|
![]() |
1º Regata de Barcos Solares foi um sucesso
Numa organização pioneira entre o Visionarium e a Ancorensis Cooperativa de Ensino, decorreu no dia 29 de Maio no lago dos jardins do Centro de Ciências do Europarque em Santa Maria da Feira, a 1º Regata de Barcos Solares realizada em Portugal. A iniciativa, que teve como objectivo sensibilizar os jovens para as potencialidades do uso das energias alternativas e despertar o gosto pela investigação e pela tecnologia, contou com a participação de 30 equipas de escolas de todo o país, do Alentejo ao Minho, e desde o 1º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário e tecnológico. Apesar do mau tempo, das nuvens cinzentas e até da chuva, que cobriram o desejado sol e chegaram a ameaçar o sucesso deste evento, as equipas não desistiram, ajustando hélices, painéis solares e ligações eléctricas, até conseguirem o melhor rendimento das suas maravilhosas máquinas navegadoras. Algumas embarcações pareciam autênticas obras de arte, inspiradas nos mais modernos barcos da actualidade, como os catamarãs e trimarãs. Outras inspiraram-se em barcos mais antigos, como as naus e caravelas da época dos descobrimentos ou os barcos típicos do rio Mississipi, com rodas de pás em vez de hélices submersas.
Foi um autêntica mostra de exemplos de criatividade e das possibilidades de exploração dos materiais disponíveis nas escolas. O júri teve que avaliar uma grande diversidade de soluções, desde projectos muito simples, leves e frágeis como nos escalões do ensino básico, até projectos realizados inteiramente em AutoCad 3D e desenvolvidos com o auxílio a máquinas e ferramentas disponíveis apenas em oficinas mecânicas especializadas, como no caso da escola profissional de Felgueiras. A Ancorensis Cooperativa de Ensino participou com um recorde de inscrições de 14 equipas no escalão do 3º ciclo, tendo sido esta uma séria aposta dos professores coordenadores Rui Costa e Ana Débora Costa, que conseguiram motivar e orientar quase quarenta alunos. Foi uma autêntica maratona que teve como resultado a atribuição dos quatro primeiros lugares no troféu de Design e Construção às equipas Margujo (1º lugar), Golfinho (2º lugar), Aeon Flux (3º lugar) e Crazy Boat (4º lugar). No Troféu de Performance em corrida, a vitória coube à equipa da escola EB 2,3 de Aljustrel, o segundo lugar para o Colégio Frei Gil de Aveiro e o terceiro lugar para a equipa Aeon Flux da Ancorensis. Nesta primeira fase de implantação destas Regatas Solares a nível nacional, o mais importante foi conseguir captar a atenção das escolas e dos alunos para esta nova modalidade de brinquedos solares, já que a sua construção é bem mais simples que os carros. E é através destas brincadeiras que os alunos conseguem explorar na prática as potencialidades da energia fotovoltaica, desenvolver a criatividade e a eficiência dos seus projectos e criarem uma dinâmica de trabalho em grupo. Na verdade os resultados finais desta regata não foram o mais importante, sobretudo porque o tempo não ajudou e as corridas foram uma autêntica lotaria. O mais importante foi todo o trabalho desenvolvido pelos alunos, com o apoio dos seus professores e das suas escolas, e esta foi, sem dúvida, uma experiência que deu muito certo e que será repetida em breve. Professor Rui Costa (Ancorensis) Évora Recebeu o Maior Festival de Ginástica de Sempre
Os atletas da Classe Gímnica Ancorensis estiveram entre os 3000 ginastas que inundaram de movimento, cor e alegria as ruas e locais públicos da cidade património mundial.
"Viva a Ginástica" foi o lema escolhido para a oitava edição do PortugalGym - Gymnaestrada Nacional, que decorreu de 18 a 20 de Maio em Évora. No maior festival gímnico nacional de sempre, a Federação de Ginástica de Portugal - entidade organizadora do evento - conseguiu conjugar actividades de desporto escolar (finais nacionais), de ginástica para todos (de âmbito regional) e ainda outras de representação nacional, com a participação de 56 entidades de diversa índole.
Durante estes três dias, Évora " vestiu-se de gala" para receber os inúmeros saraus de ginástica que tiveram lugar em plena Praça de Giraldo e em frente ao Templo Romano de Diana, num convite claro à população que saiu à rua e assistiu às diversas exibições proporcionadas sob o cenário destes dois emblemáticos locais da cidade. As actuações Ancorensis deram-se no Sábado de manhã e no Domingo à hora do almoço. Entre os preparativos para as exibições e o assistir e apreciar os vários e espectaculares momentos de ginástica, foi ainda possível participar naqueles que foram os pontos altos deste Portugal GYM. Sábado à tarde a Gala Prof. Reis Pinto onde se assistiu, em estreia absoluta, à exibição que Portugal fará na 13ª Gymnaestrada Mundial a decorrer na cidade austríaca de Dornbirn, de 8 a 14 de Julho do presente ano e, no tradicional desfile dos ginastas, que inundou e contagiou as ruas de Évora. Os panos caíram no Domingo, com um almoço piquenique que reuniu todas as delegações no parque municipal da Cidade, num espaço verde que se encheu de musica e animação para esta despedida. Seguimos rumo ao norte cheios de novas informações, energia e entusiasmo, pois a verdade é que não é sempre que temos a honra e o orgulho de participar no maior festival de ginástica vestindo a "camisola" da nossa Ancorensis. Percorrendo este final de ano e debruçando-nos no percurso da nossa Classe, apontamos como "marcos" a recordar as provas do Desporto Escolar, nomeadamente a participação no dia 5 de Maio nas regionais Gímnicas em Vila Real; no dia 11 estivemos na cerimónia de abertura das nacionais de Basquetebol e Futsal em Viana do Castelo; no fim de semana 18,19 e 20 em Évora; no dia 26 na Gala da Associação de Ginástica do Norte, no Porto; no dia 2 de Junho em Braga, em pleno centro histórico; no dia 6 em Melgaço, no Sarau do Curso de Desporto e Lazer, e apesar de estarem previstas mais 1 ou 2 apresentações, o nosso Sarau Gímnico Ancorensis, este ano a realizar no próximo dia 6 de Julho na Praça da Republica, será para este grupo o terminar das actividades e do ano gímnico e, a este propósito, fica desde já o convite feito, pois a vossa presença é essencial ao Espectáculo. Até lá! Professora Rita Santos (Ancorensis) DIA DA FRUTA
No âmbito do projecto FORUM SAÚDE, no passado dia 24 de Maio, os alunos do 7ºA realizaram o Dia da Fruta. Tendo como fim incentivar a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, estes alunos organizaram uma banca, no bar da escola, para venda de fruta laminada (manga, melão, melancia...), batidos (de morango, banana e kiwi) e sumos naturais de fruta (laranja, limão, tutti-fruti...).
Esta iniciativa teve um enorme sucesso. Alunos, professores e funcionários aderiram ao consumo destes alimentos, chegando a lamentar que só tenha sido neste dia e sugerindo que poderia ser todos os dias, especialmente nesta época de mais calor. Nós também esperamos que o fim tenha sido alcançado e que as pessoas substituam cada vez mais os sumos concentrados por sumos naturais e comam mais fruta. E como o sucesso parece garantido a turma promete que no futuro levará a cabo mais iniciativas deste género. 7ºA (Ancorensis) 11º B termina o ano a "apanhar a onda"
No sentido de promover uma experiência diferente, no âmbito das actividades Físicas de exploração da Natureza, os alunos do 11ºB da Ancorensis, invadiram a Praia da Mariana, no dia 5 de Junho, enchendo-a do mais alto estilo Surffer. Dinamizado pelo Surf Club de Viana e inserido no plano da Disciplina, foi assim que esta turma decidiu fazer a despedida de mais ano escolar com muito calor, sorriso, saúde e iniciativa.
A turma do 11º B Bright Star Prom - Junho de 2007 "Life is not measured by the number of breathes we take, but by the places and moments that take our breath away."
A noite de 1 de Junho ficará na memória de todos os finalistas da Ancorensis Cooperativa de Ensino como uma noite de divertimento, cor e magia graças a mais um Baile de Finalistas organizado pelo Departamento de Línguas Estrangeiras. Com o intuito de reconstruir o ambiente vivido nas escolas Americanas, o Departamento levou a cabo a difícil tarefa de tentar surpreender e deslumbrar os alunos finalistas que agora se preparam para deixar a "sua" escola.
A passadeira vermelha, o arco, as velas, e toda a decoração interior e exterior deixaram surpreendidos todos os que foram chegando por volta das 20h30m, antecipando uma noite de grande divertimento e emoção. Vestidos a rigor, como manda a tradição, foram chegando entre flashes e cumprimentos de boas vindas não deixando de transparecer a sua expectativa. Professores, funcionários, alunos e seus familiares jantaram, ouviram na voz da apresentadora, a mensagem de boas vindas do Presidente da Direcção Pedagógica, sendo esse o mote para o início da festa. No decorrer da noite todos os presentes puderam assistir a dois momentos de danças de salão levadas a cabo por quatro pares da SIRA (Sociedade Instrução e Recreio Ancorense), os finalistas receberam os seus diplomas de presença e depois de finalizado o jantar, todos se divertiram na pista de dança.
A primeira pausa no baile deu-se aquando das fotos de turma e da eleição dos reis da noite - King and Queen of the Prom. O atento júri da festa, constituído por três professores, um funcionário e a Representante da Associação de Pais de Vila Praia de Âncora, escolheu os alunos Nancy Garcia do 12º B e André Sobreiro do 12º A como reis deste Prom. Os eleitos da noite tiveram direito a faixas, flores e a uma valsa exclusiva! Algumas danças mais tarde, já a noite ia longa, quando as luzes do ginásio se apagaram e o bolo dos finalistas entrou ao som de (I've had) The Time of my Life e dos aplausos de todos os presentes. Quase em simultâneo surgiu, o momento considerado por todos como o mais emotivo da noite, os fogos de artifícios A festa dos nossos finalistas continuou pela noite dentro, pois a animação de todos os presentes não desvaneceu até cerca das três horas... Ficam as boas recordações e os votos de sucesso para os Exames Nacionais que se aproximam. Da vossa escola de sempre!!! O Departamento de Línguas Estrangeiras agradece a todos (e foram muitos) os que de uma forma ou de outra tornaram possível a concretização deste projecto. Departamento de Línguas Estrangeiras da Ancorensis |
|
![]() |