FESTA DO CORPO DE DEUS ATRAIU MILHARES A CAMINHA
PÁROCO DE CAMINHA JUSTIFICOU EXCLUSÃO DA IMAGEM DE S. JORGE A CAVALO
A tradição manteve-se e Caminha voltou a encher-se de povo apreciando, comentando, fotografando ou filmando os tapetes floridos que começaram a cobrir as artérias da vila desde o princípio da noite anterior à celebração da Festa.
Grupos numerosos de moradores esmeravam-se em apresentar o tapete mais lindo, num despique saudável até às tantas da madrugada, sem que a chuva inoportuna fizesse esmorecer a vontade de levar até ao fim tão empreendedora missão.
O dia compôs-se e uma multidão invadiu Caminha, calcorreando as suas ruas, guiada pelo fascínio das flores e presenciando a procissão que saiu a meio da tarde da Igreja Matriz em direcção à Igreja Velha, com regresso ao mesmo templo.
A imponente imagem de S. Cristóvão voltou a ser incorporada na procissão, o mesmo não sucedendo com a de S. Jorge a cavalo, outro dos pontos de atracção do Corpo de Deus caminhense, cuja tradição se perde na memória dos tempos.
Muitas pessoas se interrogavam sobre a não inclusão de S. Jorge no desfile religioso deste ano.
Impunha-se ouvir o pároco de Caminha sobre esta ausência.
"S. JORGE A CAVALO IA ÀS TRÊS PANCADAS!"
José Maria Gonçalves referiu-nos como os seus colegas se vinham mostrando pouco agradados com a forma como tinha decorrido a procissão nos anos precedentes.
A inclusão da imagem de S. Jorge a cavalo não estaria a "dignificar a procissão", havendo problemas com a montada que não se apresentava preparada para a levar no dorso, tornando-se "ridícula a sua participação e prestando-se à galhofa dos assistentes", pelo que o próprio pároco de Caminha sugeriu a sua exclusão na procissão deste ano.
Segundo José Maria Gonçalves, há tendência para "expurgar" este tipo de manifestações nestes actos religiosos, que se devem centrar essencialmente na "Eucaristia", havendo apenas justificação para a manutenção de S. Jorge a cavalo nos festejos da Coca, em Monção, "atendendo a que é uma festa concelhia com tradição", assim interpreta o pároco de Caminha.
|