Jornal Digital Regional
Nº 380: 8/14 Mar 08 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


EMPRESÁRIOS LOCAIS RECONHECEM VANTAGENS NA PROXIMIDADE À FRONTEIRA

A proximidade de Monção à Galiza, apenas separados pela ponte internacional sobre o rio Minho, assume-se como uma vertente importante da actividade económica do concelho, sendo considerada pela maioria dos empresários locais como uma vantagem competitiva.

Esta constatação revela-se no estudo "Perspectivas de Desenvolvimento do Município de Monção", coordenado pelo professor Albertino Gonçalves, do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho, e apresentado recentemente no fórum "Monção: Presente e Futuro".

Naquele estudo, que abrangeu 351 empresas do comércio e indústria do concelho através de inquérito com participação presencial de entrevistadora, 52 por cento dos empresários consideraram a proximidade à fronteira uma vantagem e 18 por cento uma desvantagem. Cerca de um terço (30 por cento) considerou que não interfere na sua actividade.

As empresas do comércio por grosso e a retalho são aquelas que mais se queixam dos efeitos negativos da localização próxima do município à Galiza enquanto as empresas de transportes, armazenagem, industria extractiva, construção civil e imobiliárias, reconhecem benefícios.

Neste inquérito, os empresários locais foram igualmente confrontados com as expectativas face à Plataforma Logística de Salvaterra e As Neves (PLISAN), tendo a maioria manifestado conhecimento do projecto e considerado que reforçará as relações transfronteiriças e comportará consequências económicas à escala regional.

Entre as empresas conhecedoras do PLISAN, a maioria prevê que os efeitos sejam positivos (43 por cento), ou muito positivos (18 por cento) enquanto outros pensam que serão nulos (26 por cento), negativos (9 por cento) ou muito negativos (4 por cento).

Na síntese ao capitulo, Albertino Gonçalves lembra que os empresários locais esperam bons ventos vindos da Galiza, destacando, contudo, que a realidade do PLISAN, apesar de favorável, não faz desaparecer os receios da concorrência e do mercado de trabalho.

O coordenador do estudo realça ainda que a qualificação e a formação profissional dos trabalhadores são preocupações dos empresários e que a política fiscal, a conjuntura económica e a falta de apoio financeiro constituem argumentos de uma postura defensiva das empresas no tocante ao investimento.


MUNICIPIO CELEBRA FORAL COM INAUGURAÇÃO DE ARQUIVO E REALIZAÇÃO DE FESTA RENASCENTISTA

A Câmara Municipal de Monção celebra a outorga do primeiro foral pelo Rei D. Afonso III, no dia 12 de Março de 1261, com a realização de um conjunto diversificado de manifestações culturais e inaugurações de equipamentos importantes para o concelho.

O programa "abre" pelas 11.00 horas com a cerimónia de entrega de títulos honoríficos que decorrerá no auditório da Casa do Curro. Este ano, serão distinguidos o arcipreste Avelino Felgueiras Marques e o padre Adelino Vaz de Araújo (Cidadão de Mérito de Monção – Medalha de Prata); e José Adriano Viana Alves (Medalha de Serviços Distintos – Medalha de Prata).

Segue-se, meia hora depois, a actuação da tuna da Escola Secundária de Monção, na Praça Deu-la-Deu Martins, e a inauguração do novo monumento a Deu-la-Deu Martins, heroína local, da autoria de João Cutileiro, que ficará localizado no Largo do Loreto, num espaço com ampla panorâmica sobre o rio Minho e margem galega.

Pelas 12.30 horas, terá lugar mais um momento musical com o grupo "Vox Angelis" que interpretará obras de compositores dos séculos XVI e XVII. Tendo como espaço os claustros do Hotel Rural dos Capuchos, o concerto antecederá a inauguração do arquivo municipal que está marcado para as 15.00 horas.

Arquivo Municipal

De acordo com o projecto, da autoria do arquitecto Paulo Gomes, o Arquivo Municipal de Monção, compreende três pisos com espaços destinados à consulta, acondicionamento e tratamento de toda a documentação existente referente à actividade municipal.

Adjudicado por 740 mil euros, a Administração Central, através do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM), comparticipou a empreitada com 300 mil euros. O edifício, outrora Grémio da Lavoura, manteve a traça arquitectónica original.

Um dos pontos de atracção da nova estrutura será um poço datado da época medieval descoberto no decorrer dos trabalhos que viria a saber-se estar associado ao sistema de fornecimento de água da povoação que vivia dentro do casco amuralhado.

Devidamente recuperado e delimitado, o referido poço, com cerca de 1,5 metros de diâmetro e escavado até aos 8 metros de profundidade (altura em que começou a aparecer água), pode ser visto pelo público que visite o Arquivo Municipal.

Ao final da tarde, a partir das 17.00 horas, realizar-se-á a conferência "O Renascimento", da autoria do Dr. Paula Bessa, docente do departamento de história do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. A palestra terá lugar na Casa Museu de Monção/UM.

Festa Renascentista

Nos dias 11 e 12, realiza-se uma festa renascentista que terá como espaço a zona dos Capuchos. Com organização do município e do Agrupamento de Escolas do Vale do Mouro e colaboração da escola profissional, escola secundária e Casa Museu de Monção/UM, estão previstas diversas actividades próprias do renascimento.

A par dos expositores e de pessoas trajadas à época, decorrerão vários quadros do quotidiano renascentista, entre os quais, declamação de poesia, animação de rua, representação de peças de teatro, demonstração de esgrima e danças.

Na Casa Museu de Monção/UM, estão expostos trabalhos realizados pela comunidade escolar referentes àquele período da história. Além de constituir uma iniciativa com vertente turística, a preparação da festa renascentista revelou-se igualmente um espaço aglutinador de conhecimento e aprendizagem para os alunos do concelho.

Informação Município de Monção

AGENDA CULTURAL DE MONÇÃO
Março

EXPOSIÇÕES

Até 11
Exposição colectiva de pintura de Isabel Insua Moreira e Mar Serrapio
Casa do Curro
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

De 14 a 25
Exposição de pintura "Desassossego"
Casa do Curro
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

28 a 08/04
Exposição de Pintura "Taller de Mediodia"
Casa do Curro
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

Permanente
Mobiliário, elementos decorativos e colecções de louça e pintura com elevado valor patrimonial e histórico.
Casa Museu de Monção/Universidade do Minho
Visitas guiadas às 3ªs e 5ª feiras, entre as 15h00 e as 17h00, mediante inscrição para o telefone 251.652159 ou fax 251.652160.

Permanente
Artesanato tradicional, louça regional e publicações alusivas à cultura e turismo do Alto Minho (RTAM)
Delegação de turismo. Casa do Curro.
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Permanente
Artesanato tradicional do concelho de Monção da Associação Post`Arte.
Paço do Alvarinho
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

Permanente
Exposição Memória Ferroviária. Conjunto de fotografias e cartazes evocativos da passagem do comboio por Monção.
Antigo apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes.
De segunda a sexta, com excepção da quarta, das 08h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00. Sábados e domingos, das 09h00 às 18h00.

BIBLIOTECA

5, 6, 7, 11, 13
Ateliê "Pedacinho de Sonho"
Visita/jogo que pretende dar a conhecer um espaço cultural, de forma simples e dinâmica, em que os participantes partem à descoberta de um novo espaço, estimulados pelos cinco sentidos. Destina-se aos alunos do pré-primário. Espaço Infanto-juvenil.

27
Dia Mundial do Teatro
Exposição "O que é o teatro?"
Átrio da biblioteca municipal

FESTA RENASCENTISTA

11 e 12
Avenida das Caldas | Capuchos

Ao Encontro da Renascença

Quadros do quotidiano
Abertura às 17h00. Expositores com artigos da época; animação de rua; declamação de poesia; quadros vivos; representação de peças de teatro; demonstração de esgrima; danças renascentistas. Na Casa Museu de Monção/UM, estão patentes trabalhos sobre a época do renascimento realizados pela comunidade escolar do concelho.

FORAL

12
Comemoração da atribuição do primeiro foral a Monção pelo Rei D. Dinis em 1261
11h00 Entrega de Títulos Honoríficos (Casa do Curro) 11h30 Actuação da Tuna da Escola Secundária de Monção (Praça Deu-la-Deu) 12h00 Inauguração do Monumento a Deu-la-Deu Martins da autoria de João Cutileiro (Largo do Loreto) 12h30 Vox Angelis interpreta obras de compositores dos séculos XVI e XVII (Claustros do Hotel Rural dos Capuchos) 15h00 Inauguração do Arquivo Municipal de Monção (Largo S. João de Deus) 17h00 Conferência "O Renascimento", Dr. Paula Bessa, docente do departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Casa Museu de Monção/UM)

CINEMA

7
AMOR CÃO
Alejandro González Iñarritu
México, 2000, 135 m

Três contos interligam-se na cidade do México. O primeiro capítulo, "Octávio e Susana" mostra um jovem apaixonado pela cunhada. A segunda história, "Daniel e Valéria" relata o relacionamento de um homem que deixa a mulher para ir viver com a amante, uma modelo famosa. A última história, "O Vadio e Maru" centra-se num ex. revolucionário que trabalha como assassino contratado e que recolhe cães abandonados. As três histórias cruzam-se num violento acidente de automóvel.

28
O FIEL JARDINEIRO
Fernando Meirelles
Alemanha/Reino Unido, 2005, 123 m

No Quénia, a activista Tessa Quayle é brutalmente assassinada e o seu companheiro de viagem, um médico local, desaparece. Parece tratar-se de um crime passional. Mas o marido de Tessa, um diplomata (Ralph Fiennes), inicia uma investigação para apurar a verdade. Até que embate na poderosa indústria farmacêutica…

22.00 horas. Entrada Gratuita. Auditório da Biblioteca Municipal.

APPACDM

19 Comemoração dos 25 anos da APPACDM, delegação de Monção

10h00 Abertura de exposição alusiva aos 25 anos de actividade da escola com apresentação de diversos trabalhos que retratam o percurso da escola14h30 Missa de acção de graças pelos 25 anos da escola 15h30 Sessão solene com descerramento de lápide e homenagem a titulo póstumo à funcionária Rosa Maria Ruivo Barreiros 17h00 Lanche-convívio com utentes, funcionários e convidados

As comemorações prolongam-se durante todo o ano

BTT

16

3º Passeio à Portela em BTT

Dificuldade média – alta. Percurso aproximado de 34 quilómetros. Uso obrigatório de capacete.

Inscrições a 10 € para sócios e 15 € para não sócios até 12 de Março. Participantes têm direito a banho, lavagem de bicicletas, reforço alimentar, lembrança para os primeiros 100 inscritos, convívio no final/porco no espeto, seguro, e serviço de ambulância.

Organização: Clube Cicloturismo de Monção e Associação "Portela Activa"

Inscrições/informações: Presidente do Clube Cicloturismo de Monção, João Francisco Tábuas 965332072 ou www.ccmoncao.org

BOMBEIROS

30

108º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção

Hastear da bandeira no quartel, Romagem ao cemitério em homenagem aos bombeiros, directores e associados falecidos, Missa solene na Igreja Matriz, Entrada da Fanfarra Deu-la-Deu Martins, Sessão solene: entrega de placas aos sócios com 50 anos de associado, Simulacros, Jantar de confraternização

"Ajudando os bombeiros, ajuda-se a si próprio...."

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira