Na edição anterior, noticiamos a polémica registada com a arbitragem num dos jogos do Torneio Interfreguesias organizado pela Câmara de Caminha, assunto levantado por um ex-presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, no final, no final da Assembleia de Freguesia.
Tentamos na altura obter um comentário do presidente da Comissão de Árbitros da Associação de Futebol de Viana do Castelo, sem que o conseguíssemos.
Posteriormente, José Costa Valente, deu-nos a sua visão sobre os acontecimentos que já mereceram a abertura de um processo de averiguações por parte da Câmara Municipal, de modo a apurar responsabilidades.
Refira-se que este torneio fora organizado do Organismo do desporto federado (a sua realização dependida da Câmara de Caminha), pelo que saía fora do âmbito das competências da AFViana do Castelo, pelo que em bom rigor nem deveria ter árbitros federados.
Isto só foi possível porque o presidente da C.Árbitros é natural do concelho de Caminha, reside em Vila Praia de Âncora e tem tentado valorizar o torneio com árbitros federados, desde que ele foi criado há três anos, lamenta ndo que alguns intervenientes nestes eventos desportivos não tenham apreciado a "majoração" da qualidade dos jogos através da introdução de juízes federados.
Recusou a utilização da palavra "aniquilar" duramente este torneio, ao qual somente assistiu, "porque só assisti à primeira parte do jogo inaugural (Vila Praia de Âncora - Seixas), e durante o intervalo, fui insultado, ultrajado, humilhado e ameaçado, por um "senhor" que não conheço, mas que se encontrava no banco de suplentes da equipa da Freguesia de Vila Praia de Âncora, como Responsável Desportivo".
Carlos Valente admite agora que deveria ter comunicado à organização do torneio que os árbitros federados cessavam de imediato as suas funções de juízes dos jogos seguintes, mas, acabaria por não o fazer.
Mais tarde (20 de Junho), seria informado que um árbitro tinha sido agredido com uma cabeçada por um jogador de Vila Praia de Âncora, sendo transportado para o Hospital de Viana do Castelo numa ambulância do INEM.
Costa Valente explicaria que tinha sido informado que "alguém" da equipa da freguesia de Vila Praia de Âncora teria dito que "amanhã não vamos comparecer ao jogo", o que teria levado o presidente da Comissão de Árbitros a comunicar aos árbitros que nenhum arbitraria o jogo de apuramento dos 3º e 4º classificados.
Frisaria ainda que "quando se está num Órgão com responsabilidades, as decisões devem ser tomadas de forma isente e leal, mesmo que sejam consideradas impopulares".