 

|
Observação do trânsito de Vénus
O Clube Ciências do Ambiente do Projecto Ciência Viva, em actividade na Ancorensis Cooperativa de Ensino, não podia perder a oportunidade de divulgar a data histórica do dia 8 de Junho de 2004, que possibilitou a maravilhosa visão de Vénus, um planeta interior, a passar em frente ao nosso Sol.


A Ancorensis participou em peso nesta actividade. Alunos, professores e funcionários puderam observar ao vivo este fenómeno raro e que nenhum de nós, muito provavelmente, poderá observar outra vez nas nossas vidas.
Com a instalação de um telescópio de reflexão com sistema de projecção, todos puderam ver com grande detalhe um pequeno ponto negro a passar em frente ao Sol, num processo similar ao eclipse solar que a Lua produz quando está alinhada com o Sol e a Terra. No entanto, devido à grande distância de Vénus à Terra, o Sol não é eclipsado e continua a fazer-nos chegar a sua energia luminosa.
Também com óculos especiais foi possível acompanhar a passagem de Vénus até às 12:30 horas. Após realizarem as observações ao vivo, os interessados também puderam acompanhar imagens ao vivo através da Internet em vários Sites que acompanharam o fenómeno.
|
Esgrima da Ancorensis em grande plano no Nacional de Desporto Escolar
A bonita cidade de Évora foi invadida por cerca de 150 esgrimistas de 20 escolas de todo o país no fim-de-semana de 5 e 6 de Junho, para disputarem o Torneio Nacional de Desporto Escolar. Uma vez que as escolas participantes só puderam levar um máximo de 7 esgrimistas, o nível do Torneio esteve bastante alto, pois a tendência foi levar apenas os melhores classificados nos rankings regionais.
Quanto à equipa da Ancorensis o objectivo foi levar atletas para disputar quatro escalões e os resultados foram bastante positivos. Nos Infantis A masculino, Miguel Martins classificou-se em primeiro lugar no florete, e juntou os títulos de Campeão Nacional e Regional, conseguindo o pleno ao vencer todos os torneios que disputou durante a temporada.
No escalão de Iniciados Masculino de Florete, João Rodrigues classificou-se em terceiro lugar, tendo perdido o acesso à final depois de ter sido derrotado na semifinal por apenas um toque de diferença (15-14). No escalão de Juvenis Feminino de Espada, Sandra Lage classificou-se também em primeiro lugar, e também juntou o título de Campeã Nacional com o de Campeã Regional, obtido durante a temporada. Finalmente no escalão de Juvenis Masculino de Espada, Sérgio Verde também alcançou uma óptima prestação, classificando-se em terceiro lugar.
Para estes atletas Juvenis a tarefa foi bastante difícil, pois jogaram contra outros atletas que treinam e jogam com bastante frequência a espada, uma arma que exige uma técnica e uma preparação muito diferente do florete, ao qual estes atletas estão mais habituados a treinar e jogar durante todo o ano.
A temporada de Esgrima de Desporto Escolar encerra-se assim, mostrando que esta modalidade está a evoluir e com boas perspectivas de futuro. Todos estes atletas ainda irão disputar a última Prova de Desporto Federado, as Finais Nacionais, que serão disputadas nos dias 26 e 27 de Junho em Mangualde.
|
Ancorensis (Professor Rui Costa)
|
ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE PROMOVE LÍNGUA PORTUGUESA

A ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE, consciente das dificuldades que vão surgindo no domínio da língua portuguesa, está a lançar um concurso, destinado a alunos de todos os níveis de ensino, com o objectivo de promover o ensino-aprendizagem da língua materna.
Neste concurso, chamado PENTATLO DA LÍNGUA, os concorrentes, à semelhança da antiga competição grega, vão ter de prestar provas que envolvem cinco competências fundamentais: escrever, ler, falar com clareza, conhecer a nossa literatura e as regras da língua.

Tendo como principal objectivo a sensibilização para um conhecimento mais aprofundado da língua materna, este concurso prevê quatro categorias, em função da faixa etária dos concorrentes - categoria A, para os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade; categoria B, destinada aos alunos do 2º ciclo; categoria C, para o 3º ciclo e, finalmente, a categoria D, para alunos do ensino secundário.
O concurso desenrolar-se-á em duas etapas; na fase de pré-selecção, a realizar em Março, será feita a escolha de três candidatos por cada categoria, num total de doze finalistas; serão estes alunos que irão participar na sessão final, a realizar no Auditório da ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE e à qual poderão assistir familiares e amigos; nesta final, os concorrentes irão prestar provas, podendo, depois, assistir a um espectáculo organizado pela própria escola. No final, proceder-se-á à entrega dos prémios aos alunos vencedores.
A ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE concebeu um CD-ROM, onde se explica, de forma clara e através de exemplos concretos, os desafios que cada concorrente terá de enfrentar no "PENTATLO DA LÍNGUA". Este CD e o regulamento do concurso estão a ser enviados a todas as escolas a fim de que os alunos interessados possam fazer a sua inscrição e, desse modo, poderem vir a ser eleitos os "melhores atletas da língua".

Ao abranger dezenas de escolas e centenas de alunos, este concurso não seria possível sem a colaboração de várias entidades; assim, nesta iniciativa, a ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE conta com o importante apoio do Instituto da Juventude, da Junta de Freguesia de Monserrate, da Câmara Municipal, da Caixa Geral de Depósitos, da Porto Editora e da Lisboa Editora, entidades que, de diferentes formas e sob diversas modalidades, contribuem, assim, para a promoção daquela que é a nossa língua.
Fernando Pessoa escreveu um dia que a sua pátria era a língua portuguesa. Na verdade, numa época em que esta se encontra cada vez mais menosprezada, este concurso, associando os aspectos cognitivos aos lúdicos, visa, precisamente, sensibilizar os alunos para o facto de a língua ser um dos mais importantes factores de promoção do sucesso individual e social. Por outro lado, o facto de esta iniciativa se abrir a todas as escolas e a todos os alunos da região, não se circunscrevendo apenas a um domínio interno, revela que a ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE continua na sua linha de abertura à comunidade e ao espaço exterior, facto que a tem vindo a consolidar como uma escola moderna e activa, sempre atenta aos problemas e necessidades dos jovens que a frequentam.
|
MEMÓRIAS DA SERRA D'ARGA |
 |
Autor Domingos Cerejeira |
| |