Jornal Digital Regional
Nº 294: 17/23 Jun 06 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Caneca - Viana do Castelo



XIV ARRAIAL MINHOTO

UMA SEMANA EM CHEIO

Se foi um dos inúmeros participantes nas diversas actividades integradas no XIV Arraial Minhoto, então já sabe que a Semana Cultural organizada pelo Agrupamento de Escolas Coura e Minho é uma das Festas por excelência do concelho de Caminha.

No Reino dos Cogumelos
EB1 de Caminha


Auto da Barca do Inferno
Alunos 9º ano de Teatro


Caça Talentos
EB1 de Lanhelas
Vencedor na Categoria A


Caça Talentos
Vencedor na Categoria B


Gala Cultural
Jardim de Infância de Caminha


Gala Cultural
EB1 de Moledo


Arraial Minhoto
Rancho Folclórico de Seixas


Arraial Minhoto
Grupo Musical Roconorte


"À conversa com…"
Colóquio sobre António Pedro


Aluna representando
Colóquio sobre António Pedro


Feira da Primavera
Agricultura Biológica


Feira da Primavera
Agricultura Biológica


Feira da Primavera
Agricultura Biológica


Feira da Primavera

Feira da Primavera

Feira da Primavera

Feira da Primavera
Representação de Teatro

Entre as 10H00 de Domingo, 4 de Junho, e as 2H00 de Sábado, dia 10, o Programa do XIV Arraial Minhoto contemplou um conjunto diversificado de iniciativas de grande qualidade, sempre com entrada gratuita. "É um convite a toda a comunidade para que venha celebrar connosco o final de mais um ano lectivo", diz Maria Esteves, a Presidente do Conselho Executivo.

E as pessoas aderiram em grande massa ao longo de uma semana imparável, repleta de eventos de carácter desportivo, cultural e recreativo, cuidadosamente concebidos para deslumbrar e fazer as delícias de toda a comunidade.

A Programação de 2006 pôs uma vez mais a tónica na Prata da Casa. Este "olhar" para dentro é o resultado de uma caminhada conjunta, de onde ressalta a qualidade do ensino e da aprendizagem promovidos por todos os jardins-de-infância e escolas participantes.

No Domingo, 4 de Junho, o Festival de Andebol que teve lugar no Pavilhão Municipal deu o pontapé de saída, congregando várias equipas de destaque que, com grande fair play, deram provas do alto nível do andebol escolar.

A Escol'Arte reuniu, pela segunda vez, na Galeria de Arte Caminhense, obras de jovens talentos da Escola EB 2,3/S de Caminha e do Instituto A Sangriña, de A Guarda. Esta Exposição de Pintura teve, no dia da inauguração, um padrinho muito especial, Mário Rocha. "A iniciativa é por si muito positiva, pois permite a estes jovens expressarem na tela os seus sentimentos de forma criativa", afirmou, aproveitando ainda a oportunidade, para lançar um desafio às duas instituições presentes: a ocupação de um pequeno espaço na Arte na Leira, um evento que anualmente congrega, em Arga de Baixo, artistas de renome.

Outros trabalhos escolares elaborados pelas crianças do pré-escolar e pelos alunos do 1º Ciclo em torno de temáticas actuais como a água, a energia, a floresta, o ambiente, a alimentação, os costumes e as tradições, foram expostos na Galeria do Edifício Novo da Câmara Municipal. Reciclando, experimentando, misturando surgiram um sem número de objectos originais para deleite de todos os visitantes.

No dia 5 de Junho, o colóquio "À conversa com…", organizado no Auditório da Biblioteca pela Associação de Pais da EB 2,3/S de Caminha, incitou Júlio Gago, director do Teatro Experimental do Porto, a dissertar sobre uma figura proeminente da cena local, nacional e internacional: António Pedro.

Na 3ª Feira, 6 de Junho, as Teatralidades fizeram subir ao palco da Santa Casa da Misericórdia, gentilmente cedido por esta instituição, alunos da EB 1 de Caminha que dramatizaram um conto mágico "No Reino dos Cogumelos", materializado em bruxas, aranhas, sapos, fadas e anões. Os finalistas do 9º ano da EB 2,3/S que frequentam a disciplina de Teatro apresentaram também a sua versão do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, proporcionando momentos de boa disposição.

A noite de 4ª Feira, dia 7, transformou-se numa verdadeira chuva de estrelas. O Caça Talentos que contou com a presença de Jorge Romão dos GNR, trouxe às luzes da ribalta as bonitas vozes do Agrupamento. Com uma selecção musical variada, onde a música portuguesa foi a grande protagonista, os jovens artistas foram carinhosamente aplaudidos pelo numeroso público que se deslocou à magnífica praça Conselheiro Silva Torres. Foi uma noite de verdadeira apoteose.

A Gala Cultural que teve lugar no dia 8, no Pavilhão Municipal, retumbou num enorme êxito. Este espectáculo favorece o cruzamento de linguagens e projectos pedagógicos distintos. A variedade de números apresentados pelos diversos jardins-de-infância e escolas do Agrupamento foi um autêntico tributo à fantasia, à criatividade e à imaginação, onde as crianças e os jovens valorizam outras experiências que estimulam aprendizagens múltiplas. De salientar a participação de instituições particulares, nomeadamente a Casa do Povo de Lanhelas e o Colégio de Santo António.

Na 6ª Feira, 9 de Junho, o Arraial Minhoto, única actividade que tem como cenário a Escola EB 2,3/S de Caminha, encerrou com chave de ouro esta série de iniciativas pensadas e organizadas com e para a comunidade de Caminha.

A abrir a noite, a Ronda Típica de Carreço animou com as suas concertinas e tocatas todos quantos saboreavam a bela sardinha assada ou a fêvera no pão.

O Rancho Folclórico de Seixas demonstrou pela vivacidade e pela alegria dos seus elementos que a tradição das danças populares continua bem viva na memória do nosso povo.

E como habitualmente, a actuação do Grupo Musical Roconorte entusiasmou os jovens de todas as idades que bailaram até de madrugada.

À meia-noite, a sessão de fogo de artifício, lançado pela empresa Ivo Shows, assumiu contornos de verdadeira arte pirotécnica, deslumbrando pela cor e pelos efeitos feéricos, todos quantos fixaram o seu olhar nos céus desta noite mágica.

Apesar da elevada fasquia dos Arraiais anteriores, o XIV Arraial Minhoto registou um recorde de adesão e de afluência de público, um sinal evidente da ponte cada vez mais consolidada e reforçada entre o Agrupamento e a sua Comunidade.

Este grande evento que, de ano para ano, é aguardado com enorme expectativa, assume-se cada vez mais como marca da identidade do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, dando visibilidade à qualidade do ensino e das aprendizagens e incentivando o envolvimento da comunidade no processo educativo e na vida escolar das crianças e dos jovens que frequentam os vários jardins-de-infância e escolas associadas.

E porque se deve privilegiar a constituição de parcerias com os representantes do poder local no âmbito da Educação, o Agrupamento de Escolas Coura e Minho não pode deixar de agradecer todo o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Caminha, bem como o contributo de várias Juntas de Freguesia do Concelho.

Esta forma de partilhar a responsabilidade na construção colectiva de uma semana que se quer aberta e activamente participada garante a coerência e a lógica interna que permitem conferir unidade pedagógica ao Arraial Minhoto do Agrupamento de Escolas Coura e Minho. Para o ano há mais!

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira