Jornal Digital Regional
Nº 294: 17/23 Jun 06 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Caneca - Viana do Castelo


LUÍS GONÇALVES REGRESSA AO AFTER EIGHT

O pintor galego Luís Gonçalves regressa com mais uma série de óleos à Galeria-Bar After Eight, até ao final deste mês.

PortoCartoon reforça Internacionalização

O VIII PortoCartoon-World Festival inaugura na próxima 5ªfeira, dia 22, às 18.30h., na sede do Museu Nacional da Imprensa, no Porto, com o patrocínio oficial da Caixa Geral de Depósitos. Em paralelo serão apresentadas duas mostras internacionais.

O PortoCartoon deste ano marca uma nova etapa na internacionalização do festival e da sua importância no contexto internacional, pela elevada qualidade alcançada e pela participação conseguida.

Na opinião unânime do júri internacional, presidido mais uma vez pelo cartunista francês Georges Wolinski, esta edição pautou-se pela excelência do cartoon levando o júri a atribuir, para além dos principais premiados, dezoito Menções Honrosas, no conjunto dos temas. A participação conseguida: milhares de trabalhos, de quatrocentos cartunistas, de meia centena de países, representantes dos cinco continentes, reforçam a importância da arte do desenho humorístico como a linguagem mais universal.

O novo troféu do certame, criado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, assinala a partir deste ano, a imagem de marca do PortoCartoon-World Festival. Para a organização do festival, a peça escultórica, uma Ponte, exprime as múltiplas pontes que o festival tem construído no domínio internacional, a partir de temas de grande actualidade.

O tema escolhido para este ano foi de amplitude mundial: A Desertificação e a Degradação da Terra” em sintonia com a ONU que declarou 2006 como Ano Internacional da Desertificação.

A exposição do VIII PortoCartoon vai apresentar cerca de 250 cartoons e nela podem ser vistos os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados pelo júri internacional do concurso.

Vão estar patentes países tão diferentes como o Azerbeijão, a Argélia, o Brasil, a China, a Colômbia, Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Turquia e a Ucrânia, entre outros, para além dos principais países europeus, incluíndo Portugal.

A organização do PortoCartoon decidiu criar, este ano, o Prémio Especial Vinho do Porto para assinalar os 250 anos do maior “embaixador” português. Esta mostra será inaugurada com o VIII PortoCartoon reunindo mais de meia centena de cartoons.

Outra etapa da internacionalização do PortoCartoon é a recepção de duas mostras de grande importância internacional: “Vencedores da FECO” (Inglaterra) e “Humor com Humor se paga” (Brasil).

A assinatura de um protocolo entre o Museu da Imprensa e a FECO em Novembro de 2005 permite a apresentação desta exposição no nosso país. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando cerca de 2000 artistas de 30 países. A mostra foi inaugurada em Novembro, no Reino Unido e chega agora ao Porto, depois de ter passado pelo Egipto e Bulgária.

A exposição “Humor com Humor se paga” mostra mais de uma centena de cartoons premiados nos festivais realizados ao longo dos 32 anos de existência do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Brasil. Trata-se da mais duradoura organização de humor gráfico do mundo, realizada anual e ininterruptamente desde 1974.

A vinda desta mostra a Portugal, resulta do protocolo de cooperação assinado entre o Museu Nacional da Imprensa e a Prefeitura de Piracicaba, em Agosto do ano passado, para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor.

O VIII PortoCartoon vai estar patente ao público até final do ano, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, no Porto (a montante da Ponte do Freixo), no seguinte horário: todos os dias entre as 15h e as 20h.

Museu Nacional da Imprensa

PUBLICAÇÕES EDITADAS
NO CONCELHO DE CAMINHA


"ROTA DOS LAGARES DE AZEITE
DO RIO ÂNCORA"

Autor: Joaquim Vasconcelos

Edição: C@2000

MEMÓRIAS DA SERRA D'ARGA

Autor: Domingos Cerejeira

Edição: C@2000

No Limiar da Honra e da Pobreza

Autor: Teodoro Afonso da Fonte

Edição: Ancorensis

Dentada em Orelha de Cão

Autor: Miguel Carvalho

Edição: Campo das Letras

TRÁS-OS-MONTE, TRÁ-LOS CÁ...

Autor: Francisco Gouveia

Edição: Editafma

O PORTINHO D'ÂNCORA
E
SUAS GENTES

Autor: Domingos Vasconcelos

Edição: Nuceartes

José Porto
Desvendando o Arquitecto de Vilar de Mouros

Autor: Paulo Bento

Edição: Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense

Uma Visita ao Concelho de Caminha com o Bilhete Postal Ilustrado

Autor: João Azevedo

Edição: Câmara Municipal de Caminha

Vilar de Mouros
35 anos de festivais

Autor:Fernando Zamith

Edições Afrontamento

A Aldeia dos Animais

Autores e Ilustradores: Gisela Magalhães; Carla Ribeiro; Ivone Santos; Lisete Gonçalves; Pedro Rocha; Rui Dias

Colaboração: Ancorensis Cooperativa de Ensino

Tanto Chocolate Tanto Bolo

Autores e Ilustradores: Adriana Fernandes; Dolores Sousa; Manuel João Borges;Ana Cristina Braga; Carlos Júlio Pedrosa

Colaboração: Ancorensis Cooperativa de Ensino

Mealibra

Revista de Cultura - Semestral

Centro Cultural do Alto Minho

Viagens

Poesia

Francisco Carneiro Fernandes

ANCORENSIS - COOPERATIVA DE ENSINO, C.R.L.
Vila Praia de Âncora
2000

Quem foi José Maria Veríssimo de Morais?

Centro de Estudos Regionais de Viana do Castelo

Pedro Teixeira de Morais
2001

Do Sublime ao Grotesco

PoesiasANCORENSIS - COOPERATIVA DE ENSINO, C.R.L.
Vila Praia de Âncora
2000

Casa da Anta
25 Anos ao Serviço do Turismo e da Cultura

Castro Guerreiro 2002

Cancioneiro da Foz do Minho
Antologia

Manuel J. Torres Dantas

CAMINHENSE...Paixão de um Povo
75 ANOS

Textos e Coordenação: Augusto Sá; Branca Pereira; Catarina Dias; João Pinto; Victor Barrocas

Edição: Câmara Municipal de Caminha - Pelouro do Desporto do Sporting Club Caminhense
CAMINHA, ESPÍRITO DO LUGAR
Maria João Avillez; Mário Cesariny; Vasco Graça Moura; Eduardo Paz Barroso
Fotografia: Ines Gonçalves; Manuel Valente Alves CADERNOS DA BIBLIOTECA
Câmara Municipal de Caminha
O MINHO DE RUBEN A.
José Manuel Villas-Boas; João Aurora;
Liberto Cruz; Guilherme d'Oliveira Martins



CADERNOS DA BIBLIOTECA

Câmara Municipal de Caminha
AS LETRAS, A MINHA RESPIRAÇAO
Miguel Veiga



CADERNOS DA BIBLIOTECA

Câmara Municipal de Caminha
Almirante
JORGE RAMOS PEREIRA
Uma vida - um exemplo

Câmara Municipal de Caminha

100 ANOS DE VIDA SOLIDÁRIA
1900 - 2000
Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos Mareantes - Caminha
TOPONÍMIA DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Domingos Vasconcelos

CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA
DO MONTE CALVÁRIO

Domingos Vasconcelos

REVISTA "CEM IDEIAS"
Revista dos alunos de Filosofia e Psicologia da EB 2,3/S de Caminha
TEXTEMUNHOS
Escola EB 2,3/S de Caminha
AS PESQUEIRAS DO RIO MINHO
Economia, Sociedade e Património

COREMA

ROTEIRO DO VALE DO ÂNCORA

Joaquim Manuel de Paula e Vasconcelos

ESPONTANEIDADES
Colectânea de Poesia

Ancorensis Cooperativa de Ensino, C.R.L.

50 ANOS AO SERVIÇO DA SOLIDARIEDADE
Centro de Bem Estar Social de Seixas
AS AVES DE RAPINA
João Fontes


.

AGENDA DE LANÇAMENTOS E SESSÕES DE AUTÓGRAFOS DE AUTORES DA QUIDNOVI NAS FEIRAS DO LIVRO DE LISBOA E PORTO DE 10 A 13 DE JUNHO

Dia 10 de Junho, sábado,

A Quidnovi lança o romance o remorso de baltasar serapião, de valter hugo mãe no Café Literário da Feira do Livro do Porto, pelas 16.30h. A apresentação do livro estará a cargo de Jorge Pinho.

Na Feira do Livro de Lisboa, João Malheiro estará presente, pelas 16.30h no stand 181, da Quidnovi, para autografar os livros A Idade da Bola e Memorial do Benfica.

Dia 11 de Junho, domingo,

Paulo Moreiras, o autor de Elogio da Ginja, estará à conversa com Vasco Alcobaça sobre os néctares portugueses os prazeres e os livros a que dão origem, em torno de duas obras publicadas pela Quidnovi: Elogio da Ginja e Caves d’Ouro. O encontro, com prova de ginjinha, será no stand 181 da Feira do Livro de Lisboa, pelas 16.30h.

Na Feira do Livro do Porto, Miguel Real estará presente, no stand H10, pelas 17.30h, para autografar o romance A Voz da Terra e o ensaio O Marquês de Pombal e a Cultura Portuguesa

Dia 13 de Junho, terça-feira,

Miguel Real estará presente no stand da Quidnovi, a partir das 17.30h, para autografar o romance A Voz da Terra e o ensaio O Marquês de Pombal e a Cultura Portuguesa

Para quem eventualmente se tenha esquecido de que valter hugo mãe é — mais do que o editor da recém-criada, bem sucedida e já mergulhada em polémica Objecto Cardíaco (essa mesma: a da providência cautelar de Margarida Rebelo Pinto) — um dos mais subtis e seguros escritores da nova geração, autor de um livro (o nosso reino) que foi classificado pela crítica entre os melhores romances portugueses de 2004 , a Quidnovi tem a grande satisfação de refrescar as memórias com o segundo romance do autor, que este mês vos apresentamos: o remorso de baltazar serapião (assim mesmo, sem maiúsculas, como toda a escrita de valter hugo mãe).

Passada numa Idade Média brutal e miserável, a história de Baltazar e Ermesinda fala-nos de um amor e de uma família mantidos e destruídos à luz de conceitos morais e éticos que nos parecem tão distantes de nós como a própria “idade das trevas”. Mas sê-lo-ão de facto? A habitual observação impiedosa de valter hugo mãe, servida por uma imaginação transbordante e um grande trabalho com a linguagem, naquele que esperamos venha a ser considerado um dos melhores romances portugueses de 2006.

Continuando em português, agora para os mais pequenos, ao nível do 1º ciclo do ensino básico, O Menino Escritor, de Rosário Alçada Araújo e Catarina França, conta a história de um menino a quem um livro mágico mudou a vida. Uma dupla de autoras com várias afinidades e um gosto muito particular em semear palavras e imagens nas cabeças dos jovens leitores de hoje, que serão os grandes leitores de amanhã.

Passando para a língua estrangeira, neste caso praticamente irmã, temos duas autoras de língua castelhana, de diferentes latitudes e géneros mas com a verve, a vivacidade e o sentido de humor como pontos fortes e a temática do papel da mulher na nossa sociedade como ponto comum:

De Sílvia Soler, uma catalã de 40 anos, autora de vários livros de contos e romances e redactora da Rádio Catalunha, o romance 39+1 – A idade em que uma mulher descobre que o homem da sua vida é ela própria. Ilia, a protagonista, é uma representante perfeita das mulheres que agora atingem os 40 anos: liberada mas ainda unida ao cordão umbilical da eterna condição feminina, que lhes exige como medida de sucesso serem insuperáveis amantes, mães, filhas, esposas e profissionais. Gerir todos estes aspectos nos seus detalhes mais comezinhos e conseguir ainda manter uma certa frescura e o sentido de humor imprescindível à sobrevivência só se consegue mesmo com um grupo de amigas cúmplices e algumas indulgências para com os seus pequenos prazeres…

Da colombiana Rosaura Rodríguez, de quem já publicámos Não Há Mal Que Sempre Dure nem Mulher Que lhe Resista, chega-nos agora Homens: Nem Machos, Nem Mansos, Nem Tansos. Uma visão inteligente, mordaz e não maniqueísta das diferenças entre homens e mulheres na sociedade contemporânea, numa altura em que os avanços tecnológicos e científicos provam já sem sombra de dúvida que a famosa “différence” entre homens e mulheres vai muito para além das características sexuais primárias, e mesmo das secundárias..

E por este mês é tudo. Esperamos que as nossas propostas, mais detalhadas nos dossiers anexos, vos agradem: as próximas, em mês de feiras do livro e de consequente grande animação leitora, já estão a ser preparadas.

Ana Maria Pereirinha
Editora-Adjunta
apereirinha@quidnovi.pt


Museu Municipal de Caminha

No horário de Inverno (1 de Setembro a 30 de Junho), está aberto ao público de Terça a Sexta - Feira das 09.30 ás 12.30 e das 14.30 ás 18.30 e aos Sábados e Domingos das 09.30 ás 12.30 e das 15.00 ás 17.00. No que respeita ao horário de Verão (1 de Julho a 31 de Agosto), de Segunda a Sexta - Feira funciona das 09.30 ás 12.30 e das 14.00 ás 18.00 e aos Sábados e Domingos das 10.00 ás 12.00 e das 15.30 ás 18.30.

Biblioteca Municipal de Caminha

No horário de Inverno (1 de Setembro a 30 de Junho), à Segunda - Feira funciona das 9.00 ás 13.00, de Terça a Sexta - Feira das 09.30 ás 12.30 e das 14.30 ás 18.30 e aos Sábados das 09.30 ás 12.30. No horário de Verão (1 de Julho a 31 de Agosto), o período de funcionamento é de Segunda a Sexta - Feira das 09.30 ás 12.30 e das 14.00 ás 18.00.

Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora

Horário - Segunda a Sexta: 9h30 / 18h00 (contínuo)
Sábado: 10h00/13h00
Encerra ao Sábado de tarde e Domingo
Telefone: 91 22 26 479

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira