|
Sarrabulho é a iguaria a degustar no último Domingo Gastronómico de 2015
Um magusto tradicional e animação dos Ranchos Folclóricos do Concelho complementam a iniciativa da autarquia barquense
Para encerrar o ciclo dos "Domingos Gastronómicos" que a Câmara Municipal vem promovendo, vai ser servido em Ponte da Barca no domingo, dia 08 de Novembro, o Sarrabulho. Este é o último evento de promoção da Gastronomia de Ponte da Barca de 2015, iniciativa que a autarquia leva a cabo à vários anos e que representa para o autarca barquense, Vassalo Abreu "uma forma de promover a qualidade da iguarias desta região e a sua confeção de excelência".
Depois de degustar a iguaria que vai ser servida à mesa dos vários restaurantes aderentes, designadamente: Adega do Artur, Casa Real, Churrasqueira Barquense, Jaime Gomes, O Churrasco, O Emigrante, O Kibom, O Moinho, O Nappoli, Santana e S. Martinho, um dos mais típicos pratos minhotos, a autarquia propõe um magusto em honra de S. Martinho, a decorrer a partir das 15h00, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, animado pela atuação dos Ranchos Folclóricos do Concelho.
Municipio de Ponte da Barca
Halloween na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca

Iniciativa "uma doçura pela tua leitura" e livros assustadoramente interessantes estão à sua espera
Na Biblioteca Municipal o Halloween vai ser assinalado através da iniciativa "uma doçura pela tua leitura". Assim, a partir de hoje, dia 29, e até sábado, dia 31, as crianças que requisitarem um livro terão direito a uma doçura terrorífica. Os adultos não foram esquecidos e para eles temos obras assustadoramente interessantes e leituras verdadeiramente assombrosas e inebriantes.
O projeto "Aqui há história..." que terá lugar no dia 7 de novembro, pelas 11h, também será alusivo a este dia tão apreciado pelos mais novos.
Visite a sua biblioteca vai ver como está terrivelmente bonita!
Municipio de Ponte da Barca
"Fins de semana Gastronómicos" 2016
Ponte da Barca volta a integrar a iniciativa com a afamada Posta Barrosã

O concelho de Ponte da Barca volta a integrar o projeto "Fins de Semana Gastronómicos". A iniciativa é do Turismo Porto e Norte de Portugal, em parceria com os municípios da região, à qual a Câmara Municipal de Ponte da Barca adere há já vários anos com a promoção de um dos seus pratos de excelência - a Posta Barrosã, numa clara aposta de promoção e divulgação das suas potencialidades gastronómicas. O calendário dos 26 fins-de-semana dedicados à gastronomia e vinhos foi divulgado ontem, em Monção, assim como lançada a brochura 2015/2016, a que se seguiu uma sessão de degustação dos produtos dos municípios que integram o evento.
Em representação do município barquense esteve a Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto, Sílvia Torres, para quem esta iniciativa é "uma excelente forma de promover fora de portas o nosso património gastronómico e cultural". Sílvia Torres deixa assim o desafio a que todos "partam à descoberta do nosso concelho e da sua oferta gastronómica", realçando a afamada qualidade dos produtos locais.
O fim de semana gastronómico de Ponte da Barca acontece então nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2016 e inclui um diversificado programa de animação para acompanhar a iguaria, a servir nos restaurantes aderentes(Churrasqueira Barquense; O Moinho; Vai à Fava; Vila Gourmet; O churrasco; Emigrante; Santana; Adega do Artur; S. Martinho; Jaime Gomes e Tempus Hotel & Spa). As rabanadas de mel são um ótimo complemento para o almoço, assim como o afamado vinho verde da região.
Domingo do Sarrabulho encerra iniciativa de 2015
É já no domingo, dia 8 de novembro, que o calendário gastronómico de 2015 encerra em Ponte da Barca. A iniciativa integra os Domingos Gastronómicos (quatro iguarias em destaque ao longo do ano) e coloca à mesa dos vários restaurantes barquenses aderentes o Sarrabulho, prato tradicional minhoto muito apreciado. Como complemento decorrerá, também, um Magusto tradicional com a animação dos Ranchos Folclóricos do Concelho, a partir das 15h, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais.
Municipio de Ponte da Barca
Mercado "Amor à 2ª vista" muda de local
Jardim dos Poetas passa a acolher este certame que decorre no primeiro domingo de cada mês
O Mercado Amor à 2ª vista", iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal em colaboração com a Associação ArteBarca, vai mudar de local já no próximo dia 1 dia novembro. "A escolha do novo local tem que ver com a intenção de dinamizar o renovado Jardim dos Poetas e também com a possibilidade de adequar a realização da iniciativa às condições climatéricas, através do mercado pombalino", explicou a Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto, Sílvia Torres.
O certame, que decorre sempre no primeiro domingo de cada mês, das 09h às 19h, assume-se como um espaço para compra, venda e troca de artigos em segunda mão e pretende alterar hábitos e comportamentos de consumo. O mercado conta também com venda de artesanato.
Municipio de Ponte da Barca
Câmara Municipal esclarece pagamento a fornecedores
No seguimento das notícias recentemente veiculada por diversos órgãos de comunicação social, de que apenas cinco municípios do Minho pagam aos fornecedores no prazo legal de 90 dias, a Câmara Municipal de Ponte da Barca esclarece que a informação não corresponde à verdade, como se pode constatar pela consulta ao Portal Autárquico. A fonte de informação referida nas notícias, Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014, evidencia uma lista dos Municípios cujo Prazo Médio de Pagamento a fornecedores é inferior a 90 dias (Quadro 3.20, página 241). No entanto, esta lista é apenas para o conjunto de Municípios que recorreram em 2014 ao PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) e/ou ao PREDE (Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado), que consiste num regime excecional de concessão de empréstimos para a concretização de um cenário de equilíbrio financeiro e para a regularização do pagamento das dívidas vencidas há mais de 90 dias. A maioria dos municípios do Minho paga aos fornecedores num prazo médio inferior a 90 dias e não apenas os referidos na notícia.
O Município de Ponte da Barca reduziu, pelo quarto ano consecutivo, a sua dívida. Nos últimos quatro anos a dívida reduziu 30%. O Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores tem vindo a diminuir de trimestre para trimestre. No final de 2014 o Prazo Médio de Pagamento era de 36 dias.
O Município de Ponte da Barca recorreu, de forma voluntária, ao PAEL em 2013, daí não constar da referida lista. O recurso pelo Município de Ponte da Barca ao PAEL mostrou-se uma medida acertada porquanto reduziu de 2013 para 2014 o prazo médio de pagamento em 50% ao mesmo tempo que diminuiu a dívida.
O Município de Ponte da Barca apela a que haja rigor nas notícias de forma a evitar que sejam deturpados e/ou descontextualizados dados que podem prejudicar a análise que o cidadão faz da gestão autárquica.
Municipio de Ponte da Barca
Inauguração da Biblioteca Municipal marcou Dia do Município de Ponte da Barca
Ponte da Barca inaugurou no sábado, dia 24 de outubro, a Biblioteca Municipal, dando assim início às comemorações do Dia do Município que assinalou este ano 502 anos do Foral Novo de Ponte da Barca, e que culminaram à noite em Sessão Solene no auditório da Epralima, com a atribuição de Medalhas Municipais e apresentação de vídeo promocional do concelho. Durante a manhã, e depois do hastear das Bandeiras ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, procedeu-se também à abertura da exposição "Terras da Nóbrega - A História de um Povo", uma retrospetiva da história de Ponte da Barca através do pintor Puskas.
A cerimónia inaugural da nova infraestrutura foi presidida pelo presidente da autarquia, Vassalo Abreu que na ocasião não deixou de mostrar a enorme satisfação em colocar mais um excelente equipamento ao serviço da população, referindo tratar-se de "um sonho antigo e uma concretização do presente. Aproveitando a reabilitação de um edifício de elevado interesse patrimonial, conseguimos também dar resposta às necessidades de dotar o concelho de uma biblioteca moderna, capaz de oferecer outros serviços e melhores condições", concluiu o autarca barquense. Presentes estiveram também a Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto, Sílvia Torres, o Vice-presidente da autarquia, José Pontes, o Vereador da Saúde, Ação Social e Juventude, Ricardo Armada, o Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Pimenta, o Chefe de Gabinete, Sérgio Oliveira, entre outros membros do executivo camarário, autarcas de freguesia, representantes de várias entidades locais e grande afluência de público em geral.
Para abrilhantar ainda mais esta cerimónia e dia de importante valor para o concelho de Ponte da Barca, vários figurantes simularam o funcionamento diário da biblioteca, demonstrando a dinâmica dos diversos espaços que estão, a partir de agora, à disposição de todos como o espaço infanto-juvenil, o espaço dedicado ao audiovisual (ouvir música e ver filmes), o espaço internet e de leitura de presença. Para além destes espaços, dispõe ainda de um mini auditório, com capacidade para 38 lugares sentados, gabinete de pesquisa individual, depósito para arquivo de livros e documentos de acesso mais restrito e vai permitir também aos utilizadores o acesso ao catálogo 'online'.
Recorde-se que o novo equipamento, distribuído por três pisos e com capacidade para acolher cerca de 200 utilizadores por dia, sendo que em eventos específicos, poderá acolher mais público, representou um investimento de 1.545.939 euros.
Condecorações Municipais
À noite, e como já é habitual, realizou-se a sessão solene do Dia do Município em que, à semelhança dos anos anteriores, foram homenageadas personalidades, empresas e associações que se têm destacado e funcionários da autarquia. Numa manifestação de público reconhecimento pela dedicação e empenho ao serviço do município e da sua comunidade, a autarquia agraciou com Medalha de Bons Serviços, três funcionários municipais que completaram quinze anos de serviço, e um que completou trinta anos de serviço. Durante o ato solene, e como reconhecimento do trabalho desenvolvido, foram ainda homenageados com Medalha de Honra: José Carlos de Barros e Sousa, na qualidade de Gestor de todas Operações do Grupo Coindu; Mérito Cultural: Armando Marinho, Zézé Fernandes, Gonçalo Couto, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de S. Martinho de Crasto, Grupo Social, Desportivo e Recreativo de Cuide de Vila Verde, Rancho Folclórico de Lindoso e Rancho Folclórico de Entre Ambos-os-Rios; Mérito Social: Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e Epralima - Escola Profissional do Alto Lima; Mérito Económico: Ourivesaria Severo, Ourivesaria Dias, Ourivesaria Abel, Alfaiataria Moderna, Sapataria Carlos; Mérito Desportivo: Michael Varela Ribeiro, Juliana Dias; e Altruísmo: Rosa Marques.
A projeção do vídeo promocional do concelho que resulta da forte aposta que o município tem levado a cabo no âmbito da promoção/divulgação turística do concelho, da autoria do barquense Pedro Cerqueira, um conjunto de fantásticas imagens do património monumental, paisagístico, das gentes, tradições e cultura de Ponte da Barca, cuja beleza não deixou ninguém indiferente, e a Marcha da Barca, através da inconfundível voz de Armando Marinho, acompanhada pela musicalidade dos Ranchos Folclóricos de Lindoso e de Entre Ambos-os-Rios e dos muitos presentes, encerraram a Sessão Solene.
Municipio de Ponte da Barca
|