Filipe Gonçalves, o principal impulsionador desta iniciativa que trará até Caminha alguns dos mais reputados especialistas na matéria, recordou ao C@2000 que em Portugal, algo de parecido apenas vem ocorrendo em Vilar de Perdizes, com a realização dos congressos de medicina popular.
Na Botica das Carlotas, haverá uma maior selecção dos temas a abordar, "numa perspectiva mais científica, com a presença de pessoas qualificadas, possuidoras de um grande curriculum para exercer a medicina natural", assinalou o proprietário deste centro de saúde natural.
Como contra-ponto ao carácter científico que pretendem imprimir às Jornadas, foi endereçado um convite ao Padre Fontes, responsável por uma das conferências previstas, versando o papel do cura.
SERIEDADE
Esta seriedade de procedimentos e de tratamentos naturais, passa pela divulgação de alternativas no campo da alimentação, exercício físico (Ioga, Tai-Chi), agricultura biológica, radiestesia ("aprender a encontrar os melhores lugares da casa para viver, p.e."), psicoterapia corporal ("uma conferência que recomendo vivamente, face à participação de José Abreu"), quiropráctica (garantida a presença de António Alves, presidente da Associação de Quiroprácticos Portugueses), bio-construção ("há materiais que nos vão contaminando lentamente, ou interferindo nas correntes benéficas que recebemos da terra ou do cosmos"), Feng-Shui e muitas outras novidades, "das quais as pessoas nunca ouviram falar e, por tal motivo, ficarão surpreendidas".
DESCONHECIMENTO
Deu como exemplo, o que sucede imensas vezes "com o médico com quem trabalho, em que é frequente a deslocação a casa dos doentes, verificando o local onde as pessoas dormem ou a roupa que vestem, bastando, em muitos casos, mudar a cama um metro para o lado para que a pessoa se cure e, isto, é ignorado por muita gente", alertou.
"Há campos magnéticos, ou radiações negativas da terra a que as pessoas estão sujeitas e que as transtornam", acrescentou, salientando ainda as doenças que afectam as pessoas durante vários anos, e em que a modificação do seu ambiente, é suficiente para que se curem ao fim de duas ou três semanas".
E é de "tudo isto que eu pretendo que se fale nestas jornadas", destacando de igual modo os problemas de saúde originados pelas vacinas -"um veneno que metemos no corpo, havendo, em alternativa, processos naturais para equilibrar a nossa saúde", recordou, apesar de ser consciente da polémica que este tema acarretará.
Outro dos pontos a discutir, que, seguramente, atrairá muitos participantes, prender-se-á com a acupunctura -"uma ciência chinesa milenar"-, em que as relações do corpo com as doenças serão abordadas pelo Dr. Balkrishna.
PROJECTO PARA CAMINHA
Se o projecto inicial da Botica das Carlotas -um nome herdado da família que, assim, é conhecida na vila- era predominantemente destinada aos caminhenses, a escassa adesão, tornou este espaço um ponto privilegiado de clientes de diversas zonas do norte do país e da Galiza.
E da Galiza vem um dos mais conceituados especialistas em agricultura biológica e director do programa "Senda Verde", Enrique Banet, acompanhado de Juan Nuñez, apresentador do referido programa.
Como complemento de animação destas jornadas, o papel está reservado a Fernando Silva, um caminhense radicado em França e que virá apresentar os seus mais recentes trabalhos musicais, no encerramento dos trabalhos.
10h30 - Abertura
11h30 - Conferência: Alimentação Natural e Higienismo; por Dr. Juan José Nuñez (Médico)
15h00 - Conferência: Agricultura Biológica; por Henrique Banet (Director do programa "Senda Verde", Televisão da Galiza)
16h30 - Conferência: Radiestesia e Geobiologia; por Alexandre Cotta (Fundador da Associação de Rediestesia Lusitanea)
18h00 - Conferência: Psicoterapia Corporal; José Abreu (Psicoterapeuta Corporal)
21h30 - Conferência: A Inteligência do Corpo; Dr. António Alves (Doctor of Chiropractic e Presidente da Associação Portuguesa de Quiroprática)
11h30 - Conferência: Fend - Shui; por José Luís Sequeiros (Engenheiro)
15h00 - Conferência: Ioga; por Elvira Gonzalez e Sabine (Professoras de Ioga em La Guardia e Caminha)
16h30 - Conferência: Bioconstrução; por Juan Abia (Bioconstructor)
18H00 - Conferência: O Consumidor Responsável e Solidário; por Enrique Banet
21h30 - Conferência: A Missão da Cura: por P. António Fontes (Director dos Congressos de Medicina Popular de Vilar de Perdizes)
11h30 - Conferência: Os Efeitos Nocivos das Vacinas; Juan José Nunez
15h00 - Os Florais de Bach; por Eunice Santos (Farmaceutica - Homeopata)
16h30 - Conferência: Tai-Chi e Chi-Kung; por Nelson Barroso (Mestre de Tai-Chi)
18h00 - Conferência: Acunpultura; por Balkrishna (Acupunctor e Homeopata)
18h30 - Encerramento; Animação Musical