Confraria Gastronómica Luso-Galaica
Fundação da Confraria Luso-Galaica
Nasce como Confederação de Comércio Luso-Galaica no Município da Toxa (Pontevedra) em 1985, quando se reuniu um grupo de empresários da Galiza e Portugal.
Os primeiros presidentes foram, pela Galiza, António Reguera Repiso, Presidente da Federação Provincial de Comércio de Pontevedra e, por Portugal, José Manuel Gonçalves, Presidente da Associação Comercial do Porto.
Na actualidade, o Presidente de Portugal é António Gregório Videira, Presidente da Assembleia-Geral da Associação Comercial de Aveiro e pela Galiza mantém-se António Reguera Repiso.
Em meados de 2006 foi criada a Confraria Gastronómica Luso-Galaica presidida por António Reguera Repiso, em representação da Galiza e de Portugal Manuel Pinheiro, proprietário do Restaurante O Gaveto de Matosinhos e da qual fazem parte diversas Confrarias Gastronómicas de Portugal, cujo principal objectivo é a promoção e a defesa da Gastronomia Tradicional da Galiza e Portugal.
No primeiro Capítulo ficaram entronizados o Alcade de Teo, D. Armando Blanco Martinez; Concejala de Vigo D. Lucía Morales e o Presidente do Município de Penafiel, Alberto Santos e de Oliveira de Azeméis Alípio Assunção, entre outros.
No mês de Março de 2007 celebrou-se, com grande êxito, durante uma semana, as Jornadas Gastronómicas Luso-Galaicas no Hotel Botânico del Puente de la Cruz (Canárias).
Semana Gastronómica da Cozinha Luso-Galaica
Restaurante Camelo - Apúlia (Esposende) - 08 a 17 de Junho
Com a colaboração da Confraria Gastronómica Luso-Galaica Orde do Caldo Galego de Mourente (Pontevedra), Região de Turismo do Alto Minho, Restaurante Camelo (Apúlia) e, organizada pela Fundação Luso-Galaica, está a decorrer a Semana Gastronómica, com a participação do Restaurante Oficial da Fundação dirigido pelo Chef Vicente Quiroga.
No próximo dia 15 (sexta-feira), pelas 13 horas no Restaurante Camelo (Apúlia) será realizado o II Capítulo e onde serão investidos como Membros da Confraria Gastronómica Luso-Galaica: António Rocha, gerente e proprietário dos Restaurantes Camelo e Francisco Sampaio, Presidente da Região do Turismo do Alto Minho.
III Festival "Cidade de Viana do Castelo" - Folclore Nacional
Viana do Castelo vai receber, nos dias 15, 16 e 17 de Junho, o III Festival Nacional de Folclore "Cidade de Viana do Castelo" que terá a participação do Grupo Folclórico o Cancioneiro de Cantanhede ; o Rancho Folclórico de Unhais da Serra; o Rancho Folclórico de Alcanhões de Santarém e o Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel.
A receber os grupos visitantes temos os grupos visitados de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha; o Grupo Etnográfico de Areosa; o Grupo Folclórico de São Paulo de Barroselas; o Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos; o Grupo Folclórico Cultural de Danças e Cantares de Careço e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses.
O certame é uma organização da VianaFestas, do INATEL e da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho contando com o apoio do Município de Viana do Castelo.
Programa:
Dia 15 Junho - Sexta Feira
17.00 h - Recepção aos Grupos no Jardim Marginal
21.00 h - Abertura da Feira de Produtos Regionais
21.15 h - Concentração dos Grupos Folclóricos (Largo da Estação)
21.45 h - Desfile dos Grupos em direcção ao Jardim Marginal
Dia 16 Junho - Sábado
10.30 h - Concentração na Praça da Republica
11.30 h - Recepção no Museu do Traje
18.00 h - Reabertura da Feira dos Produtos Regionais
22.00 h - Festival de Folclore no Jardim Marginal
Dia 17 Junho - Domingo
11.30 h - Missa com intervenção dos grupos de folclore (Igreja do Convento do Carmo)
16.00 h - Festival de Folclore no Jardim Marginal
17ª Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais - Ponte de Lima
Nos próximos dias 15,16 e 17 realiza-se em Ponte de Lima a 17ª Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais, em que estarão presente produtores e engarrafadores do Vinho Verde e que consta, entre muita outra animação, de uma prova de vinhos a produtos regionais a realizar no Sábado pelas 18h00. Com esta Festa do Vinho Verde, procura-se chamar atenção, cada vez mais, deste produto único no mundo, pelas suas características tão evidentes em termos de um vinho de excelência, que queremos promocionais e vendido e obrigatório na lista de todos os restaurantes do Alto Minho e da Região Norte de Portugal.
Programa:
Dia 15 de Junho - Sexta Feira
15.00 h - Actuação de Bombos pelas ruas da Vila
19.00 h - Abertura da Festa
21.30 h - Animação nocturna " Festada Minhota"
Dia 16 de Junho - Sábado
11.00 h - Abertura da Festa
15.30 h - Animação
18.00 h - Prova de Vinhos Verdes e Produtos Regionais
22.00 h - Concerto Musical com Vitorino
Dia 17 de Junho - Domingo
11.00 h - Abertura da Festa
11.30 h - Desfile de Concertinas com Vitorino
15.30 h - Festival de Folclore
19.00 h - Enceramento da Festa
Santos Populares - Sto. António, S. João e São Pedro (já divulgados pelo nosso press de 30 de Maio)
Dia 17 - Peregrinação a Santa Luzia - Viana do Castelo
Dia 18 - 749º Aniversário da Outorga do Foral - Viana do Castelo
Informação RTAM
|