A Delegação Regional do Instituto Português da Juventude colocou, durante o Verão de 2003, 964 jovens em projectos aprovados no âmbito do programa OTL - Ocupação dos Tempos Livres.
Este programa visa promover a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens, orientando-os para o desempenho de actividades ocupacionais que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado, que permitam o contacto experimental com algumas actividades profissionais e que potenciem a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens, contribuindo para o processo de educação não formal. Por isso, este ano, foi dada prioridade às candidaturas e inscrições na área de Ambiente e/ou Protecção Civil.
Em todo o distrito, com a colaboração de 92 entidades, entre associações RNAJ (Associações inscritas no Registo Nacional de Associações Juvenis), autarquias (Câmaras e Juntas de Freguesia), IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e outras entidades que trabalham directamente com jovens, foi possível proporcionar a ocupação saudável do tempo livre a mais de 900 jovens.
Na Delegação Regional do Instituto Português da Juventude de Viana do Castelo foram apresentados, no início do Verão, 40 projectos no âmbito do Programa Férias em Movimento, dos quais foram aprovados 38, envolvendo em Campos de Férias 828 jovens.
As entidades envolvidas na apresentação de projectos e execução dos mesmos foram 16, espalhadas por todo o distrito. Realizaram-se Campos de Férias residenciais e não residenciais em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção e Caminha.
Batotas Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima, União Desportiva de Lanheses, Associação Social Recreativa Juventude de Vila Fonche, Ancorensis - Cooperativa de Ensino, CRL, Barca Basket Club, Associação Juvenil Amigos de Cortes, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Avenida, Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Centro Social e Paroquial de Areosa, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e do 1º Ciclo, n.º 3 - Monserrate, Sport Clube Vianense, Jovens em Movimento, Associação Escola de Futebol Luciano Sousa, Centro Social e Paroquial de Alvarães, Clube Naútico de Ponte de Lima e a Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, foram as entidades que aceitaram o desafio proposto pelo IPJ de proporcionar um Verão especial a mais de 800 jovens.