www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

António Costa, José Manuel Carpinteira
e Rui Solheiro ao lado de Miguel Alves
na apresentação do candidato

Três autarcas de sucesso, que são ao mesmo tempo dirigentes destacados do Partido Socialista, vão estar ao lado de Miguel Alves, no próximo sábado, dia 15, na apresentação formal da sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Caminha. António Costa, Rui Solheiro e José Manuel Carpinteira vão estar no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora pelas 18 horas e serão eles a fazer as intervenções de fundo, que vão marcar uma nova etapa da pré-campanha socialista para as autárquicas no concelho.

José Manuel Carpinteira, presidente da Federação Distrital do PS de Viana do Castelo e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já era esperado na apresentação da candidatura. Sendo ele o responsável distrital, apoiante desde a primeira hora de Miguel Alves, tem sido visto com alguma frequência em Caminha, na companhia do candidato. Rui Solheiro não deixará também de marcar presença, esperando-se um discurso avisado e cáustico, como é seu timbre

A surpresa, neste momento da pré-campanha, é protagonizada por António Costa. As ligações profissionais e de amizade entre o presidente da Câmara de Lisboa e Miguel Alves são públicas e têm sido frequentemente apontadas. Estiveram juntos no Governo e na Câmara de Lisboa, onde o candidato do PS foi colaborador, função que abandonou para se dedicar à candidatura de Caminha.

José Manuel Carpinteira: o autarca-modelo

José Manuel Carpinteira, há 24 anos à frente do município de Cerveira, é um dos autarcas-modelo do Partido Socialista. Eleito com apenas 29 anos, está agora prestes a deixar a presidência Câmara, mas deixa também um concelho desenvolvido e equilibrado, a "Vila das Artes", como é conhecido internacionalmente, fruto do sucesso da Bienal, que este ano terá nova edição.

Mas a herança que Carpinteira recebeu do autarca PSD que o antecedeu foi pesada: uma Câmara literalmente falida. Como escrevemos, "Em 1989, o município tinha dívidas no valor de 1,6 milhões de contos (cerca de oito milhões de euros), valor que, corrigido de acordo com a taxa de inflação, corresponderia hoje a qualquer coisa próxima dos 20 milhões de euros. Nos bancos havia cerca de mil e quinhentos contos (sete mil e quinhentos euros), mas não havia infraestruturas ou equipamentos".

O exemplo de Vila Nova de Cerveira e de José Manuel Carpinteira tem sido referido algumas vezes, nomeadamente em reuniões do Executivo, com os vereadores do PS a apontarem as diferenças entre os dois concelhos vizinhos, perante o desagrado de Júlia Paula.

Com potencialidades à partida menos favoráveis, a verdade é que Cerveira tem hoje uma situação invejável no Alto Minho e foi um dos dois únicos concelhos cresceu em termos populacionais, segundo dados dos últimos Censos.

O autarca-modelo do Partido Socialista conhece bem a região e o concelho de Caminha, onde a vitória do Partido Socialista, a acontecer, será também uma vitória pessoal.

Solheiro condecorado por Cavaco no Dia de Portugal

Rui Esteves Solheiro é membro do Secretariado Nacional do PS, com o pelouro das Autarquias, e dedicou a vida pública ao exercício do poder local. Foi o autarca mais jovem do distrito e já leva cerca de três décadas à frente da Câmara Municipal de Melgaço.

É presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho e da Associação Nacional de Autarcas do Partido Socialista (ANAPS). É primeiro vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação de Municípios do Vale do Minho e da Associação de Desenvolvimento Rural do Vale do Minho.

Rui Solheiro é um dos autarcas mais experientes e profundo conhecedor da realidade do Alto Minho e de Caminha.

O seu percurso valeu-lhe a inclusão na lista de condecorações que vão ser atribuídas pelo Presidente da República na sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se assinala segunda-feira. Rui Solheiro vai ser condecorado como comendador da Ordem do Mérito.

O seu envolvimento na candidatura de Miguel Alves é também evidente desde o início e ambos mantêm um contacto frequente.

António Costa: o companheiro político e o amigo

Profissionalmente, Miguel Alves continua a ser o director jurídico de uma empresa multinacional especializada na captação de investimentos, mas o seu percurso profissional e político, desde há alguns anos, está ligado ao de António Costa. Continuam juntos nos órgãos dirigentes do Partido Socialista, com mandatos renovados no último Congresso.

Miguel Alves, o candidato do PS a Câmara Municipal de Caminha, foi reeleito recentemente como membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, órgão máximo entre Congressos. O socialista foi eleito pela segunda vez no XIX Congresso Nacional do PS que teve lugar em Santa Maria da Feira.

A proximidade com António Costa conta já vários anos. Foi convidado em 2006 para o Governo por António Costa, para ser seu adjunto, quando Costa assumiu funções como ministro de Estado e da Administração Interna.

Quando António Costa saiu do Governo para conquistar para o PS a Câmara de Lisboa, devido a uma crise grave na gestão PSD do município de Lisboa, não dispensou a colaboração de Miguel Alves, que transitou para a Câmara, como adjunto, agora, do presidente.

A proximidade com António Costa tem sido como que um incómodo para o PSD concelhio, que, através da JSD e de alguns elementos, tem tentado atacar o que é notoriamente um trunfo do candidato socialista à Câmara de Caminha.

António Costa é um dos nomes mais sonantes e populares da política portuguesa, desejado por vários sectores para os mais altos cargos da Nação. Pacificada alguma rivalidade no Partido Socialista, Costa e Seguro estão agora juntos. Todas as sondagens garantem a Costa a reeleição folgada para a Câmara de Lisboa e a sua intervenção no próximo sábado, ao lado de Miguel Alves, é aguardada com expectativa.


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais