Jornal Digital Regional
Nº 293: 10/16 Jun 06 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.



Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo recebe Congresso Internacional de Educação em Matemática Elementar

- Evento realizado numa altura em que foi revelado que o IPVC
está em 1º lugar no ranking nacional dos institutos politécnicos

Inglaterra, Grécia, Estados Unidos da América, Finlândia, Moçambique e Brasil, para além de Portugal, são os países de origem dos principais oradores do 2º Encontro Internacional de Educação em Matemática Elementar, que decorre na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), até à próxima quarta-feira.

A iniciativa que conta com o apoio do Instituto de estudos da Criança da Universidade do Minho e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, irá permitir a reflexão aprofundada sobre matérias fundamentais como a etnomatemática, os padrões e a tecnologia. “A etnomatemática e a educação”, “As tecnologias e a formação de professores de matemática”, “O que nos diz a investigação sobre as tecnologias na matemática elementar”, são alguns dos temas em debate neste encontro internacional que conta ainda com a realização de diversas sessões práticas das temáticas abordadas.

Este prestigiado encontro internacional surge numa altura em que foi revelado que o IPVC se encontra no 1º lugar do ranking nacional dos Institutos Politécnicos no que concerne a média de eficiência de sucesso do Ensino Superior. A conclusão é dum relatório solicitado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que será submetido à apreciação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico [OCDE]. A necessidade deste procedimento advém do facto de Portugal se encontrar no grupo dos Países Europeus com maior número de jovens que abandonam os cursos superiores em que ingressaram, o menor número de adultos que investe em formação ao longo da vida e o menor número de Docentes que aposta em graus de Doutoramento.

A contrariar aquelas taxas de abandono que se verificam em Portugal surge o IPVC no topo das instituições mais eficientes, com os melhores resultados dos estudantes nas Licenciaturas,

Pós-Graduações e Mestrados, comparativamente aos restantes Institutos Politécnicos do País, segundo os dados de 2004, revelando assim que o IPVC caminha, a passos largos, para a excelência do seu Ensino.


Informação relativa às candidaturas de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Independentemente das habilitações literárias actuais, os indivíduos que hajam completado os 23 anos até ao dia 31 de Dezembro de 2005 podem candidatar-se ao ensino superior no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Basta para tal se inscreverem nos serviços académicos dos Serviços Centrais do IPVC ou nos serviços académicos da Escola onde funciona o curso em que o candidato pretende ingressar.

Boletim de inscrição, Curriculum vitae, fotocópia do bilhete de identidade e documentos (diplomas, certificados de habilitações, relatórios e obras de que seja autor) que o candidato considere úteis para demonstrar as suas habilitações e curriculum é tudo que é necessário para iniciar o processo de candidatura.

Depois o sonho de muitos fica mais próximo ao sentirem que poderão passar, como estudantes do ensino superior, as portas dos vários pólos de ensino do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e aceder à qualidade do ensino ministrado.


Licenciaturas do IPVC, segundo modelo de Bolonha, aprovadas!

Todas as Licenciaturas que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] apresentou para serem submetidas a aprovação da adequação segundo o modelo de Bolonha, através das suas diferentes Escolas Superiores à Direcção Geral do Ensino Superior, no passado dia 31 de Março, foram aprovadas por despacho de 02 de Junho passado, para vigorarem já próximo ano lectivo, 2006-07, aguardando-se a sua publicação em Diário da República.

O IPVC está a preparar novas candidaturas para adequação similar de outras Licenciaturas que ministra, de forma a que, a totalidade da sua oferta formativa seja progressivamente adaptada em conformidade com os Princípios do Acordo de Bolonha.

Assim, os cursos que foram aprovados para adequação dos seus ciclos de estudos, até agora bietápicos (três anos para conferir o grau de Bacharelato, mais dois anos para conferir o grau de Licenciatura), e que passam desta forma a desenvolver-se em três anos (seis semestres), são as Licenciaturas das seguintes Escolas Superiores:

Escola Superior Agrária [ESA] do IPVC, sita em Ponte de Lima

Engenharia do Ambiente
(em substituição de: Eng. do Ambiente e dos Recursos Rurais)

Engenharia Agronómica: Ramo de Espaços Verdes
(em substituição de: Eng. Agrária - Ramo Hortícola e Paisagista)

Engenharia Agronómica: Ramo de Zootecnia
(em substituição de: Eng. Agrária - Ramo Agro-Pecuária)

Gestão Agro-Alimentar
(em substituição de: Eng. e Marketing Agro-Alimentares)

Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC, sita em Viana do Castelo:

Engenharia Informática
(em substituição de: Eng. e Sistemas de Informação)

Escola Superior de Ciências Empresariais [ESCE] do IPVC, sita em Valença:

Distribuição e Logística [ESCE]
(em substituição de: Distribuição e Logística)

Informática de Gestão [ESCE]
(em substituição de: Informática Empresarial)

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira