www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE KIT`S DE PRIMEIRA INTERVENÇÃO

O período crítico de fogos florestais, designado fase charlie, começou hoje, 1 de julho, prolongando-se até 30 de Setembro. Iniciativa teve como objetivo habilitar elementos de juntas de freguesia, funcionários e voluntários a manusear aquele equipamento de combate a incêndios.

A Câmara Municipal de Monção, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu uma ação de formação/informação para utilização de kit`s de primeira intervenção. A iniciativa teve como finalidade habilitar elementos de juntas de freguesia, funcionários e voluntários a manusear aquele equipamento de combate a incêndios. Participaram 16 pessoas.

A ação de formação teve um componente teórica e outra prática, decorrendo em horário pós laboral nos dias 23, 24 e 25 no estaleiro municipal, e na manhã do dia 24, no quartel dos bombeiros voluntários de Monção. Entre outros aspetos, foram abordados conceitos básicos de desenvolvimento de um incêndio florestal, fatores que determinam o seu avanço ou recuo, ações de controlo e normas de segurança.

Contando com a presença do 1º e 2º Comandante Operacional Distrital de Operações e Socorro (CODIS), a ação realizada no quartel dos "voluntários da paz" incidiu na transmissão de conceitos operacionais no teatro das operações. Destaque para o rigoroso cumprimento das regras de segurança e estabelecimento de um plano comunicacional apropriado e eficiente.

Na ação do último sábado, estiveram também presentes os elementos dos bombeiros que integram as ECIN`S (equipas de combate a incêndios constituídas por 5 bombeiros) e a equipa de sapadores florestais 17-111, os quais transmitiram noções de caráter mais prático relativas ao funcionamento e manutenção do equipamento hidráulico e ferramentas manuais constantes do kit de primeira intervenção.

Fruto de um protocolo entre a DGAL, a ANPC e as juntas de freguesias que distavam mais de 10 quilómetros da sede do concelho e com ocupação florestal superior a 50 por cento, os kit`s de primeira intervenção tem um papel importante tanto na componente preventiva como no combate ao incêndio em fase inicial.

Municipio de Monção


BANCO MUNICIPAL DE LIVROS ESCOLARES

Entrega de livros escolares usados pode ser feita até 20 de agosto na Biblioteca Municipal de Monção. Posteriormente, serão tratados e preparados por voluntárias do banco local para serem entregues no início do ano letivo.

Com o objetivo de incentivar a recuperação de manuais escolares usados, disponibilizando-os gratuitamente a quem deles necessite, a Câmara Municipal de Monção, através do Banco Local de Voluntariado e dos serviços da biblioteca municipal, voltou a criar um Banco Municipal de Livros Escolares para o ano letivo 2014/2015.

A entrega decorre entre 16 de junho e 20 de agosto na Biblioteca Municipal de Monção, onde são rececionados manuais escolares usados de todos os patamares de ensino (1º ao 12 º ano). No último ano, a iniciativa resultou na cedência gratuita de 1300 livros a 80 alunos oriundos de famílias com maiores dificuldades económicas.

Entre os objetivos propostos, conta-se o desenvolvimento de um sentimento de partilha e solidariedade, reforço de boas práticas de proteção e educação ambiental, fazendo uma gestão mais proveitosa do papel, e a diminuição dos custos associados à aquisição dos manuais escolares, permitindo uma poupança às famílias com maiores dificuldades financeiras.

Municipio de Monção


"PRATA DA CASA" VAI "DAR VIDA À PRAÇA"

Iniciativa arranca esta quarta-feira, 2 de junho, com uma mega aula de zumba promovida pela Associação Amigos de Merufe, prolongando-se, todas as quartas-feiras, até ao dia 6 de agosto na Praça Deu-la-Deu. O objetivo é dinamizar o centro histórico da vila.

A autarquia monçanense promove, em julho e agosto, a iniciativa "Dar Vida à Praça". Esta consiste na dinamização do centro histórico da vila através de atuações na Praça Deu-la-Deu Martins de agrupamentos musicais locais todas as quartas feiras de julho e a primeira quarta-feira de agosto.

No dia 2, com organização da Associação Amigos de Merufe, realiza-se uma mega aula de zumba. No dia 9, é a vez da Rusga de Merufe, seguindo-se, no dia 16, a Banda Musical de Monção, no dia 23, o Grupo "Os Teimosos", no dia 30, o Grupo "Cantares do Alvarinho".

A iniciativa, cujo horário de início é sempre às 22h00, termina, no dia 6 de agosto, com dose dupla: "Os Magníficos" e "Danças e Cantares da Portela". Estas atuações, protagonizadas pela "Prata da Casa", verdadeiro ouro, recuperam a tradição das "tocatas" de verão.

Além de promover o associativismo local, com a valorização dos grupos concelhios, a iniciativa "Dar Vida à Praça" pretende assumir-se como mais um motivo para, a meio da semana, munícipes, emigrantes e turistas desfrutarem do casco urbano monçanense ao ritmo de uma oferta musical diversificada.

Municipio de Monção

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais