www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Semana da Europa

A Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, Caminha comemorou, entre 13 e 17 de maio, a Semana da Europa, sob a coordenação do Departamento de Línguas e do Grupo de Geografia. Esta iniciativa pretendeu promover uma escola multicultural e práticas de relacionamento interpessoal favoráveis ao exercício de uma cidadania europeia.

A decoração do polivalente contou com a colaboração da professora Rosa Duarte que, em articulação com o Projeto Eco-Escolas, orientou a elaboração de um tapete colorido, feito com material reciclável (tampas de vasilhame), representando a bandeira da Europa. Foram também expostos diversos trabalhos relevantes realizados pelos alunos, essencialmente na disciplina de geografia.

O primeiro dia foi dedicado ao Alemão. De manhã, os alunos da turma A do 11º ano estiveram muito atarefados com o processo de fabrico do pão, sob a orientação do professor Agostinho Oliveira e com a colaboração do Clube de Alemão. Valeu bem o labor, pois quem por ali passou teve a oportunidade de degustar deliciosos pãezinhos recheados com a famosa salsicha alemã. Após o almoço, as turmas do sexto ano de escolaridade participaram no concurso Landeskunde que lhes permitiu manifestar e aprofundar os seus conhecimentos sobre aspetos geográficos, históricos, culturais e económicos da Alemanha. Ao longo da semana, a comunidade escolar teve o ensejo de apreciar a exposição dos "Erzgebirge Räuchermänner", bonecos de madeira típicos do artesanato tradicional, que encantaram miúdos e graúdos. As atividades desenvolvidas neste dia encontram-se amplamente documentadas no blogue do Clube de Alemão, com acesso através da página do Agrupamento.

Na terça-feira, o dia do Francês surgiu ao som de músicas e projeção de imagens relativas à cultura francesa. Na biblioteca escolar, foi possível usufruir de uma pequena exposição de livros e objetos diversos que celebraram a cultura e a língua francesas. Porém, o momento alto do dia foi a tradicional degustação dos crepes a que as professoras de francês já habituaram toda a comunidade escolar. Os alunos participaram ainda na resolução de um quiz sobre a temática da primavera em francês.

O dia do Espanhol foi comemorado com uma prova de produtos tradicionais do país vizinho, com a atuação de Beatbox pelo aluno Xavier Almeida do 8º B e com a apresentação de vários projetos realizados pelos alunos ao longo do ano letivo. Foram ainda exibidos os trabalhos relativos ao concurso Pinta Tu España, tendo sido vencedora a aluna Marta Lages (7ºA). Os alunos do 10ºano aproveitaram para ultimar os preparativos para a vista de estudo a Madrid que se realizou no dia seguinte.

No dia do Inglês, os alunos puderam assistir a videoclips, filmes e cartoons e participaram entusiasticamente no quiz sobre a cultura dos países de Língua Inglesa.

Durante o dia do Português, no polivalente, assistiu-se a um belo momento musical protagonizado pelos alunos Eva Mina, Miguel Santos, Rafael Lages e Rafael Oliveira, que interpretaram vários temas portugueses e que fizeram vibrar a assistência. Na biblioteca, à hora de almoço, foi possível usufruir de uma dramatização de poemas de autores portugueses realizada pelos alunos do quinto ano de escolaridade.

Ao longo da semana, não faltaram os vídeos e a música respetiva a cada país e a "Pergunta do Dia" (concurso que coloca uma questão de cultura geral relativamente à língua celebrada) que em muito contribuíram para o ambiente de festa.

A Semana da Europa foi ainda solenizada com o almoço típico do país festejado, proporcionando se a toda a comunidade escolar a magnífica oportunidade de contactarem com diferentes sabores.

EB 2,3/S de Caminha


PROJETO PONTE NAS ONDAS

A XIX edição do projeto "Ponte… nas ondas!", experiência educativa de cooperação entre escolas da Galiza e do norte de Portugal que se iniciou no ano de 1995, teve como tema selecionado "Ponte… a brincar", subordinado à divulgação e preservação dos jogos tradicionais.

A participação da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, Caminha decorreu em articulação com o Instituto A Sangriña de A Guarda, proporcionando a todos os alunos um dia muito animado com a prática de jogos tradicionais. A turma D do sétimo ano deslocou-se, no dia 12 de abril, ao Instituto A Sangriña onde puderam usufruir de uma manhã em contacto com jogos tradicionais, comuns a Portugal e Galiza, e com jogos apenas conhecidos e praticados ainda hoje em Portugal, como é o caso do "Jogo da malha". Previamente estes alunos efetuaram uma recolha de jogos tradicionais e fizeram uma demonstração prática do referido jogo, junto dos alunos de A Guarda.

Também os alunos da escola da Galiza mostraram e praticaram jogos tradicionais do seu país.

Tratou-se de uma manhã bastante enriquecedora, quer ao nível dos conhecimentos adquiridos, assim como pela convivência entre alunos e professores de ambas as regiões. Desta forma despertaram-se as consciências dos intervenientes para a necessidade de uma preservação do importante património cultural que são os jogos tradicionais, praticados pelos nossos antepassados e que ainda hoje fazem parte das brincadeiras/passatempos praticados nas nossas aldeias.

Desta forma lúdica, fomentou-se a curiosidade e o prazer de conhecer mais aprofundadamente as raízes de um património imaterial digno de ser preservado.

As professoras Filomena Cruz e Rosa Duarte, responsáveis pela dinamização do projeto na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, Caminha, querem agradecer a receção, o empenho e a dedicação das professoras Teresa e Meli do Instituto A Sangriña.

As atividades da edição deste ano encontram-se disponíveis para visualização no sítio do projeto (http://www.pontenasondas.org/pt), desde o dia 31 de maio.

EB 2,3/S de Caminha



Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais