www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Municipio de Arcos de Valdevez


IV Fase do Campeonato Nacional de Kayak-Polo disputa-se em Arcos de Valdevez

O Clube Náutico de Arcos de Valdevez, em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem e a Comissão Portuguesa de Kayak-Polo, bem como com os apoios da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da Junta de Freguesia Salvador, Vila Fonche e Parada, vai organizar a IV Fase do Campeonato Nacional de Kayak-Polo , nos dias 19 e 20 de julho, na Ínsua do Vez.

O Kayak Polo é uma disciplina de Canoagem que se disputa numa área de jogo de 35 por 20 metros, delimitada em piscinas, rios ou lagos, e cujo objectivo consiste na marcação do maior número de golos na baliza adversária, que tem com um por 1,5 metros e está suspensa a dois metros da superfície da água.

Os encontros têm duas partes de 10 minutos e são disputados por duas equipas de cinco elementos (três suplentes com substituições ilimitadas), podendo a bola ser jogada com a mão ou a pagaia.

Clube Náutico de Arcos de Valdevez


Município arcuense aposta no atendimento ao munícipe no seu sistema de Gestão

Entre os dias 11 e 13 de Junho decorreu mais uma auditoria realizada pela APCER à Câmara Municipal, uma ação que serviu para verificar e analisar o Sistema de Gestão da Qualidade. Durante estes três dias a equipa auditora verificou o funcionamento de todos os seus serviços e concluiu que o Sistema de Gestão está estruturado, implementado e é mantido em conformidade com os requisitos aplicáveis pela norma de referência NP EN ISO 9001:2008.

A equipa concluiu que o mesmo continua adequado aos objetivos da organização e evidencia uma evolução positiva. Nesta evolução tem destaque a monitorização do desempenho dos processos, proporcionando à gestão indicadores de suporte ao processo de decisão.

No relatório elaborado, foram ainda referidos pontos fortes do sistema constatados no decurso da auditoria, dos quais se destacam: a revisão pela gestão, com informação de qualidade e análise sistemáticas do desempenho, bem como ações desenvolvidas para potenciar o aumento de respostas aos inquéritos de satisfação.

Esta é uma aposta na melhoria contínua do atendimento aos munícipes que contribui para que a Autarquia dê uma resposta eficaz e eficiente aos arcuenses.

Municipio de Arcos de Valdevez


Visitas à intervenção Arqueológica do Paço de Giela levaram muitos interessados a este Monumento Nacional

"Intervenção do Paço de Giela tem como objetivos a valorização cultural, reabilitação do património e desenvolvimento económico do concelho", Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves

O Paço de Giela, imóvel de propriedade municipal, considerado como um excelente exemplar da arquitetura civil privada, gótica e manuelina, encontra-se a ser intervencionado pela autarquia.

Numa primeira fase levaram-se a cabo as intervenções arqueológicas do monumento que permitiram à equipa de arqueólogos presentes no terreno descobrir e interligar os diferentes períodos temporais que o atravessam. Nesse sentido, e dada a importância do monumento para a população arcuense e não só, foram feitas visitas guiadas durante o passado fim-de-semana que possibilitaram o conhecimento mais de perto da realidade que envolve este imóvel.

O Paço é o resultado de várias intervenções que alteraram a fisionomia do edifício, sendo a Torre contígua do século XIV o elemento mais antigo deste conjunto arquitetónico. Começou por ter como missão a "defesa", no entanto mais tarde transformou-se em moradia nobre, como revelam as janelas de estilo manuelino e as ameias decorativas - pormenores de embelezamento que revelam riqueza e enobrecem o espaço. Classificado como Monumento Nacional desde 1910, está implantado numa pequena elevação sobranceira ao Rio Vez (margem esquerda), a cerca de 1,5 km da sede do concelho de Arcos de Valdevez, dominando parte deste vale.

Este projeto prevê a recuperação, valorização e colocação à fruição públicas de um conjunto monumental, um dos marcos da identidade nacional.

De destacar que a Torre vai acolher três pisos, sendo que o inferior será dedicado à arqueologia local; o central irá focar-se na história do Paço e o último dedicar-se-á ao Recontro de Valdevez.

A capela de Santa Apolónia também vai ser recuperada e as casas dos caseiros servirão de unidade de receção ao visitante.

Para autarquia esta é uma das mais importantes intervenções no património histórico arcuense e, segundo o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves é um marco da identidade e cultura arcuense. "Portugal começou em Arcos de Valdevez", afirmou, referindo-se a um outro marco da fundação da nacionalidade portuguesa: o Recontro de Valdevez de 1141.

O projeto pretende fazer a reabilitação do património, uma ação que se reverte de total importância tanto para a população atual como para os vindouros porque faz parte da sua história, a qual se deve preservar. A atração de visitantes e geração de riqueza e dinamismo no conselho é o outro fator implícito nesta intervenção, já que com ela a autarquia espera que Arcos de Valdevez tenha ainda mais notoriedade.

A intervenção conta com o financiamento do Programa de Operacional ON.2 - Eixo: III - Valorização e Qualificação Ambiental Territorial, sendo o seu in-vestimento elegível no valor de 1.383.906,09 euros e a comparticipação FEDER de 1.176.320,18 euros.

Municipio de Arcos de Valdevez


"Estudo para Reestruturação da Rede de Transporte Público Rodoviário no Concelho de Arcos de Valdevez"

Um dos principais desafios das autarquias é o de procurar desenvolver formas de prestação de serviços públicos mais eficazes e eficientes e otimizar o relacionamento com os cidadãos.

Neste sentido, foi realizado um estudo para encontrar novas formas de otimização da gestão dos serviços da mobilidade e dos transportes, visando uma maior coesão territorial da Região.

Conforme se constatou não existem soluções estandardizadas para a configuração de novos serviços de transporte, mas sim soluções ajustadas às especificidades e heterogeneidade de cada território, pelo que neste estudo pretendeu-se encontrar soluções inovadoras de transporte coletivo em áreas de baixa densidade, que contemplem, entre outros, estruturas de prestação de serviços de transporte público personalizado, utilização coletiva de transporte público individual, bem como a racionalização da oferta de transportes públicos em articulação com a rede de transportes escolares.

A concretização deste objetivo passou pela elaboração de um estudo municipal para a reestruturação da rede de transporte público rodoviário, que fomentasse a articulação entre os diferentes modos de transporte, a racionalização do sistema e a minimização dos custos de investimento e exploração, destinados a melhorar as condições de mobilidade em áreas rurais, articulada com o sistema global de transportes e acessibilidades da região.

Assim com este estudo pretende-se alcançar as seguintes metas:

- Dotar o Município de um instrumento orientador da sua ação no setor dos transportes, auxiliando os seus responsáveis nos processos de tomada de decisão através da identificação de caminhos críticos, da antecipação de cenários e propostas alternativas e suas consequências.

- Identificar soluções de uma possível remodelação da rede de transporte público no concelho.

Com esta ação pretende-se encontrar soluções que permitam melhorar as condições de mobilidade e incrementar a acessibilidade proporcionada pelo sistema de transporte público no concelho de Arcos de Valdevez, tendo em conta os princípios de sustentabilidade económica dos agentes envolvidos.

Municipio de Arcos de Valdevez


Comemoração do Dia do Concelho 2014

DIA 11 de Julho (sexta-feira)

9h30: Cerimónias Oficiais de Comemoração do Dia do Concelho.
- Hastear das Bandeiras, com participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escuteiros e Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez.
- Integração do Senhor Dr. Francisco Rodrigues de Araújo na Galeria de homenagem aos Presidentes da Câmara Municipal eleitos no pós-25 de Abril de 1974.
Local: Praça e Câmara Municipal.

10h00: Inauguração da Loja Interativa do Turismo de Arcos de Valdevez, presidida pelo Exmo. Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Manuel Castro Almeida, com a presença do Senhor Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Melchior Moreira.
Local: Centro Municipal de Informação e Turismo.

10h30: Sessão Solene.
- Imposição de Insígnias de Reconhecimento Municipal, com alocução do Senhor Presidente do IPVC, Prof. Doutor Rui Teixeira.
- Intervenções dos Senhores Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Senhor Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto-Minho, Senhor Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e do Exmo. Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Manuel Castro Almeida.
- Apresentação do livro "Obra Poética de José Terra", com alocução do prefaciador Prof. Doutor José Manuel da Costa Esteves.
Local: Auditório da Casa das Artes.

DIA 12 de Julho (sábado)

22h00: Música/fado: Cuca Roseta.
Uma das melhores vozes no "novo fado", apresenta em Arcos de Valdevez o seu último trabalho discográfico "Raiz".
Local: Auditório da Casa das Artes.
Entrada gratuita.

Municipio de Arcos de Valdevez


Julho

JULHO

MÚSICA/FADO:

12
sábado às 22h00
CUCA ROSETA
Integrado nas Comemorações do Dia do Concelho 2014
Audirório da Casa das Artes
Entrada gratuita (limitada à lotação da sala - 226 lugares)

OUTRAS ACTIVIDADES:

18, 19 e 20
Sexta a domingo
MARGINAL ARTES 2014
Casa das Artes / Jardim dos Centenários
A 4ª edição do Festival Marginal Artes irá decorrer nos dias 18, 19 e 20 de Julho no Jardim dos Centenários em Arcos de Valdevez.
Este festival de artes performativas contará com a presença de performers e artistas nacionais, internacionais e da região assim como espectáculos de dança, teatro, performance, música e curtas-metragens. Durante o evento vão ainda realizar-se vários workshops de formação artística, ateliers infantis e animação de rua.
Integrada no Festival Marginal Artes decorrerá também uma mostra/venda de artesanato moderno, arte e outros produtos criativos.
O Festival Marginal Artes é uma iniciativa da Associação Movimento Incriativo em parceria com o Município e Casa das Artes de Arcos de Valdevez, com o apoio da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste.
Nicole Eitner (cantora e pianista alemã, radicada em Portugal), Viravolta Títeres (Teatro Marionetas, Espanha); Van Nguyen (Dança Aérea, Vietname) estão já confirmados nesta edição, a par dos portugueses: Estaca Zero (Teatro, Porto), Cabeças no Ar e Pés na Terra (Teatro, Ermesinde) e ZooGang crew (Breakdance, Maia).
http://www.m-incriativo.org/public/Movimento_Incriativo_v5/m-inc.html
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=osu1CMPVqds

EXPOSIÇÕES:

até dia 13
Exposição de pintura "Fragmentos do Imaginário"
JORGE MARQUES
http://jorgemmarques.blogspot.pt/
Foyer do Auditório da Casa das Artes
Autodidacta, Jorge Marques divide a sua actividade entre a música e a pintura, formas de expressão que o acompanham desde cedo, permitindo-lhe projectar-se em cenários onde o sonho e a fantasia se manifestam através de uma linguagem pictórica que se enquadra com a sua forma de estar na vida.
Paralelamente, tem uma carreira musical com mais de duas décadas e meia, como vocalista de uma das mais antigas e carismáticas bandas portuguesas de Heavy Metal, "Tarântula".

CINEMA:

4 e 6
sexta e domingo às 22h00
BAIRRO 13
Género: acção/crime
Realização: Camille Delamarre
Com: Paul Walker, David Belle, Andreas Apergis, Richard Zeman

5 e 6
sábado às 22h00 e domingo às 15h00
COMO TREINARES O TEU DRAGÃO 2 (3D)
Género: animação
Versão dobrada em português
Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos (inclusive)
Realização: Dean Deblois
Vozes de: Francisco Areosa (Hiccup), Paula Lobo Antunes (Astrid) e Virgílio Castelo (Estoico), voltam a dar voz na versão portuguesa. Leonor Alcácer (Valka, a mãe de Hiccup) e Rui Porto Nunes (Eret)

11 e 13
sexta às 22h00
e domingo às 15h00
TRANSFORMERS: ERA DA EXTINÇÃO (3D)
Género: acção/ficção científica
Realização: Michael Bay
Com: Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Jack Reynor

25, 26 e 27
sexta, sábado e domingo às 22h00
COMÉDIA INAPPROPRIADA
Género: Comédia
Realização: Vince Offer
Com: Adrien Brody, Lindsay Lohan, Michelle Rodriguez, Ari Shaffir, Rob Schneider

OUTRAS ACTIVIDADES / COMEMORAÇÕES:

PROGRAMA GERAL DE COMEMORAÇÕES DOS
500 ANOS DO FORAL DE SOAJO

1 de Agosto de 2014
- 22h00- Teatralização da Entrega do Foral de Soajo pelo Rei D. Manuel I (1514)
- Receção pelos homens bons do burgo, leitura do Foral e suas correções, assinatura dos termos, leitura pública e resumida do Foral e animação de época (danças e música).
Local: Soajo/Largo do Eiró; Feira das Artes e Ofícios Tradicionais

9 de Agosto de 2014
- 18h00- Acção educativa "Viagem ao passado de Soajo" (inserida no BIOdoc 2014, produzido pela Associação Desportiva e Cultural de Soajo).
Local: Soajo/Casa do Povo

16 de Agosto de 2014
- 16:00- Apresentação da reedição da obra em banda desenhada "O Juiz de Soajo" e da reprodução do Foral manuelino de Soajo;
- 20:00- Jantar da Diáspora (ou do Emigrante);
- 22:00- Atuação do Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas;
Local: Soajo/Largo da Feira, Casa do Povo e Largo do Eiró

25 de Outubro de 2014
- 21h00- Cerimónia de descerramento de placa comemorativa dos 500 anos do foral, seguida de momento musical.
- 21h30- Apresentação do volume fac-símile do Foral de Soajo, com estudo histórico e documental, da autoria da Prof. Doutora Paula Pinto Costa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).
Local: Soajo/Casa do Povo


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais