www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Homenagem: Artéria da cidade vai ter nome do Maestro José Pedro

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, vai propor ao executivo municipal a atribuição do nome do Maestro José Pedro a uma artéria da cidade. A iniciativa visa homenagear e relevar o trabalho do maestro com a atribuição do seu nome à toponímia da cidade.

Assim, José Maria Costa vai propor que o Largo Vasco da Gama, onde está o edifício onde funciona a escola de música, passe a ter o nome do Maestro, numa homenagem que pretende evidenciar a importância do seu trabalho.

O maestro nasceu na Rua da Bandeira em Viana do Castelo, a 18 de Junho de 1920. Aos oito anos já tocava flautim na Banda de Música do Orfanato e Oficinas de S. José de Viana do Castelo, onde aprendeu música. Aos 29 anos de idade, José Pedro assumiu a direcção artística da Banda de Música do Orfanato e Oficinas de S. José, durante seis anos, levando a que esta Filarmónica sob a sua orientação, atingisse elevado nível artístico, tendo sido considerada pela crítica da época, a melhor Banda de Música do Alto Minho e uma das melhores Bandas de Música do Norte do país.

No entanto, a sua actividade não se limitou à Banda de Música do Orfanato, organizou e ensaiou vários espectáculos de teatro, orquestras ligeiras, orfeões e marchas populares. Deixou um legado incomparável na formação musical na cidade e no concelho.

A atribuição do nome ao Largo integra as comemorações dos 40 anos da Escola de música Maestro José Pedro, conhecida pela formação musical de excelência em Viana do Castelo e que, recentemente, passou por uma transformação já que o Governo anterior alterou a legislação que regia os regimes fundacionais, prejudicando o funcionamento e a gestão das fundações com interesse público na área social e cultural.

A Fundação Maestro José Pedro teve de ser extinta contra a vontade dos fundadores, que reclamaram em tempo útil e apresentação as suas justas fundamentações.

Apesar destas contrariedades, o Município de Viana do Castelo conseguiu manter o espírito e o trabalho meritório desta Escola de Música através da fundação da Associação ZEPAM. Nestes 40 anos, através do empenhamento e carinho dos antigos e atuais alunos, que a Escola do Zé Pedro tem um promissor futuro.

Municipio de Viana do Castelo




"In Situ: Visitações Bartolomeanas" encerrou ciclo em S. Domingos com casa cheia

A Igreja de S. Domingos, em Viana do Castelo, recebeu a produção do Teatro do Noroeste - CDV "In Situ: Visitações Bartolomeanas". Com casa cheia, esta criação do Teatro do Noroeste - CDV conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, CIM Alto Minho e Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Trata-se de uma criação inspirada na figura do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590): eminente figura do pensamento eclesiástico português do século XVI, notabilizou-se como Arcebispo de Braga e destacou-se no Concílio de Trento pelo seu espírito reformador. Fundador do Convento de S. Domingos, em Viana do Castelo, as visitações pastorais que realizou a todas as paróquias do seu arcebispado são o leitmotiv deste espetáculo que já se apresentou em todos os concelhos do Alto Minho, num projeto que cruza criação artística e dinamização do património edificado.

Com texto e encenação de Ricardo Simões e interpretação de José Escaleira, Raquel Amorim, Ricardo Simões e do organista Diogo Zão, "In Situ: Visitações Bartolomeanas" contou com participação da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, das Cantadeiras do Vale do Neiva e elementos das comunidades concelhias do Alto Minho.

Esta criação visitou antes a Igreja de S. Salvador da Torre (Viana do Castelo), Igreja Matriz de Monção, Mosteiro de Ermelo (Arcos de Valdevez), Mosteiro de Ganfei (Valença), Igreja de Bravães (Ponte da Barca), Igreja de Rubiães (Paredes de Coura), Mosteiro de Refoios (Ponte de Lima), Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira, Mosteiro de Fiães (Melgaço), Igreja Matriz de Caminha, tendo terminado em S. Domingos, onde está sepultado o Beato.

Durante pouco mais de um mês e com muito público presente, o Teatro do Noroeste percorreu assim 11 espaços monacais, sendo um périplo simbólico que cruzou o património edificado, património imaterial, teologia bartolomeana e repertório musical.

Municipio de Viana do Castelo




Presidente da Câmara recebeu instituições sociais do concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu ontem 23 instituições do concelho para os cumprimentos de Natal. A sessão, já uma tradição do executivo, serviu sobretudo para agradecer às instituições o esforço efetuado durante o ano em diversas respostas sociais do concelho.

A sessão de cumprimentos de Natal das instituições de solidariedade social foi um momento para que o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, agradecesse o trabalho na área social, pelo que, na sua intervenção, agradeceu o esforço e demonstrou respeito pelo trabalho das instituições, sobretudo em tempos de crise.

Na ocasião, José Maria Costa desejou um bom Natal às direcções das instituições sociais, dirigentes, funcionários e utentes, a quem foi oferecida uma pequena lembrança. Ao todo, foram atribuídos presentes para 23 instituições abrangendo 1055 idosos e 345 crianças.

Municipio de Viana do Castelo




VianaPolis

Foi realizada a Assembleia-Geral da VianaPolis, SA, na qual os acionistas aprovaram o Relatório e Contas 2014 e o Plano de Atividades e Orçamento, tendo sido reiterado o cumprimento do objeto social da sociedade, que pressupõe a conclusão da expropriação do edifício Jardim e a sua posterior demolição.

Importa precisar que no presente ano foram alcançados mais 7 acordos, resultando que atualmente a VianaPolis é já proprietária de 70 das 105 frações que constituem a propriedade horizontal do Edifício. As restantes 35 frações encontram-se com processos suspensos, pendentes da decisão de 3 ações administrativas especiais, 2 delas nos tribunais de instâncias superiores.

Municipio de Viana do Castelo




Eventos Desportivos de fim de ano em Viana do Castelo atraem milhares de atletas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com o Voleibol Clube de Viana, a Xlife Events e a EDP, promove dois grandes eventos desportivos na cidade: o Viana Volley Cup e a III Corrida de S. Silvestre, que fecham o programa desportivo anual da cidade.

III Corrida S. Silvestre a 19 de Dezembro

O Município de Viana do Castelo, conjuntamente com a XLife Events e com a colaboração técnica dos Cyclonessports, promove no próximo sábado, 19 de Dezembro, uma corrida na extensão de aproximadamente 10.000 metros, designada por "III Corrida Entreportas EDP S. Silvestre - Viana do Castelo" e, em complemento, haverá também uma caminhada na extensão de 5 km com início e final na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra de Viana do Castelo.

São esperados cerca de 1000 atletas, o que em relação ao ano anterior evidencia um aumento significativo, e que encherá as ruas de Viana do Castelo com atletas de várias idades, várias nacionalidades e de Portugal de vários pontos do País.

Para os mais pequenos está agendada a 1ª S. Silvestre Kids Viana do Castelo com aproximadamente 1km, e onde a inscrição consistirá na dação de um brinquedo para o Prendão Solidário.

Viana Volley Cup de 26 a 29 de Dezembro

O Viana Volley Cup é um torneio de Voleibol para escalões de formação que vai já na sua 5ª edição e decorre entre os dias 26 e 29 de dezembro. Pela qualidade da sua organização e número de participantes, assumiu-se desde cedo como um dos mais relevantes torneios da modalidade realizado em Portugal e, seguramente, o maior torneio de Natal que se realiza atualmente.

Como principal meta, a organização deste evento estabeleceu a criação de um momento competitivo forte, num momento em que os campeonatos dos diversos escalões estão suspensos para a pausa letiva do Natal. Tem sido no Viana Volley Cup que os diversos clubes intervenientes aproveitam a oportunidade para defrontar outros clubes, colocar em ação novos planos de jogo e novas dinâmicas de equipa, para além de proporcionar aos participantes - atletas, dirigente e treinadores - momentos únicos de convívio.

Por isso, de 26 a 29 de Dezembro, os pavilhões desportivos de Viana do Castelo enchem-se de equipas, distribuídas por vários escalões que se defrontarão entre si na respetiva competição. Com uma organização experiente e com provas dadas em organizações anteriores, o Viana Volley Cup conta com cerca de meia centena de colaboradores do Voleibol Clube de Viana - entre dirigentes, familiares e patrocinadores - que durante os dias do torneio se distribuem por vários sectores operacionais.

Em suma, um torneio de Natal que na presente edição conta com mais de 1100 participantes e que irá contribuir para a animação da cidade na quadra festiva que se aproxima e que colocará - uma vez mais - Viana do Castelo na rota do desporto de competição e do Voleibol nacional.

Municipio de Viana do Castelo




Câmara Municipal aprova redução da tabela de taxas da feira semanal e do mercado municipal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a redução de 25 por cento nas taxas aplicadas para a feira semanal e para o mercado municipal. Esta medida vai abranger 234 feirantes e 158 vendedores do mercado municipal.

A medida surge da auscultação dos feirantes e respetivas associações, bem como os vendedores do mercado municipal, tendo todos eles, sem exceção, solicitado à autarquia que mantivesse a redução em vigor em 2015.

Assim, sensível à importância que estas duas atividades económicas desempenham e à dinâmica que trazem à própria cidade, foi aprovada a manutenção da redução das taxas em 25% ao longo do ano de 2016.

Municipio de Viana do Castelo




4.º Seminário "Território e Cidades do Norte Atlântico Ibérico" juntou técnicos e especialistas na Biblioteca Municipal

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu a quarta edição do Seminário "Territórios e Cidades do Norte Atlântico Ibérico". Organizado pelo CIESG/Centro de Investigação da Escola Superior Gallaecia e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, teve como problemática central o desenvolvimento no quadro de políticas urbanas e territoriais, considerando o início da execução de programas operacionais regionais e em linha com as orientações definidas no "Portugal 2020" - contemplando a cooperação territorial, o planeamento e a sustentabilidade.

O seminário foi mais uma oportunidade para juntar entidades municipais, técnicos e académicos no aprofundamento de perspetivas transfronteiriças sobre o território e cidades do Norte Atlântico Ibérico, cruzando experiências, comparando dinâmicas, partilhando potencialidades e constrangimentos da região. Pretendeu-se enfatizar a noção que o Norte atlântico Ibérico deve ser entendido para além das suas delimitações e fronteiras internas e administrativas, avançando cada vez mais para a conformação de uma real euro-região, que consiga ganhar presença e ter voz na discussão de questões relativas às políticas de investimento, aos recursos, às infraestruturas e ao ambiente.

A Escola Superior Gallaecia e a Câmara Municipal de Viana do Castelo reforçaram, com a realização de mais este Seminário, a prioridade no estabelecimento de redes de conhecimento que fomentem a partilha de processos que envolvam entidades oficiais, instituições regionais, técnicos locais e população em geral no debate e estabelecimento de orientações estratégicas urbanas e princípios ambientais capazes de configurarem, no território e cidades do Norte Atlântico Ibérico, dinâmicas, atividades e usos que consubstanciem tecidos sociais plurais e preparados para desafios transfronteiriços que se avizinham.

Municipio de Viana do Castelo




Ministro do Ambiente inaugurou empreitada de requalificação da frente ribeirinha do Cabedelo

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, acompanhado Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, inaugurou, no passado sábado, a empreitada de requalificação do núcleo do Cabedelo. Na sessão, o autarca de Viana do Castelo evidenciou o trabalho efetuado no âmbito da Polis Litoral Norte e os projetos que estão delineados para o futuro.

A empreitada da Polis Litoral Norte, entidade que integra o Estado e os Municípios de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, foi inaugurada no sábado depois de ali terem sido investidos mais de um milhão de euros.

A empreitada teve como objetivo dotar a frente ribeirinha e marítima de Viana do Castelo de condições de vivência e usufruto de elevada qualidade para a população e visitantes, a presente intervenção contemplou ações de qualificação, defesa e delimitação da zona natural em risco, mediante o reperfilamento da frente pedonal de mar e de rio e a correção da erosão de superfície. A empreitada incluiu igualmente a criação de novos acessos pedonais à praia fluvial, a melhoria das áreas para estacionamento automóvel e das zonas de lazer.

Com um investimento global de 1,05 milhões de euros, financiado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte em 85% e em 15% pelo Município de Viana do Castelo, a presente obra apostou igualmente na criação de novos espaços naturais, acessos ao mar e um equipamento (este com a construção fora do âmbito da Polis Litoral Norte), dedicados à prática e fomento das modalidades de windsurf e kitesurf, a criação de um troço da Ecovia do Litoral Norte, e de um posto para alimentação elétrica, abastecimento de água e evacuação de resíduos, para auto-caravanas.

Com a atual empreitada a região passa a usufruir de uma ligação mar-terra-rio de elevada qualidade, aplicando medidas de defesa, de conservação da natureza e biodiversidade e delimitação de zonas em risco.

Municipio de Viana do Castelo




Câmara Municipal aprova redução de taxas de utilização dos equipamentos desportivos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a redução de taxas de utilização dos equipamentos desportivos para incentivar a prática desportiva. Assim, vão ser mantidas as reduções das taxas em diversas situações de forma a garantir a generalização da prática da atividade física e desportiva.

Estão previstas reduções de 50 por cento nas áreas de aprendizagem/formação e treino de competição, bem como, de utilização dos equipamentos desportivos municipais por clubes e associações desportivas do concelho, na área de competição, na utilização dos pavilhões desportivos municipais; e de 30 por cento da tabela de taxa em vigor de utilização de equipamentos desportivos e de lazer para as piscinas municipais.

Esta medida surge com o objetivo de manter a generalização da prática da atividade física e desportiva, e proporciona aos munícipes uma melhor qualidade de vida, sendo que também a rede de equipamentos desportivos tem sido objeto de investimento por parte da autarquia, permitindo que estejam agora asseguradas condições de acesso generalizado à prática desportiva em todo o território municipal, visando a prática regular das modalidades desportivas e permitir a organização de competições de todos os níveis competitivos.

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais