O Clube Rotário de Caminha, com 22 anos de existência, procedeu esta semana à mudança de presidente, coincidindo com o novo Ano Rotário, passando a transmissão de tarefas das mãos de Joaquim Amorim, para António Inglês.
Companheirismo mais reforçado"
Este, após ser investido ("com grande honra", sublinhou), garantiu que "abraçaremos todos os projectos" com que forem confrontados, bem como pretende "reforçar a componente social do clube", apostando mais "na qualidade do que na quantidade", em que a captação de jovens se revelará importante.
António Inglês, membro da direcção da Universidade Sénior apadrinhada pelo RCCaminha, valência que manterá um apoio privilegiado, mostrou-se empenhado em reforçar o companheirismo através dos jantares/reuniões, passeios (a concretização de uma viagem aos Açores continua no horizonte do clube), pretendendo também "aproximar" os clubes do distrito.
Os cabazes de Natal, a participação na Feira Medieval e a concessão de duas bolsas de estudo aos melhores alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da Ancorensis (como sucedeu nesta reunião do passado dia 30 de Junho) mantêm-se igualmente como prioridades para o novo ano rotário.
Mário Alegria proposto para sócio honorário
O novo presidente teve ainda palavras de elogio em relação ao past-presidente, Joaquim Amorim, a quem agraciou com uma placa de reconhecimento, saudou o regresso do companheiro Jaime Reis e teve palavras de conforto dirigidas ao também companheiro Mário Alegria, impedido de dar o seu contributo ao clube, pelo que propôs a atribuição de sócio honorário a este membro fundador do RRC.
"A educação é base de tudo"
A entrega dos prémios aos jovens mereceu alguns considerandos da parte dos responsáveis de ambas as escolas, como foi o caso de Maria Esteves, presidente da direcção do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha.
Esta professora agradeceu a bolsa ("iniciativa rara e que é bem vinda nesta época de crise") e o apoio do RCCaminha em relação à sua escola, assim como destacou a sua "interacção" com a família e a comunidade, numa área em que "a educação é a base de tudo".
"Parcerias com todos os agentes"
Este acto foi aproveitado de igual forma por Octávio Pinheiro (novo presidente da direcção da Ancorensis) para enfatizar "a importância das escolas no crescimento dos jovens", pois, justificou: "é no aluno que reside a acção especial da escola".
"Desenvolver parceria"
A Fundação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, patrocinadora das bolsas, esteve representada neste acto pelo seu responsável distrital, o qual sublinhou o contributo dado no apoio à educação por parte do Rotary Club de Caminha e da instituição que representava.
Prometeu ainda "desenvolver e apoiar esta parceria" existente há uma série de anos.