www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Presidente da Câmara pede audiência ao Presidente do Governo Regional dos Açores

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, acaba de solicitar uma audiência ao Presidente do Governo Regional dos Açores para discutir o futuro do navio Atlântida e o futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O pedido de audiência sobre o navio surge na sequência de informações vindas a público recentemente mas também porque o autarca não recebeu qualquer resposta aos diversos pedidos feitos há mais de um ano ao Ministro da Defesa, Primeiro-Ministro, Presidente da República e Secretário-Geral do Partido Socialista para que fosse efetuada mediação no processo do navio construído nos ENVC e rejeitado pelo governo açoriano.

José Maria Costa revelou nunca ter obtido qualquer resposta nem ter verificado qualquer avanço na resolução do problema, numa altura em que o navio Atlântida se encontra a apodrecer nas águas do Tejo, em Lisboa.

Esta audiência servirá assim para apresentar as preocupações da Autarquia de Viana do Castelo sobre o futuro dos ENVC e a importância que o navio poderia ter no restabelecimento da imagem da empresa de Viana do Castelo e na sua situação financeira.

Municipio de Viana do Castelo


Câmara Municipal reabilita paredes e guardas da Avenida 25 de Abril, na cidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a proceder à reabilitação das paredes em betão armado dos viadutos da Avenida 25 de Abril e ainda à recuperação das guardas da via entre a zona da Somartis e do edifício do funicular de Santa Luzia.

A empreitada, que é feita em dois períodos, um deles durante a noite para não perturbar a circulação da via, decorre do desgaste normal de vinte anos de utilização dos viadutos da avenida.

Para tal, estão a ser reabilitadas as paredes em betão armado dos viadutos para depois serem lavados e aplicado tratamento adequado ao betão e ser pintado, numa operação a ser efetuada durante a noite. Nas guardas da via irão ser efetuadas limpeza e remoção de sujidade para aplicação de nova pintura. Esta empreitada começou no início da semana e decorrerá durante cinco a seis semanas.

Municipio de Viana do Castelo


Presidente da Câmara pediu reforço na promoção do Alto Minho

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, reuniu hoje com o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, para pedir maior atenção para a promoção da região a nível nacional e internacional e apresentou a candidatura a Interesse Turístico da Romaria D'Agonia, para a qual convidou o governante.

A reunião, pedida pelo autarca, permitiu abordar diversos assuntos. José Maria Costa voltou a insistir na redução do IVA para a restauração e hotelaria, sobretudo numa região muito dedicada ao turismo, assim como uma maior promoção da região no Alto Minho em áreas como a Galiza, Castela Leão e junto dos países onde existem comunidades portuguesas emigradas.

O edil defendeu ainda a priorização na captação de investimento estrangeiro no setor turístico para a região do Alto Minho, assim como uma maior e melhor identificação dos investimentos neste setor, articulando as políticas do Ministério da Economia e do Turismo.

José Maria Costa apresentou ainda a candidatura a declaração de interesse turístico da Romaria d'Agonia, que pretende dar mais um "selo de qualidade" à romaria, certificando a sua história, diversificando os produtos turísticos e criando um novo produto assente em património imaterial. Esta certificação quer valorizar o turismo religioso com as tradições, as capelas e igrejas e as procissões.

Por esse motivo, o autarca convidou o Secretário de Estado do Turismo a estar presente na Romaria d'Agonia, para se inteirar da importância daquela que é considerada a maior romaria do país.

Municipio de Viana do Castelo


Alunos de Viana do Castelo recebem Prémio Escolar António Manuel Couto Viana

A Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai entregar, no próximo dia 15 de Junho, pelas 11:00, os galardões da terceira edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana.

O concurso, criado pela Câmara Municipal e dinamizado pela Biblioteca Municipal, em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana (escritor, autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo), tem por finalidade dar a conhecer a obra literária do autor e de premiar produções literárias e artísticas da população estudantil infanto?juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, de Ensaio, de Ilustração e de Poesia, e conta com o apoio dos Professores Bibliotecários dos estabelecimentos de ensino público e privado, que com a Biblioteca Municipal, são os dinamizadores junto das várias escolas do concelho.

O concurso tem como objetivo incentivar os "escritores e ilustradores mais novos de Viana" a mostrar as suas qualidades literárias e artísticas, estimulando o gosto pela leitura, escrita e arte, com trabalhos criativos, inéditos, livres e a partir da obra literária de António Manuel Couto Viana, no caso das modalidades de Ensaio e Ilustração.

É um concurso que prevê duas fases distintas: uma que decorre dentro do espaço da escola, com a seleção do melhor trabalho a concorrer à fase final, e outra dinamizada pela Biblioteca Municipal, onde os melhores trabalhos, apresentados à fase final do concurso e analisados por um júri idóneo, são premiados com um cheque que pode ir de 50 Euros a 200 Euros, de acordo com o regulamento. As escolas de onde os alunos vencedores são provenientes recebem um conjunto de livros oferecidos pela Editora Opera Omnia, parceira estabelecida desde a primeira edição.

Na terceira edição do Prémio Escolar, foram apresentados à fase final do concurso 33 trabalhos provenientes das escolas públicas e privadas do concelho. Nesta fase final o júri deliberou premiar 13 trabalhos, nas modalidades Conto, Ensaio, Ilustração e Poesia, um por cada nível de escolaridade, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal, procuram responder ao Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas que defende que "a participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação."

Lista de premiados nas várias modalidades e por nível de escolaridade:
Na modalidade de CONTO (tema livre) o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes:
Fernando Francisco da Silva Pereira e Caldas Ferreira do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da EB1 de Monserrate do Agrup. de Escolas do Atlântico, com o conto: Um caro arrependimento
Tomás Valença Ferreira do 2.º Ciclo do Ensino Básico da EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, do Agrup. de Escolas do Atlântico, com o conto: O (des)ultimato inglês Inês Correia da Silva do 3.º Ciclo do Ensino Básico da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, do Agrup. de Escolas Frei Bartolomeu dos Mártires, com o conto: Sem que o céu te silencie
Barbara Maria Leitão de Barros do Ensino Secundário da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com o conto: Divagações ao som de Mahler

Na modalidade de POESIA (tema livre) o prémio foi atribuído aos seguintes trabalhos:
Marta Antunes Castro do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB1 de Monserrate, do Agrup. de Escolas do Atlântico, com a poesia: As 4 estações
Caetano Leite Amorim do 2.º Ciclo do Ensino Básico do Externato Maria Auxiliadora com a poesia: O cavaleiro da paz
Carlota Salgueiro Torres Rodrigues do 3.º Ciclo do Ensino Básico da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, do Agrup. de Escolas Frei Bartolomeu dos Mártires, com a poesia Eu…
Hannah Clara Challinor dos Santos do Ensino Secundário da Escola secundária de Monserrate com a poesia: Tango Ancestral

Na modalidade de ENSAIO (obrigatoriamente a partir da obra de António Manuel Couto Viana) o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes:
João José Alves Ribeiro do 3.º Ciclo do Ensino Básico do Externato Maria Auxiliadora com o trabalho de ensaio: Couto Viana e Lendas do Vale do Lima
Maria Helena Pinheiro da Costa Abelha do Ensino Secundário da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo com o trabalho: Ensaio sobre a obra "Lendas do Vale do Lima"

Na modalidade de ILUSTRAÇÃO (obrigatoriamente a partir da obra de António Manuel Couto Viana) o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes:
José Pedro Carvalho Saraiva do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB1 do Meio - Areosa, do Agrup. de Escolas do Atlântico, com a ilustração a partir da Lenda das unhas do diabo do livro Lendas do Vale do Lima
Helena Paulo Sampaio Fins do 2.º Ciclo do Ensino Básico da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, do Agrup. de Escolas Frei Bartolomeu dos Mártires, a partir do obra Versos de palmo e meio
Miguel Hugo Nunes Jorge Teodoro do Ensino Secundário da Escola Secundária Santa Maria Maior a partir do conto: "Pai incógnito" do livro Tens visto o Antão? : contos pícaros e outros não

Municipio de Viana do Castelo


Centro de Remo de Viana abre portas sábado

O Centro de Remo, o primeiro posto náutico do projeto Centro de Mar, abre portas no próximo sábado, dia 08 de Junho, pelas 17h00. Trata-se de um investimento de mais de 1.7 milhões de euros que permitiu a requalificação e ampliação da antiga "fábrica das boinas", no Parque da Cidade, e que vai agora albergar o Viana Remadores do Lima.

O centro de Remo, situado em frente ao rio, abre portas numa sessão presidida pelo autarca José Maria Costa, a que se juntam atletas, dirigentes e populares, que poderão ainda assistir a demonstrações daquela modalidade com grande tradição em Viana do Castelo.

O novo equipamento, cujo investimento rondou os 1.7 milhões de euros, implicaram a requalificação e ampliação da antiga Fábrica das Boinas, garante agora excelentes condições e instalações adequadas para os seus 75 atletas. O projeto de execução integra pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários e ainda uma sala de exposição dos troféus dos clubes.

Este é um dos três equipamentos dedicados aos desportos náuticos (vela, remo e canoagem) onde estão a ser investidos mais de cinco milhões de euros no âmbito do projeto Centro de Mar, aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Fatores de Competitividade COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.

O Centro de Mar, cujo principal objetivo é constituir como uma verdadeira região atlântica e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica, vai apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de atividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Em termos físicos, estão em construção o equipamento dedicado à Vela, com um orçamento base de 1.9 milhões de euros, na área adjacente ao Campo d'Agonia, e integrará um hangar e um equipamento social dedicado à vela para pessoas com mobilidade reduzida. Do projeto consta ginásio, zona de apoio, salas de formação e ainda o arranjo de toda a envolvente; e um equipamento destinado à Canoagem, na margem esquerda do rio Lima (Darque), um investimento de 1.5 milhões de euros, com a construção de três pavilhões que proporcionarão melhores condições dos atletas e o alargamento da atividade para as escolas e turismo de lazer.

Estas infraestruturas ribeirinhas, a que se junta o equipamento a abrir no sábado, visam potenciar o uso desportivo do rio Lima, valorizando os clubes que vem, ao longo dos anos, divulgando as modalidades náuticas.

Paralelamente, está também previsto um Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar no navio Gil Eannes com áreas para serviços técnicos e administrativos, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Do Mar, que vão permitir uma relação entre os espaços destinados às novas funções e os espaços já visitáveis.

Ao público está também já aberto o Centro de Alto Rendimento de Surf que, juntamente com os restantes equipamentos, constitui um suporte à dinamização concertada das atividades náuticas através da cooperação entre clubes locais e empresas dinamizadoras do turismo náutico.

Municipio de Viana do Castelo


Câmara Municipal assinala aniversário dos ENVC

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar, amanhã, dia 04 de Junho, os 69 anos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo com a sessão "O futuro é Agora", organizado pela Câmara Municipal com a colaboração do Grupo Desportivo e Cultural dos ENVC.

A comemoração, que conta com a intervenção de antigos e atuais trabalhadores dos ENVC, decorre na Praça da Liberdade, pelas 21:30, e a entrada é gratuita.

Os ENVC foram fundados em Junho de 1944 no âmbito do programa do Governo para a modernização da frota de pesca do largo como sociedade por cotas de responsabilidade limitada por um grupo de técnicos e operários especializados oriundos dos Estaleiros Navais do Porto de Lisboa, encabeçados por Américo Rodrigues, seu mestre geral.

Atualmente, a empresa atravessa a sua maior crise, sendo intenção da autarquia lembrar e assinalar uma data importante da história da cidade, do concelho, da região e do país.

Municipio de Viana do Castelo


Câmara Municipal assinala aniversário dos ENVC

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar, amanhã, dia 04 de Junho, os 69 anos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo com a sessão "O futuro é Agora", organizado pela Câmara Municipal com a colaboração do Grupo Desportivo e Cultural dos ENVC.

A comemoração, que conta com a intervenção de antigos e atuais trabalhadores dos ENVC, decorre na Praça da Liberdade, pelas 21:30, e a entrada é gratuita.

Os ENVC foram fundados em Junho de 1944 no âmbito do programa do Governo para a modernização da frota de pesca do largo como sociedade por cotas de responsabilidade limitada por um grupo de técnicos e operários especializados oriundos dos Estaleiros Navais do Porto de Lisboa, encabeçados por Américo Rodrigues, seu mestre geral.

Atualmente, a empresa atravessa a sua maior crise, sendo intenção da autarquia lembrar e assinalar uma data importante da história da cidade, do concelho, da região e do país.

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais