José Covinha/Raul Pinto/Vitor Pinto/Albino Silva/Artur Antunes/Virgilio Barbosa/Pedro Fernandes/Nuno Rodrigues/Timº.Jaime Rodrigues |
1:43:16 |
| 3º |
GCF |
Luís Gaspar/Rui Ligeiro/João Viegas/Nuno Vasco/Pedro Silva/Tiago Oliveira/Ricardo Santos/Ricardo Paula/Timº.Augusto Rodrigues |
1:43:24 |
| 4º |
RCFP ( A ) |
André Silva/Bruno Silva/José Guimarães/Márcio Gomes/Miguel Oliveira/Nuno Coelho/Nuno Mendes/Paulo Fernandes/Timº.Fábio Barbosa |
1:43:42 |
| 5º |
SCC ( C ) |
Sérgio Videira/Carlos Lima/Jorge Machado/Sérgio Rio Tinto/Pedro Silva/Vitor Pereira/Filipe Martins/Pedro Duarte/Timº.António Quartéu |
1:34:01 |
| 6º |
INFANTE |
Cristóvão Jesus/Ivo Nunes/Miguel Pinheiro/Ricardo Neves/Tiago Miranda/Helder Nogueira/Helder Castro/Pedro Bento/Timº.Adriano Neves |
1:44:00 |
| 7º |
RCFP ( B ) |
André Pereira/António Lopes/Hugo Santos/Nuno Dias/Vitor Santos/Ivo Coutinho/Flávio Monteiro/Ricardo Nascimento/Timº.Hugo Soares |
1:34:47 |
| 8º |
SCC ( B ) |
André Portela/Gonçalo Garrido/Jorge Barbosa/Bruno Gomes/Filipe Azevedo/Hélio Carvalho/Paulo Cerquido/Rui Seixo/Timº.Cláudio Rodrigues |
1:44:45 |
| 9º |
CFV |
Paulo Eusébio/Alexandre Sá/José Fangueiro/Bruno Barbosa/Delfim Patusco/Luís Bompastor/Guilherme Azevedo/Ricardo Carvalho/Timº.André Santos |
1:35:32 |
| Avaria |
CNV |
Duarte Moreira/Bruno Gonçalves/Rui Cadilha/José Jácome/Rui Santos/Daniel Fonte/João Silva/Nuno Santos/Timº.Paulo Moreira |
0:00:00 |
| Des. |
MIÑO |
Miguel Ramirez/Ruben Januário/Miguel Alonso/Isaac Fernandez/Ruben Pomar/Alberto Martinez/Diego Rodriguez/Brais Garcia/Timº.Nadine Pumar |
0:00:00
|
|
MAIS DE MIL JOVENS ESTUDANTES ENCHERAM OS PULMÕES NO PINHAL DO CAMARIDO
Decorreu no passado dia 4, no Pinhal do Camarido, o Corta Mato Distrital, organizado pelo Centro de Área Educativa (Gabinete de Desporto Escolar), registando-se a participação das escolas do distrito, incluindo todas as do Concelho de Caminha.
Mais de 1000 jovens, de diversos escalões etários, percorreram diversas distâncias, ajustadas à sua idade.
As escolas de Caminha obtiveram excelentes resultados, registando-se diversas classificações com direito a subir ao pódium.
Escola EB 2,3/S Caminha Inf A Masculino 3º lugar
Escola EB 2,3/S Caminha Inf B Masculino 1º lugar
Ancorensis Cooperativa de Ensino Juv Femininas por equipas 3º lugar
Escola EB 2,3/S Caminha Jun Feminina 3º lugar
ETAP Jun Masculino 2º lugar
ETAP Jun Femininas por equipas 2º lugar
Ancorensis Cooperativa de Ensino Jun Masculinos por equipas 2º lugar
No decorrer da última reunião camarária, tanto o vereador socialista Jorge Fão, como o social-democrata Paulo Pereira, destacaram este acontecimento desportivo. |
ALEXANDRA VERDE DO ANCORENSIS VENCEU OS 100 M MARIPOSA DO "TORNEIO PRIMAVERA" EM VILA VERDE
Alexandra Verde venceu a prova de 100 m mariposa do "Torneio Primavera", realizado na Piscina Municipal de Vila Verde, alcançando ainda os mínimos para os Campeonatos Zonais em 200 m mariposa
Melhorando 1 segundo desde a última prova de há três semanas, Alexandra Verde, do Clube Desportivo Ancorensis, venceu categoricamente a prova de 100 metros mariposa do Torneio Primavera, realizado no último fim de semana na Piscina Municipal de Vila Verde. Este tempo fica a escassos centésimos de segundo dos mínimos para o campeonato nacional a realizar no mês de Junho. Na prova de 200 metros mariposa, classificou-se em 4º. lugar, melhorando o seu tempo em cerca de 6 segundos e obtendo os mínimos para os campeonatos zonais. Além destes resultados, conseguiu ainda bater mais 2 recordes pessoais.

O Fábio Alves bateu 5 recordes pessoais, mostrando que está a melhorar as suas perfomances.
Estes resultados são tão mais valiosos, se atendermos ao facto do treino actual destes atletas estar centrado num fortalecimento da sua capacidade aeróbia, apontando para um "pico" de forma mais perto dos campeonatos zonais, que este ano terão lugar em Bragança.
A perseverança aliada à vontade de alcançar coisas lindas no desporto, poderá tornar os nadadores deste jovem clube os "cabeças de cartaz" na motivação de outros jovens para a prática desta atraente e salutar modalidade.
Resultados
Alexandra Verde: 1ª nos 100 m mariposa (1.18.21) - 4ª nos 200 m mariposa (2.56.10) - 9ª nos 400 m livres (5.42.00) e 13ª nos 100 m livres (1.12.81).
Fábio Alves: 5º nos 200 m livres (2.48.31) - 6º nos 400 m livres (5.54.93) - 7º nos 100 m bruços (1.40.19) - 8º nos 200 m bruços (3.31.86) e 11º nos 100 m livres (1.16.60).
|
Resultados do Torneio de Esgrima em Vila Praia de Âncora
Teve lugar no passado dia 28 de Fevereiro no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Praia de Âncora o segundo Torneio de Esgrima do Circuito de Desporto Federado, realizado pela primeira vez neste Concelho, com a organização a cargo da Federação Portuguesa de Esgrima e da Ancorensis Cooperativa de Ensino. A participação foi positiva em termos da presença de clubes e atletas nos escalões de Benjamins e Infantis (cerca de 40) e pode-se mesmo dizer que este foi um Torneio Internacional, visto que contou com a presença do Clube de Esgrima El Olivo de Vigo.

No escalão de Benjamins não houve classificação, visto que a Federação prefere que todos os pequenos esgrimistas joguem sem terem a pressão da competição. No final a Federação entregou diplomas de participação a todos os atletas presentes.
Já no escalão de Infantis a disputa pelas primeiras posições foi bastante acesa e as vitórias acabaram por ficar para João Queirós da Escola Desportiva de Viana (Infantis Masculinos) e Ana Costa do Clube Santanense da Ilha da Madeira (Infantis Femininos). A grande surpresa foi a prestação do Benjamin Miguel Martins da Ancorensis, que, apesar de ser Benjamim, disputou o Torneio no escalão de Infantis e obteve uma excelente sétima posição num total de 25 atletas inscritos.

As competições de Esgrima continuam já no próximo fim de semana (dia 6 de Março), com a realização do 3º Torneio do Desporto Escolar no Ginásio da Ancorensis Cooperativa de Ensino, que reunirá todas as escolas do Centro de Área Educativa do Porto, para disputar as posições finais no ranking Regional.
|
Maria José Conde vai respresentar Portugal no Challenge Europer de Lançamento do Martelo
Residente e Natural de V.N.Cerveira representa actualmente o SCBraga e treina todos os dias da semana nas instalações da pista de atletismo de VNCerveira.
Com um registo actual de 63.70 metros esta atleta procura os minimos para no verão proximo estar nos jogos Olimpicos, e sem duvida este já será um grande passo
|
CLUBE TT DE VILA PRAIA DE ANCORA

O Clube Todo-Terreno de Vila Praia de Ancora - Trilhos do Inferno tem vindo a promover o património natural e cultural do Concelho de Caminha através de veículos todo terreno. Os road-books previamente elaborados suscitam a descoberta do desconhecido por caminhos na montanha impregnados de emoção adrenalina e beleza paisagística. O convívio, a gastronomia típica a consequente boa disposição dos participantes e organização são o apanágio deste pequeno clube.
Está previsto a realização de mais um evento no nosso concelho no próximo dia 14 de Março de 2004.
III Concentração de TT em Caminha
11h - Concentração em frente à Câmara Municipal de Caminha no Terreiro
14.30 - Saída para a Trialeira do Inferno - A famosa e recém descoberta Trialeira que fez parte do circuito do I Puro&duro dos Trilhos do Inferno realizado a 7 de Dezembro de 2003. Recorde-se que neste local um dos jipes capotou e a sua realização foi um verdadeiro quebra-cabeças para os participantes e organização. Podemos dizer que é o regresso ao "inferno" mas apenas para quem nos quiser acompanhar. Não é aconselhável a cardíacos nem para jipes que não sejam auto-suficientes,(equipados com pneus de tracção e com guincho), não se responsabilizando o clube pelos danos que poderão ocorrer durante este percurso. Os participantes poderão estacionar os jipes em pleno centro de Caminha e ainda almoçar num dos bons restaurantes ali existentes, posteriormente cada um fará sua opção.
Para mais informações poderão consultar a nossa página em www.trilhosdoinferno.web.pt
|
|
DESPORTO
Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha
Aeróbica
Dias 2ª, 4ª e 6ª às 18:30h e às 20:30h
Organização Afluente
Andebol Feminino (a partir dos 10 anos)
Dias 2ª, 4ª e 6ª às 18:00h
Organização Afluente
Apoio Câmara Municipal de Caminha
Basquetebol (a partir dos 10 anos)
Dias 3ª e 5ª às 17:30h
Organização Afluente
Voleibol (a partir dos 10 anos)
Dias 3ª e 5ª às 17:30h
Organização Afluente
Futsal feminino
Dias 5ª às 21:30h
Organização A.R.A. (Riba de Âncora)
Judo
Dias 4ª às 20:00h
Organização JuCaminha
Ginástica Artística
Dias 3ª e 5ª às 18:30
Organização JuCaminha
Apoio Câmara Municipal de Caminha
Squash / Sauna
Dias Através de marcação
Organização Afluente
ACTIVIDADES DE AVENTURA
Safari em Canoa (rio Coura)
Dias Todos os sábados às 15:00h
Organização Afluente
Escola de Vela / Windsurf (rio Minho)
Dias Todos os sábados às 10:30h
Organização Afluente
|
Resultados Futebol
Resultado Hóquei
|
MEMÓRIAS DA SERRA D'ARGA |
 |
Autor Domingos Cerejeira |
| |