CONCELHO DE CAMINHA



UM MOSAICO DE PAISAGENS

Jornal Digital Regional
Nº 189: 12/18 Jun 04 (Semanal - Sábados)

Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.



CONCELHO DE CAMINHA COM OS MAIORES ÍNDICES DE POBREZA DO ALTO MINHO

AUMENTOS DA FACTURA DA ÁGUA CRITICADA POR MUNÍCIPE

Diamantino Bártolo, presidente da Junta de Freguesia de Venade, revelou que o concelho de Caminha apresenta os maiores índices de carências sociais a nível do distrito de Viana do Castelo.

Baseado nos dados fornecidos pelos Samaritanos, com quem mantém uma parceria de apoio social a famílias necessitadas da sua freguesia, o autarca venadense deu a conhecer a existência de 208 casos no nosso município, sendo apoiados por essa instituição em apenas três aldeias (Venade, Vilarelho e Vilar de Mouros).

Em Venade, houve 18 situações a merecer a atenção da junta e dos Samaritanos, contribuindo cada parte com 50%, mercê do protocolo existente entre ambos.

Apesar da diminuição das receitas da freguesia, Venade pretende manter o apoio às famílias em situação económica e social difícil, tendo sido detectados cinco casos "muito graves"; outros tantos "graves"; três "pouco graves" e mais cinco "sem carências".

O autarca venadense, no decorrer da assembleia de freguesia recentemente realizada, informou também os delegados que vão finalmente arrancar as obras deste ano constantes do Plano de Actividades, existindo já três adjudicadas e outras tantas em vias disso.

OBELISCO PARA LARGO

Largo e acesso ao futuro Lar

A Assembleia deliberou ainda sobre duas toponímias a implementar no Lugar de Ribas (Largo do Reguengo e Rua D. Afonso III), no acesso ao futuro Lar de Venade, tendo sido dada a informação de que um venadense (Dr. Lúcio) vai oferecer um obelisco a instalar no largo, no valor de 2 mil contos.

Refira-se que a Segurança Social já emitiu parecer favorável ao projecto do Lar.

Foi também rectificado o regulamento de cemitérios, fixando as taxas a pagar pelos familiares daqueles que não residindo em Venade, nem tendo pago qualquer taxa anual para a conservação do cemitério, venham a ser enterrados neste campo santo.

A Assembleia guardou ainda um minuto de silêncio pelo falecimento de Sousa Franco e do antigo delegado venadense Manuel Afonso Costa.

"A ÚNICA COISA QUE MARCHA BEM NESTE PAÍS SÃO OS IMPOSTOS!"

Quanto ao público presente, António Alves lamentou que Venade "não tenha benefício da água que temos", aludindo aos gritantes aumentos registados nos recibos mensais desde o mês de Abril.

"Estamos mal!", desabafou, "a única coisa que marcha bem neste país são os impostos!", acrescentou para quem quis ouvir o que lhe ia na alma.

António Alves lamentou a redução do primeiro escalão do m3 de água, o que encareceu este líquido precioso, nomeadamente nas zonas rurais, onde a rega e o dar de beber aos animais são essenciais.

Embalado, criticou também os aumentos levados a efeito pela EDP, e as constantes falhas de luz, logo que surge uma trovoada.

CAPELA DE SANTO ANTÃO NOVAMENTE VANDALIZADA

Por último, solicitou à Junta que conceda um subsídio que permita a colocação de portas e janelas reforçadas nos anexos da Capela de Santo Antão, dado que foram alvo de vandalismo, tendo ainda sido roubado todo o material de construção civil que se encontrava no seu interior destinado às obras no exterior do pequeno templo.

Diamantino Bártolo solicitou ao munícipe e membro da comissão de recuperação da capela que apresentasse um orçamento a fim de analisar o apoio a conceder.

Em matéria de aumentos na água, não os comentou, antes lembrando a existência de queixas da falta deste líquido em Aldeia Nova, levando a que seja feito um furo na Pereirinha a fim de reforçar o abastecimento a este lugar.

Junta de Freguesia de Venade

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Expediente

Todos os dias úteis, excepto à 2ª feira e 6ª de tarde

Presença dos Membros da Junta
4ªfeira: 18H/18H30

MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos