Realizou-se, no dia 13 de junho, a 1ª edição do arraial de Santo António na escola Ancorensis. Esta iniciativa foi dinamizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Praia de Âncora, pela turma de 12º E, do curso Técnico Animador Sociocultural, por alguns dos docentes desta instituição de ensino e formação, e contou ainda com a prestimosa e dedicada colaboração dos alunos dos cursos profissionais de Turismo, de Auxiliar de Saúde e de Informática de Gestão.

Esta iniciativa decorreu a partir das 20 horas e teve o seu término por volta da 1h da madrugada. A afluência de público, quer de docentes, quer de alunos e pais, foi grande e houve muita animação num ambiente bastante acolhedor e agradável, onde não faltaram as iguarias tradicionais destas Festas Populares: sardinha assada, fêveras, broa e caldo verde, entre muitas outras coisas. A boa disposição e o convívio sadio no seio desta comunidade escolar imperaram ao longo da noite.
Este evento cultural contou ainda com a presença do Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora que abrilhantou a festa, dando-lhe um cariz ainda mais popular. No entanto, a animação não ficou por aqui, sendo preenchida por outros grupos intervenientes, nomeadamente os grupos de dança contemporânea e musical da Ancorensis.
De destacar ainda uma atuação fantástica de um grupo de adultos que se encontra em formação na Ancorensis, tendo realizado uma encenação, dirigida pela formadora turca Sabahat Vorontsova, intitulada "Gente estranha das estranhas marés", no auditório da escola. Esta atividade teatral sensibilizou imenso todos os presentes, nomeadamente o Presidente do Município de Caminha, Dr. Miguel Alves, que assistiu ao espetáculo e, no final, aproveitou para felicitar o grupo, tendo-lhes dirigido um convite para uma atuação no teatro Valadares, em Caminha. Sem sombra de dúvidas, foi um dos momentos altos da noite deste arraial.
Houve ainda oportunidade para admirar a cascata de Santo António, uma tradição ancestral revitalizada e reavivada pelos alunos do curso de Turismo, com a colaboração dos professores.
Pelo êxito e dinâmica desta 1ª edição, os órgãos de gestão da escola desenvolverão todos os esforços para dar continuidade a este evento no próximo ano letivo.