O Secretário de Estado do Turismo, Dr. Mesquita Nunes, visitou ontem o Alto Minho e reuniu com os dez Presidentes das respetivas Câmaras Municipais, sendo os potenciais turísticos, nas suas mais diversas vertentes, a prioridade do encontro.
Dos temas da agenda, constava a apresentação da estratégia da CIM para o turismo, no período 2014-2020, onde se inclui o Projeto "Alto Minho Greenways", que abrange os trilhos e ecopistas, sendo que Valença beneficia da quarta melhor Ecopista da Europa. Trata-se, portanto, de um projeto que o município de Valença abraçou desde a primeira hora potencializando ao máximo a Ecopista do Rio Minho nas vertentes do desporto, do lazer e da saúde e, as atividades náuticas do Minho.
Na reunião foi também abordada a candidatura da Fortaleza de Valença a Património da Humanidade como fator decisivo para potencializar e dinamizar Valença.
O Presidente da Câmara de Valença e o Alcalde de Tui, traçaram um perfil da Eurocidade e dos seus múltiplos vetores de atratividade que tornam este território interessante para visitar e investir.
A importância da riqueza patrimonial marcada pela Fortaleza de Valença e pela Catedral de Tui, bem como os Caminhos de Santiago foram apresentados como exemplos que potenciam a atividade cultural, turística e económica da Eurocidade e desta região.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, "Esta visita de trabalho do Sr. Secretário de Estado do Turismo ao Alto Minho, reveste-se da maior importância, numa altura em que as potencialidades de desenvolvimento das regiões passam, essencialmente, pelo seu turismo e, concretamente, a eurocidade Valença Tui tem um diversificado leque de ofertas para os turistas que tornam a região cada vez mais atrativa".