A recuperação da Capela de S. Pedro de Varais e a criação de uma área de lazer na zona envolvente nos finais dos anos 90 do século passado, contribuiu para a realização anual de um convívio da paróquia e da comunidade vilense.
Estes dois melhoramentos introduzidos no mandato de Humberto Domingos como presidente da Junta, foram evidenciados no decorrer do convívio deste ano organizado no passado dia 29 de Junho, dia de S. Pedro, tanto pelo pároco desta paróquia, como pelo presidente da Assembleia de Freguesia.
Dezenas de pessoas distribuíram-se pelos locais frondosos que as árvores plantadas na última década já proporcionam, desfrutando de uma jornada gastronómica, depois de cumpridas as celebrações religiosas (procissão e missa).
Maria da Luz Franco é uma das vilenses habituais nestes convívios realizados num local carismático da freguesia, onde sua mãe vinha apascentar os rebanhos de cabras quando era jovem e se abrigava das intempéries no interior da capela, recorda agora, depois de ter realizado a caminhada desde a igreja paroquial, cuja partida se dera pelas 10 horas da manhã, até chegar a este ponto alto de Vile.
Admite que a organização destas confraternizações a cargo da autarquia local "são uma mais-valia" para a freguesia, ostentando com orgulho a t-shirt que envergava, assinalando o convívio deste ano.
Sardinha assada, broa caseira, caldo verde e fêveras, dão para uma boa jornada gastronómica "ao som das concertinas e dos cantares ao desafio".
Enfatizou a recuperação do pequeno mosteiro de S. Pedro de Varais mas teria apreciado mais que tivessem deixado as sepulturas que cá existiam "quando cá vim com a minha professora, quando era pequena".