 |
"Dar vida às Letras" promove Acção de Sensibilização para Pais
A Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho irá promover uma Acção de Sensibilização, durante o mês de Junho, dirigida aos pais das crianças envolvidas no projecto (ver caixa).
Trata-se de mais uma iniciativa que se enquadra num dos objectivos do Dar Vida às Letras que passa pela desescolarização da leitura, ou seja, levar a leitura às famílias, despertando-as e capacitando-as para interagir com as crianças como mediadores da leitura. Sem dúvida, os ganhos neste tipo de projectos serão mais duradouros se houver o envolvimento dos pais, para tal é importante facultar-lhes um conjunto de instrumentos e práticas promotoras de leitura.
Assim sendo, estes encontros com os pais pretendem sensibilizá-los para o relevante papel que a família desempenha no desenvolvimento do gosto pela leitura, convidando-os a, no seio da família, darem continuidade ao projecto com o apoio das Bibliotecas Municipais.
Ainda no âmbito desta acção, coordenada por Fernanda Leopoldina Viana, colaboradora científica do Projecto Dar Vida às Letras e docente no Instituto de Estudos da Criança/Universidade do Minho, serão fornecidas algumas informações sobre o Plano Nacional de Leitura, que tem como missão elevar as competências de leitura dos portugueses e promover hábitos de leitura.

Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho
|
MISSÃO SORRISO ENTREGOU EQUIPAMENTO MÉDICO
AO CENTRO HOSPITALAR DO ALTO MINHO
A Missão Sorriso, projecto de solidariedade social do Continente, entregou no passado dia 1 de Junho ao Centro Hospitalar do Alto Minho, em Viana do Castelo, um conjunto de equipamentos que se destinam a melhorar os cuidados prestados às crianças utentes desta unidade de saúde.
Além do Centro Hospitalar do Alto Minho, mais 25 unidades pediátricas, de Norte a Sul do país, vão ser contempladas com 350 equipamentos médico/científicos e lúdico/didácticos no valor de 800 mil euros, angariados através da venda do Livro/CD e DVD “Leopoldina e o Mundo Encantado dos Brinquedos”.
O objectivo da Missão Sorriso é doar equipamento médico/científico e lúdico/didáctico a Unidades de Pediatria e Hospitais Pediátricos de Norte a Sul do país, contribuindo assim para melhorar o serviço prestado às crianças utentes destas unidades. O sucesso desta iniciativa reforça o espírito solidário dos portugueses que aderem nobremente a causas solidárias.
Através do projecto Missão Sorriso 2006, o Centro Hospitalar do Alto Minho recebe:
1 Fraldário com banheira (DES.060030) / Balcão com gavetas e porta (DES060028) / Balcão de trabalho (DES.060029)
2 Pediómetro modelo 207
1 Oftalmoscópio e otoscópio de fibra óptica – conjunto de bolso D88311052
2 Berços Acrílicos Panda 007-P
1 Aparelho de fototerapia - NeoBlue 040760
1 Aparelho para rastreio de alterações auditivas Modelos Echoscreen T/ D/ A Plus
5 Balança pediátrica electrónica 182-204 Modelo: SECA 364
1 Balança de chão mecânica classe IIII 182-203 Modelo: SECA 761
1 Esfigmomanómetro de mesa/ parede aneroide 138-412
1 Braçadeira RN Código 138-416
1 Braçadeira Criança < 3anos Código 138-417
1 Braçadeira Criança > 3anos Código 138-418
1 Braçadeira Adulto Código 138-419
1 Aparelho Fax Philips -Fax Jet 335
1 Impressora Multifunções HP PHOTOSMART Ref C5180
1 Sistema Micro Sony CMT-U1 B tpi
1 Bomba extractora de leite MEDELA symphony Ref 600.0837 e acessórios
1 Cabo extensor para monitor BP 200
1 Aparelho de ar condicionado para sala de recem nascidos Mitsubishi elect. Mode. MSH- GA60VB
1 Cadeira Exec. Lane Cognac
1 Publicidade /Patrocínio Revista Médica "Juvenil"- nº 14 a editar em 2007
O Continente sempre assumiu um papel de parceria e envolvimento com a comunidade, com o objectivo da afirmação contínua da política de Responsabilidade Social da empresa e de cada loja na sua área de influência.
Foi neste contexto que o Continente criou o Projecto Missão Sorriso, que, para além de ser um Projecto nacional tem também uma forte componente local, uma vez que apoia todos os hospitais das cidades em que está o Continente, e a venda do Livro/CD e DVD reverte para o hospital dessa cidade.
|
CONCURSO PÚBLICO PARA ADJUDICAÇÃO DE ESPAÇO DE RESTAURAÇÃO NA PISCINA
A Câmara Municipal de Monção acaba de abrir concurso público para a concessão de um restaurante e/ou estabelecimento de bebidas no complexo de piscinas municipal. A entrega de propostas deve ser feita até às 16.15 horas do dia 20 de Junho, na Divisão Administrativa e Financeira.
À presente concessão podem concorrer todas as entidades individuais ou colectivas que disponham de competências e meios para exploração deste equipamento, sendo o respectivo prazo de exploração de 10 anos e a renda mensal de 375,00 euros.
A taxa pelo direito de ocupação, definido em arrematação pública, parte de uma base de licitação de 30.000,00 euros. O processo do concurso encontra-se patente para consulta na Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de Monção, todos os dias úteis, entre as 09h00 e as 16h15, podendo ser fornecidas cópias gratuitas aos interessados.
O concurso assumirá duas fases: selecção dos concorrentes em função das suas habilitações profissionais, capacidade técnica e financeira e arrematação em hasta pública. O acto público correspondente à primeira fase realiza-se no dia 22 de Junho, pelas 10h00, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Informação Município de Monção
|
Agenda 21 Local Avança em Valença
Em Valença avançam amanhã, 5 de Junho, as reuniões participativas da Agenda 21 Local que percorrerão as várias freguesias do concelho durante este mês de junho. A primeira sessão decorre amanhã, no salão da Junta de Freguesia de Fontoura, a partir das 21h.
Para o inicio do mês de Julho está programado o Fórum da Agenda 21 Local de Valença onde serão apresentadas as várias questões levantadas nas freguesias, nas sessões ao longo deste mês.
A equipa de trabalho de Valença está a trabalhar na elaboração do perfil da comunidade valenciana, do qual sairá um pré-diagnóstico de sustentabilidade local e no qual será incluído compilações dos principais indicadores ambiente, económicos, sociais e institucionais do município.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Luís Serra, esta é uma excelente oportunidade para motivar as pessoas a terem um papel mais participativo no levantamento dos problemas que mais afectam a comunidade.
A Agenda 21 tem por objectivo a promoção do desenvolvimento sustentável, o incentivo à cidadania, construindo uma democracia participativa, a definição de um rumo e uma estratégia, o aumento dos níveis de confiança e optimismo, dar visibilidade aos problemas e legitimidade às soluções, a integração das políticas e articular intervenções, a promoção da transparência, o acesso à informação e aos níveis de conhecimento, a gestão dos conflitos e a promoção de consensos, potenciar recursos, mobilizar e responsabilizar actores locais e inovar nas políticas locais e encontrar soluções criativas e mais eficientes.
Informação Município de Valença
|
Diogo Oliveira Integra Selecção Nacional de Tiro com Arco
Diogo Oliveira foi seleccionado para integrar a Selecção Nacional de Tiro com Arco, no Campeonato da Europa de Juniores e Cadetes, a realizar em Vila Real de Santo António nos próximos dias 25 a 30 de Junho de 2006.
O arqueiro, que representa o Arco Bésta e Caça, é natural de Afife, Viana do Castelo e começou a praticar a modalidade no ano passado, após acções de divulgação apoiadas pela Federação Portuguesa de Tiro com Arco.
O estudante do 10º ano da Ancorensis, em Vila Praia de Ancora, irá competir na categoria de Juniores Compound sendo a sua estreia com a camisola de Portugal. A preparação do atleta, efectuada no Estádio Municipal Manuela Machado, em Viana do Castelo, continuará a partir de dia 20 de Junho no Algarve, já em estágio.
|
GOLFINHOS CONTINUAM A SER ARROJADOS Á COSTA DE AFIFE

Num espaço de 15 dias, contam-se já três os golfinhos arrojados á costa na área das praias de Afife. Esta é uma situação pouco comum para esta época do ano de mar pouco agitado e até tem sido em número bem reduzido os arrojamentos registados nos últimos anos. Estes eram todos mamíferos marinhos adultos, com mediadas compreendidas entre 1,60 e 2,20 metros e em ambos os casos não eram visíveis lesões ou cortes que pudessem identificar as causas das suas mortes.
Estes arrojamentos verificaram-se, um na praia das Mós, outro na praia da Arda, este terá morrido na altura do arrojamento e outro na Carrasqueira, este mostrando já evidentes sinais de degradação.
A remoção destes mamíferos marinhos, tem sido feita pelos trabalhadores da Junta de Freguesia e em muitos dos casos quando os cheiros são já nauseabundos, uma vez que estes demoram demasiado tempo a serem removidos e as elevadas temperaturas contribuem para a sua rápida decomposição.
Haverá certamente outros organismos com mais competências nesta área e que deveriam ter em atenção estas remoções, mas se assim é, tem esquecido estas situações registadas em praias de grande movimentação de banhistas.
AFIFENSE TERMINA EPOCA COM PESADA DERROTA
O Afifense despediu-se de época 06-07 com uma pesada derrota no recinto do Macieira por 36-26.
Embora tivesse já garantido a continuidade no campeonato nacional de andebol da segunda divisão uma jornada atrás, não deixa de ser preocupante a pesada derrota, nesta que foi uma época para esquecer, já que os objectivos iniciais passavam pela subida e onde reinava grande confiança nesse sentido, mas os resultados não apareceram e o Afifense viu-se a lutar até ao fim do campeonato para não descer de divisão.
Agora é tempo de reflexão para não voltarem a serem cometidos os erros de agora, para a equipa não andar com a corda ao pescoço até final do campeonato e voltar a incutir a confiança que os jogadores já demonstraram em muitos jogos do campeonato.
A série de jogos perdidos em casa, atiraram a equipa para esta situação aflitiva, bem como a saída de alguns dos jogadores mais velhos, mas a aposta forte do Afifense na formação pode vir a dar os resultados esperados já brevemente.
Agora é tempo de ferias e de preparar a nova época para a segunda divisão, que se vai iniciar em finais de Agosto.
Classificação final
1º-- F C de Infesta -------43
2º--F C de Gaia --------- 41
3º- Afifense --------------35
4º- Macieira ------------34
5º-Gondomar -----------30
6º-Estarreja ------------25
Descem á terceira divisão nacional o Estarreja e Gondomar.
COMISSÃO DE FESTAS DE AFIFE, APRESENTOU PROGRAMA

A comissão de festas de Santo António de Afife, apresentou o programa definitivo das festividades que se vão realizar entre 12 e 24 de Junho. As festas este ano tem o cartaz com a imagem da escadaria e da Capela, mostrando ainda algumas fotografias antigas do monte e das procissões, com o ontem e o hoje.
A comissão resolveu este ano aumentar os dias de festa, já que tudo se vai iniciar na véspera do dia de Santo António, com um arraial popular abrilhantado pelo conjunto "Domingos Ribeiro".
No dia 13, dia de Santo António, pelas seis da tarde será hasteada a bandeira e uma hora mais tarde vai iniciar-se a novena em honra de Santo António.
Para o dia 16, está agendada a noite de folclore, em que haverá uma concentração dos grupos no Largo Tomas Pinto pelas nove e meia, seguindo-se o desfile até ao monte, para se iniciar o festival pelas dez da noite, com os grupos de Santa Eulália de Beiriz, Povoa de Varzim, Rancho das Camponesas do Alva, Beira Serra, Rancho de Alqueidão, Figueira da Foz, Rancho de Estói, Faro e o Rancho de Danças e Cantares de Afife.
No dia 17 pelas cinco da tarde, vai ter lugar o habitual leilão e no dia 21 pelas nove e meia das noites tem lugar a procissão das velas, desde a Capela de S. Roque, para a de Santo António.
Dia 22 pelas oito da manhã será dada a alvorada com uma salva de morteiros e á noite, esta será das tunas, em que presentes vão estar a Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Amiztuna, da Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição e a Hinoportuna, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sábado, 23 pelas oito da manhã haverá mais uma alvorada e a entrada do Grupo de Bombos de Santa Marta, que vão percorrer a Freguesia acompanhados da mordomia.
Pelas seis e meia da tarde tem lugar a procissão da Capela de santo António para a Igreja, seguido de Missa vespertina.
A partir das nove da noite, aconteça mais um arraial nocturno, com o0 conjunto musical Arco-íris e pela meia-noite desde a Ponte do Fial será lançada uma esplendorosa sessão de fogo de artifício.
Domingo dia 24 último dia das festas, pelas oito da manhã será a ultima alvorada, pelas dez horas na Igreja paroquial haverá a Missa de festa com a profissão de Fé, seguida da procissão Eucarística ao Cruzeiro.
Pelas duas e meia da tarde, dará entrada no Largo Tomas Pinto a Fanfarra dos bombeiros Voluntários de Caminha e meia hora mais tarde a Banda Lanhelense.
Pelas quatro da tarde, tem lugar a Procissão Solene em Honra de Santo António, da Igreja para a Capela, seguindo-se um concerto pela Banda Lanhelense.
Pelas nove e meia da noite vai haver o baile de encerramento abrilhantado pelo conjunto "Contacto".
A comissão de festas tem ainda durante estes dias um serviço de bar com petiscos regionais, não faltando ainda a sardinha assada e o vinho da região.
A comissão lançou ainda um livro onde se pormenoriza o programa e onda são apresentados vários trabalhos que referem a historia da Freguesia na antiguidade e nas suas mais variadas vertentes, este pode ser adquirido junto da comissão.
Não há ponta de cobre que resista aos ladrões em Afife, que encetaram ultimamente uma vaga de roubos, que deixaram as populações de Afife e Vale do Ancora sem ver televisão, bem como silenciaram a rádio local.
Os roubos de cobre em Afife, já se vinham a registar há algum tempo a esta parte, em que foi roubado todo o cobre das instalações eléctricas da unidade de piscicultura na área norte da praia Ínsua.
Aqui os ladrões roubaram toda a instalação de alta e baixa tensão, pegaram fogo ao gerador de tensão eléctrica e ainda roubaram as portas metálicas.
vAgora e em dois dias seguidos roubaram todos os cabos de cobre do posto retransmissor do sinal de televisão no monte de Afife, causando avultados prejuízos no equipamento electrónico, privando assim tanto Afife como o Vale do Ancora de verem os vários canais de televisão em que o sinal partia daí.
Não satisfeitos com este roubo, os ladrões foram no dia seguinte ao posto emissor da rádio local e roubaram as linhas de terra, tentaram ainda roubar o cabo de emissão, mas talvez por falta de tempo e devido á sua rigidez deste não conseguiram na sua totalidade os seus intentos, deixando este bastante danificado e a rádio sem emissão.
Havia já anteriormente movimentos suspeitos naquela área durante a noite e previa-se que tal situação poderia acontecer, há no entanto algumas pistas em relação aos presumíveis ladrões, bem como estão referenciadas as viaturas utilizadas.
O caso foi entregue ás autoridades que agora seguem com as respectivas averiguações.
ESTRADA CAMARÁRIA EM AFIFE, É PERIGOSA PARA PEÕES

Os Afifenses estão preocupados com os perigos a que se expõe ao circularem ao longo dos três quilómetros da estrada Pedro Homem de Mello e tudo se fica a dever á falta de sinalização, tanto vertical como horizontal, o que faz com que aí não sejam respeitadas as regras de transito e por tal se verifiquem igualmente velocidades excessivas e nem tão pouco a área escolar é respeitada pela maioria dos condutores.
Visto tratar-se de uma estrada Camarária, a Junta de freguesia e segundo o seu presidente tem chamado a atenção para tal facto e até já propôs a colocação de passadeiras em alguns locais, como na área escolar e da Igreja, mas o certo é que até agora tudo continua na mesma.
No entanto, o presidente da Junta avança que já foram colocados sinais verticais em toda a extensão desta via, só que estes foram roubados há cerca de um ano.
Agora que o movimento aumenta significativamente na Freguesia com a época balnear, seria bom que a estrada fosse finalmente sinalizada e colocadas as passadeiras, até para descansar os pais que tem os seus filhos a frequentar a escola local.
Para muitos Afifenses, consideram já esta, a estrada do esquecimento, já que até há perto de dois anos, era a mais esburacada do Concelho, depois da passagem das condutas das aguas do Minho e Lima, foi recuperada, mas ao contrario do que aconteceu em outros locais, a sinalização foi esquecida, o que os Afifenses consideram grave, já que esta é uma via que atravessa a Freguesia e tem um movimento diário muito significativo.
|
Seminário analisa as Energias Renováveis em Viana do Castelo
Presidentes da Câmara Municipal e do IPVC encerram iniciativa
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Defensor Moura e o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira presidem à sessão de encerramento do Seminário “Energias Renováveis em Viana do Castelo”, durante o qual serão apresentadas empresas que trabalham na área do biogás, biodiesel e biomassa, bem como o cluster eólico da empresa Enercon.
O seminário que decorre no próximo dia 15 de Junho, a partir das 17h, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], tem como objectivos principais apresentar empresas ligadas ao sector das energias renováveis sitas no concelho de Viana do Castelo, analisar o potencial de desenvolvimento e de atracção de investimento no concelho com a criação de um cluster eólico e potenciar parcerias inter empresariais.
A abertura do seminário estará a cargo da Presidente do Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, Manuela Vaz Velho e do Administrador da AEP – Associação Empresarial de Portugal e Presidente do Conselho de Administração da GestinViana e da Parque-Invest, Jorge Reis.
Posteriormente o Vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e administrador da GestinViana, José Maria Costa irá efectuar uma abordagem ao tema “As Energias Renováveis no Concelho de Viana do Castelo”, seguindo-se o testemunho de empresas como a Resulima (sector biogás), Biocombustíveis da Terra (sector biodiesel) ou ainda a PA Residel (sector biomassa).
Francisco Laranjeira ficará, por seu turno, responsável pelo painel “O Cluster Eólico em Viana do Castelo - Apresentação do projecto industrial da Enercon”.
|
Solenidade do Corpo de Deus e Santo Crisma na Vila de Paredes de Coura
Tal como acontece há largos anos, uma vez mais a Vila de Paredes de Coura, no dia de "Corpus Christi" assistirá ao Sagrado Lauperene Paroquial de Santa Maria de Paredes, com adorações ao Santíssimo Sacramento a partir das 8:00 (Missa e Exposição do S.S.) divididos de hora a hora pelas ruas e lugares da sede de concelho. Às 16:30 será a adoração geral, e ás 17:30 a missa, sermão e procissão.
No sábado, dia 9 de Junho pelas 15:00, Paredes de Coura receberá D. José Augusto Pedreira, bispo de Viana, o qual administrará o sacramento do Crisma a dezenas de jovens courenses (10.º ano de catequese).
|
17ª Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais em Ponte de Lima
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], sedeada em Ponte de Lima, organiza, conjuntamente com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a 17ª Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais, que vai decorrer de 15 a 17 de Junho, na Expolima, Parque de S. João, em Ponte de Lima.
No âmbito deste evento, a ESA-IPVC vai organizar pequenos cursos de provas de vinhos.
Programa
Sexta-Feira 15
15h00 Actuação de Bombos pelas Ruas da Vila
19h00 Abertura Oficial da 17ª Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais, na Expolima, Parque de S. João
21h30 Animação Nocturna, Festada Minhota
01h00 Encerramento do Recinto da Feira do Vinho Verde
Sábado 16
11h00 Abertura do Recinto da Feira do Vinho Verde
15h30 Espectáculo a Definir
18h00 Prova de Vinhos Verdes e de Produtos Regionais
22h00 Concerto Musical com Vitorino
01h00 Encerramento do Recinto da Feira do Vinho Verde
Domingo 17
11h00 Abertura do Recinto da Feira do Vinho Verde
11h30 Desfile de Concertinas com Vitorino
15h30 Festival de Folclore, no Âmbito do 27º Aniversário do "Grupo Cultura e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima"
19h00 Encerramento da 17ª Feira do Vinho Verde e Produtos Regionais
Escola Superior Agrária participa na organização da 1ª Feira do Cavalo
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] participa na organização da 1ª Feira do Cavalo, a realizar entre o dia 28 de Junho e 1 de Julho próximo, promovida em parceria pelo Município de Ponte de Lima e a Associação Empresarial de Ponte de Lima.
Este importante evento engloba uma variadíssima gama de actividades equestres, realçando o Final da Taça de Portugal de Ensino.
Realizar-se-ão outros espectáculos equestres e em simultâneo ocorrerá uma mostra de produtos regionais, bem como uma exposição das raças autóctones do norte de Portugal.
Segundo o site oficial do evento, que se pode encontrar em http://www.feiradocavalo.com/index.htm o programa será o seguinte:
Programa
Actividades
- Final da Taça de Portugal de Ensino
- Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho
- Campeonato Nacional de Derbys (Atrelagem)
- Campeonato Nacional de HorseBall
- Provas de Saltos de Obstáculos (6 barras)
- Baptismo a cavalo
- Espectáculos equestres
- Exposição de coudelarias (Criadores de Cavalo Lusitano)
- Exposição de raças autóctones do norte de Portugal
- Exposição de Garranos
- Exposição de criadores espanhóis
- Mostra de produtos regionais
- Animação nocturna
Calendarização
Quinta-feira, 28 de Junho de 2007
17H30 Abertura oficial da Feira, com a presença de Entidades oficias e convidados;
18H00 Baptismo a cavalo
22H00 Espectáculo de concertinas e actuação do Grupo de Música Popular da Feitosa
Sexta-feira, 29 de Junho de 2007
14H00 Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Prova de Ensino
22H00 Grande Gala Equestre
Sábado, 30 de Junho de 2007
06H00 Feira Tradicional do Garrano (Alameda de S. João)
09H00 Final da Taça de Portugal de Dressage
10H00 Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Maneabilidade
15H00 Campeonato Nacional de Derbys Atrelagem
17H00 Apresentação de Coudelarias e Associação de Criadores de Raça Garrana (Picadeiro 1)
17H00 Espectáculo coma Banda de Gaita Frouma (Espanhola)
18H00 Saltos de Obstáculos – Prova das 6 Barras
22H00 Campeonato Nacional de Horseball
22H30 Espectáculo de danças sevilhanas com o grupo Companhia de Flamenco Lunares
23H30 Espectáculo de Fados
Domingo, 1 de Julho de 2007
09H00 Final da Taça de Portugal de Dressage
10H00 Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho – Velocidade
14H00 Final da Taça de Portugal de Dressage – Provas mais elevadas
16H00 Actuação do Grupo Danças e Cantares de Ponte de Lima e do Rancho Folclórico da Ribeira
17H00 Apresentação de Coudelarias e Associação de Criadores de Garrano
18H00 Campeonato Nacional de Horseball
24H00 Encerramento da Feira
|
O Targa Clube, com a colaboração, entre outros, do município cerveirense, organiza, este fim-de-semana, dias 9 e 10 de Junho, a 7ª edição do Rallye Vila Nova de Cerveira, prova integrada no Campeonato Open de Ralis de 2007 (5ª etapa) que reunirá concorrentes do Campeonato Nacional FPAK de Clássicos, Campeonato Nacional FPAK Júnior e Campeonato Regional de Ralis Norte (VSH).
A competição deste ano desenrolar-se-á em duas secções em sistema de "ronde" com partida e chegada à autarquia anfitriã, numa competição com uma extensão total de 150 quilómetros, dos quais cerca de 50 quilómetros serão ao cronómetro, em sete especiais de classificação nos pisos de asfalto dispersos por um cenário marcado pela serra e pelo rio.
Este modelo revisto de prova irá permitir reduzir os custos totais de participação relacionados com os reconhecimentos e competição propriamente dita, procurando abrir portas a uma extensa lista de inscritos que não deverá ultrapassar as sete dezenas.
O secretariado da prova vai estar novamente centralizado no Braseirão do Minho, disponível a partir das 22.00 horas do dia 8 de Junho (sexta-feira), onde todas as informações e resultados relativos às provas de classificação serão processados pelo centro de cálculo do Targa Clube com o apoio da PT Comunicações.
De novo, será possível acompanhar em www.targa.pt todas as incidências da competição e o tempo real dos "cronos" realizados pelos concorrentes. À comunicação social vão ser disponibilizados os meios necessários para que a cobertura do evento possa efectuar-se nas melhores condições possíveis.
Informação Município de Vila Nova de Cerveira
|
|
| ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA |
|
Autor Joaquim Vasconcelos |
MEMÓRIAS DA SERRA D'ARGA |
 |
Autor Domingos Cerejeira |
| |