Cerca de três dezenas de limianos decidiram apostar na sua formação pessoal para melhorar os conhecimentos ou adquirir maiores aptidões individuais e encontram-se a frequentar dois cursos promovidos pela Associação Empresarial de Ponte de Lima (AEPL).
A iniciativa enquadra-se no âmbito do plano nacional que visa elevar os níveis de habilitação escolar e profissional da população portuguesa adulta, através de uma oferta integrada de educação e formação que potencie as suas condições de empregabilidade e certifique as competências adquiridas ao longo da vida.
Um dos cursos que está a decorrer tem, segundo a AEPL, particular acuidade numa região que é conhecida pela sua hospitalidade e onde o Turismo em Espaço Rural tem provas dadas. Trata-se da formação em Turismo Ambiental e Rural que visa dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam reingressar ou progredir no universo laboral regional, tornando-se promotores de boas práticas turísticas.
João Pimenta, Presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima, considera que este tipo de acções "visa contribuir, de forma decisiva, para o fortalecimento da formação pessoal e profissional dos limianos que, de uma ou de outra forma, nunca conseguiram progredir nas suas carreiras ou concluir os seus estudos".