Paisagem de Caminha
ASSINATURAS
FICHA TÉCNICA

PUBLICIDADE
Nº 1: 28/OUTUBRO - 3/NOVEMBRO 2000



"ENSINAR AS CRIANÇAS A LER O MUNDO", um seminário na Biblioteca Municipal - Durante dois dias, 2ª e 3ª, vai decorrer nas instalações da Biblioteca Municipal de Caminha uma acção de formação promovida pela autarquia caminhense, com o objectivo de orientar os professores e outros agentes envolvidos no processo de aprendizagem, no ensino da leitura, comunicação e estímulo de auto-confiança nas crianças.

Este seminário, apoiado pelo Serviço de Apoio à Leitura da Fundação Gulbenkian, vem no seguimento de outros projectos já encetados pela Biblioteca Municipal, e destina-se, concretamente, a valorizar a actividade curricular dos profissionais de ensino básico e pré-escolar no campo da aquisição de novos métodos educativos.

Além destas componentes, neste seminário orientado por uma especialista suiça possuidora de vasto currículo, serão fornecidas pistas relativas à organização de salas de jardins de infância e respectivas bibliotecas, bem como se descreverão os "princípios fundamentais sobre a escolha criteriosa de livros".

O interesse por esta iniciativa foi tal, que a Biblioteca Municipal foi obrigada a cancelar o número de inscrições, quando atingiu a casa dos 100.


"Falta de psicólogo é uma aflição para nós!"

Presidente da Associação de Pais

A Associação de Pais da Escola EB2,3/S de Caminha, pela voz da sua presidente Cacilda Araújo, considera uma "falha grave" a inexistência de um psicólogo neste estabelecimento de ensino, com 900 alunos, de modo a dar resposta às dificuldades de aprendizagem gritantes patenteadas por muitos deles, bem como orientar as saídas profissionais a partir das opções a tomar, logo que os jovens atingem o 9º ano.

PRODEP

Esta preocupação é comungada pelo próprio Conselho Executivo, como nos confirmou a professora Maria Esteves, tendo já apresentado uma candidatura ao programa PRODEP, com o objectivo de conseguir a colocação de técnicos de orientação escolar, já a partir do mês de Novembro, não podendo, contudo, garantir, a sua homologação ou datas previstas.

Entretanto, a estrutura representativa dos encarregados de educação deste estabelecimento de ensino acaba de aprovar o seu plano de actividades para 2000/2001, prevendo intensificar a sua participação nas reuniões das estruturas regionais e nacionais das associações de pais.

COLÓQUIOS

Além de ser igualmente objectivo prosseguir a entrega de prémios (contas poupança) aos melhores alunos dos três ciclos e a distribuição de canetas a outros quinze educandos hierarquizados em segunda linha, esta associação pretende manter a realização de colóquios. O primeiro terá lugar em Janeiro, subordinado ao tema "cocktails sem álcool", seguindo-se um segundo, antes da Páscoa, sobre a educação sexual, culminando com um terceiro dedicado à problemática da droga.

A representação de uma peça de teatro a cargo do grupo cénico de Afife, a passagem do camião "euro" pela escola e a organização de festas nos finais dos 2º e 3º períodos, completam o lote de inciativas.


PAIS DE ÂNCORA PUGNAM POR PAVILHÃO

   

Os novos responsáveis pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Praia de Âncora, englobando todos os graus de ensino, e ontem mesmo eleitos, vão "pugnar pela construção de um pavilhão gimno-desportivo e pela resolução dos problemas respeitantes aos transportes dos alunos do 1º ciclo", segundo declarou ao CAMINH@2000, Vilas Ribeiro, presidente desta associação

Da parte da câmara municipal, não haverá "fuga à responsabilidade no respeitante ao apoio à construção do pavilhão, desde que o Ministério da Educação avance com essa pretensão", declarou-nos Augusto Sá, vereador responsável pelo ensino.

Segundo ele, seria mais viável apontar para um pavilhão multi-usos, atendendo a que já existe uma estrutura desportiva municipal aberta durante o dia, às actividades curriculares das escolas.

Por seu lado, Vilas Ribeiro contrapõe, afirmando que há alunos com aulas de educação física logo a seguir ao almoço, razão desta reivindicação.

MELHORIA NOS TRANSPORTES

Esta associação vai ainda intervir junto das autarquias, solicitando a melhoria dos transportes escolares para os alunos do 1º ciclo. Acontece que os autocarros transitam apinhados de jovens estudantes, sendo conveniente um controle policial mais apertado, tendo em vista pôr término a estas situações perigosas.

Outros dos projectos da A. P. E. E. V. P. A. dizem respeito à realização de conferências/colóquios, "colaborar com todos os intervenientes no processo educativo", defender os interesses "morais, sociais e culturais" dos alunos, e, naturalmente, fomentar a participação dos pais.

Como resultado da eleição de ontem à noite, os corpos gerentes ficaram assim constituídos: Presi.-José António Junqueiro Vilas Ribeiro; Vice.- Carmen Dolores Gonçalves Pereira; Secret.- Anabela Correia Torres Sampaio; Tes.- João Alberto Silva; Vogais-Dionísio José Gonçalves Fernanades; Flamiano Gonçalves Matos; Margarida Maria Verde Fonseca; Pr. A.Geral- Maria Fernanda Esmoriz Neves; Pr. C. Fiscal-José Alfredo Costa