www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Interpelações do PSD em reunião camarária

Foz do rio Âncora, aluguer de lojas nas piscinas, dossier Sonae…

O PSD continua a apresentar bastantes interpelações e pedidos de esclarecimentos ao presidente do Executivo camarário no decorrer dos plenários da vereação.

Flamiano Martins foi mais uma vez o porta-voz da oposição na primeira reunião deste mês, colocando as seguintes questões

Foz do rio Âncora aguarda intervenção

Em resposta, Miguel Alves, presidente do Executivo, referindo-se à reabertura da foz do rio Âncora, admitiu que o Estado abre concursos para as obras sempre "no limite", e com a preocupação de "cumprir regras e evitar favorecimentos" na aplicação de dinheiros comunitários disponibilizados, neste caso, para as calamidades.

Miguel Alves, conhecedor deste processo como representante no conselho de administração da Polis - a quem foi incumbido proceder às intervenções nas zonas afectadas pelo mar - acrescentou que todos os procedimentos estavam em marcha, pormenorizando que a remoção do passadiço danificado pelas ondas nada tinha a ver com a intervenção de fundo para o desassoreamento do canal da foz do rio Âncora.

Tratou-se de um ajuste directo de 1.500€ para a retirada dessa estrutura de madeira.

Sobre datas da intervenção na praia das Crianças, o autarca nada adiantou, embora o vice-presidente Cesário Lagido tenha referido a pressão constante que têm exercido sobre a Associação Portuguesa do Ambiente e, sem que passem as marés vivas de Abril, a obra de limpeza do leito do rio não deverá suceder, porque "tudo pode ser reversível", acrescentou.

Contudo, têm acompanhado o caso, dizendo que a situação (águas estagnadas) só se poderá complicar se a temperatura ultrapassar os 20 graus. Lagido acha que se houver condições, entre finais de Abril e Maio deverão iniciar-se as obras.

Piscinas municipais e aluguer de lojas


Foto arquivo

O aluguer da ala poente das piscinas municipais de Vila Praia de Âncora por um valor inferior ao do caderno de encargos, foi outro dos temas trazidos a discussão nesta reunião pelo PSD.

Flamiano disse que não pretendia criar obstáculos, mas para quem dizia (maioria socialista) que estas estruturas eram um "elefante branco", não fazia sentido baixar os preços das rendas. Além de que na altura tinha pedido que o acordo com o Hospital Particular de Viana do Castelo fosse apresentado posteriormente por escrito e não apenas verbalmente, o que os levara há quinze dias atrás a votar favoravelmente.

"Pessoas (no Hospital Particular) por dentro destas matérias"

Miguel Alves diria que não podiam estar sempre a discutir e aprovar o mesmo caso - a proposta tinha sido aprovada na sessão de Março -, convidando o vereador da oposição a votar desfavoravelmente se não se sentir esclarecido, embora o executivo esteja empenhado em prestar todas as informações, frisou.

Ainda sobre esta matéria, Miguel Alves evidenciaria toda a confiança no vereador Rui Teixeira, autor da proposta de aluguer das lojas, e "na sua capacidade para negociar" as contrapartidas com essa unidade de saúde particular.

O autarca socialista, disse estar "muito tranquilo" quanto a essa proposta de acordo com o Hospital Particular, não só pela confiança expressa no seu vereador, como pelo facto de "trabalharem pessoas nesse hospital, com sensibilidade, e que percebem as dificuldades da autarquia e estão por dentro destas matérias e estarão preparadas para chegar a um bom entendimento" com o município caminhense, assegurou.

Contas com A Guarda

Acerca do acerto de contas com o município galego de A Guarda, Miguel Alves referiu que a reunião agendada fora adiada, o que sucedeu ontem (ver notícia).

Processo Sonae nas mãos da APA

Quanto ao Pedido de Informação Prévio para instalação de uma grande superfície em Vila Praia de Âncora, Miguel Alves voltou a responder ao vereador da oposição que o "procedimento está em curso" e que o parecer da APA tinha sido reencaminhado para a Sonae, a qual já teria respondido a essa agência do ambiente, e que deverá em breve definir a sua posição final.

Disse ainda não existir qualquer pressa na aprovação do projecto, pretendendo que todos os casos sejam analisados de uma forma natural, regressando este concelho a uma "normalidade" desejável, embora com a celeridade que cada um exija.

APA colocou prancha

Relativamente à reinstalação da prancha de atracação na foz do rio Minho, Guilherme Lagido confirmou que fora uma obra da Agência Portuguesa do Ambiente, devendo agora proceder-se a um pequeno desassoreamento da zona envolvente, de modo a facilitar as manobras dos barcos na maré baixa.

Kit para autocaravanas contestado

"Aquele espaço de estacionamento faz muita falta para o comércio", assim comentou a vereadora Liliana Silva a escolha do espaço de estacionamento de autocaravanas à volta do Centro Coordenador de Transportes de Vila Praia de Âncora.

Guilherme Lagido referiu que esse espaço fora debatido com a junta de freguesia. Alternativas a este local, estiveram em discussão no seio da vereação durante algum tempo.


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais