No passado dia três de julho, a partir das 21h30, decorreu mais um festival gímnico, organizado pela Ancorensis Cooperativa de Ensino, no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
Estiveram presentes os responsáveis autárquicos, o Dr. Guilherme Lagido, Vice-Presidente da Câmara Municipal, a Dr.ª Ana São João, vereadora do pelouro da educação, e o presidente da junta de freguesia, Sr. Carlos Castro, os quais deixaram uma mensagem de apoio, valorização e estímulo a todo o trabalho desenvolvido pelas instituições que dão corpo a eventos desta natureza, nomeadamente a Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Este ano, o festival gímnico teve lugar num espaço renovado, permitindo melhores condições para a prática desportiva, para além da qualidade acústica. Os atletas brilharam, contudo a qualidade do som e da luz ajudaram a um brilhantismo redobrado.
Pisaram o palco classes e grupos da Ancorensis Cooperativa de Ensino, nas modalidades de ginástica, karaté e dança, o clube Jucaminha, com a sua classe de judo, de Caminha, o Externato Infante D. Henrique, de Ruílhe, Braga, o Boavista Futebol Clube, do Porto, o grupo gímnico da Escola Secundária Almeida Garrett, de Vila Nova de Gaia, e os veteranos da Escola Secundária Alberto Sampaio, de Braga.
Cada ano se vê melhorada a qualidade nas prestações dos diferentes grupos de atletas. É visível a dedicação, o brilhantismo, o sentido grupal, o profissionalismo de todos quantos se dedicam e dedicaram às atividades desportivas, desde os mais novos aos veteranos. De destacar a atuação-surpresa de um grupo de ex-alunos da Ancorensis, que se organizaram e prepararam uma apresentação gímnica deveras surpreendente, pela qualidade técnica, dinamismo e graciosidade, num trabalho autónomo e concertado entre os participantes.
Os bons exemplos devem ser seguidos e acarinhados. O incentivo e a mobilização das crianças e dos jovens para a prática desportiva deve ser uma preocupação constante das escolas e dos seus responsáveis técnicos, das entidades autárquicas e das famílias.
A direção da Ancorensis agradece, mais uma vez, a todos quantos vêm a dar corpo ao seu projeto educativo, que pretendem ver revigorado cada ano e cada vez melhor.
O seu princípio é educar, formar jovens capazes de participarem ativa e construtivamente na sociedade, de forma plena.