 
|
24º Acampamento Nacional Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal – Ponte de Lima – Parque de Campismo dos Pentieiros - 14 a 18 de Junho de 2006
A Região de Turismo do Alto Minho associa-se ao 24º Acampamento Nacional que se vai realizar em Ponte de Lima - organização da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal - em parceria com o Filiado Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos com uma presença maciça que se estima rondar os 3000
campistas, parte integrante das 680 Associadas, filiadas na Federação.
Sempre considerei o movimento campista e montanhista como um dos mais entusiastas pela defesa da natureza e sua sustentabilidade, cuja actividade exemplar nos vem dando ao nível de, praticamente, todos os Concelhos que enformam a Região de Turismo, como são os percursos pedestres (trilhos de Pequena Rota, 1 dia aproximadamente), da Grande Rota (mais do que um dia) e cujo planeamento, autorização, marcação e respectiva sinalização são da FCMP. Envolvendo a maior parte das redes Natura e parte dos pré-parques das Áreas Protegidas, permite, assim, uma divulgação das nossas montanhas e dos nossos vales, já reconhecidos internacionalmente, com literatura própria na maior parte das línguas e, por isso, factor importante para o desenvolvimento do designado Turismo de Natureza.
A localização do encontro faz-se tendo como base o Parque de Campismo dos Pentieiros, em Ponte de Lima, também um local paradisíaco, não estivesse ele situado cerca da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e de S. Pedro d'Arcos. Por isso, motivação, também para que os campistas se possam inscrever nas excursões que os poderão levar pelo Vale do Lima, assim como à histórica Vila de Ponte de Lima, para além de toda uma série de actividades desportistas com jogos populares, a pesca desportiva, os passeios a pé e, a finalizar com o tradicional fogo do campo.
Com a garantia do sucesso deste XXIV Acompanhamento Nacional queremos participar activamente nesta organização, de modo que todos os campistas, quer nacionais, quer da vizinha Espanha sejam recebidos com tratamento de Excelência, não só nos dias em que vão estar connosco, mas sempre que escolham para vossas férias o Alto Minho.
Programa:
Quarta-feira – dia 14 – 10 horas – Inscrição para Excursões / Actividades Desportivas (Jogos Populares / Pedestrianismo / Pesca) / Quinta-feira – dia 15 – a partir das 11 horas – Cerimónia Inaugural / Desfile / Içar das Bandeiras / Alocução das Entidades Oficiais e Associadas / Entre de Troféus às Associadas que completaram 25 e 50 anos de filiação em 2005 e trocas de Lembranças. / Sexta-feira – dia 16 – Actividades Desportivas / Jogos / Pedestrianismo / Escalada; concurso de marchas populares / rusgas / Sábado – dia 17 – Actividades Desportivas / Entregas de Prémios das Diversas Actividades; 21, 30 horas – Fogo de Campo
Novas Apostas em Turismo de Natureza Promoção e Marketing
A Região de Turismo do Alto Minho participa neste seminário que se realiza no próximo dia 16 de Junho na Casa das Artes, do Concelho de Arcos de Valdevez e onde será apresentada na parte de manhã uma exposição de posters dos alunos de Pós-Graduação em Turismo da Natureza e da parte de tarde com intervenções de diversas instituições, respectivamente, Instituto de Turismo de Portugal, Instituto de Conservação da Natureza, ADETURN, Associação Nacional de Empresas de Turismo Activo e, ainda, da Comissão de Coordenação da Região Norte.
Festas em Honra de Santo António 15 a 18 de Junho de 2006 – Afife – Viana do Castelo
Após seis anos de interregno está de volta a Festa de Santo António. Foi em boa hora que o nosso novo Pároco, o Senhor Padre Domingos, lançou o repto a um pequeno grupo de paroquianos incentivando-os à realização de, pelo menos, uma solenidade religiosa. O desafio foi aceite, ganhou força, o grupo cresceu e a dimensão da festa também. Queremos, sobretudo, glorificar e venerar o nosso muito querido Santo António, mas também, homenagear e respeitar todos quantos nos antecederam que, com muito esforço, dedicação e amor a Afife tudo fizeram para levar bem longe esta festividade. Todos somos poucos para restituir a estes tradicionais festejos a dignidade, o brilho e o esplendor que atingiram outrora. Para isso contamos com a valiosa ajuda e a preciosa colaboração de todos (a Comissão de Festas). Também, o Reverendo Padre Domingos Lourenço Vieira termina um belo texto: "Santo António – entre a tradição e o progresso" dizendo o seguinte: Bem hajam a quantos neste magnífico anfiteatro natural à beira mar plantado, promoveram, trabalharam e se esforçaram para a realização destas Festas. Aos devotos de Santo António uma palavra de carinho e amor: a nossa devoção é alegria e festa"- Pároco de Afife.
Do programa, na capa a linda Mordoma Paula Filipa, da "Casa do Feliz", envergando com chieira o rico traje de luxo Afifense, em frente à Capelinha de Santo António, consta o seguinte:
Dia 16 – Procissão das Velas com saída da Capela de S. Roque / Cavaquinhos e Concertinas de Lovelhe / Dia 17 – Alvorada / Entrada dos Bombos de Santa Marta / Procissão do Monte para a Igreja Paroquial com o Grupo Coral da Paróquia de Santa Cristina de Afife / Arraial com o conjunto "Arco Iris" / Sessão de Fogo de Artifício. / Dia 18 – Missa Dominical / Entrada da Fanfarra de Santa Marta / Procissão Solene da Igreja para a Capela / Leilão.
Nota: como Afifense e com uma grande saudade sempre dos meus tempos de menino e moço e, também, festeiro de Santo António quero agradecer ao Reverendo Pároco e à Comissão de Festas e a todos quanto permitem esta reconstituição da tradicional Festa em honra de Santo António e que era "obrigatória a sua realização exactamente entre os dias 13 e 30 de Junho de cada ano". Assim reza Avelino Ramos Meira na sua Monografia de Afife de 1945. Também, é lá onde vou buscar as tradições que já vêm desde o Séc. XVII (ano de 1685) data em que os Afifenses construíram esta Capela. Com muitas promessas e com muitos ex-votos que permitia aos Mordomos abalançar-se às despesas do fogo, das iluminações, etc. Promessas e peditório de frangos, coelhos, chouriços e pernas e mãos de porco que eram leiloados por pregoeiro a preceito, na tarde de festa à porta da Capela e que atingiam quantias muito superiores ao seu valor real dentro do tradicional costume de que eram mesmo "Comida de Santo". Mas que, também, não falte à Comissão de Festas a outra tradição que é mister manter-se, pois no meu tempo assim, se passava. A faculdade de tirar do andor a imagem de Santo António e colocá-la no respectivo altar dentro da Capela, cerimónia feita com respeito e devoção. É o Reverendo Pároco quem pergunta se há alguém que queira ter a honra e a devoção de levar o Santo António ao altar. Começam então as diversas ofertas. Quem der a melhor oferta terá então a graça de levar a imagem de Santo António.
Informação RTAM
Solares de Portugal com nova brochura

Acreditamos que a riqueza da nossa cultura, arte de viver, vontade de viajar e conhecer as nossas tradições e raízes mais profundas, passa pelo encontro da hospitalidade e acolhimento familiar, que encontramos nas casas que representamos um pouco por todo o país. Porque a necessidade de satisfação e expectativas dos hóspedes nos serviços prestados são valores com os quais nos preocupamos, assim como a dignificação e diversidade da oferta servem como uma mais valia que a todos beneficia, criámos uma nova brochura, com o objectivo de divulgar e dar a conhecer as variadas formas de vivências e actividades, que o hóspede pode encontrar, em qualquer das regiões que procura conhecer. Nesta publicação bilingue, apresentamos património, bem-estar, jardins, gastronomia, actividades desportivas, provas de vinhos, e passeios em parques naturais e centros históricos, todos eles elementos da nossa cultura e que constituem motivos de desafio e descoberta, que têm como ponto de partida privilegiado, a estadia em qualquer das casas da rede dos Solares de Portugal. A brochura será lançada no final do mês de Junho e estará disponível no site www.solaresdeportugal.pt.
|
| ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA |
|
Autor Joaquim Vasconcelos |
MEMÓRIAS DA SERRA D'ARGA |
 |
Autor Domingos Cerejeira |
| |