Jornal Digital Regional
Nº 309: 14/20 Out 06 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.


ANDEBOL

JUVENIS SÃO APOSTA FORTE
DO CLUBE DE ANDEBOL DE CAMINHA

MODALIDADE COMEÇA PELA BASE NO DISTRITO

CAC

O Campeonato Inter-Regional de Andebol de Juvenis Masculinos iniciou-se no passado fim de semana para o Clube de Andebol de Caminha, com um jogo de rivalidade no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, entre o Afifense/Ancorensis e o CAC.

Afifense/Ancorensis

A vitória sorriu à primeira equipa por apenas um golo (21-20), num jogo intenso em que o CAC entrou a todo o gás, conseguindo três golos sem resposta, assistindo-se depois à recuperação do adversário que marcou seis golos seguidos, passando para a frente do marcador que sempre controlou, apesar do triunfo tangencial.

ARBITRAGEM NÃO AGRADOU

A arbitragem não agradou ao CAC, levando mesmo a que o seu treinador (Carlos Tenedório) tivesse sido expulso ainda na primeira parte, devido aos protestos apresentados.

Este técnico que acompanhou o resto do jogo da bancada, considerou ter sido bastante "tenso", o que não favoreceu a inexperiência dos seus jogadores, que "entraram muito nervosos", além de não terem podido contar com outros que se encontravam lesionados.

Sobre o resultado, considerou-o bom, perante "o que se passou a nível de arbitragem".

Quanto a perspectivas para a presente época, considera-as ainda "um bocado vagas", porque "queremos aprender e evoluir e tornar estas equipas jovens cada vez mais fortes e formar atletas", resultando que jogos como o que decorreu nesse Sábado sejam importantes.

NOVA DIRECÇÃO É IMPORTANTE

O clube ainda não se encontra bem apetrechado, indo apostar, para já, numa nova Direcção que consiga obter mais apoios, além dos que vem usufruindo a nível de cedência do pavilhão municipal de Caminha e transportes camarários e de juntas de freguesias.

Da parte de Fernando Lima, presidente do CAC, esclarece que será "interessante" acompanhar o aparecimento de "uma nova geração de valores e conseguir-se organizar campeonatos inter-regionais, coisa impossível de concretizar até ao presente nas últimas quatro épocas, "permitindo desta forma uma "competição regular" aos jovens jogadores e, naturalmente, "evoluir".

Através destes jogos, os atletas serão observados tendo ainda em perspectiva a sua selecção para uma equipa regional.

Sobre o jogo com o Afifense que em 2006 completa 25 anos de existência, definiu-o como "emotivo", embora os atletas do CAC pudessem ter estado um pouco abaixo do seu rendimento normal, devido ao "nervosismo" da rivalidade, o mesmo sucedendo com os árbitros "jovens e que se deixaram influenciar pelo ambiente e não apresentando uma arbitragem muito correcta".

ANDEBOL PODERÁ EVOLUIR

Reputou, contudo, de importante, que o Andebol continue na "senda da evolução", o mesmo sucedendo como o CAC, onde existem "miúdos com imensas possibilidades, fazendo um trabalho de base, já que agora têm condições para tal", prevendo que no futuro "poderão fazer aquilo que já no passado tivemos, quando chegámos à III Divisão", tanto em Infantis, como em Juvenis masculinos.

Quanto à proveniência de apoios, espera obtê-los da Câmara, Junta de Freguesia, alguns patrocinadores e amigos.

2.000 MIÚDOS A COMPETIR

João Sampaio continua a ser o coordenador do Andebol a nível distrital, mostrando-se confiante quanto ao futuro da modalidade, após terem conseguido a participação de oito clubes a competir a nível distrital e 24 equipas em todos os escalões, nomeadamente a nível de formação.

"A aposta do nosso projecto de desenvolvimento partiu das Escolinhas e agora surgem os clubes", esclareceu este técnico, adiantando a existência de três equipas masculinas e uma feminina a nível de juvenis que competirão com outras de Braga e Vila Real, das quais serão apuradas três, uma para a primeira divisão, outra para a segunda e uma terceira para uma fase intermédia.

No que se refere ao protocolo celebrado com a Federação Portuguesa de Andebol, tendo em vista promover a modalidade juntos dos jovens, considera-o um "sucesso", levando a que no ano passado já tivessem sido inscritos 2.000 atletas em todos os escalões.

Para a próxima época, pretende criar as selecções distritais de Infantis (94/95), para que dentro de alguns anos "haja equipas seniores com fartura", esta a esperança de João Sampaio.

CAC ASSINALOU 19º ANIVERSÁRIO

O 19º Aniversário do Clube de Andebol de Caminha foi assinalado no passado dia 6, com uma romagem ao cemitério de Caminha, em memória de atletas falecidos, seguindo-se dois jogos entre antigo(a)s atletas do clube (CAC/A - CAC/B Sen. Vet. Fem. e CAC/Vale do Âncora - CAC/Vale do Minho Sen. Vet. Mas.), pertencentes a duas gerações, terminando as comemorações com um jantar de confraternização.

Fotos: Helena Soares


Protocolo de Cooperação entre a Associação de Andebol
de Viana do Castelo e a Federación Galega de Balonmán

Realizar-se-à no próximo dia 20 de Outubro de 2006 pelas 17h00, no Auditório do Castelo de Santiago da Barra em Viana do Castelo a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Associação de Andebol de Viana do Castelo e a Federación Galega de Balonmán.

Este protocolo tem como finalidade principal o desenvolvimento do andebol correspondendo aos objectivos do Eixo Atlântico e Cooperação Transfronteiriça entre as Associações e que visa proporcionar a melhoria técnica dos jogadores, treinadores e árbitros dos dois países.


Caledários e resultados:

JUVENIS FEMININAS
1 - 28/10/06 Caminha Montiagra

2 - 11/11/06 Colégio de Gaia Caminha

3 - 18/11/06 Caminha Almeida Garret

4 - 25/11/06 Stª Joana Caminha

5 - 1/12/06 Caminha Juvemar

6 - 3/12/06 Académico FC Caminha

7 - 8/12/06 Caminha Palmilheira

8 - 10/11/06 Cale Caminha

9 - 16/11/06 Caminha Lusitanos

10 - 6/01/07 Modicus Caminha

11 - 13/01/07 Caminha Stª Isabel

12 - 20/01/07 Canidelo Caminha

13 - 27/01/07 Caminha MaiaStars

JUVENIS MASCULINOS
1 - (29/10/06) Caminha Melgaço

2 - 7/10/06 Afifense 21 20 Caminha

3 - 14/10/06 Caminha 28 26 ABC B

4 - 15/10/06 ABC A 48 14 Caminha

5 - 21/10/06 Caminha ISAVE

6 - 28/10/06 Melgaço Caminha

7 - 1/11/06 Caminha Afifense

8 - 4/11/06 ABC B Caminha

9 - 5/11/06 Caminha ABC A

1 - 11/11/06 ISAVE Caminha

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira