Entre as 10H00 de Domingo, 4 de Junho, e as 2H00 de Sábado, dia 10, o Programa do XIV Arraial Minhoto contemplou um conjunto diversificado de iniciativas de grande qualidade, sempre com entrada gratuita. "É um convite a toda a comunidade para que venha celebrar connosco o final de mais um ano lectivo", diz Maria Esteves, a Presidente do Conselho Executivo.
E as pessoas aderiram em grande massa ao longo de uma semana imparável, repleta de eventos de carácter desportivo, cultural e recreativo, cuidadosamente concebidos para deslumbrar e fazer as delícias de toda a comunidade.
A Programação de 2006 pôs uma vez mais a tónica na Prata da Casa. Este "olhar" para dentro é o resultado de uma caminhada conjunta, de onde ressalta a qualidade do ensino e da aprendizagem promovidos por todos os jardins-de-infância e escolas participantes.
No Domingo, 4 de Junho, o Festival de Andebol que teve lugar no Pavilhão Municipal deu o pontapé de saída, congregando várias equipas de destaque que, com grande fair play, deram provas do alto nível do andebol escolar.
A Escol'Arte reuniu, pela segunda vez, na Galeria de Arte Caminhense, obras de jovens talentos da Escola EB 2,3/S de Caminha e do Instituto A Sangriña, de A Guarda. Esta Exposição de Pintura teve, no dia da inauguração, um padrinho muito especial, Mário Rocha. "A iniciativa é por si muito positiva, pois permite a estes jovens expressarem na tela os seus sentimentos de forma criativa", afirmou, aproveitando ainda a oportunidade, para lançar um desafio às duas instituições presentes: a ocupação de um pequeno espaço na Arte na Leira, um evento que anualmente congrega, em Arga de Baixo, artistas de renome.
Outros trabalhos escolares elaborados pelas crianças do pré-escolar e pelos alunos do 1º Ciclo em torno de temáticas actuais como a água, a energia, a floresta, o ambiente, a alimentação, os costumes e as tradições, foram expostos na Galeria do Edifício Novo da Câmara Municipal. Reciclando, experimentando, misturando surgiram um sem número de objectos originais para deleite de todos os visitantes.
No dia 5 de Junho, o colóquio "À conversa com…", organizado no Auditório da Biblioteca pela Associação de Pais da EB 2,3/S de Caminha, incitou Júlio Gago, director do Teatro Experimental do Porto, a dissertar sobre uma figura proeminente da cena local, nacional e internacional: António Pedro.
Na 3ª Feira, 6 de Junho, as Teatralidades fizeram subir ao palco da Santa Casa da Misericórdia, gentilmente cedido por esta instituição, alunos da EB 1 de Caminha que dramatizaram um conto mágico "No Reino dos Cogumelos", materializado em bruxas, aranhas, sapos, fadas e anões. Os finalistas do 9º ano da EB 2,3/S que frequentam a disciplina de Teatro apresentaram também a sua versão do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, proporcionando momentos de boa disposição.
A noite de 4ª Feira, dia 7, transformou-se numa verdadeira chuva de estrelas. O Caça Talentos que contou com a presença de Jorge Romão dos GNR, trouxe às luzes da ribalta as bonitas vozes do Agrupamento. Com uma selecção musical variada, onde a música portuguesa foi a grande protagonista, os jovens artistas foram carinhosamente aplaudidos pelo numeroso público que se deslocou à magnífica praça Conselheiro Silva Torres. Foi uma noite de verdadeira apoteose.
A Gala Cultural que teve lugar no dia 8, no Pavilhão Municipal, retumbou num enorme êxito. Este espectáculo favorece o cruzamento de linguagens e projectos pedagógicos distintos. A variedade de números apresentados pelos diversos jardins-de-infância e escolas do Agrupamento foi um autêntico tributo à fantasia, à criatividade e à imaginação, onde as crianças e os jovens valorizam outras experiências que estimulam aprendizagens múltiplas. De salientar a participação de instituições particulares, nomeadamente a Casa do Povo de Lanhelas e o Colégio de Santo António.
Na 6ª Feira, 9 de Junho, o Arraial Minhoto, única actividade que tem como cenário a Escola EB 2,3/S de Caminha, encerrou com chave de ouro esta série de iniciativas pensadas e organizadas com e para a comunidade de Caminha.
A abrir a noite, a Ronda Típica de Carreço animou com as suas concertinas e tocatas todos quantos saboreavam a bela sardinha assada ou a fêvera no pão.
O Rancho Folclórico de Seixas demonstrou pela vivacidade e pela alegria dos seus elementos que a tradição das danças populares continua bem viva na memória do nosso povo.
E como habitualmente, a actuação do Grupo Musical Roconorte entusiasmou os jovens de todas as idades que bailaram até de madrugada.
À meia-noite, a sessão de fogo de artifício, lançado pela empresa Ivo Shows, assumiu contornos de verdadeira arte pirotécnica, deslumbrando pela cor e pelos efeitos feéricos, todos quantos fixaram o seu olhar nos céus desta noite mágica.
Apesar da elevada fasquia dos Arraiais anteriores, o XIV Arraial Minhoto registou um recorde de adesão e de afluência de público, um sinal evidente da ponte cada vez mais consolidada e reforçada entre o Agrupamento e a sua Comunidade.
Este grande evento que, de ano para ano, é aguardado com enorme expectativa, assume-se cada vez mais como marca da identidade do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, dando visibilidade à qualidade do ensino e das aprendizagens e incentivando o envolvimento da comunidade no processo educativo e na vida escolar das crianças e dos jovens que frequentam os vários jardins-de-infância e escolas associadas.
E porque se deve privilegiar a constituição de parcerias com os representantes do poder local no âmbito da Educação, o Agrupamento de Escolas Coura e Minho não pode deixar de agradecer todo o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Caminha, bem como o contributo de várias Juntas de Freguesia do Concelho.