O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, através de efetivos do Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez, hoje, dia 24 de Outubro, entre as 16h00 e as 18h00, desencadeou uma operação policial para dar cumprimento a 4 Mandados de Detenção fora de flagrante delito, emitidos pelo DIAP do Tribunal Judicial de Viana do Castelo, no âmbito de um inquérito delegado naquele Órgão, onde são investigados vários furtos de máquinas de Tabaco em estabelecimentos, ocorridos no final do ano de 2014 e início do corrente ano nos concelhos de Arcos, Ponte da Barca, Paredes de Coura, Ponte do Lima e Valença.
A ação culminou com a detenção dos quatro suspeitos, os quais têm idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos, sendo três residentes no concelho de Ponte do Lima e um no concelho de Arcos de Valdevez.
Os detidos vão permanecer nas instalações desta Guarda até serem presentes a primeiro interrogatório judicial, no próximo dia 26 de Outubro de 2015, pelas 09h30, com vista à eventual aplicação de medidas de coação.
Finalizou no dia 22 de outubro, a componente de formação em contexto de sala do Curso de Técnico/a de Vendas. Este curso foi desenvolvido no âmbito da Medida Vida Ativa - Emprego Qualificado e é composto por 200 horas de formação em sala e 384 horas de formação prática em contexto de trabalho (estágio). A medida Vida Ativa destina-se a reforçar as competências operacionais e a empregabilidade dos desempregados, jovens ou adultos, subsidiados ou não, inscritos nos Serviços de Emprego do IEFP, através de uma sólida formação em contexto de trabalho, preferencialmente, em empresas com um potencial de crescimento ao nível do emprego.
A formação foi realizada em Ponte da Barca, durante cerca de dois meses, e o objetivo foi incutir aos formandos competências relevantes que lhes possibilitem reentrar no mercado de trabalho. Neste seguimento, iniciou, esta semana, a segunda componente do curso, isto é, o estágio, que será realizado em diversas empresas associadas da ACIAB na área comercial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
Ao todo são 22 formandos que durante três meses, de outubro a janeiro, aplicarão nas empresas, onde irão estagiar, os conhecimentos adquiridos durante a formação.
Simultaneamente, a formação prática em contexto de trabalho constitui uma fase muito importante para os formandos pois proporciona-lhes o desenvolvimento e a aquisição de novos conhecimentos e competências técnicas, relacionais e organizacionais que lhes permitirão mais facilmente o ingresso no mundo do trabalho. As empresas que recebem os formandos não têm qualquer custo associado.
A ACIAB considera vital desenvolver esforços de combate ao desemprego através de medidas ativas de emprego. De igual forma, a ACIAB continuará a trabalhar para proporcionar ao tecido empresarial o desenvolvimento de mecanismos de estímulo ao empreendedorismo e à qualificação do capital humano com vista ao crescimento sustentável das empresas.