O Arraial Minhoto dinamizado pela Escola EB 2,3/S de Caminha comemora este ano o seu 10º aniversário. Por essa razão, a escola elaborou um amplo e diversificado programa de actividades culturais e recreativas que preencherão a semana de 3 a 7 de Junho.
A realização do X Arraial Minhoto que contou, desde a primeira hora, com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Caminha, traduz uma aposta consciente e responsável da autarquia local na objectivação de um evento já bem enraizado em toda a comunidade escolar e educativa, mas sempre capaz de surpreender pela inovação e qualidade da sua organização.
Registe-se, também, o apoio das Juntas de Freguesia de Vilarelho, Venade e Lanhelas que não quiseram deixar de se associar a esta dinâmica intrínseca a uma autêntica escola-comunidade educativa.
De resto, tudo foi concebido no sentido de que este evento possa doravante constituir-se como projecto âncora que potencie todo um conjunto de manifestações culturais e recreativas, transformando-se numa verdadeira rede de iniciativas susceptível de envolver a nossa comunidade.
Tendo em vista o êxito desejado, as inúmeras actividades foram cuidadosamente planeadas, privilegiando-se, desde logo, a "prata da casa", o mesmo é dizer, a riqueza do nosso património cultural local e/ou regional.
O cartaz promete conquistar todo o tipo de público, do mais jovem de idade ao mais jovem de espírito, numa semana intensa de actividades.
No primeiro dia, 3 de Junho, 2ª Feira, a abrir o programa, a I Gala Cultural, uma iniciativa da Escola EB 2,3/S de Caminha em parceria com o Agrupamento de Escolas de Minho e Coura, a realizar pelas 21H00, no auditório da Santa Casa da Misericórdia.
Na 3ª Feira, dia 4 de Junho, tem lugar uma conferência, pelas 22H00, no auditório da Biblioteca Municipal, sob a responsabilidade da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3/S de Caminha.
Na 4ª Feira, dia 5 de Junho, o I Encontro de Artesãos animará a Praça Conselheiro Silva Torres, a partir das 9H00, prolongando-se pelo resto do dia. À noite, pelas 21H00, as honras de abertura pertencem à Banda de Música de Lanhelas, seguindo-se o não menos reputado Grupo Coral de Venade.
Na 5ª Feira, dia 6 de Junho, a Festa do Folclore reúne dois ranchos folclóricos de renome: o Rancho Folclórico de Argela e o Rancho Folclórico de Dem. As suas actuações irão de certeza encantar todos aqueles que se desloquem à Praça Conselheiro Silva Torres.
No último dia, 6ª Feira, dia 7 de Junho, a Escola EB 2,3/S de Caminha abre as suas portas para uma noite de muita alegria e animação. A partir das 20H00, os Comes & Bebes irão satisfazer o público mais exigente, com petiscos típicos e outras iguarias regionais. Pouco depois, pelas 20H30, os Cantares ao Desafio, com uma dupla constituída pelos famosos cantadores populares Augusto Gonçalves e Cândido Miranda, acompanhados pelo som das concertinas, são o prenúncio da boa disposição que irá imperar pela noite dentro. Segue-se o Grupo Musical ROCONORTE que certamente levará ao rubro todos aqueles que não resistem a um pé de dança. Uma sessão de Fogo de Artifício dará por encerrada uma festa que promete ser de arromba.
Espera-se, assim, que toda a comunidade participe activamente, acarinhando e encorajando esta edificante iniciativa da Escola EB 2,3/S de Caminha que dignifica e promove a nossa terra.