O C@2000 editou o seu sexto livro no passado Sábado, conforme vínhamos anunciando nas nossas edições.
Foi uma forma concreta e pedagógica de assinalar os 15 anos de existência deste jornal digital regional criado a 28 de Outubro de 2000, e as suas 750 edições.
O historiador Paulo Torres Bento voltou a merecer a preferência da nossa escolha para marcar a efeméride, sendo já quatro as obras deste autor publicadas pelo C@2000.

A obra de quase 400 páginas amplamente ilustradas, era resumida pelo próprio historiador, na contracapa do livro.

A apresentação do "História Nossa - Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora", esteve a cargo do ancorense João Morais Cabral, convidado expressamente pelo autor para o acto, cuja intervenção aqui reproduzimos.

Luís Almeida, director do C@2000, agradeceu a presença de todos, entre os que se contavam o vice-presidente camarário Guilherme Lagido, o vereador da cultura do concelho de A Guarda Xavier Crespo, o presidente da Junta de Freguesia de Caminha Miguel Gonçalves e o ex-deputado Jorge Fão, em funções até à véspera deste acto.


Acentuou as dificuldades em prosseguir um projecto jornalístico invulgar no Alto Minho, pela sua característica digital, e a aposta arriscada na cultura e história caminhense, como o demonstram os trabalhos publicadas.

Paulo Torres Bento chamou a si a divulgação resumida das 86 crónicas compiladas agora em livro e distribuídas por seis capítulos, após a sua publicação regular no C@2000, no Jornal Terra e Mar e ainda duas delas no boletim paroquial Ecos da Matriz.
Foi uma aula de sapiência, em que o historiador radicado em Vilar de Mouros (onde desempenha papel preponderante nas publicações do Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense) há pouco mais de 20 anos, soube captar o interesse da assistência rendida ao conteúdo e diversidade das crónicas que foi desfiando perante todos.
Obras editadas pelo C@2000:
- Memórias da Serra d'Arga (Domingos Cerejeira), 2003
- Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora (Joaquim Vasconcelos), 2005
- O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (Paulo Tores Bento), 2008
- Da Monarquia à República no concelho de Caminha - Crónica política (1906-1913) - (Paulo Torres Bento), 2010
- Do Coura se fez luz - Hidroelectricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960) - (Paulo Torres Bento) - co-edição: Edições Afrontamento/C@2000, 2012
- História Nossa - Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora - (Paulo Torres Bento), 2015